13 de março

9 meses de constança

por luíza diener

9meses (1)

sansa aos 8 para 9 meses:

  • tem 4 dentes (dois em cima, dois embaixo), rumo ao quinto.
  • mede 68 centímetros, pesa 8,62 quilos.
  • falou umas primeiras palavrinhas (mamã, papá, bobó) e cessou totalmente. aí voltou ao seu dialeto que só os inteligentes bebês podem decifrar.
  • um dia desses eu fiz uma coisa tão mongol com ela ahahahahahah que eu preciso contar ahahahahahah! era noite, ela estava dormindo no colchão no chão. eu estava na sala com todas as luzes acesas quando ela acordou chorando. entrei de uma vez no quarto, que parecia um breu no primeiro instante, o que me impossibilitava de ver qualquer coisa. como sempre coloco ela deitada com a cabeça próxima ao armário, fui com tudo para pegá-la naquela posição, segurando-a pelo sovaco. quando a peguei, achei ela toda tão macia e fui colocar sua cabeça recostada no meu ombro, a fim de acalmá-la. ela fez foi chorar mais. aí percebi umas pernas batendo no meu ombro e na minha cabeça e uma cabeça chorando na minha barriga. eu tinha pegado a menina de ponta cabeça! fiquei rindo por muito, muito tempo. até hoje. ahahahahah!
  • não sei por que ela chorou. afinal, gosta de umas maluquices, tipo passear deitadona no nosso colo, jogando a cabeça bem para trás.
  • por falar em cabeça (gente, essa menina sofreu este mês), um dia ela estava dormindo na minha cama e lá da varanda eu ouço um “toc. unhéeeeee!!!”. entrei no quarto e estava ela estatelada no chão, de barriga pra cima. ela nem chorava tão alto, mas ver ela caída me deu uma dó, um apertão daqueles no coração. ela ficou bem, apenas com um machucado na testa (ahn?) o que me leva a crer que ela deu um rodopio, bateu a cabeça na madeira da borda da cama virou e caiu. ou caiu e virou. morro de dó só de lembrar.
  • ainda tá só no rastejamento do soldado ryan. não sei se é preguiça de ficar nos quatro apoios ou se ela não faz ideia do que fazer com aquelas pernas roliças. mas nem encrenco porque na minha família ninguém nunca engatinhou direito. o próprio benjamin ia sentado e remava com uma perna e um braço, enquanto a outra perna ia dobrada na frente e a outra mão segurava – sempre – algum objeto, tipo tocha olímpica.
  • está encantada com detalhes do nosso corpo, especialmente as pintas, os dentes, os cílios, minha franja. minha franja faz ela rir.
  • finalmente descobriu a música e muitas vezes para o que está fazendo pra apreciar uma canção, especialmente se tiver crianças cantando no meio.
  • é péssima de cama. péssima. dorme muito mal de dia. umas duas sonecas de 10, 30 minutos no máximo. e às vezes eu demoro muito tempo para conseguir colocá-la na cama à noite também. daquele tipo que capota no nosso colo  mas é só deitá-la que ela chora instantaneamente. isso quando não acorda com o maior sorriso como se tivesse descansado por hoooras.
  • aprendeu a fazer boquinha de peixinho pra mandar beijinho. por falar em beijinho, fica fazendo um estaladinho com a boca o-di-a-in-tei-ro!
  • finalmente começou a abrir a boca pra comer de colher. assim, come tipo o equivalente a uma colher de sopa. mas a gente solta fogos como se estivesse devorando um pratão.
  • escândalo: faz escândalo pra lavar o cabelo, faz escândalo pra trocar a fralda, faz escândalo pra vestir a roupa, faz escândalo pra tirar a roupa, faz escândalo pra sentar no cadeirão, na cadeirinha, no carrinho, faz escândalo se tiram alguma coisa da mão dela, faz escândalo se alguém que ela conhece e gosta sai de perto abruptamente. faz muitos escândalos, mas ainda assim é uma simpatia.
  • sorri pra toda e qualquer pessoa, mas definitivamente não vai no colo de qualquer um.
  • gosta de comer sapatos.
  • começou a fazer um coconsistente e fedido.
  • quando está no nosso colo e quer outra coisa, simplesmente se joga como se não houvesse infinito
    uncle jack gif arrested development
  • às vezes ela está quietinha, mas começa um barulho alto (liquidificador, por exemplo). então o que ela faz? começa a gritar. não como quem reclama, mas como quem faz barulho também, ué. tá liberado, não tá? o mesmo se o irmão resolve gritar. e por aí vai.
  • de uns dias para cá descobriu que dá pra jogar o bumbum pra trás e também já conseguiu ficar em pé uma única vez no sofá, pra pegar uma embalagem brilhante que estava no encosto. só que não nutro muitas expectativas não. seu desenvolvimento motor é um tanto quanto peculiar 😉
  • aprendeu a bater palminha com uma mão aberta e outra fechada. adestrada, gosta de fazer isso ao som de qual música, gente? parabéns, obviamente.
  • adora paredes. parede branca, parede pintada, lisa, texturizada, podre ou calcada. paredes são garantia de sucesso onde quer que vá. com quinas e batentes de porta ela vai ao delírio!
  • como sempre, é uma menina muito alegre e extremamente sorridente. lembrar dela me faz feliz.
Related Posts with Thumbnails

categorias: constança, desenvolvimento do bb, marcos importantes, mês 9-12

assine nosso feed ou receba por email


20 Comments »

  1. fofuraaa… parabéns!!!

    Comentário by Eloisa — março 13, 2014 @ 9:39 am

  2. kkkkkk. Pegar de ponto cabeça no escuro…. kkkkk. Aqui nunca fiz isso, mas já fiquei insistindo pra chupeta entrar no ouvido, no olho, achando que era a boca.
    Adoro os posts mensais da Sansa! Sempre tem um monte de coisas parecidas com a Beatriz, que é 10 dias mais nova 🙂
    Em casa as sonecas diurnas também estão assim, coisa de 2 sonecas por dia, de 15 a 30 minutos cada. E uma bebê irritada de sono depois das 18h, que luta pra não dormir. Aí toma banho, mama e dorme 30 minutos, lá pelas 19h. E depois fica acordando direto, querendo dormir no colo, até umas 21h ou 22h. E depois vai acordando na madrugada a cada 2 a 3 horas, algumas vezes pra mamar, outras pra brincar (!!!). Fala sério, ela tem um plano secreto pra enlouquecer a gente… rsrsrs.
    Aqui o 5º dentinho já tá apontando também, já bate palminha e faz os estalinhos, e a comida até hoje dá muito trabalho também.
    Enfim, é tanta coisa parecida (e não é assim com todos os outros bebês da mesma idade, mas com a Sansa tá muito igual). Se elas se conhecessem, diria que combinaram. hehehe
    E a Sansa tá cada dia mais parecida com o Benjoca!
    Bjos

    Comentário by Cristina — março 13, 2014 @ 9:52 am

  3. "o próprio benjamin ia sentado e remava com uma perna e um braço, enquanto a outra perna ia dobrada na frente e a outra mão segurava – sempre – algum objeto, tipo tocha olímpica"

    Nossa.. pensei que só o Arthur engatinhava assim… ufa. Com quantos meses o Benjamin andou? o tuco aqui em casa, tem 1 ano e 3 meses e nada de querer ficar em pé sozinho…

    delíícia sua bebezinha! fico pensando em como seria o Arthur com um parceiro(a)!
    Ler o seu blog todo dia, me faz querer mais e mais voltar a escrever no meu.

    Um beijo,
    Ellen.

    Comentário by ellen — março 13, 2014 @ 9:57 am

  4. Ela tá cada dia mais linda, gorda e gostosa! Que cresça com saúde e sempre espertinha 🙂

    Comentário by Luiza — março 13, 2014 @ 9:59 am

  5. Linda a Sansa!!!!! Eu amo esses posts! Paro o que to fazendo pra entrar e ler logo! Que delicia esses dentinhos! É muita fofura junto!

    Comentário by Clarissa — março 13, 2014 @ 10:23 am

  6. Que linda ela está!
    Lu acompanhei toda a sua gestação,pq tb estava a espera do meu Pedro Lucas,e como marinheira de primeira viagem lia tudo que abrandasse as tantas dúvidas que eu tinha na cabeça,e encontrei no potencial gestante de uma forma simples e até cômica de entender!hehe
    Meu pequeno fará 8 meses dia 21 desse mês,e tb está um sapeca! A sansa está uma linda,fofa e roliça!
    Adoro os posts com os mesversários dela,contando o que ela anda aprontando!
    Seu trabalho é ótimo! Parabéns!

    Comentário by Claudia — março 13, 2014 @ 11:34 am

  7. Luiza, eu me divirto com seus filhos!
    Sério, demais mesmo!

    Estou grávida de gêmeos, um casal, e nutro esperanças que eles sejam tão figuras quando o Benjoca e a Sansa.

    Bjs

    Comentário by fevidal — março 13, 2014 @ 11:59 am

  8. Luiza, só falta atualizar a matrioska do layot do site Potencial Gestante, e colocar uma matrioskinha da Sansa!

    Adoro seu site, não tenho filhos ainda mas vc é inspiradora e toda a sua família tb!

    Comentário by Ariane — março 13, 2014 @ 12:11 pm

  9. linda! A Mona (eu sempre comento que ela tem a mesma idade da sansa né) também é ruim de dormir, é meio escadalosa mas é muito simpática heheheheehhe. Acho que ela vai andar em breve, ela agora engatinha até encontrar um lugar pra se levantar e fica lá em pé gritando de felicidade hehehehehehehe! É muito bom estar perto dos nossos bebês e perceber esses detalhes lindos do desenvolvimento dele né? Vale todo o cansaço.

    Comentário by Thiciana Sasse — março 13, 2014 @ 12:19 pm

  10. Nem acredito que achei pessoas tão bobas qnto eu e meu marido!! rsrsrs
    Me divirto demais com os seus posts…
    A Sansa super fofa como sempre =)
    E o meu marido ficou doido com o vídeo do Benjoca "Orgulho do Papai"… É sensacional!! =)
    Ainda não temos babys, estou na fase de potencial gestante… 😉
    Bjus adoro essa família!!

    Comentário by Juliane — março 13, 2014 @ 1:17 pm

  11. Garota, você escreve muito bem! Desde ontem estou grudada no celular, lendo seus posts e dando risadinhas a todo momento… Parabéns! Sua família me conquistou.

    Comentário by Iole — março 13, 2014 @ 1:40 pm

  12. Pois então, minha pequena é mais ou menos um mês mais nova que a Constança e também é ruim de dormir de dia viu….afffff. Já não sei mais o que inventar pra distrair ela com tantas horas acordada. O que fazes com a Sansa? Que tal um post com atividades. Os leitores podiam incluir suas atividades em um "blog-storm" de atividades "bebezísticas". Beijos

    Comentário by Luciana — março 13, 2014 @ 2:34 pm

  13. Minha flua tem quase a idade da Sansa, é mais velha coisa de 2 semanas. Então é interessante acompanhar esses posts de desenvolvimento e ver que é tudo meio parecido, né? 🙂 Porque mãe encana com qualquer coisa. rs

    Comentário by Marcelle — março 13, 2014 @ 10:20 pm

  14. Nossa, a Sansa e o meu Benjamin iam se dar muito bem!!! Quando você descreve os escândalos e o fato de ainda assim ser a criança mais simpática do mundo, parece que tá falando dele!! E de gritar pra acompanhar barulhos. E de se jogar rumo ao infinito. Por aqui, 1 ano e 3 meses e nada de andar ainda. Desenvolvimento peculiar, estamos aí.

    Comentário by Anamaria — março 13, 2014 @ 11:47 pm

  15. Parabéns pra fofinha, que tá cada dia mais fofa e linda 🙂
    Murilo faz 9 amanhã <3

    Comentário by Jana Bevilacqua — março 13, 2014 @ 11:57 pm

  16. Coisa mais fofa do universo!

    Comentário by Costurando Nuvens — março 14, 2014 @ 2:27 am

  17. O Miguel faz 8 dia 22, achei muitas semelhancas entre os 2.. hahahaha muito fofaaaaa a constança!!!

    Comentário by Jenifer Muller — março 14, 2014 @ 11:30 am

  18. Ela está a vara do Hilan!

    Comentário by lari — março 15, 2014 @ 12:16 pm

  19. cara*

    Comentário by Lari — março 15, 2014 @ 12:16 pm

  20. Gente q fofa. Tenho uma bebê que completou 8 meses dia 11 e como o pediatra dela diz, cada bebê é um bebê no desenvolvimento. Ela começou a engatinhar 3 dias depois de completar 6 meses, fiquei passada, com 7 meses aprendeu a subir escadas e ficar em pé, agora com 8 só anda de segurando em tudo e é um cotoco de gente com 7,6 kg e 63 cm.

    Comentário by Sabrina Fantinatti Bernardi — março 16, 2014 @ 2:57 pm

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment

*