8 meses de constança

8

sansa com 7 para 8 meses é assim:

  • já dorme no quarto com o irmão. acho que isso já acontecia no mês passado, mas esqueci de registrar. como ela dorme antes dele, ponho ela pra dormir no meu quarto. umas 3 horas depois, quando acorda pra mamar, eu amamento e coloco ela no seu quartinho. e fica lá até o dia seguinte.
  • falando em mamar à noite, acorda de 3h em 3h para mamar. ou seja, se dorme às 20h, acordará às 23h, às 2h e pouco antes das 6h.
  • tá arrastenta. se locomove lenta como uma tartaruguinha, mas faz todo o esforço pra chegar em algum lugar. e chega, mesmo que demore muito tempo. vai de barriga, às vezes como um soldado de guerra, às vezes como uma minhoca.
  • não come. não come nada que a gente coloque numa colher ou tente colocar na boca dela. ela vê a colher e fecha a boca. trava mesmo. se consigo fazê-la sorrir e coloco um tiquinho de nada de comida lá dentro, ela provoca ânsia de vômito e faz isso até que consiga cuspir a papa.
    em compensação, se dermos alguma coisa pra ela segurar, aí ela come. ou rói. a coisa preferida do momento é a seriguela. comeu uma atrás da outra e ainda deixou o caroço raspadinho. também se interessou por manga e brócolis, mas era aquele brócolis comprido que deixa uns pedaços muito grandes na boca dela, que acabou engasgando feio.
    ou seja, blw deixou de ser uma opção para virar quase sobrevivência. e mesmo assim, come muito pouco.
  • está super interessada em coisas miúdas. na verdade já estava, mas agora ela consegue pegar algumas delas. para treinar seu movimento de pinça – que ainda está longe de ser preciso – coloco umas ervilhas ou arrozes pra ela pegar e ela adora. pega, bota na boca, mas não gosta. aí cospe.
  • está com um vocabulário todo próprio que vai além do gugu dádá: quando irritada, fala neném e nananã; quando quer alguma coisa, fica no dádádádá. e algumas vezes já parou, olhou pra mim e disse naná! fora que passa o dia inteirinho tagarelando.
  • faz uns estalinhos com a boca, tipo som de beijinho, mas sem fazer bico. geralmente faz isso quando está muito interessada em algo ou alguém. quando rola o interesse, além do estalinho também faz uma cara fofa de filhote de macaco com castor e buldogue.
  • por falar em buldogue, agora deu pra fazer a carinha que nós chamamos de prognatide, que deriva de prognata, ou prognatismo. nada mais é que projetar o maxilar de baixo para a frente, ficando com aquela boca de buldogue inglês (e, pra completar, ela tem bochechas penduradas).
  • tem usado muito vestido. não porque eu ache maravilhoso, mas porque os bodies não cabem mais e eu to com preguiça de comprar (gastar dinheiro com) novos. ficar só de fralda também é sempre uma boa opção.
  • já tem três dentinhos. o terceiro (incisivo central superior direito, não necessariamente nessa ordem) nasceu por volta de uma semana atrás.
  • anda numa suadeira louca. às vezes termina de mamar e você vê nitidamente não gotículas, mas gotas enormes de suor em sua cabeça, testa, olhos, nuca, atrás da orelha.
  • tem um tique estranho que, quando muito cansada, irritada ou acontece algo que a incomoda, se contrai toda e às vezes bufa. engraçado que eu tinha uma calopsita que fazia a mesma coisa.
  • foi ao cinema pela primeira vez. a ideia era irmos ao cinematerna, mas chegamos 40 minutos depois do início da sessão. como tinha prometido ao benjamin que o levaria ao cinema, pegamos a próxima sessão normal mesmo. ela ficou metade do filme feliz da vida, gritando pro filme, gritando pro irmão, sorrindo pra gente e na outra metade conseguiu finalmente dormir, a despeito do som super alto que tava rolando.
  • uma noite dessas ela acordou e decidiu que não dormiria mais. tentei amamentar, nada. hilan tentou embalar, nada também. aí levamos ela pra nossa cama e ela ficou acordada de dar gargalhadas. rolava pro meu lado, puxava minha blusa, rolava pro lado do papai e caía na risada. foi tenso ficar quase 2 horas acordada, sabendo que logo teria que levantar pra levar benjamin pra escola. mas também foi fofo.
  • deu pra odiar trocar fraldas. eu sabia que esse momento chegaria mais cedo ou mais tarde. até que demorou. e agora eu só consigo fazer com muita conversa, distração, brinquedinho, música. oh, céus!
  • passou um tempo falando um dadadá/tatatá imaginário. ela mexia os lábios e a língua mas só soltava bem baixinho, num sussurro quase inaudível, geralmente em momentos de grande contentamento.
  • se no mês passado ela reclamava quando eu saía de perto, agora ela tá no auge do grude-grude: reclama quando eu saio e continua a reclamar enquanto eu não voltar. vem toda resmungona pro meu colo mas é só eu pegá-la que ela abre o maior sorriso.
  • está super interessada nas minhas tetas: termina de mamar e fica olhando, olhando, futucando, como se nunca tivesse visto aquilo antes. isso, somado ao resmungo de quando eu saio de perto, me fazem ter a certeza de que ela começou a perceber que nós duas não somos uma só. é a tal da ansiedade de separação.

um beijo, minha gorda simpática. feliz mesversário.

Related Posts with Thumbnails

23 comments

  1. que fofo ! Lindinha demais da conta! Estou com a minha pequena aqui com 14 dias…! Parabéns pelos lindos filhotes! Com certeza em também tenho muita asseverança…rs! bjus

  2. linda linda …me identifico muito com seus post ,meu bb também faz 8 meses hj …..eles tem muita coisa em comum ,fazem praticamente as mesmas coisas ,mas é muito bom comparar com outra criança assim a gente vê que eles são parecidos ,mas não iguais !! cada um com o seu tempo e com as suas caretas..hehehhe bjuus

  3. Com 8 meses e ainda acorda de 3 em 3 horas para mamar. Isso que é perseverar com a amamentação. Eu, sinceramente, já teria pirado! E olha que adoro amamentar, mas interromper o sono dessa maneira durante um período tão longo é só para os muitos fortes mesmo. Parabéns!

  4. Essas duas fofuras alegram meu dia. A Constança está uma princesa. E o Benjoca já foi pra aula então? Nossa agora ele vai ter muita história pra contar. Como foi o primeiro dia de aula?

    Um grande abraço Luiza.

  5. Ela tá muito linda… Parabéns, já acompanho o blog a algum tempo mas com a correria nunca comentei, mas adoro ler e estou ansiosa para os próximos capítulos do Benjoca na escola…

    Mas queria comentar sobre os 8 meses da Sansa, tá muito igual ao meu pequeno Gustavo de tbm 8 meses, até as noites mal dormidas… e tbm ficou uma madrugada acordado, só não fiquei na cama com ele, fiquei na varanda balançando com ele na cadeira de balanço, até começar a voltar o sono dele. Achei a coincidência muito forte. Mas claro q tem as diferenças, pois ele come tudo q poem na boca e só tem 2 dentinhos em baixo. rsss

    beijos

  6. 31/1/2014 23:55
    Andreia Pereira Vitoriano
    Olá Luiza
    Meu nome é Andreia. Acompanho o blog Potencial Gestante desde a minha gravidez, que aconteceu paralelo à sua última gestação. Me identifiquei com você em vários momentos, foi divertido e interessante compartilhar contigo este momento. Sua Constança nasceu no dia 12 e minha Lívia dia 14 Vendo os seus posts sobre sua pequena, vejo muuuita semelhança com o comportamento da minha. Elas seriam boas amigas rsrs.
    Contei isso para parabenizá-los pelo blog, pela página e pela família linda. E também para agradecer a "parceria" rsrs Sorte e muito amor aí no ninho de vocês. *Beijos meus e da Liv*

  7. Luiza,
    olá! Meu nome é Paula, também sou de Brasília e acompanhei sua segunda gestação durante a minha gravidez. Hoje minha pequena está com 7 meses e 1/2 e é bem engraçado ver as semelhanças e diferenças com sua bebê. Até mandei o link do blog pro marido, que estava preocupado com a Beatriz não querer papinha. BLW aqui também é sobrevivência! Ainda tem o agravante de que voltei a trabalhar fora… Foi muito leite congelado até agora, mas felizmente de uma semana pra cá ela resolveu comer de verdade, arrancar montes de pedaços. Faz a maior sujeira, mas é lindo demais =)
    Beijos pra sua família linda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *