25 de fevereiro

38 semanas – mais grávida do que nunca

por luíza diener

grávida de 38 semanas

38 semanas e 4 dias. nunca estive tão grávida.
benjamin nasceu de 37.
constança, de 38 e 3 dias.
e aqui está este bebê, provando que não precisa viver à sombra do padrão dos irmãos.

com 37 semanas (domingo retrasado) pensei que iria entrar em trabalho de parto: foram quase 9 horas tendo muitas contrações doloridas que, apesar de aumentarem de frequência (cheguei a ter 9 em apenas uma hora) não chegaram a aumentar de intensidade ou ganhar um ritmo de trabalho de parto. aos poucos elas foram sumindo e, desde então, nadica de nada de qualquer outro sinal de parto.

tenho oscilado meus dias de gravidez: em alguns me sinto ótima, ativa, indolor. lavo roupa, faço almoço, lanche, janta, brinco com as crianças, vou à rua e resolvo um milhão de coisas.
em outros – apesar da mente nunca desligar – meu corpo fica mais pesado, mais cansado e sinto dores em todas as partes. só quero ficar deitada o dia inteiro.
na gravidez do benjoca eu senti por muito tempo uma dor infernizante na costela que parecia que ela vivia comprimida e inflamada. eu não podia ficar sentada que logo começava a doer.
graças a deus não experimentei isso na gravidez da sansa mas agora, nas 38 semanas, essa dor resolveu me infernizar. só que, diferente da última vez, não tem posição que dê jeito: dói deitada, dói sentada, dói em pé. espero sinceramente que essa seja só uma dessas fases ruins, que logo vai passar.
outra coisa frequente que tem me atacado é a dor nos quadris e no osso pubiano. geralmente quando durmo ou fico muito tempo deitada. disse uma das parteiras que está me acompanhando que é a bacia “abrindo”. pois bem, já abriu bastante! para, miga, por favor! hahahaha!

se teve uma coisa que aprendi com esse alarme falso das 37 semanas é que não temos controle sobre absolutamente nada. a gente pode se esforçar, mentalizar, conversar com o bebê, tentar vários truques naturais para induzir o trabalho de parto. mas, se queremos que ele venha no tempo dele, a única coisa que resta é esperar e esperar.

e é o que eu tenho feito: esperado. sem pressa, sem ansiedade.
confesso que até conversei com ele ou ela e pedi pra aguentar só mais um pouquinho, visto que segunda feira que vem o benjoca começa a estudar em uma escola nova e eu quero ir com ele pelo menos no primeiro dia de aula. coisa de mãe. eu quero estar perto nesse dia importante e que pode vir a ser difícil pra ele, que é um pouco resistente a mudanças.
porque vem mais um por aí, mas tem mais dois aqui pra cuidar.

eu não sei a encrenca em que vou me meter quando meu bebezinho nascer, mas estou louca pra entrar nessa aventura!
ouço muitas mães de três dizendo que é muito mais difícil a transição mãe-de-1-pra-mãe-de-2 que mãe-de-2-pra-mãe-de-3. espero que elas estejam certas. se não for meu caso, paciência. a gente se adapta do mesmo jeito.
só sei que, apesar de algumas dificuldades, estou amando ficar grávida. mesmo com o desgaste de ter uma casa de dois andares pra enfrentar e duas crianças mais velhas demandando atenção (benjoca está de férias há 3 meses – praticamente 24h comigo e com a sansa – então pense num último trimestre agitado!).
mas vou amar mais ainda essa coisinha nos meus braços. esse caos apaixonante de ter que lidar com tudo ao mesmo tempo agora. quero viver o completamente novo, mas com a experiência e segurança de quem já passou por algo semelhante outras duas vezes. com novos fatores surpresas. com novos desafios.
mas com muito, muito amor!

Related Posts with Thumbnails

categorias: Tags:, , , , , , , amor, desenvolvimento da gravidez, estou grávida, eu gestante, guadalupe, para gestantes

assine nosso feed ou receba por email


14 Comments »

  1. Tenho um filho de 6 anos, Bernardo, e uma de 2 anos e meio, Heloisa, e queria muito ter outro, vamos ver se vai mesmo…. Fico vendo sua experiência e me inspirando hehehehe. Te acompanho desde o Benjamin, e admiro muito sua leveza de encarar a maternidade, sua responsabilidade e consciência das coisas. Bom parto pra vocês, que deus te dê força, tanto física como emocional, espiritual, e que seja um momento inesquecível pra vocês. E pra Sansa é o acompanhamento do primeiro parte né!!!! Ela é linda demais. Beijos, Luiza. Vai com tudo.

    Comentário by Mariana — fevereiro 25, 2016 @ 1:21 pm

  2. Que legal isso de cada bebezinho ter seu tempo certo! A natureza é sábia! <3
    Planejamos começar a aumentar a família ano que vem, mas eu ansiosa que sou já leio tudo e mais um pouco a respeito de maternidade e seu blog é um dos que mais frequento. Que tudo aconteça bem e que o neném tenha muita saúde e venha para ficar de chameguinho com os irmãos!
    Beijos!!

    Comentário by amandahillerman — fevereiro 25, 2016 @ 1:32 pm

  3. 32 semanas do segundo, vão ser 2 anos de diferença. Me conta: como foram os primeiros meses de sansa? Pra por benjoca pra dormir? ele acordava com o choro da irmã? Ele se conformava em não ser mais o rei dos colos? Conta mais disso? rsrsrs você está muito linda!!!!!!

    Comentário by remfernandes — fevereiro 25, 2016 @ 2:01 pm

  4. Esta quase la florzinha!!!! Desejo que o parto seja tranquilo, com muito amor e rápido!!!!

    Adoro seguir seus depoimentos, me identifico muito!!!!
    Estou com 10 semanas, já sentindo muitas mudanças em meu corpo. Muitos enjoos….. Apesar de ser o primeiro, meu desejo de mulher é ter mais, e se a vid me permitir poder viver esta aventura de ser mãe de três.!!!!

    Beijinhos querida, mande notícias!! <3

    Comentário by Juju — fevereiro 25, 2016 @ 2:10 pm

  5. Não consigo pensar num "último trimestre agitado". Ao ler teu texto, tu passas uma calma impensável para esse finalzinho de gravidez. Que vocês tenham uma boa hora e que essa calma transborde pela casa toda!

    Comentário by Talita Rodrigues — fevereiro 25, 2016 @ 4:05 pm

  6. Como você está linda!!!! Lendo esse post passou um filme na minha cabeça! Os gêmeos nasceram com 38 semanas e 4 dias e, hoje, estou grávida novamente, com 26 semanas. Não sei se esse bebê vai nascer antes ou depois, mas consegui imaginar tudo que relatou. Vou ficar daqui torcendo para tudo ocorrer bem. Beijos.

    Comentário by Juliana Doerner — fevereiro 25, 2016 @ 9:46 pm

  7. Ahh nem me fale nessa dor no pubis! Tb tive muita na minha terceira gestação .. mas to aqui pra garantir q assim q nascer ela vai embora mesmo. E meu médico tb dizia q era a bacia abrindo, e eu pensava "mas como assim, 3 gestação, tudo PN e ainda não abriu oq devia?" Hahahahha
    Mas a transição do segundo pro terceiro é mais tranquila mesmo!
    Adoro vcs!
    Veeemmm bb3

    Comentário by Brubb — fevereiro 25, 2016 @ 11:05 pm

  8. Nossa, já vai nascer? Parece que foi ontem que anunciou. Desejo uma ótima hora. Venha BB3

    Comentário by Noemi — fevereiro 26, 2016 @ 12:53 am

  9. Estou aqui acompanhando dia a dia tua gestação, desde antes do anúncio oficial do pão no forno! Qdo vcs anunciaram a gestação do baby3 (com aquele clipe MARAVILHOSO) eu chorei igual criança! Vcs são uma família linda! Tu me fez entender um pouco mais a maternidade, tu a cada texto me inspira a alçar novovs vôos nessa vida materna! Muito Obrigada por compartilhar a vida de vcs, e me inspirar a cada dia! Estou te mandando muita energia boa, que o teu parto supere todas tuas expectativas, que o baby3 venha para o início de um novo ciclo, que ele/ela venha pra te inspirar ao novo! E que tua casa, tua vida, tua família se encha ainda mais de amor!! <3

    Comentário by Andressa — fevereiro 26, 2016 @ 5:57 am

  10. Deus abençoe vcs

    Comentário by fabrinadutra — fevereiro 26, 2016 @ 11:33 am

  11. Que barrigão mais lindo!!! Ta linda demais!!! Deus abençoe vcs e que esse bebezinho chegue com muita saúde abrilhantando ainda mais a vida de vcs!! Post lindo de ver.. palavras escritos com sentimentos sinceros… E como disse a colega de cima ..que venha o bb3 !! 🙂

    Comentário by Karen Sabrina — fevereiro 26, 2016 @ 4:57 pm

  12. Que o bebezinho chegue tranquilo, uma boa hora pra voce, um tranquilo puerperio
    E quando der, passa aqui pra contar como foi a transição do Benjoca pra nova escola, como estão ele e a Constança. O Joca já está sendo alfabetizado?
    coisa de gente curiosa que acompanha voces desde há muito e fica nessa vontade de saber um pouquinho mais

    Comentário by Camila — fevereiro 26, 2016 @ 6:34 pm

  13. Luiza, tudo de bom e precioso neste terceiro nascimento! Que o BB3 venha com muita saúde!!! Abraço! Dani

    Comentário by cabecadefrade — fevereiro 29, 2016 @ 11:39 pm

  14. Que delícia tudo isso… sua maturidade e naturalidade é contagiante! Tudo de melhor para ti!

    Comentário by Dayse — setembro 20, 2016 @ 6:34 pm

RSS feed for comments on this post.

Leave a comment