23 de setembro

andança de constança

por luíza diener

com 15 meses de idade eu já percebi uma característica bem peculiar da constança: essa menina sabe bem o que quer e o que não quer.

ela sentou na média ou relativamente cedo, com cinco meses, teve seus primeiros dentinhos aos seis meses, se arrastou com 7 meses mas só começou a engatinhar de verdade com um ano, idade em que muitos bebês começam a andar (e alguns poucos já correm).

eu nunca me preocupei com isso. sentia que ela estava muito bem resolvida no seu modo de se locomover. além do mais, sempre foi mais um bebê de colo que de chão. teve quem a chamasse de preguiçosa e sinceramente esse não é o caso dela, pelo contrário.
sansa só faz as coisas quando se sente segura para tal e não há quem a force do contrário.
no mês passado ela chegou a dar três passinhos em direção ao papai. quando percebeu isso, sentou no chão e chorou. daí em diante ela nem tentou mais. ficou quase um mês só se deslocando ora engatinhando, ora segurando nos móveis.
depois de umas semanas, ganhou mais confiança e começou a ficar em pé sozinha. primeiro só admirando a vista, depois brincando de jogar objetos do “alto” e, já mais segura, agachando para pegá-los.

de uma semana pra cá – sem ninguém colocá-la em pé, sem ninguém ficar chamando, sem ninguém segurar suas mãos e de repente soltar – ela pôs-se de pé e andou um, dois, três, quatro passinhos! terminou, sentou e assim ficou.
num outro dia, a mesma coisa. e no outro. sexta feira passada desci pra debaixo do bloco com ela descalça, para encontrar com minha prima que estava de passagem. ela resmungou, pediu pra descer e eu a botei no chão. visto que estávamos numa calçada áspera, ela não tentou engatinhar. e saiu andando em direção à minha prima. depois saiu dela e deu mais uns passos em direção a um carro e lá se segurou. naquela hora eu percebi que ela estava pronta. sexta, sábado, domingo, sempre uns passinhos esporádicos.

mas ontem ela se sentiu super segura mesmo. primeiro, no quarto dela, atravessou ele inteiro andando. foi aí que eu consegui filmar.
até então não conseguia nem tirar foto dela em pé. ela via a câmera e sentava. via a gente filmando e das duas uma: ou tentava agarrar a câmera, ou fugia. hilan diz que ela é aquele sapo cantor do looney tunes, que pra gente faz mil peripécias, mas diante dos outros (ou das câmeras), aparenta ser um simples e pacato bebê.
tanto que ontem à tarde fui visitar uma amiga – que estava na expectativa de ver sansa andar – e já disse para ela não nutrir muitas esperanças. qual foi a minha surpresa, a bichinha se soltou, fez gracinhas e saiu andando pela sala, para lá e para cá. e, de quebra, fez uma coisa inédita: mexeu na decoração da casa!

veja bem, eu tive um rapazinho que futucava em tudo, não me dava sossego um segundo. esse rapazinho andou com 1 ano e 1 dia.
a mocinha sempre foi uma lady e ficava sempre no nosso colo, por mais que já soubesse engatinhar com maestria. mas acho ela que ganhou confiança suficiente inclusive para explorar o mundo e lá estava ela mexendo nos controles remotos, nos porta copos, no telefone, nos enfeites. ao final do dia a sola do pé já estava cinza, enquanto a cor do joelho permaneceu praticamente inalterada (e agora começa a fase mais gostosa e um tanto trabalhosa).

é mais uma etapa conquistada, mais um momento de vitória na vida da nossa pequena e de muito orgulho nos nossos corações <3

Related Posts with Thumbnails

categorias: constança, desenvolvimento do bb, marcos importantes, mês 12-18, vídeos

assine nosso feed ou receba por email


13 Comments »

  1. Que deliciaaaa…!

    Minha filha (3 meses) também é dessas. Na minha frente e do pai gargalha e rola mas quando tem alguém de fora só faz cara de paisagem.

    Parabéns pela lindeza que ela é!

    Comentário by Aline — setembro 23, 2014 @ 10:38 am

  2. Que delícia meu Deus. Morri de rir com as paradinhas estratégicas.

    Comentário by fabrinadutra — setembro 23, 2014 @ 11:23 am

  3. Que lindoo…. essa emoção que a gente sente só entende quem é mãe e pai!!! Talvez quem não seja ainda pense: nossa mas é só uma criança andando, mas pra quem sabe o que isto significa é realmente um momento de orgulho!!! Parabéns pela sua família, tenho um menino (Cauã) que acabou de completar 3 anos, e quando vejo os seus posts me da uma vontade de ter mais um, rsrs…. essa interação entre irmãos deve ser muito gostoso né? beijos

    Comentário by Camila Milena — setembro 23, 2014 @ 12:00 pm

  4. exatamente, camila! acabo de escrever sobre isso e logo devo postar no blog. cada pequena conquista dos nossos bebês é uma alegria e um orgulho enorme dentro do nosso coração!
    beijos

    Comentário by luíza diener — setembro 23, 2014 @ 1:42 pm

  5. Que gracinha.

    Comentário by ketina — setembro 23, 2014 @ 12:46 pm

  6. Eu acho ótimo ela fazer as coisas só quando se sente segura.

    O meu com 11 meses começou a andar… Mas detalhe:não sabia cair. Ate hoje não sabe muuuito bem . Então é aquele andador que temos que ficar atrás, pois endurece e pode ser “cuca” ou dente direto no chão. Isso me deixa em pânico!

    Só agora com quase 1 ano e 2 meses é que está caindo sentado ou colocando a mão pra proteger o rosto! UFA!

    Comentário by Priscila — setembro 23, 2014 @ 5:59 pm

  7. Benjamin era desses. Vivia com a boca sangrando ou com roxo na testa. Sansa é muito mais cautelosa. Impressionante como cada um é de um jeito, né?
    Beijos

    Comentário by luíza diener — setembro 26, 2014 @ 9:54 am

  8. Oi Luíza,
    Dá um orgulho, né. É incrível o quanto essas fofuras nos emocionam a cada passo e a cada descoberta. Também fiz um post sobre os primeiros passos do meu filho. Ficaria muito feliz se vc desse uma espiadinha lá: http://verdemamae.blogspot.com.br/2014/07/pequeno
    Bjos,
    Jaqueline Lima

    Comentário by Jaqueline Lima — setembro 23, 2014 @ 9:24 pm

  9. Morri de Fofura! *-*

    Comentário by Monique — setembro 24, 2014 @ 1:15 am

  10. Luiza! Que delicia.. A minha está com 13 meses mas só anda apoiada. Estamos esperando por esse momento!
    Me diz uma coisa.. A fita métrica que vc tem.. Vc comprou? Estou querendo fazer uma pra minha filhota também.

    Bjo em vcs

    Comentário by Grazi Fontanella — setembro 24, 2014 @ 11:02 am

  11. oie! a fita métrica é um dos nossos produtos da nossa loja: http://lojapg.iluria.com/
    entra lá. 🙂

    Comentário by luíza diener — setembro 24, 2014 @ 11:08 am

  12. A Constança só começou a andar apoiada agora que deu seus primeiros passos. Antes era só engatinhando mesmo. Tudo ao seu tempo, né?
    Quanto à fita métrica, a gente que faz e vende. Se quiser, dá uma olhada:
    http://lojapg.iluria.com/

    Beijos

    Comentário by luíza diener — setembro 26, 2014 @ 9:50 am

  13. […] passado sansa começou a dar seus primeiros passos e desde então não parou mais. foi lindo e emocionante. até hoje me pego surpresa ao ver esse […]

    Pingback by potencial gestante – primeiro sapato para os primeiros passos — fevereiro 24, 2015 @ 3:59 pm

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment

*