13 de dezembro

6 meses – uma nova etapa

por luíza diener

6_b

conquistas do mês

  • mede 63 cm e pesa 8 kg.
  • já senta sem apoio.
  • quando sentada, se joga pra frente e para os lados para alcançar os objetos e – muitas vezes – consegue voltar à posição original.
  • estica os bracinhos pra alcançar as coisas e a gente.
  • está encantada por cabelo. se benjamin deita ao lado dela, ela fica alisando, afagando, apalpando e, mais cedo ou mais tarde, puxa para colocar na boca. do meu cabelo, então, nem se fala. deve ter um sabor ótimo.
  • tem seus brinquedos prediletos. um dia desses coloquei 4 diferentes dentro de um recipiente. ela tirou todos e foi dispensando-os um a um até chegar no que gosta mais.
  • gosta de coisas amarelas.
  • gosta de morder o osso da minha saboneteira.
  • coloca o dedo na boca e parece que ele simplesmente some lá dentro.
  • até o dia 12, lambeu algumas frutas enquanto eu comia, mas não passou disso.
  • ontem, dia 12, ela comeu oficialmente sua primeira comida. diferente do irmão, que começou comendo fruta, ela começou com os vegetais. mas, assim como o irmão, sua primeira comida salgada foi batata doce (batata doce salgada). essa experiência vai render um post bem completo semana que vem ou na próxima. ou ano que vem. ahahhaha!
  • tá aprendendo a chupar o dedo. volta e meia vejo ela com o polegar na boca, sugando (que é diferente de quando ela simplesmente morde os dedos).
  • numa agonia sem fim, leva tudo que pode à boca e mastiga incessantemente. às vezes se irrita porque o brinquedo que está mastigando não é duro o suficiente para coçar a gengiva ou fino o suficiente para caber na boca.
  • o dente tá quase saindo. quase, quase. certeza que no post de 7 meses teremos novidades a respeito.
  • passou um tempo a estranhar as pessoas, mas agora tem voltado ao seu jeito normal-simpática de ser.
  • procura gente pra olhar para ela, para que possa rir. fica encarando um estranho de longe. na hora que a pessoa a vê, ela abre aquele sorriso que não deixa ninguém ficar sério.
  • viajou pela segunda vez. fomos de avião ao interior de são paulo para visitar os avós: ela, benjamin e eu (mais um post à parte).
  • descobriu o tov. nos dias que sucederam a descoberta, ela ficou completamente encantada por ele, querendo pegá-lo e colocar na boca, dando gritos altos para ele.
  • mas mesmo assim, benjamin continua sendo sua distração preferida.
  • adora ser esmagada.
  • quando pego ela no colo, sinto ela me comprimir todinha com os braços. na minha cabeça isso é um abraço e ninguém me convence do contrário.
  • passou um tempo dando gritinhos toda vez que, na hora do banho, entrava no box do chuveiro.
  • começou a prestar atenção na nossa boca quando falamos e cantamos. daí pra começar a falar vai ser um pulo (se puxar o irmão, eu tô lascada).
  • tem uma tora de perna que nem sei de onde veio (mentira, eu sei. eu era gorda igual).
  • ela parece gorda agora, mas tá com o peso mais bem distribuído. ouso dizer que o auge da gordura foi mesmo aos 4 meses. antes ela tinha uma papada dupla, quase tripla carpada. mas agora tá só bochechudinha e com um pescoço visível, finalmente.
  • não ficou careca. yes! agora os cabelos começaram a crescer e o cabelo mastigado deu lugar a uma vasta cabeleira de 1 cm de comprimento.
  • chegou na fase cara de macaco. acredito que vai ficar uns bons meses com essa cara até que os cabelos cresçam de fato.
  • já rola. às vezes sai de bruços para ficar de barriga para cima (mas nem sempre consegue). em contrapartida, sempre que está de barriga para cima e quer ficar de bruços, consegue. usa o rolamento como deslocamento para alcançar objetos distantes.
  • passou a reclamar seus direitos e ser exigente.
  • de poucos dias pra cá, mudou o jeito de chorar. antes era só um chorinho resmunguento. agora é um choro mais intenso e sempre no meio ela faz bolinha de baba e brrrrrr durante o choro. isso me agonia, me move a atender o choro dela de imediato. por outro lado, é tão fofo e engraçado, que dá vontade de ficar ali, assistindo ela chorar só mais um pouquinho #menas.

coisas que notei sobre sua personalidade e interesses ao longo desses 6 meses:

é uma menina doce e tranquila. só reclama quando a coisa incomoda mesmo: fralda suja, fome e sono. no mais, é daquele tipo de bebê coala e fica toda derretidinha no colo, com a cabeça encostada no ombro, observando a vida passar.
sua canção de ninar preferida até hoje é o shhhhhhh que eu faço no ouvido dela. muitas vezes eu a embalo por bastante tempo e, quando acho que ela dormiu, vejo que está só recostada no meu ombro, encolhida, curtindo um momento que, vou ver, é nosso e eu nem tinha me dado conta.
sua atividade preferida é sorrir. é um sorriso que gera na gente um tipo de alegria arrebatadora.sente cócegas nas costelas e, principalmente, na cintura. mas também é sensível na barriga e, às vezes (bem às vezes), costas e sovaco.
e sua maior mania é a de ser linda!

 

Related Posts with Thumbnails

categorias: constança, desenvolvimento do bb, marcos importantes, mês 3-6

assine nosso feed ou receba por email


14 Comments »

  1. Own Meus Deus, que delicia!! Que deus continue abençoando-a com muita saúde e essa alegria sem fim!! A ela e a família toda. Adoro o blog e todos os relatos =)

    Comentário by Amanda — dezembro 13, 2013 @ 9:03 am

  2. Minha filha que era fã de benjoca, agora só quer saber de Sansa!!

    Comentário by KAREN — dezembro 13, 2013 @ 9:38 am

  3. Sempre leio e as vezes não comento, mas poxa Luísa, isso é covardia!
    Linda Sansa, são só seis meses que você está aqui mas parece que até então sua família era incompleta sem você.
    Você só veio pra somar e trazer alegrias. Que venham não só mais 6 meses, mas sim 60 anos. Parabéns querida.

    Comentário by Laryssa — dezembro 13, 2013 @ 9:54 am

  4. aahhh ela é uma delicia!!!!
    Parabéns pela familia linda…..

    Comentário by Marcela — dezembro 13, 2013 @ 9:58 am

  5. Own meu DEUS! Muito lindaaaa! Lady Sansa sou sua fã e estou doida pra ter uma gostosura como você! Parabéns Luiza!

    Comentário by Lari — dezembro 13, 2013 @ 10:11 am

  6. Com essas pernas ela podia fazer parte do filme Lilo e Stitch rs

    Segundo filho dizem que é mais tranquilo, será que são mesmo ou será que a gente fica menos desesperada? rs

    Comentário by carol — dezembro 13, 2013 @ 2:14 pm

  7. Que linda ela está!! E o post, é maravilhoso, já estava ansiosa esperando por ele rsrsrs doida pra saber sobre o desenvolvimento da Sansa, acompanho sempre, muito bom!! Felicidades pra vocês, parabéns pelos filhotes!!!

    Comentário by Raquel — dezembro 13, 2013 @ 2:16 pm

  8. Que gracinha!
    6 meses de muita fofura – e de muita gordura *-*
    Linda linda.

    Comentário by Paula — dezembro 13, 2013 @ 3:28 pm

  9. Eu acho que ela parece bastante contigo. O pezinho de bisnaguinha… está uma boneca. Deve ser difícil não 'esmagar' o dia inteiro. Bjos

    Comentário by Mayra Muhieddine — dezembro 13, 2013 @ 5:44 pm

  10. Aw, que linda! Minha pequena também está fazendo 6 meses (fará domingo, na verdade) e eu, assim como você, observo muito as mudanças e nuances do comportamento dela. No mais, acho que a Sansa e a Ramona, minha bezoca, se dariam super bem, tem muitas coisas em comum hehehehehehehe! E como passa rápido!

    Comentário by Thiciana Sasse — dezembro 13, 2013 @ 10:19 pm

  11. Luiza, vc esta esta usando as fraldas de pano na Sansa? Faz um post sobre esse assunto. Fiquei mto curiosa. 🙂

    Comentário by Cris — dezembro 17, 2013 @ 12:16 pm

  12. Hahaha que foto deliciosa!! <3

    Comentário by Maria Cecília — dezembro 18, 2013 @ 10:38 pm

  13. Adorei seu post, achei lindo!!

    Comentário by Priscila — dezembro 19, 2013 @ 4:19 pm

  14. Nossa!! parece que li falando do meu bebe João Victor…. bebes sao praticamentes iguais mesmo ne rs claro que alguns se desenvolvem mais rapido..mas afimm…adoreiii…sua bebe é liiiiinnndaaaaa!!!

    Comentário by Cassia — março 18, 2014 @ 4:18 pm

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment

*