22 de agosto

4 anos

por luíza diener

niver_4anos2

eu estava sentada no chão do quarto dos pequenos enquanto eles brincavam. benjamin vestiu uma blusa por cima da outra, riu de alguma bobagem que ele mesmo disse enquanto se dirigia a mim com seus cabelos castanhos mechados de dourado, já compridos, cobrindo os olhos. fiz cosquinha, beijei-o no rosto, ele riu e disse alguma palavra com a pronúncia trocada. naquele instante me caiu a ficha: “amanhã ele faz 4 anos!”. tentei esconder a emoção quando percebi que meus olhos marejavam com lágrimas enquanto, como se lesse meus pensamentos, ele correu para a trena na parede, se mediu e disse:

– olha, mamãe, já cheguei no 100!
– é filho, você está crescendo, tá vendo? já tem quase 100 centímetros.
– quase não, mamãe, eu já tenho 100. amanhã eu vou fazer 4 anos e vou medir 100.

e aí não me caiu a ficha, caíram quatro orelhões em cima de mim. quatro não, cem: “esse tempo que estou vivendo exatamente agora vai passar e não tem mais volta”, pensei e corri para pegar a câmera e filmá-lo, na tentativa de congelar aquele instante, que logo escaparia.

não posso dizer que passaram voando esses quatro anos. a noção que tenho é que a vida inteira eu fui mãe. quando lembro da minha vida antes do benjamin parece que estou pensando em uma pessoa completamente diferente.
vejo esse menino baixinho, magrelo e cabeludo. um ano atrás ele tinha um rostinho tão redondo, ainda uma cara de neném… lembro dele com a idade da constança como se fosse ontem e cada dia mais, quando vejo ela reproduzindo algumas coisas do mesmo jeitinho que ele fazia.
vejo fotos, assisto a alguns filmes dele e percebo como certos comportamentos ou maneiras de pensar parecem ser as mesmas desde muito novo. esse menino é único e tem uma personalidade própria e muito marcante!

com ele eu sempre vou ser mãe de primeira viagem, para ele foram e ainda serão alguns dos meus momentos mais intensos na minha jornada como mãe: a primeira gravidez, o primeiro parto, as primeiras vezes que tive que lidar com papinhas, birras, desfralde, passar do berço pra cama, a primeira vez que levei um filho ao hospital.
aliás, nunca me esquecerei que três anos atrás nós “comemorávamos” seu primeiro ano de vida com ele sentado na maca do hospital, tomando soro na veia e com um balão feito com luva por alguma enfermeira da área da pediatria. hoje é tão forte, nunca mais adoeceu como antes. eu só tenho a agradecer a deus pela sua vida e sua saúde!

um dia desses imaginei ele de barba. pensei nele chegando em casa com uma barba espessa, me abraçando por cima dos ombros e me beijando na cabeça. apenas isso.
imaginar que um dia meu filho se tornará um homem é algo lindo e que, confesso, me dá um pouco de frio na barriga também.

um ano atrás escrevi isso, mas não postei aqui no blog:

difícil é não se apaixonar por você.
com esses olhos que são tão expressivos desde o dia que você nasceu. esse sorriso fácil, essa gargalhada gostosa. essa voz fininha e tão engraçada que só você tem.
dono de umas caretas que são só suas, um vocabulário tão amplo, um inglês arcaico que só você conhece.
você é tão feliz, tão forte e tão corajoso. um corajoso que sabe chorar quando tem medo, mas mesmo assim o vence e enfrenta o que for preciso.
criativo, determinado, intenso em tudo o que faz, extremamente carismático, que conquista todo mundo onde quer que vá.
te amo, meu filho, e tenho um orgulho imenso de ser sua mãe!

quatro anos são apenas o início de uma vida, o começo das suas memórias. que venham mais quatro, mais cem, mais quantos anos o bom Deus nos permitir.

niver_4anos

Related Posts with Thumbnails

categorias: 4 anos, amor, benjamin, criança, marcos importantes

assine nosso feed ou receba por email


14 Comments »

  1. chorei!
    o meu primeiro tb tem 4!
    lindo, lindo!

    vcs todos são!

    Comentário by Laís — agosto 22, 2014 @ 11:36 am

  2. Chorei. Meu bebê fez dois anos agora e me sinto exatamente assim. Parabéns para o Joca e para vcs todos!

    Comentário by luciana — agosto 22, 2014 @ 11:47 am

  3. Borboletas na barriga.! Feliz Aniversário :****

    Comentário by fabrinadutra — agosto 22, 2014 @ 11:59 am

  4. Me emocionei, conheço o blog só da 'era' Sansa, hehe, mas como você disse: 'difícil é não se apaixonar por você'..
    garoto maravilhoso, muita saúde e anos de vida pra ele!!
    tenho duas meninas e sempre só quis meninas, mas desde quando 'conheci' o joca ele me faz querer ter um menino, imagina um 'homão' me chamando de mãe….

    Comentário by Ana Paula Pereira — agosto 22, 2014 @ 12:00 pm

  5. Chorei, tb tenho um de quase 4, faz em dezembro 🙂
    Pensoo mesmo que vc, me identifiquei, ate achei parecido. Ai, ai… pq nao dura pra sempre desse tamanhinho neh?
    Bjs

    Comentário by Kellinha Poli — agosto 22, 2014 @ 1:37 pm

  6. A louca disfarçando as lágrimas que rolam por trás do monitor no trabalho…

    Comentário by Letícia — agosto 22, 2014 @ 1:37 pm

  7. Não tem como não se emocionar. Meu menino vai completar 2 anos mês que vêm e tenho essa mesma sensação. Um orgulho imenso de ser mãe dele, a alegria invade o meu coração por Deus ter me dado esse presente de vida.

    Parabéns Joca, vejo em você tudo isso mesmo que sua mãe disse, sinto tudo isso daqui, do outro lado da tela. Você é um menino de ouro 🙂

    Comentário by Laíse — agosto 22, 2014 @ 1:51 pm

  8. Muito Lindo Luiza!!!! Adoro seus posts! Queria ver mais fotinhos da festinha… parece estar tão bacana… bjs

    Comentário by Priscila Machado — agosto 22, 2014 @ 5:59 pm

  9. VIVA o Benjoca !!!!

    Comentário by Daisy — agosto 22, 2014 @ 9:37 pm

  10. Que post lindo é esse, gente? Um caminhão de ciscos nos meus olhos! Fui ali pegar um balde pra aparar as lágrimas! Kkkkk

    Comentário by Paula — agosto 23, 2014 @ 9:25 am

  11. Lu parabéns pela família linda que tem. Eu espero um dia sentir o que vc escreve, mas já posso dizer que cada palavra nos seus textos já me servem se inspiração e direção! Obrigada por isso! E feliz aniversário pro Benjoca!! Bj

    Comentário by Adriana — agosto 23, 2014 @ 10:32 am

  12. Aiiiiii que lindo!!!! Só um pouquinho porque caiu um cisco nos meus olhos… Rs! Quero uma família assim, igual a sua… #NaoéInvejaÉAdmiracao. beijos! Fique com Deus!

    Comentário by Larissa — agosto 24, 2014 @ 12:03 pm

  13. Não pude deixar de chorar, achei q fosse eu descrevendo meu Ben. Ele só tem um aninho, mas já estou imaginando os 4 anos. Bjs

    Comentário by Sabrina — agosto 26, 2014 @ 12:05 am

  14. Lindo Texto…é exatamente isso mesmo….<3

    Comentário by Mara Mota — agosto 26, 2014 @ 12:04 pm

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment

*