02 de novembro

8 meses de guadalupe

por luíza diener

whatsapp-image-2016-11-02-at-17-31-12

chegamos aos oito meses!
quando vou escrever o post do desenvolvimento do mês, costumo ler o dos irmãos de quando estavam na mesma fase e geralmente a maioria das coisas é parecida.
desta vez, ao fazer isso, me surpreendi. esta criatura está peculiarmente diferente dos outros. e isso é ótimo!

  • está com 4 dentinhos: dois embaixo e os outros dois – ahahhahah! – em cima. mas não são os que comumente nascem, são os incisivos laterais.
  • aliás, essa história foi engraçada, porque eu a-ca-bei de descobrir esse dois dentinhos de cima. tava de olho num terceiro embaixo que está marcando a gengiva há dois meses e que, há um mês, você já vê o desenho todo dele, mas não erupcionou ainda. daí hoje fui fazer uma gracinha com ela deitada e vi um dente branquinho ali em cima, pra fora. já deve ter nascido há pelo menos uma semana. aí fui futucar e tinha o outro, do lado oposto. observando de perto, parece que a gengiva de um dos incisivos centrais deu uma rasgadinha, mas não vi serrinha nenhuma. geralmente os dois vêm juntos, então não sei se foi só um machucado.
    de qualquer forma, tô torcendo pra crescerem os dois de cima primeiro, pra ficar meio vampira, meio monstrinha, meio dustin, do stranger things.
  • seu sono está sem padrão nenhum: às vezes dorme umas 18h30 e acorda só meia noite e depois de novo às 5h, mama e volta a dormir. às vezes não aceita dormir na hora de sempre e dorme só umas 20h. já chegou a cochilar na hora de dormir e acordar umas 19h ou 20h com tudo. às vezes dorme umas 19h, acorda 23h, 2h, 5h. às vezes acorda no meio da noite uma única vez. às vezes acorda de manhã e volta a dormir e, em outras, acorda 5h30 e fica acordadona até umas 9h. mas nunca mais dormiu uma noite inteira, fato.
  • por falar em sonos e horários, já estava confuso antes mas, com a chegada do horário de verão, cagou tudo de uma vez por todas.
  • perto duns 6 meses – não lembro se antes ou se depois – ela começou a responder pelo nome (como não teve post dos 7 meses vem o relato atrasado mesmo). hoje em dia ela atende por lupe, lupita, guadalupe, bichinha, coisinha ou quinquinha.
  • mas é claro que chamamos ela de várias outras coisas. além de lupe, lupita, guadalupe, bichinha, coisinha ou quinquinha, também chamamos de lobita, baixita, gordita, lindita, fofita e, o apelido preferido dos irmãos: A fofa.
  • aos 6 meses aprendeu a dar tchauzinho e bater palmas, especialmente na música do parabéns.
  • aliás, como adora dar tchau! acena e fala “tá” e, algumas vezes, “tau”. engraçado é ver que ela já fala várias coisinhas. do jeito dela, mas fala.
  • fala toda vez que quer/vê alguma coisa interessante. pode ser só . mas quando quer muito é dádádádádá.
  • superou a fase do bá. com 6 meses tudo ela falava bá. assim, monossilábico, seco, simples e direto ao ponto.
  • coincidência ou não, um dia eu disse “lupita, vamos chamar o benjoca? fala assim: benjocaaa!” e na mesma hora ela disse: “ocaa!“, com a mesma entonação que eu. quase caí pra trás, chamei joca pra ouvir mas ela nunca mais disse. minha mãe e padrasto são testemunhas audio-oculares do fato.
  • mas o fato é que ela já reconhece nossos “nomes”. se perguntar por benjoca, sansa, mamãe, papai ou tov, ela sabe de quem estamos falando e já procura com os olhos.
  • só agora ela começou a ir para o chão de verdade. a casa andava extremamente caótica e suja (como podem ver neste post, sem exagero algum) e era impossível deixá-la lá. então chamei uma faxineira e estamos tentando fazer a manutenção (às vezes aos berros) pra ela ter algum espaço pra ficar. impressionante ver como ela se desenvolveu rápido!
    antes ela só sentava e ficava desequilibrando. foi ao chão, deu umas testadas na cerâmica e começou a se apoiar com as mãos. aí começou a se jogar pra frente. ficar de bruços, fazer esforço pra voltar pra posição sentada. e agora vai e volta.
  • resumo do tópico anterior atualizado para os 8 meses: fica sentada, se joga pra frente, já faz um quase-quatro-apoios e volta. já conseguiu se arrastar pra frente e pra trás. um movimento bem parecido de quem engatinha, mas ainda não tem a desenvoltura e coordenação pra sair engatinhando por aí e chegar em qualquer lugar que quer.
  • ainda assim, é comum eu deixar ela no chão da sala junto com os irmãos, brincando e, ao voltar, ela ter se deslocado 1 metro ou mais só de se jogar e voltar e rodar sentada e se arrastar de bumbum. acredito que no post de 9 meses (se tiver. ahahah) já teremos uma engatinhante por aqui.
  •  aliás, os irmãos! lendo os posts de 8 meses de joca e sansa eu via que eu não podia sair um segundo de perto deles que começavam a chorar, mas lupita tem os irmãos. claro que ela não fica 100% de boa o tempo inteiro, mas é comum eu deixar ela brincando perto deles, sair da vista dela por alguns minutos, ela ver que eu estou indo e não se importar. como é bom sair de perto sem ser escondida! ahahahha!
  • claro que tem momentos em que só serve se for eu. que ela já começa escancaradamente a chamar mãmãmãmã. e, mermão, se ela falou mãmãmã, não tem nada mais que resolva.
  • em outras situações, ela é facilmente distraível. tapeia-se a fome com um copinho de água ou um passeio pela sala. o chororô, com uma gracinha. o sono, com um tov passando ou um irmão/irmã fazendo palhaçada.
  • descobriu meu peito e minhas pintas e fica muito curiosa com eles, futucando com o dedinho.
  • adora me ver de touca quando vou dar banho nela. aliás, em geral, ela acha muito engraçado/curioso quando colocamos qualquer coisa na cabeça. na nossa, porque na dela ela odeia.
  • adora sacudir as coisas com as mãos. sacudir, chacoalhar, bater. bate os objetos uns contra os outros e, quando não tem nada pra sacudir, sacode uma mão contra a outra, a la gangnam style.
  • a introdução alimentar dela anda uma coisa safada. até hoje não comeu carne – só frango – e não dá muita bola pra comida salgada. curte uma abobrinha, frango, batata, mas odeia inhame e abóbora (aquela laranja. qualquer uma delas). mas também pudera. até hoje não consegui sair do modo de sobrevivência e o que ela mais come é comida repetida do almoço, da janta, do outro almoço, da outra janta.
  • faz uma linguinha fofa virada pra cima aliada a uma cara de sapeca irresistível. começou a fazer essa língua pra lamber uma meleca que escorria do nariz e agora não para mais.
  • morre de rir quando sopramos na cara dela.
  • morre de rir quando espirramos ou simulamos um espirro.
  • adora livros: comer, passar as páginas, rasgar. não importa. adora livros.
  • adora uma musiquinha que cantamos no berçário da igreja, que canta tchau tchau vamos embora, porque já está na hora. e depois canta tchau pra cada criança presente. adapto a letra pras pessoas da casa e ela procura um por um, faz o tchauzinho com a mão e canta “tatauu.. tatauu”. <3
  • adora nosso filtro de barro e um quadro de caveira que fica na parede ao lado do filtro. ri, se joga pra eles, tenta pegar e, quando pega (o filtro), fica lambendo e beijando ele.
  • também lambe e beija todo e qualquer espelho. o amor narcisista mais fofo do universo!
  • aliás, já reconhece as coisas além do espelho. antes ela achava que a imagem estava contida ali. agora ela olha pra trás, sabendo que se viu a gente no reflexo, tem alguém do outro lado também.
  • brinquedo limpo ou adequado pra idade dura pouco tempo na mão dela. mas se for um chinelo, a roda suja do carrinho de bebê, um lego pequeno, uma tesoura ou um lápis de cor.. ah! ela pode passar uma meia hora entretida ali!

sempre vai ter mais coisa pra escrever porque essa idade é ultra incrível, mas já vale o registro. um beijo.

whatsapp-image-2016-11-02-at-17-31-15  whatsapp-image-2016-11-02-at-17-31-09 whatsapp-image-2016-11-02-at-17-31-08 whatsapp-image-2016-11-02-at-17-31-07005

002whatsapp-image-2016-11-02-at-17-31-18

Related Posts with Thumbnails

categorias: Tags:, , desenvolvimento do bb, fotos, guadalupe, mês 6-9, para bebês, tagarelices

assine nosso feed ou receba por email


3 Comments »

  1. Lupita e Sansa são muito parecidas.. lindas… Família linda!!

    Comentário by KarenSabrina — novembro 3, 2016 @ 3:06 pm

  2. Desmaiada de amor

    Comentário by fabrinadutra — novembro 5, 2016 @ 8:46 am

  3. Fofura! Toda saúde e paz para ela!

    Comentário by Thais — novembro 8, 2016 @ 12:35 pm

RSS feed for comments on this post.

Leave a comment

*