19 de agosto

14 meses de constança

por luíza diener

sansa 14 meses

já tem uma semana, mas não poderia passar em branco. sansa agora está com 1 ano e 2 meses e eis as peripécias do mês anterior:

  • aprendeu a ficar em pé sem apoio, ainda com algum esforço. ela vai, se apoia em algum lugar solta as mãozinhas e fica em pé apenas por poucos segundos, mas que já são suficientes para deixá-la orgulhosa de si mesma. ao ficar em pé, ela olha pra gente e diz “ó!“, com uma voz de pato. claro que a gente também morre de orgulho!
  • apesar de ainda aparentar estar longe de andar, sobe e desce escadas sem medo. então, como não temos escada dentro do apartamento, levo ela na de emergência aqui do prédio mesmo. ela volta imunda, mas é um passatempo que ela e irmão amam. vai entender.
  • tem quase um mês que só dorme se for grudada em mim, literalmente. tem quase um mês que tenho dormido praticamente a noite inteira sentada, com ela ora mamando, ora deitada no meu colo. pedindo muita paciência a deus. e coluna de ferro, porque minhas costas estão me matando.
  • tira um cochilo durante o dia, geralmente de uma hora. às vezes bem mais, mas geralmente bem menos. nas últimas semanas ela curtiu isso de dormir grudada no peito então, quando sua soneca calha com a do irmão (a do joca dura pelo menos 3 horas), eu taco ela no peito e fico assistindo série.
  • falando em série, hilan e eu cismamos que ela parece com a bebê lily, das duas primeiras temporadas do modern family. pode ser que só de longe tenha alguma coisa a ver fisicamente, mas o jeitinho é todinho o dela, quando fica séria. a gente assiste o episódio todo esperando ela aparecer e depois fica babando.
  • se ela sempre teve as tais mãos magia, agora tem usado-as com uma delicadeza impressionante:
    • segura o lápis igual gente grande e tenta desenhar como o irmão.
    • encaixa pequenos pinos em orifícios pequenos, como o carregador de bateria ao notebook ou o fone de ouvido no seu devido buraquinho.
    • separa a massinha (do irmão) em partes pequenininhas, quase fazendo bolinhas.
    • monta e desmonta lego. um dia encaixou vários legos duplos em uma base, mais uma vez nos mostrando: “ó!”
  • seria já tema pro post do mês que vem, mas nos últimos dias ela começou a fazer uma pose ótima onde ela ajoelha sobre uma perna e coloca o outro pé no chão, apoiando as mãozinhas nas coxas (vide foto ao final do post).
  • também seria tópico pro post do mês que vem, mas hoje formou sua primeira frase. ela acordou, mamou, ficou um pouco de dengo no meu colo e soltou: “dedota! tadê u dedota?” que, em português, significa “benjoca! cadê o benjoca?” e desceu da cama para procurá-lo.
  • como ela volta e meia tem feito isso de terminar de mamar e descer da cama para brincar, às vezes eu aproveito para ganhar uns minutinhos de sono.
  • de repente, do nada, ela chama bem alto: “PAPAI!”. raramente chama a mamãe, muito mais o papai. o dia inteiro chama baixinho e umas duas vezes por dia ela grita em claro e bom tom. às vezes até assusta a gente. pra não dizer que nunca me chama, ela faz isso quando está com o pai. e chama ele quando está comigo. eu diria que numa escala de chamação, ficaria mais ou menos assim:
    1. papai
    2. benjoca
    3. mamãe
    4. tov
      e não chama mais ninguém.
  • tagarela muito numa língua indecifrável, mas fala poucas palavras, que se resumiriam a: ó, papai, mamãe, dedota, bó, bá (essas duas servem pra qualquer coisa) e bão/bom, que servem para definir qualquer comida. antes animais ela chamava de hmm-hmm, mas agora ela faz um rrrrr com a garganta, que ela usa pra chamar o porco.
  • gosta de esconder atrás do notebook e surgir, pra brincar de cadê-achou.
  • inclina a cabecinha para o lado quando está curiosa ou concentrada em alguma coisa.
  • é cautelosa, não se arrisca por pouco. só faz alguma coisa quando tem segurança do que está fazendo. desconfio que será dessas que, quando começar a andar, já sairá correndo.
  • continua na vibe imitadora. pega qualquer coisa que pareça um telefone e começa a tagarelar um bate papo incompreensível para os reles adultos.
  • super interessada em partes do corpo, identifica olho, nariz, orelha, cabelo, dente e agora acha que boca é língua.
  • apesar de toda sua delicadeza, começou a fazer pequenas artes, como rabiscar portas e paredes, arremessar objetos que perderam o interesse para ela, puxar papel higiênico do rolo, fio dental da caixinha, jogar livros no chão e outras artes. quem está adorando isso é o benjamin, que volta e meia convida: “irmã, vamos fazer bagunça?” e ela aceita, na maior alegria.

tchau!

IMG_1654

 

Related Posts with Thumbnails

categorias: constança, desenvolvimento do bb, mês 12-18

assine nosso feed ou receba por email


7 Comments »

  1. Lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.!

    Comentário by fabrinadutra — agosto 19, 2014 @ 12:12 pm

  2. Divaaaaaa!!!

    Comentário by Esther — agosto 19, 2014 @ 1:04 pm

  3. 14 meses???? Tô chocada.

    Comentário by miaraguaia — agosto 19, 2014 @ 1:45 pm

  4. e essa pose do final? meu deeeeus! é um charme sem fim! *-*

    (nossa que tempo que eu não comentava aqui. era sempre no facebook)

    Comentário by Bianca — agosto 19, 2014 @ 4:24 pm

  5. fofa 🙂
    a minha Mona anda, escala as coisas e também tem uma pose característica desde que aprendeu a sentar, que chamamos de pose de samurai, sentada sobre os joelhos heheheheheh
    é uma delícia observar o crescimento deles né?

    Comentário by Thici Mandú — agosto 19, 2014 @ 4:34 pm

  6. Maravilhosa! Hoje completa dois anos e três meses que tenho um caso de amor pelo Potencial Gestante. Amo todos os posts, amo essa família linda e espero que Deus os abençoe cada dia mais. Ainda não sou mãe, mas a vontade aumenta a cada dia. Beijos!,

    Comentário by Nahyara Ramos — agosto 19, 2014 @ 10:22 pm

  7. Mesma DPP e mesma pose, Luiza: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=102040594

    Comentário by Katia Gutierrez — agosto 23, 2014 @ 3:45 pm

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment

*