17 semanas e a contagem dos meses

na verdade, queria ter escrito este post na semana passada, mas melhor mesmo é escrever pra não perder o registro.
bem hoje, no dia que completo 17 semanas.

gente, os enjoos passaram to-tal-men-te! claro que eu continuo grávida, ou seja, o tal superolfato continua e tem cheiros que continuam sendo extremamente fortes e irritantes para mim.
mas ontem, lembrando de como eu não suportava o cheiro de nenhum sabonete ou de como tomar banho com portas e janelas fechadas me fazia passar mal (até dentro de elevador cheio eu ficava esquisita), percebi o quanto estou melhor.

então posso considerar-me oficialmente no segundo trimestre (a famosa lua de mel da gravidez), apesar de já estar nele há algumas semanas. mas só agora é que o bem estar resolveu dar as caras.
a barriga ainda está pequena, não pesa, mas em algumas situações (a depender da roupa que eu uso), já dá pra um desconhecido saber que estou grávida. sei que dentro de 1 mês isso já estará mais evidente.
não sinto mais aquela vontade de tirar uma soneca toda hora e nem de dormir em todo canto que encosto.
ainda sinto-me cansada, é verdade, mas bem menos. acho que é quase impossível manter a mesma energia de antes da gravidez, visto que o corpo está gerando uma nova vida. e isso demanda energia mesmo.
a sensação que tenho é como se eu fosse um brinquedo com as pilhas conectadas com a polaridade invertida. mesmo que eu passe o dia inteiro sem fazer muita coisa, em algum momento ficarei cansada por conta do desgaste natural da gravidez.
mesmo assim, estou bem melhor. posso andar longas distâncias sem sentir-me exausta (o que acontecia há algumas semanas) e já voltei a sentir-me disposta para algumas tarefas cotidianas. 

a estimativa é que o bebê esteja com 12 centímetros e mexendo loucamente. apesar de ainda não ter percebido nada, dizem que na segunda gravidez as gestantes tendem a sentir o bebê mexer mais cedo.
já achei por duas vezes que, com certeza, estava sentindo o bebê. mas eram apenas gases, para variar.
acontece que, pra completar, nesta gravidez a placenta está em uma posição diferente, localizada entre o bebê e a minha barriga. andei lendo que gestantes com este tipo de placenta como a minha – a anterior – tendem a sentir o bebê mexer mais tarde.
ou seja, se isso for verdade, não nutro muitas esperanças para os próximos dias. mentira. estou super na esperança de senti-lo ainda esta semana, mas sem grandes ilusões (o benjamin eu senti com 18 semanas e poucos dias, então ainda acho que posso vir a notar este antes).

meu ganho de peso está um cálculo meio maluco. fechei o primeiro trimestre uns 300 gramas mais magra que meu peso antes de engravidar, por conta dos enjoos e falta de apetite que andei tendo.
aí, três dias após o natal, percebi que havia engordado 500 gramas.
agora estou com quase 1,5 kg a mais que quando engravidei (ou seja, já devo ter ganhado uns 2 kgs no total).
mas não acho que isso seja motivo pra cantar vitória, visto que desde ontem meu apetite aumentou consideravelmente. acho que daqui pra frente vai ser ladeira abaixo.

no fim desta semana eu completo o que considero 4 meses de gestação.
assim, pra mim sempre foi mais fácil contar a gravidez em semanas por ser algo mais preciso, mas é estranho, porque conta-se 2 semanas vagas a partir da data da última menstruação até uma suposta ovulação, 14 dias depois. ou seja, em uma gestação de 40 semanas, é como se o bebê só ficasse mesmo na barriga por 38 semanas.

por outro lado, se contarmos a gravidez em meses, veremos que nessa maluquice um bebê não é gestado por 9 meses, mas quase 10.

então inventei um cálculo esquisito que ficou mais fácil pra mim na hora de explicar com quantos “meses” eu estou.
fiz assim: peguei 40 semanas, que é o tempo considerado médio numa gestação e dividi por 9 meses. o resultado dá 4,44444…
ou seja, seguindo essa lógica, um mês dura 4,44 semanas.

então o cálculo ficaria tipo 1 mês – 4,44 semanas; 2 meses = 8,88 semanas; 3 meses = 13,33 semanas; 4 meses = 17,77 semanas; 5 meses = 22,22 semanas; 6 meses = 26,66 semanas; 7 meses = 31,11 semanas; 8 meses = 35,55 semanas e 9 meses = 40 semanas.
mas quem aguenta contar assim, né? então fiz uma forma de arredondar onde, quando a casa decimal fica abaixo de 5 eu arredondo para o número inteiro de baixo e quando é acima de 5, pro próximo número inteiro acima.
assim, alguns meses têm 4 semanas e outros, 5.
bem, para o primeiro mês eu arredondei para cima, visto que as duas primeiras semanas de gestação não contém embrião.
então ficou mais ou menos assim:

contagem em meses

nossa! mas eu tive meu bebê com 38 semanas! ele nasceu antes da hora? claro que não! quando o bebê completa 37 semanas de gestação ele deixa de ser prematuro e já é considerado “pronto” para nascer.
mas pensa comigo: imagina que você está lá, toda grávida e pançuda quase com 38 semanas mas sabe que seu bebê ainda pode ficar mais umas semaninhas confortável na barriga.
aí vem uma pessoa que você nem conhece e pergunta:
– está com quantos meses?
e você, na inocência, responde:
– nove.
– nove? aimeudeusdocéu! esse bebê não nasce não? olha, porque eu tive uma prima que o bebê fez nove meses e não nasceu, aí ele nasceu roxo e com um dedo a mais no pé e também tiveram que entubá-lo e interná-lo e o leite da mãe empedrou e blablablaterrorismomalucoblablabla.

por conta disso adotei essa tabelinha, anotei na minha agendinha e no celular e, de agora para frente, faço as pessoas felizes ao saber essa resposta na pontinha da língua.

ando meio atrasada para tirar fotos da barriga.
semana passada tentei tirar uma foto da barriga sozinha, o benjamin entrou de gaiato e a foto ficou engraçadinha. até postamos na nossa página do facebook.
aí aproveitamos para tentar tirar outra foto. desta vez o tov até participou. ói que fofo:

16semanas

Related Posts with Thumbnails

28 comments

  1. HAHAHA, essa história de 'estou com 9 meses' eu conheço bem. Quando eu completei 38 semanas, o povo começou 'já não tá na hora desse bebê nascer?', Com 39 semanas 'manda tua médica tirar logo esse bebê daí'. Imagina quando completou 40! 'Esse bebê vai nascer deformado'. Aí nasce a Catharina, com 40 semanas e 3 dias, sem um fio de cabelo fora do lugar #sambanacaradospalpiteiros

    Tá chegando a hora de saber o sexo, hein Luiza!
    Beijos

  2. Nossa, esse negócio de semanas realmente é uma loucura, né? Dá pra gente perder uns minutos fazendo as contas de quantos meses tantas semanas significam (não, eu não estou grávida! Rs! Mas muitas grávidas que eu conheço se contentam em dizer o número de semanas e você que se vire para fazer a conta).

    Muito boa a tabelinha. Já que não é uma ciência exata (só neste mundo maluco da gestação é que a matemática não é uma ciência exata, mas vamos lá), cada um arruma o seu modo de contar, mesmo!

  3. Aah eu prefiro contar em semanas mas qdo me perguntam os meses me embananava toda. Coloquei na cabeça que faco “meses” todo dia 26 e pronto kkkkkkk

    Acho que se alguem falasse q meu bebe ia nascer deformado eu diria: bebe ? Que bebe? Eu vou ter um dragão!

  4. A contagem de uma gravidez se deve por mes solar ou lunar, esse seumetodo se deve ao mes lunar, que sao constituidos de quatro semanas, totalizando as quarenta semanas, portanto dez meses lunares. Seu medico talvez nao tenha te explicado isso…. A minha tbm nao, mas como sou estudante de medicina sei disso. Por isso que as avos dizem tantas coisas sobre a lua e suas fases na gravidez.
    Sendo assim sua conta nao e tao maluca quanto parece! 🙂
    Estou adorando seu blog!
    Estou com vinte e quatro semanas, portanto, entrei no sexto mes! 🙂
    Meu bebe e um menino!
    Boa sorte pra vc e o bebe, que venha com muita saude!! 🙂

  5. Adorei a foto, muito linda!!
    Luiza, fiquei com uma dúvida… eu nunca soube bem certo em que mês estava e minha médica só falava comigo em semanas… Meu filho nasceu com 34 semanas + 5 dias, mas na declaração de nascido vivo saiu então com 35 semanas. Eu digo que ele nasceu de 8 meses, mas sem ter muita certeza, porque depois de 16 dias ele já não era mais prematuro pois estaria com 37 semanas, então ele nasceu de 8 meses e meio? mas se eu for considerar 9 meses como 40 semanas ele estava com 7 meses e meio? ó ceus… acho que vou continuar falando q ele nasceu de 8 meses mesmo haha

  6. Luiza, se vc puder contar como foi pra vc, como mulher, deixar de trabalhar, adiar a faculdade, a reação dos outros… Sabe, eu estudo meio periodo, um curso que não gosto, mas a pressão que recebo pra continuar eh mto grande, como se eu fosse menos so pq quero cuidar do meu filho enquanto ele e pequeno(ele tem 2 anos e fica com as avós qndo estudo). As pessoas na entendem e eu não conheço tanta gnt assim pra poder partilhar opinioes, na verdade só pelos blogs msm. eu sei que isso é pessoal, familiar…bom eu ficaria feliz em saber, ampliar a nossa visão de mundo, das coisas.

    xau

    ps: a foto ficou linda, bem original.

  7. Luiza, um jeito muito fácil de contar os meses é saber a data prevista do parto e o mês que vc engravidou. Por exemplo, minha dpp é 15/04, então todo dia 15 eu completo mês. Como engravidei em julho… 15/08= 1 mês, 15/09= 2 meses… E assim vai…. Dai, vc nao precisa fazer nenhuma conversão, só contar os meses no dedinho! Hahah mas a conta assim dá certinho com a sua tabela!

    Passo sempre por aqui! Abc!

  8. SERA QUE ALGUEM PODERIA TIRA AMINHA DUVIDA PQ EU NA~SEI A DA TA DA MINHA PPM AI NAO SEI SE EU JÁ TEM 4 MESES OU NÃO
    SÓ SEI QUE NO DIA 17/10/2013 EU FIZ 10 SEMANAS E 6 DIAS E HOJE É 27/11/2013 COM QUANTOS MESES EU ESTOU HOJE

  9. adorei mais tei como vocês mi ajuda que dia eu em gravidei porque na minha ultrassom que eu fez no dia 6 de março de 2014 de 16 semanas como saber o dia que eu em gravidei

  10. De todos os sites, aqui foi o lugar em que mais identifiquei minha gravidez: Elisandra com 17 semanas, 18 amanhã (sexta). Além de descontraído é muito real, pelo menos muito parecida com minha gravidez 😉

  11. Imagina minha ansiedade e a da população inteira de parentes, vizinhos, amigos e futriqueiros de plantão qdo a minha segunda filha nasceu de 42 semanas …desde as 38 semanas tavam em cima toda hora perguntando e ai vai nascer e ai ja ta sentindo que tá na hora? eu ja estava braba com as perguntas kkkk. Mas é normal nascer entre 38 e 40 e pode se estender até 42 que é onde eles deixam ir ao máximo e induzem que foi o meu caso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *