17 de agosto

árvore genealógica (faça a sua!)

por hilan diener

o desafio desta semana foi construir uma árvore genealógica da família.

mas é claro que a nossa mania de fazer coisas por conta própria e ao mesmo tempo megalomaníacas didáticas não nos permitiu fazer algo simples como desenhar todo mundo em uma folha.

visto que nossa família é muito ramificada e poucas pessoas moram aqui em brasília, decidimos aproveitar a oportunidade pra ele compreender um pouco mais sobre cada um (quem é mãe de quem, quem é vô, quem é tio ou primo) e memorizar os rostos – especialmente daqueles com quem ele pouco ou nada convive.

pra não ficar uma coisa gigantesca, começamos a partir dos avós maternos e paternos do benjamin (e mesmo assim deram 38 pessoas, sem incluir os 4 bebês que estão por vir).

fui atrás das fotos de todo mundo, de quem tá perto e de quem tá longe.
depois das fotos impressas, colamos tudo num papelão mais grosso e recortamos uma a uma.

recortadas todas as fotinhas, encapamos uma a uma com papel contact. na parte de trás colocamos um velcro adesivo, como na foto:

até aí foi fácil. complicado mesmo foi organizar as famílias, visto que ela é cheia de tios, tias e agregados de diferentes idades.
então organizamos as famílias por núcleos.

pintamos na parede do quarto do benjoca vários círculos em tons bem clarinhos (com guace aguado mesmo). e usamos a outra parte do velcro para prender as carinhas.

fizemos na ausência do benjoca e quando ele chegou e viu tudo prontinho ali, ao lado da cama dele, adorou! começou mais timidamente por aqueles do seu dia a dia, mas logo já brincava até com tios que nunca teve a oportunidade de conhecer, chamando-os pelo nome.

a brincadeira foi mais legal que imaginei pois agora, de alguma forma, pessoas que são tão queridas para nós passaram a – de certa forma – fazer parte de seu convívio toda vez que ele chama um tio de papelão pra trocar sua fralda, o vovô pra ir mamar ou a prima pra brincar com ele.

*este texto faz parte do desafio “100 Coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam”, proposto pela Royal, do qual eu estou participando às sextas-feiras ao longo de 20 semanas. Também estão participando os blogs @avidaquer @blogcoisademae  @dica_de_mae @rolippi e @cozinhapequena e a fanpage da Gelatina Royal que nos convidou para brincar!


Related Posts with Thumbnails

categorias: para papais, publicidade, quer uma dica?

assine nosso feed ou receba por email


8 Comments »

  1. Gente!! Que lindo isso!!! Não só o resultado, o processo, o cuidado e criatividade de vocês. Mas a aproximação do Benjamim com a família maior. Muito importante pra ele, pra vcs, pra família! Certa de que farei o mesmo. A louca já vai até começar a arrebanhar as fotos. 😀

    Comentário by A louca do bebê — 17 de agosto de 2012 @ 11:23 am

  2. Deviam mudar o nome disso para malha genealógica … a modernidade trouxe situações complicadas para os adultos, imagine para as crianças como a tia Alice o vovô Wagner ou a vovó Ana (que ela não me leia!)

    Independente disso, a iniciativa é muito interessante e agregadora.

    Beijos com saudades

    Comentário by Aristeu — 17 de agosto de 2012 @ 2:14 pm

  3. Q legal!!!
    O vovô tem razão.
    Minha sugestão seria esquecer a árvore e fazer como as cadeias de química(carbono), assim desmembraria o grupo, mas sem se desligar do Principal, a família do Benjamin, papai e mamãe, daí sairiam as ramifiçacões pra todos os lados!
    Uma opção pra "grudar as fotos", pra quem qzer fzer de outro jto, seria usar uma Tinta q gruda ímã e é da cor da parede, ou não!
    Bjim pra família ♥♥♥

    A tiavó coruja não deve aparecer nessas fts, pode assustar o Benjamin…

    Comentário by Ines — 18 de agosto de 2012 @ 1:04 am

  4. Puxa, adorei seu blog e adorei a idéia da árvore.
    Estava pesquisando sobre Montessori e cheguei ao seu blog, adorei…
    Te convido a conhecer o meu blog, que estou iniciando: http://www.varaldospassarinhos.blogspot.com.br
    Beijos

    Comentário by Caroline Carvalho — 18 de agosto de 2012 @ 2:36 pm

  5. que liiiiiiiiiiiiindo! vcs estão de parabéns! adorei!!!!
    e que benção 4 bebês a bordo! beijão

    Comentário by Tamires — 18 de agosto de 2012 @ 2:38 pm

  6. *digo, chegando! hehehe

    Comentário by Tamires — 18 de agosto de 2012 @ 2:39 pm

  7. para tudo! ficou iradow!!!!

    Comentário by Rebeca Bricio — 19 de agosto de 2012 @ 11:23 pm

  8. […] desafio 13 – árvore genealógica (faça a sua!) […]

    Pingback by potencial gestante – as 24 horas de uma criança — 5 de outubro de 2012 @ 9:29 am

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment