6 meses de guadalupe!

lupita-6

seis meses e uma semana!
nem acredito que nossa lobita já está com meio ano de vida! tantas coisas importantes aconteceram no último mês… é sempre impressionante ver a velocidade que os bebês crescem.
tenho a teoria de que meses múltiplos de 3 sempre são meio mágicos, com coisas marcantes e incrivelmente simbólicas. comecem a observar seus bebês e vejam como eles são aos 3, 6, 9, 12, 18 meses.

estamos todos apaixonados por ela! não tem mãe, pai, irmão ou irmã que resista a essa fofura. por isso quero compartilhar algumas coisas marcantes do seu último mês (aos 5) e dessa primeira semana de bebê de 6 meses:

  • já senta sem apoio. a gente coloca ela sentadinha e ela fica, brincando. às vezes se desequilibra e cai pra trás. às vezes se joga pra frente pra alcançar um objeto e, em outras, se apoia com as mãos pra não tombar pro lado. começou a fazer isso com mais ou menos 5 meses e 3 semanas (geralmente eu faço post só pra isso, mas ultimamente meus posts estão iguais a um panda gigante: raro, enorme, exótico, você nunca vê ao vivo, e encontra-se ameaçado de extinção).
  • já rola de barriga pra baixo e pra cima. ela faz isso como forma de locomoção, pra chegar até os objetos mais distantes ou coisas que ela queira alcançar.
  • tudo vai na boca. ela mal olha pros objetos. dá uma filmada rapidinha e já testa na boca mesmo.
  • engraçado é que ela baba super pouco. teve uma fase babadorística perto duns 3 ou 4 meses de idade mas passou. agora fica com o body sequinho, de boas.
  • manda beijinho. geralmente depois que mama, mas às vezes faz isso pra chamar atenção de alguém que está longe.
  • ama crianças. claro que os preferidos são o irmão e a irmã, mas ela adora crianças. sorri pra elas, se encanta por elas. pode passar um tempo gigante hipnotizada por elas brincando, como se mais nada importasse. às vezes ela se assusta com a gritaria mas logo volta a se impressionar, a emitir gritinhos e exclamações de satisfação junto, como se quisesse fazer parte da bagunça.
  • ama cabelos. gente, que coisa impressionante! ela passa o dia tentando alcançar o cabelo dos irmãos, especialmente o da sansa (seu cabelo favorito : ). lá do alto do nosso colo ela se joga em direção a eles pra alcançar suas madeixas.
  • faz cafuné na gente. quando está no meu colo ou no do hilan, está sempre com uma mãozinha no nosso cabelo da nuca, fazendo um carinho. é uma delícia, quando ela não decide puxar e botar na boca dela. aliás, deve ter um sabor incrível nosso cabelo, porque nunca vi um trem desses.
  • mama pegando no meu cabelo. ela começa a mamar e levanta uma mãozinha pro alto, como quem procura alguma coisa. apalpa minha blusa, dou minha mão pra ela segurar e nada, a mãozinha continua pra cima. daí ela acha uma pontica de nada do meu cabelo (que é curto) e sossega. pode ser um chumacinho de nada de cabelo: ela só para com a mão balançante procuradeira quando acha meu cabelo.
  • com 5 meses, costumava mamar a cada 3 ou 4 horas durante o dia. mas o calor foi chegando e o tempo das mamadas foi encurtando pra 3 horas tanto de manhã quanto à noite (fez isso quando adoeceu).
  • agora, já com 6 meses completos, ela acorda uma vez à noite pra mamar. no máximo duas: perto de 1 da manhã e lá pras 4h ou 5h. ou então desperta entre 3h e 4h e só acorda de novo de manhã, perto das 6h.
  • adora água. ela bebeu água pela primeira vez um pouco antes de completar 6 meses, quando saí pra comprar o presente de aniversário do benjamin e ela ficou com hilan. menos de 2 horas depois de mamar começou um choro irritado e nada fazia passar. foi aí que ele ofereceu água no copo mesmo e ela bebeu, bebeu, bebeu pra caramba sem engasgar e acalmou. era sede, meu povo! aí esperei completar 6 meses pra oferecer água de novo e agora ela bebe ou no copinho de transição ou no copo normal mesmo. e ama!
  • já começou suas primeiras frutinhas: comeu banana (ela come uma inteira e eu que tenho que mandar parar), manga (meia banda de uma manga grande) e mamão. desse último ela não gostou nada nada, então ofereci hoje mamão misturado com manga – sua paixão – e ela aceitou mais ou menos bem. hoje à tarde devo oferecer maçã (logo mais escrevo um post sobre a introdução alimentar dela, mas já adianto que ela é uma draguinha, dessas que come uma colherada atrás da outra e reclama se parar).
  • apareceu seu primeiro dentinho! ontem, 7 de setembro, com 6 meses e 6 dias ela declarou independência da banguelice. o incisivo inferior esquerdo deu seu ar da graça e já se faz sentido quando ela resolve morder meu dedo.
    curioso como meus três bebês sempre tiveram seu primeiro dentinho poucos dias após o início da introdução alimentar.
  • tem mais dois dentes a caminho: um dum lado e outro do outro. acredito que até o final de setembro teremos um bebê tridente.
  • e olha, não sei se é magia ou tecnologia, mas finalmente começo a acreditar com força no colar de ambarnão conheço nenhum bebê e mãe/pai que não sofra com o nascimento dos dentinhos, mas dessa vez tá sendo tranquilo demais! sem febre, sem cocô esquisito, sem gengiva inchada (só o dentinho marcando, o que é normal), sem aquela babação maluca e sem noites agitadas fora do comum.
  • sorri com a linguinha de fora e joca e sansa acham muito engraçado. convenhamos: é fofo demais.
  • ama nosso colo: o meu, do pai, dos irmãos. claro que do deles ela cansa rápido, porque deve ser desconfortável, mas sempre curte ir pro colo deles. meu colo ainda é o hors concours, mas sei que essa fase vai passar. então estou tirando proveito dela porque é uma delícia dar e receber chameguinho dessa coisinha fofa.
  • não curte muito os outros colos. às vezes ela estranha outras pessoas só de falar com elas, mas ultimamente tem aprendido a sorrir também pros outros. mas não se engane por esse sorriso de um dente só: em poucos segundos de colo novo existe uma probabilidade gigantesca dela abrir o berreiro e ficar desconsolada.
  • ficou doente pela primeira vez, com 5 meses. uma tosse chata e persistente que aparece quando esfria/quando ela está dormindo. todo mundo aqui em casa teve e ela foi a última a pegar e a última a sarar. ainda dá uma tossidinha uma ou duas vezes por dia, mas agora tá dormindo melhor porque antes… deus me livre! acordava o-tem-po-to-do e deixou hilan e eu esgotados por umas duas semanas!
  • e agora ela acha tosse uma coisa engraçada e tosse rindo pra chamar atenção. uma tosse-risadinha-fake, geralmente de olhinhos fechados e linguinha de fora. faz muito essa tosse pros irmãos, especialmente quando eles não dão muita bola pra ela.
  • quem virou alvo dessa tossezinha agora foi o tov. isso porque ela descobriu o tov com força e não tem uma vez que ele passe por nós que ela não o siga com o olhar de um lado pro outro.
  • daí ela aprendeu a adorar cachorros. todos eles: grandes, pequenos, latidores ou caladinhos. claro que os maiores chamam mais atenção, mas ela tosse-ri pra todos eles e não desgruda os olhos um segundo sequer.
  • seu cabelinho está mais claro e ralo, num tom meio castanho. começou fazendo um buraco na parte de trás da cabeça (parecia que tinha raspado com uma navalha) e aos poucos foi caindo mais. ela acordava e a gente via vários fiozinhos de cabelo no colchão dela. isso desde que ela tem 1 ou 2 meses, mas agora ela tá com o cabelo ralo por igual. em cima os fios são mais compridos, na nuca tem um mullet, mas ao redor de toda a cabeça a gente vê o couro cabeludo, porque tá faltando volume nesse cocuruto.
  • meu cabelo tá caindo pra caramba também. assim, eu tenho o volume do cabelo de três cabeças normais juntas e, ainda que mais da metade da minha cabeça seja raspada, ainda é volume demais. visivelmente não percebo nada, mas toda vez que passo a mão no cabelo, caem vários fios e encontro eles soltos no sofá, na cama, no ralo do chuveiro, na comida, na lupita. pelo menos está curto, então não nos embolamos neles.
  • rosna. rosna mesmo quando está chateada.
  • rosna e resmunga quando é deixada sozinha. algumas vezes ela aceita bem ficar sozinha, mas em outras ela reclama se vê que não tem ninguém por perto.
  • falou mamãe e papai, mas geralmente é mamã e papá, não necessariamente pra falar com a gente. começou com ela chamando mmmmm toda vez que eu passava. aí chamou mamã algumas vezes, especialmente na hora de dormir. agora fala mamã principalmente quando está nervosinha e quer ficar comigo ou mamar.
    papá é na hora da bagunça e brincadeira. será, então, que ela está chamando o pai pra farra?
  • solta outras sílabas e palavrinhas bebezais, como algo que parece água, bababá ou um simples e seco , que eu adoro e ela morre de rir quando a gente repete.
  • adora limpar o ouvido, ou quando a gente cochicha na orelhinha dela. gosta de coceguinhas na barriga e mordiscadas na costela. e a gente ama tudo em você, lupita! <3

dorminhoca
irmas
selfie
piercing-no-queixo
primeira-fruta

Related Posts with Thumbnails

12 comments

  1. Como não amar tudo nesta delícia???
    Saudade da Valentina nesta fase. Tbm não curtia mamão mas camuflado na banana ela até comia. Agora me fala "iiiico mamãe isso é 'uim'"

  2. Coisa mais linda! Seguindo a linha “não acredito em horóscopo, mas….”, a Lupita é a minha descrição bebê. Igual. E somos do mesmo signo…hahahaha

    Parabéns pelos filhotes que acompanho desde o nascimento da Sansa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *