09 de outubro

primeiro sapato para os primeiros passos

por luíza diener

sansapato

mês passado sansa começou a dar seus primeiros passos e desde então não parou mais. foi lindo e emocionante. até hoje me pego surpresa ao ver esse toquinho de gente zanzando para cá e para lá.

só que, até que ela iniciasse suas andanças, a bichinha só vivia descalça pra cima e para baixo, inclusive pra sair. não que isso ainda não aconteça, mas agora que descobriu o mundo ela quer ficar muito mais no chão e muito menos no nosso colo não apenas em casa, mas em diversos lugares na rua. se o ambiente for limpo e seguro, o chão não estiver muito quente nem muito frio, deixo ela descalça sem problemas. mas tem horas que não dá e não adianta conversar com ela e explicar “é pro seu bem que você vai ficar no colo, filha!”.
por isso, diante dessa conquista, nos vimos também diante de uma nova necessidade: proteger os pés da pequena.

coincidência ou não, na semana seguinte aos seus primeiros passinhos, ela ganhou não apenas um, mas três pares de sapatos novos. sem querer desdenhar, mas achei dois deles muito duros, anti anatômicos e me questionei seriamente se eles eram indicados para a idade e momento de vida da nossa pequena.
em contrapartida, outro deles era lindo, clássico, elegante e aparentemente muito confortável e macio.
dei uma pesquisada básica e resolvi trazer aqui algumas características importantes para o primeiro sapato para os primeiros passos do bebê:

  • a primeira coisa que deve levar-se em consideração é que quanto mais tempo descalço, melhor. andar descalço ajuda o bebê a encontrar seu próprio equilíbrio, a desenvolver corretamente a curvatura, coordenação e musculatura dos dedos, pés e pernas.
  • dê preferência a materiais naturais e respiráveis. de acordo com o clima, você pode optar por sapatos de lã, couro, algodão. eles não agridem os pés do bebê e ajudam os pequenos pezinhos a transpirar melhor. evite o máximo que puder sapatos de plástico e outros materiais sintéticos, pelo menos nesse começo.
  • não coloque sapatos nem muito frouxos, nem muito apertados no pé do bebê. um sapato grande demais pode atrapalhar o equilíbrio dos pequenos, causando tropeços e quedas e um sapato de tamanho muito exato pode gerar desconforto e até machucar o bebê. o ideal é medir o pezinho e dar uma folga de 1 cm a 1,5 cm da ponta do dedos do pé até a ponta do calçado.
  • uma meia pode ajudar. dependendo do material interno do calçado, pode ser necessário usar uma meia de algodão, inclusive no verão. a meia ajuda a absorver o suor e diminui o atrito do pé com o sapato. eu, particularmente, não gosto muito de meia (ui! infratora das regras!), por isso prefiro sempre um sapato que seja feito de couro macio por dentro e por fora. esse sapatinho dela absorve tudo, especialmente na palmilha. fica lindo com meia, mas é um charme à parte sem ela.
    sansapato
  • observe o tipo de ajuste. um tênis com cadarços, por exemplo, não é recomendado para a idade, pois pode desamarrar e o bebê tropeçar. sapatos com fecho de velcro são práticos e dão autonomia à criança, pois é fácil de abrir e fechar na hora de calçar, mas é bom ficar de olho pra ver se o velcro não se desgasta. os de elástico são bons, especialmente aqueles que têm elástico no calcanhar. facilita muito na hora de calçar e proporciona conforto.
    IMG_2329
  • de olho na sola! digo que a escolha de um sapatinho para bebês andantes começa pela sola. pode ser lindo e atender a todos os requisitos mencionados acima, mas se a sola for rígida, bye bye! como o bebê está aprendendo a andar agora, ele precisa de um sapato que acompanhe suas passadas, que seja maleável e se adapte bem tanto ao pé quanto ao lugar onde se pisa. por isso o ideal é que a sola seja flexível, mas que apresente alguma resistência à derrapagem. ela também não deve ser muito grossa. assim o bebê tem o apoio que merece sem abrir mão do conforto e, principalmente, de sua saúde.
    sansapato3tiptoeygif

ainda bem que sapatinhos como esses têm sido cada vez mais fáceis de se encontrar.
confesso que sapatos verdadeiramente bons costumam ter um preço salgado além da média. porém, se for colocar na balança, o valor acaba compensando, visto que é pelo bem dos nossos filhotes. uma postura errada agora pode desencadear em problemas que os acompanharão por toda infância, adolescência e até vida adulta!
prefiro, então, não arriscar e ter apenas dois sapatos bons a encher a sapateira (e os olhos) com o barato que sai caro.
e, vamos combinar, esse sapato é lindo e existem inúmeros modelos e marcas super encantadores.

esse da sansa veio da laranjeiras kids. sou cliente de lá (e amiga da dona) desde que benjamin era bebê (desde seu primeiro tênis).
lá você encontra sapatos lindos e confortáveis que vão começam no tamanho 15 e vão até o 27.

em nome dessa parceria, a laranjeiras kids oferece um desconto de 5% para as leitoras e leitores do blog, além de frete grátis acima de 199,00. o site também tem a política de troca e devolução e apresenta diversas formas de pagamento, todas elas feitas em segurança.

para obter seu desconto, basta inserir o código POTENCIAL GESTANTE na área de cupom, antes de finalizar sua compra.

conheça mais no site:

www.laranjeiraskids.com.br

selo matrioska

Related Posts with Thumbnails

categorias: Tags:, , , , , , , , , publicidade

assine nosso feed ou receba por email


3 Comments »

  1. Adorei as dicas. Também estamos dando os primeiros passos por aqui e já quero começar a olhar um sapato, justamente para as saídas de casa, na maior parte de tempo é descalço mesmo…

    Comentário by sou Bárbara — outubro 9, 2014 @ 2:11 pm

  2. Minha pequena tem sudorese no pé e graças a Deus descobri essa marca é ótima !!! Super aprovada e não é Jaba

    Comentário by Paula — outubro 9, 2014 @ 10:04 pm

  3. Muito boa essas dicas, vou usar!

    Comentário by Lais — março 17, 2016 @ 12:26 pm

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment

*