26 de abril

aconteceu com um amigo de um amigo meu – sobre xixi na cama

por hilan diener

um amigo de um amigo meu desde criança, mais precisamente até os 12 anos de idade, uns dias mais outros menos sempre fazia xixi na cama. era super constrangedor. todos os dias essa criança se mijava todo.

acordar era um surpresa sempre desagradável. além da reprovação dos parentes e a vergonha de ver aquele colchão na varanda secando ao sol. uma espécie de troféu as avessas.

enquanto ela dormia os seus sonhos lhe pregavam peças. ela sonhava que estava se aliviando no banheiro, todo pimpão, que nem o tom hanks

mas, na verdade, ela estava na sua cama deitada , se encharcando toda com urina.

ela acordava com raiva dela mesma e dos seus sonhos sacanas.

a mãe dessa criança com certeza lavou muita cueca/roupa de cama fedida e comprou inúmeros colchões novos, visto que nenhum colchão aguentava o tranco por muito tempo.

o tempo passou. e, depois dos 12 anos, essa criança nunca mais premiou um colchão de ninguém, (a não ser uma vez que um sonho sacana desses resolveu aparecer depois que ele casou, mas não vem ao caso) não sabemos ao certo o que aconteceu. se algo nela mudou ou amadureceu, mas ela sentiu que finalmente tinha conseguido o controle total das suas necessidades.

um marco em sua vida!

mas tarde essa criança cresceu, casou-se e teve o seu primeiro filho.

hoje o seu rebento tem dois anos e sete meses de idade e também está fazendo xixi na cama constantemente. teve uma noite que aconteceu o seguinte:

depois do banho, esse pai passou fio dental no filho, escovou seus dentes e como que persentindo insistiu que a criança fisese xixi no penico para não termos surpresas no meio da noite.

quando deu meia noite a criança chora, aquele choro que ele sabe que não é um choro qualquer e sim de aperto de xixi, o pai vai acudir pensando: “pronto, só levar o penico, tirar a roupa dele e…. não péra… já fez.”

tá lá a criança toda mijada. nessa hora ele pensa. trocar toda a roupa, achar uma compatível com o momento (frio,calor) limpar a criança, dar banho? ou usar lenços umedecidos? trocar o lençol, trocar o protetor de colchão, ir atrás de outro lençol e depois disso tudo finalmente colocar a criança para dormir novamente.

pronto esse pai volta a dormir, mais tarde, umas 2h30 da madrugada ouve-se aquele choro que ele sabe que é de aperto de xixi, o pai vai acudir pensando: “pronto, só levar o pinico, tirar a roupa dele e… não péra… já fez.”

tá lá a criança toda mijada. nessa hora ele pensa. trocar toda a roupa, achar uma compatível com o momento (frio,calor) limpar a criança, dar banho? ou usar lenços umedecidos? trocar o lençol, trocar o protetor de colchão, ir atrás de outro lençol e depois disso tudo finalmente colocar a criança para dormir novamente.

pronto esse pai volta a dormir, mais tarde, umas 4h30 da madrugada, ouve-se aquele choro que ele sabe que é de aperto de xixi, o pai vai acudir pensando: “pronto, só levar o penico, tirar a roupa dele e… não péra… já fez.”

tá lá a criança toda mijada. nessa hora ele pensa. trocar toda a roupa, achar uma compatível com o momento (frio,calor) limpar a criança, dar banho? ou usar lenços umedecidos? trocar o lençol, trocar o protetor de colchão, ir atrás de outro lençol e depois disso tudo finalmente colocar a criança para dormir novamente.

só que aí não tinha mais roupa de cama no quarto e nem roupa pro pequeno, o pai vai para cozinha/área de serviço tentar achar algum trapo sobrevivente e limpo no varal quando no escuro e sem chinelo sente o seu pé molhado, quando ele liga a luz, eis que o chão está todo amarelado de xixi do cachorro.

o nome do cachorro desse amigo de um amigo meu é GOV

o pai explode numa montanha russa de emoções sonochororaivamedodesesperoarrependimentofavor respira fundo e caí em si e chega a uma conclusão:

só pode ser karma. todos os meus pecados urinários estão sendo pagos numa única noite.

com certeza sua mãe neste momento está dormindo numa caminha bem quente feliz da vida por que de repente lhe invadiu uma sensação de total completude, pertencimento e propósito.

o dia amanhece e este pai é acordado com o seu filho gritando: pai, pai! acorda, olha aqui estou todo suado!

suado?

urina que sai pelo pinto! isso sim.

e assim tem sido os dias desse pai que é amigo de um amigo meu. os dias frios são ainda piores.

este post (pra quem não percebeu) é uma homenagem ao ator tom hanks, que é um verdadeiro obcecado por papéis que tenha personagens com incontinência urinária.

para saber mais sobre xixi na cama, onde vivem, o que comem e como se reproduzem, segue dois links muito bons sobre o assunto:

http://www.einstein.br/einstein-saude/bem-estar-e-qualidade-de-vida/Paginas/xixi-na-cama-so-10-tem-causa-emocional.aspx

http://revistavivasaude.uol.com.br/familia/fim-do-xixi-na-cama/300/

 

Related Posts with Thumbnails

categorias: para mães, para papais

assine nosso feed ou receba por email


16 Comments »

  1. Luiza, olha o que eu achei aí em DF: http://ecofestas.blogspot.com.br/

    Comentário by Andreza — abril 26, 2013 @ 4:23 pm

  2. kkkkkkkkkkkkkkkk adorei o post, principalmente o nome do cachorro do seu amigo: gov kkk
    mto criativo
    bjs

    Comentário by Kellinha Poli — abril 26, 2013 @ 5:38 pm

  3. Urinar na cama ate adolescencia é problema hormonal e hoje tem remedio…
    No caso do filho do amigo, que talvez se chame serafim, fralda resolve. 🙂

    Comentário by mari mari — abril 26, 2013 @ 9:04 pm

  4. serafim não gosta de ideia de usar fraldas. diz que é coisa de nenem. ele ta aprendendo

    Comentário by HilanDiener — abril 29, 2013 @ 11:39 am

  5. Eu fiz xixi na cama até depois de adulta… uma vez aos 21 anos na casa da tia de uma amiga numa cidade diferente da minha e aos 25 anos na casa da sogra, no primeiro ano de namoro.
    ¬¬

    Comentário by Carla — novembro 29, 2013 @ 6:49 am

  6. Bom… a minha mais velha, aos 5 anos, ainda dorme de fraldas… tentamos o desfralde por um erro nosso… foi um fiasco completo! A coisa de acordar a pequena a noite inteira para ir fazer pipi, e, muitas vezes, tarde demais, estava deixando todo mundo em casa esgotado, física e emocionalmente. Especialmente a baixinha, que estava cansada, frustrada, agressiva, tristonha…
    Um bom papo com o pediatra, com a pedagoga da escola, com a tia pedagoga e muita pesquisa mais tarde, o que decidimos? Um conversa aberta com a baixinha perguntando a ELA o que ELA queria. A resposta: "Mãe, posso voltar a usar fralda pra dormir? É coisa de bebê?"
    Depois de uma boa explicação de como tem muita coisa que temos que fazer como mocinhas ANTES de ter que nos preocupar com pipi noturno, e de como a escolha era dela e ninguém tinha nada a ver com isso, e de como usar fraldas não era vergonha nenhuma, tanto que existem fraldas para o tamanho dela, e, pronto… tenho uma filha que tem 5 anos, dorme de fraldas mas é feliz!

    Comentário by Mariana Perri — abril 27, 2013 @ 9:28 pm

  7. Ahhh… em tempo… enurese noturna tem um forte fator hereditário!
    Se quiser ler sobre o assunto, dê uma olhada no site do Doutor Marcelo Braz, é um dos papas da urologia pediátrica no Brasil… Vale a pena!

    Comentário by Mariana Perri — abril 27, 2013 @ 9:53 pm

  8. oi mariana, eu coloquei dois links no final do post explicando várias coisas. obrigado pela indicação. abs

    Comentário by HilanDiener — abril 29, 2013 @ 11:41 am

  9. enrola a cama no plastico, enrola o pinto numa garrafa…. hahaha

    e leia laura gutman hahaha

    sei bem esse amigo de amigo de amigo…

    linus ainda ta na fralda…. mas na correria de ir com ele pra faculdade sair correndo de manha e tudo mais, a fralda dele vazou coitado e eu nem tinha levado outra meia….

    Comentário by carolina — abril 29, 2013 @ 12:06 pm

  10. e a laura gutman pode me ajudar como?!

    Comentário by HilanDiener — abril 29, 2013 @ 2:47 pm

  11. Oi Hilan
    Minha irmã tem 13 anos e atá ano passado era xixi na cama quase todo dia, tomou o tal do remédio e nada…A diferença para esse amigo do seu amigo que vou chamar de HD, é que ela não temo minimo de vergonha e ela mesmo troca os lençóis. Esse ano foram só 2 escapadas, parece que ela está finalmente crescendo =)
    Ah! Ela adooooooooooora uma fralda kkkkkkkk

    Comentário by Jéssica — abril 29, 2013 @ 11:28 pm

  12. esse meu amigo nunca usou fraldas! sua irmã deve amar você! HAHAHAHAH

    Comentário by HilanDiener — abril 30, 2013 @ 9:58 am

  13. Estou me mijando de rir… sem trocadilho! 🙂 Boa sorte…

    Comentário by Ana Paula Viana — maio 2, 2013 @ 12:48 pm

  14. Parece muito com a história de uma amiga de uma amiga minha que fez xixi na cama até os 15 anos. Ela me disse que morria de medo de dormir na casa das amigas. Essa amiga de uma amiga minha também teve uns episódios depois de adulta, eu soube. Hoje ela tem um filhinho (muitolindogostosofofinho) e torce para que a incontinência não seja hereditária 😉

    Comentário by De. — maio 5, 2013 @ 6:26 pm

  15. Sabe Hilan, não é só você que tem um amigo de um amigo assim, eu tb tenho uma amiga de uma amiga minha (vou chama-la de LC) que fez até os 12, mas olha que interessante era só na casa dela, na casa dos parentes que ela visitava não fazia. A irmã de LC matava ela de vergonha na frente de todos… ela chorava horrores…

    Comentário by Liliane Carvalho — julho 3, 2013 @ 6:15 pm

  16. kkk Hilan, tamo junto! Aqui o thierry parou com 6, e o matheo com 5 ainda faz, e tamo no lucro porque eu fiz até 8, e o Lu (marido) fez até 9 (e so me revelou depois de casar kk), eu contei aqui uma vez http://www.falamae.com/2010/06/sobre-fraldas-xixi
    E sabe que meu pai tem uma teoria organopsíquica para a coisa do xixi, eu contei aqui no blog das meninas http://www.loucuramaterna.com/2013/06/o-bom-menin
    beijo pra vcs e fiquem tranquilos que antes de casar eles param

    Comentário by Cynthia Le Bourlegat — novembro 28, 2013 @ 9:56 pm

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment

*