28 de setembro

aprender brincando

por hilan diener

eu andei com uns acessos de culpa ultimamente porque, toda vez que constança fica entediada, me pede para ver desenho. se digo que não dá, pede pra jogar no ipad. e olha que ela usa pouco esses recursos!

recentemente fui convidada pelo marcos piangers, autor dos livros o papai é pop 1 e 2, a conhecer o movimento dia de aprender brincando. inspirada nele, no sábado passado decidi mandá-los para o quintal e observar que brincadeiras surgiriam com o que meus filhos já tinham disponível por lá. livres para descobrir e brincar, em pouco tempo já surgiam as primeiras obras.
benjamin catou uma pedra de terra compactada e começou a desenhar no chão. busquei a câmera e logo registrei esse assustador desenho de vampiros:

img_3503_resize700

daí fui perseguir constança e ela estava com um pote na mão, o qual ela enchia e ia até um pezinho de alface que temos plantado num vasinho.

img_3512_resize700

ela e benjoca haviam construído no dia anterior uma fortaleza pro pezinho de alface ficar protegido do sol escaldante e das formigas. se funcionou, não posso afirmar com certeza, mas deve ter sido uma coisa muito legal na cabeça deles.

daí começou a chover. veja bem, havia muito tempo que não caía uma chuva de verdade aqui em brasília. tipo há uns três meses. essas crianças piraram e começaram a correr em círculos e dançar na chuva. foi uma cena linda!

img_3525_resize700img_3519_resize700

por fim, na chuva mesmo, benjoca e o pai pegaram um plástico grande que tinha aqui em casa, aproveitaram um desnível na grama, a água da chuva e sabão e voilà! um escorregador!

output_4b895k

deu até pra fazer anjinho na espuma do sabão.

output_l1atbe-1

em algum momento sansa não curtiu muito a brincadeira. mas tudo bem, não dá pra agradar todo mundo o tempo inteiro.

img_3573_resize700

depois disso, direto pro banho quentinho. havia grama e terra em lugares que eu jamais poderia imaginar!

nisso pude constatar o tanto que as crianças aprendem brincando: aprendem a expressar sentimentos e soltar a imaginação através do desenho. com esse mesmo desenho aprendem que nem só de giz, lápis e papel vivem as ilustrações infantis.
aprendem a cuidar da natureza e, na prática, entendem que aquela planta precisa de sol, mas nem tanto. precisa de água, mas nem tanto. precisa de cuidados contra formigas e outros insetos.

aprendem a brincar juntos, desenvolvem a coordenação motora através da dança, exploram o próprio corpo enquanto correm, escorregam, caem e se levantam. aprendem a persistir quando algo dá errado ou aprendem que nem sempre as coisas saem do jeito que a gente planeja, mas que sempre dá pra tirar bom proveito até mesmo de situações negativas.
mas, acima de tudo, aprendem que as melhores coisas da vida custam pouco, muito pouco e que não importa se estamos molhados ou secos, sujos ou limpos, se faz chuva ou sol, a vida sempre é mais feliz e brilhante se soubermos aproveitar cada momento.

infelizmente, estudos apontam que 56% das crianças passam menos de uma hora brincando ao ar livre durante o dia inteiro. uma de cinco crianças brinca menos de meia hora lá fora e 1 a cada 10 nunca brinca ao ar livre. dentre os mais de 12 mil pais e mães estudados, foi constatado que as crianças passam 50% a mais do seu tempo na frente de telas e eletrônicos que brincando ao ar livre.

sabendo disso, OMO – liderada pelo instituto cidade escola aprendiz – participa e incentiva o dia de aprender brincando. durante o dia 6 de outubro de 2016, milhares de escolas levarão suas crianças para brincar e aprender fora de sala de aula.

dia-de-aprender-brincando

todo mundo pode participar!
primeiro, você pode acessar o site pra explorar mais sobre esse dia: diadeaprenderbrincando.org.br
segundo, convide a diretora/diretor da escola da sua filha/filho para que eles também possam participar. clique aqui para conhecer um modelo de carta convite.
terceiro inscreva a escola aqui e aguarde o dia 6 de outubro chegar!

agora eu quero levar esse convite adiante e chamar para participar a mirela acioly, autora do de mãe para mamãe (confira aqui seu instagram, blog, youtube e facebook).

acredito que esse movimento deva começar em casa mas, ao estendê-lo para as escolas, mais famílias e professores poderão tomar consciência da importância das crianças brincarem livres e ao ar livre. é um movimento que pode começar aqui, mas nunca terá fim se essa ideia for passada adiante.

e aí? vamos participar?
não esqueça de compartilhar o movimento usando #LivreParaDescobrir #DiaDeAprenderBrincando

e mesmo assim você ainda tem dúvidas de por que é bom se sujar?
acesse www.sesujarfazbem.com.br e descubra!

selo matrioska

Related Posts with Thumbnails

categorias: 3 anos, 6 anos, criança, desenhista, educação, educando em casa, escola, publicidade

assine nosso feed ou receba por email


Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post.

Leave a comment