02 de outubro

18 semanas – do tamanho de um pimentão

por luíza diener

18 semanas - do tamanho de um pimentão

ai, jesuis amado! quanta emoção!
só deus e hilan sabem o quanto esperei pra contar sobre a gravidez, pra escrever sobre ela aqui no blog, pra escrever o bendito deste tradicional post sobre o desenvolvimento da gravidez e agora, finalmente, posso fazer isso!

o grande post retroativo desde a semana #7 eu ainda vou ficar devendo, mas vou escrever sobre minhas últimas 2 semanas (16-18 semanas então).

sobre a mãe

  • nas últimas semanas até tem parecido que tenho sentido o bebê mexer. mas aí dá uma ziguezira no intestino e, em seguida… pum! são os gases me pregando uma bela duma peça!
  • nos últimos dias tenho sentido alguns incômodos na barriga e, praticamente todos os dias, tenho contrações de treinamento (ou de braxton-hicks). isso seria meio assombroso, se eu já não estivesse acostumada a elas das outras duas gravidezes, mas a verdade é que eu venho sentido elas já há algumas semanas. perto de 12 semanas eu tive as tais contrações e era muito engraçado, porque meu útero era ainda tão pequeno que eu não sentia a barriga dura, apenas no baixo ventre. agora, quando elas acontecem, eu já consigo apalpar certinho meu útero, que já está quase na altura do umbigo. eu sinceramente acredito que essa dor e essa intensificação das contrações nos últimos dias se deva a algum crescimento do bebê e do útero. li que é bem nessa fase que os bebês dobram de tamanho em relação às 16 semanas, então tudo é possível.
  • ainda sobre as tais contrações de treinamento, enquanto escrevia o post decidi consultar meus posts das gestações anteriores. no benjoca, senti as primeiras perto de 26 semanas. na sansa, 20 semanas e desta vez, 12 semanas. inda bem que, pelo visto, isso não influencia na data do parto (ou adiantamento da mesma!).
  • na última semana, quando deito de barriga pra cima, já começo a sentir falta de ar, além de me causar mais contrações de treinamento. impressionante como essa posição é incômoda pra mim enquanto grávida! sentada fica tudo tranquilo, pelo menos.
    o que eu tenho ao meu favor é que, há quase 6 anos, dormir de lado é minha posição preferida, principalmente do lado esquerdo. começou na gravidez do joca e nunca mais parei. nunca mais dormi de bruços por muito tempo (grávida ou não), nem de barriga pra cima.
  • não me pesei nas últimas semanas, então não tenho ideia de quanto já engordei. mas percebi que minhas coxas e bumbum aumentaram um pouco de tamanho. exatamente do tamanho que eu queria que ficasse quando eu não estou grávida. ahahahaha!
  • por conta disso, algumas calças já foram para as cucuias. a calça preta usada no clipe tem mais pão, por exemplo, foi aposentada no dia que gravamos a última cena, perto de 15 semanas (eu fechava o botão só pra gravar e depois abria de novo). mas também pudera.. ela era tamanho 32!
    tirando essa exceção à regra, mais da metade das minhas calças estão sendo usadas no tamanho exato e todas que são de botão eu preciso desabotoar quando sento (a outra quase-metade já está no fundo de uma gaveta qualquer). poderia dizer que não estou pronta pra dizer adeus a elas, mas eu adoro calça de grávida e quero muito usar as minhas velhinhas! só que elas ainda estão frouxas!
    a sorte é que tá fazendo muito calor e eu quase não tenho saído de casa, então ou eu uso uns shorts velhos em casa ou vestidos e macaquinhos na hora de sair. veremos quanto tempo essa mordomia dura.
  • também dei tchau tchau pras minhas calcinhas normais. só as de gestante, que eu amo e uso desde sempre. pra quem se interessar, essa é minha marca preferida há 6 anos.
  • por conta disso, descobri que, quando se está depilada (detalhe importante), o vestido é meu melhor amigo. ele não aperta minha barriga, não me faz precisar desabotoá-lo e ainda é fresquinho (porque vamos combinar que, pelo menos aqui em brasília, o calor tá pra matar qualquer cidadão).
  • com medo desse estirão que o bebê está dando, comecei a passar creme na barriga depois do banho e, independente disso, as estrias das últimas gravidezes começaram a aparecer. é assim: elas ficam sumidas quando eu não estou buchuda, mas tão logo a barriga começa a despontar, elas dão as caras novamente. ali, pertinho do umbigo. mais tarde aparecem nos quadris também.
  • ah sim! e as celulites! minha perna vai ficando toda furadinha conforme a gravidez avança. mas dessa vez não vou ter vergonha nenhuma de usar short ou biquíni. quero mais é aproveitar essa minha fase boazuda pra ficar exibida mesmo. ahahahahha!
  • ontem, pela primeira vez, precisei usar minha almofadinha de barriga para dormir. tava sentindo um desconforto, uma falta de ar, a coluna meio torta e não exitei: corri no meio do sono pra pegar a bendita e pronto! dormi bem melhor dali em diante.
  • se eu levanto de uma vez, dá aquela tontura. na verdade eu sinto isso com frequência, porque tenho a pressão baixa, mas nos últimos dias isso tem sido mais frequente porque, além do aumento do fluxo sanguíneo, tá quente pra dedéu.
  • perto das 16 semanas o super cansaço passou. tá que eu ainda me sinto cansada, mas isso é quase uma condição permanente de quem é mãe.
  • não importa quantas horas eu durma à noite, meu ciclo biológico tá parecendo o de um recém nascido: a cada três horas eu sinto um cansaço enorme e uma fome chata. falando nisso, já tá na hora de comer novamente.
  • a pergunta que as pessoas mais têm feito é se vou parar no terceiro e, pra ser sincera, eu ainda não sei.
    provavelmente porque não quero pensar nisso agora. não estou pronta pra achar que essa é minha última gravidez. eu tô curtindo muito isso daqui. pra falar a verdade, só agora que eu comecei a escrever sobre a gestação aqui no blog é que está caindo minha ficha, o que me dá um certo incômodo, porque é como se eu só tivesse 5 meses de gestação pra aproveitar.
  • como a maioria deve saber, decidimos esperar o parto pra descobrir o sexo do bebê, como foi com constançaaliás, relendo esse texto sobre nossa decisão de mais de 2 anos atrás, essa questão de gênero dos meus filhos com certeza é o que menos importa pra mim. sinceramente.

sobre o bebê

  • estima-se que baby diener (também conhecido como minon roxo) esteja com uns 15 centímetros da cabeça até o bumbum (não conta-se o tamanho das pernas nessa medida) e pese por volta de 200 gramas. sansa tem umas bonequinhas mais ou menos desse tamanho e eu piro de imaginar que meu bebezinho já seja assim, tão grandão.
  • vi em algum site que esse tamanho corresponde ao de um pimentão. mas gente, que padrão de medida absurdo é esse? já vi pimentão de todo tamanho, formato e cor no mercado! ahahahha! por outro lado, pode ser uma boa comparação, já que cada bebê é de um jeito (aham! valeu a tentativa).
    mas vale a ilustração, visto que estou sem câmera. logo, fico devendo foto da barriga pra vocês, por enquanto.
  • é bem nessa fase o bebê começa a desenvolver suas digitais.
  • o bebê já engole e também respira o líquido amniótico. isso ajuda a exercitar e fortalecer tanto o sistema digestivo quanto o respiratório.
  • a essa altura do campeonato, já daria pra saber o sexo do bebê. com certeza vou pedir pra, na próxima ecografia (a morfológica do 2º trimestre) a pessoa que fizer o exame nos avisar com antecedência quando for passar perto da região dos países baixos, pra evitar uma surpresa antecipada.

e pra quem quiser saber como eu faço a conta maluca de semanas x meses, aí vai um post que fiz a respeito, na gestação passada (mais pro fim do post),

ainda tenho 5 meses pela frente. isso é tão pouquinho e tanta coisa! passará voando, eu sei!

Related Posts with Thumbnails

categorias: Tags:, , , , , , desenvolvimento da gravidez, estou grávida, eu gestante, guadalupe

assine nosso feed ou receba por email


12 Comments »

  1. Sonhei que você teve uma menina chamada Olivia!!!

    Comentário by Bianca — outubro 2, 2015 @ 2:19 pm

  2. Amei seu post enorme. Estou no segundo e último bebê e senti uma necessidade muito grande de escrever sobre cada semana! Não sei se é porque é o último bebê. #nostalgia
    Então, foi ótimo de ler aqui. Já tinha lido os relatos das semanas dos outros dois bebês e vou continuar acompanhando semanalmente aqui 🙂

    Comentário by GabrielaPSO — outubro 2, 2015 @ 2:48 pm

  3. Luiza!
    Parabéns pelo terceirinho(a)! Fiquei super feliz quando vi a notícia! E ADOREI o vídeo… Dei MUITAS risadas!
    Também estou gravida da minha terceirinha (perdi um bebê ano passado), a Lia, uma bebê super arteira em comparação com o meu pequeno terrorista =) Já sinto os chutes, aqueles que parecem um alien na barriga da gente, desde as 18 semanas.
    Também tenho MUITAS contrações de treinamento e graças a isso estou de repouso pra não diminuir o colo cedo demais =(
    No mais tudo igual a sua.Luiza!
    Parabéns pelo terceirinho(a)! Fiquei super feliz quando vi a notícia! E ADOREI o vídeo… Dei MUITAS risadas!
    Também estou gravida da minha terceirinha (perdi um bebê ano passado), a Lia, uma bebê super arteira em comparação com o meu pequeno terrorista =) Já sinto os chutes, aqueles que parecem um alien na barriga da gente, desde as 18 semanas.
    Também tenho MUITAS contrações de treinamento e graças a isso estou de repouso pra não diminuir o colo cedo demais =(
    No mais tudo igual a sua… Incluindo a celulite, que é um presente em todas as gestações!
    E o humor? Jesus…
    Tem momentos que estou zen, tem momentos que eu choro sozinha… Coisas que o pequeno fazia antes me tiram do sério muito mais fácil e gritei com ele algumas vezes… Aí choro sozinha pq me sinto a pior das mães…
    Enfim, um momento mágico! 😉 Hahahaha
    Muitaaaaa sorte pra vocês! Que o minion roxo venha cheio(a) de saúde e traga muita felicidades pra vocês!

    Comentário by Mayra — outubro 2, 2015 @ 3:21 pm

  4. Eu tenho 7 meses pela frente…e to com medo de n dá tempo arrumar tudo.rs

    Comentário by Aline — outubro 2, 2015 @ 3:31 pm

  5. Parabens Lu! Familia grande é tao bacana…

    Tô sentindo falta da foto da barriga pra mostrar e registrar..

    Bjs e se cuide!

    Comentário by Lucia — outubro 5, 2015 @ 5:47 pm

  6. tamanho 32, Luisa? é numeração americana?

    Comentário by jessyka — outubro 9, 2015 @ 2:36 pm

  7. numeração brasileira mesmo! ahahhaha!
    se fosse tamanho americano seria menor ainda 😉
    mas agora já devo estar equivalendo ao 36 ou 38 brasileiro. a pança cresce e o resto todo tb :*

    Comentário by luíza diener — outubro 13, 2015 @ 10:33 pm

  8. Luuu

    Mas é um ou dois??

    conta aí, não mata a gente de curiosidade!

    Comentário by Laura — outubro 15, 2015 @ 10:28 pm

  9. ué. já deixei bem claro que é um só: já fizemos duas ultrassonografias!!

    Comentário by luíza diener — outubro 18, 2015 @ 10:29 pm

  10. Descobri esse site por acaso e já virei fã! Tenho uma filha de 11 anos há 17 anos atrás e hoje me encontro grávida de 7 semanas rsrs…Estou curtindo e aproveitando tudo como se fosse a primeira vez, e importante para meu marido que será pai de primeira viagem rsrs…É engraçado como vejo a diferença no meu corpo, é como se eu estivesse preparada e ao mesmo tempo "não preparada" devido a uns sagramentos que tive após a relação sexual (agora proibida pela médica, snif!) até completar 12 semanas se Deus quiser! Não sei vocês mas percebi que minha libido aumentou com a gravidez rsrsr…Luíza se souber causas e preocupações com relação a esses sangramentos me da uma dica please! As médicas proibem a relação sexual mas nunca explica o motivo do sangramento 🙁 Beijos e ótima gestação para nós!

    Comentário by Aline — janeiro 15, 2016 @ 4:14 pm

  11. Oi, Aline, tudo bem? Acho que é importante você consultar outro médico e pedir que ele faça alguns exames para averiguar o sangramento, nem que seja pra tranquilizar seu coração. Não conheço relação direta de relação sexual desencadear em sangramento, visto que o colo do útero fica fechado e não tem como o pênis chegar lá. De repente a restrição das relações é simplesmente pra evitar o estímulo do colo. Acho que vale sentar com a médica para uma conversa mais franca e esclarecedora.
    Também percebi minha libido mais alta nessa terceira gravidez. Acho que tem a ver com nossa segurança. Será?

    Beijinhos e estou aqui, torcendo por você e esse bebezinho! Vai ficar tudo bem 😀

    Comentário by luíza diener — janeiro 18, 2016 @ 6:30 pm

  12. Estou ótima Luíza, e espero que você também esteja. Muito obrigada a atenção dada a minha pergunta, de qualquer forma estou mais tranquila (ok, confesso que não conseguimos segurar e namoramos) kkkk…mas graças a Deus não houve sangramento algum! Agora só ir acompanhando com o médico sem fazer estripulias rsrsr… Beijos, fica com Deus 🙂 Muito obrigada!

    Comentário by Aline — janeiro 19, 2016 @ 8:27 am

RSS feed for comments on this post.

Leave a comment

*