benjoca 3 anos!

3

hoje é um dia extremamente emocionante para mim!
tão emocionante quanto o nascimento da constança, ou o dia do meu casamento.
hoje comemoramos três anos que nosso benjoca veio ao mundo.
chegou para iluminar nossas vidas trazer uma alegria contagiante.

benjamin é um menino de ouro. não é porque é meu filho não, mas ele é especial e cativa todo mundo que o conhece.

inteligente, bem humorado, cheio de sagacidade. dono de uma memória invejável, criativo, comunicativo e muito esperto.
gosta de brincar de cozinhar, fala pelos cotovelos, adora tratores e caminhões – especialmente os de lixo.

ontem fiquei a observar ele brincando e tagarelando (ele não cala um segundo, nem dormindo). lembrei que eu anotava todas as palavras que ele sabia e contava quantas figuravam o seu vocabulário.
foi então que constatei que não faço ideia de, hoje em dia, quantas palavras compõem o vocabulário dele, porque se antes ele se expressava com duas ou três delas: “qué ábua” ou “u papai tá dedeianu“, hoje em dia ele desembesta a falar uma atrás da outra, com nome, pronome, preposição, verbo, substantivo, adjetivo, concordância verbal e nominal.

ok que ele ainda erra bastante, mas é isso que dá um charminho e que me faz me apegar à ideia de que, no fundo no fundo, ele ainda tem muita coisa de bebê.

cheio de tiradas e associações geniais como a de ontem, por exemplo que, ao ver que eu estava cansada e me deitei no sofá, me disse: “relaxa, mamãe, você tá cansada. bebe uma aguinha e agora respira fundo. isso, relaxa”. óbvio que quis morrer. posso com isso?

eu percebi que os três anos se aproximavam de fato quando vi ele entrar na famosa fase dos personagens.
ele mergulhou no mundo da fantasia e às vezes é difícil tirá-lo de lá. tem os personagens óbvios, como os tais heróis que nos perseguem (ele sempre quer ser o batman, hulk, homem aranha, lanterna verde, caçador marciano – conhecido como j’onn j’onnz ou carinhosamente apelidado por joca como john lennon) ou os personagens do star wars (sendo que ele costuma preferir ser o darth vader – sempre – o jaba ou até mesmo um stormtrooper), mas ele também pode ser outras coisas, como um lixeiro, um piloto de avião ou navio, um cozinheiro, policial. se ele vê uma foto de uma pessoa qualquer e gosta dela, inventa um nome pra ele e pronto! esse é o personagem da vez.
nunca compramos fantasias para ele, o que tem sido ótimo porque, além de não incentivar o consumismo, estimula a criatividade. se ele coloca uma blusa verde, pode ser o hulk ou o lanterna verde. se vermelha, o flash ou homem aranha. se laranja, o coisa ou um lixeiro. e por aí vai. procura acessórios, calça uma bota, amarra uma fita na cintura ou na cabeça, faz uma camiseta de capa. às vezes sai correndo pela casa para cá e para lá que nem um gato doido. chega a suar e até mencionar que está suado. algum objetivo ele tem com isso.
e por conta de toda essa imaginação fértil, tem se permitido brincar bastante sozinho.

a história do caminhão de lixo chega a ser um causo à parte, do tanto que isso é incrível para ele.
escuta o barulho do caminhão lá embaixo e larga o que estiver fazendo para ir até a janela vê-lo passar.
brinca de caminhão de lixo dentro de casa: coloca um chapéu, luvas, botas, uma camiseta laranja, dependura no braço do sofá e diz que está no caminhão. aí desce correndo, pega algum brinquedo, joga no sofá e pendura de novo. diz que o caminhão tá indo pra próxima caçamba de lixo. já encheu o sofá inteiro de tranqueiras e tivemos que cortar um pouco seu barato, porque depois ele não queria guardar nada.

na dúvida, perguntamos: “quem é você?” ou “qual é o seu nome?”, levando em consideração a frequência com que ele muda de personagem.
também tem umas de dizer “o hulk gosta de comer brócolis” (porque é verde) ou “o batman não gosta de tomar banho”, na esperança de se safar de algumas obrigações. às vezes exagera e vira um personagem desobediente, aí eu me vejo obrigada a dizer que se ele continuar a desobedecer vou ter que mandar embora o darth, flash, super homem ou seja lá qual for o personagem malcriado que não escuta a mamãe e chamar o benjamin de volta. ou explicar que eles gostam de obedecer (darth não está incluso no pacote, mas a gente omite essa informação) e que o benjamin deveria fazer o mesmo.

ele também gosta de prever os diálogos:

– filho, não mexe aí que pode machucar.
– e eu vou falar o quê?

– ai ai ai! tá doendo!
– e você vai falar o quê?
– eu avisei que machucava. vem cá pra eu te dar um beijinho.
– e eu vou falar o quê?

e por aí vai ad infinitum.

mais algumas das pérolas do benjamin:

  • viu quatro rapazes cabeludos passando na rua e disse: “olha! os BITUS!”
  • “quem come feijão é feijãozero. quem come arroz é arrozero. quem come carne é carnero. eu sou carnero!” – vegetariano jamè
  • “aqui tá escrito: não arde, mas arde“. concluindo uma verdade sobre os shampoos infantis.
  •  “quem é o barack obama?”
  • “hilan colocando o benjamin para dormir, deitado na cama junto com ele:
    – papai, eu te amo…
    – eu também, filho…
    – papai eu teeeee amooo! amo de paixão!
    – eu também (meio desconfiado de tanto amor)
    pausa
    – posso colocar a mão dentro do seu nariz ?”
  • no banho mostra o bonequinho do policial e diz: “essa polícia aqui é bem boazinha, não mata, não bate, não joga bomba, não bate na irmã, não fala palavra sujas de moleque. essa polícia tem pai, mãe, tov e microondas.”
  •  “a constança chora demais ela é uma chorista.”
  • e pra completar, esta semana ele virou pra constança e disse “eu te amo, irmãzinha” – cataplof!

te amo, meu filhote! você é maravilhoso!
obrigada por, há 3 anos, tornar nossas vidas infinitamente mais alegres!

Related Posts with Thumbnails

19 comments

  1. <3 fofo demais!!! sem dúvida nenhuma ele e´uma criança especial e isso se dá pelo amor que recebe. Parabéns ao Benjamin , parabéns a vocês, que depositam amor, muito amor nesses pitocos <3

  2. Nossa, que post lindo. Parabéns Luiza e Hilan, uma criança de 3 anos esperta e inteligente só é assim pelo apoio e incentivo dos pais e de quem os cerca.
    E parabéns Benjamin! Tu és um fofo! E amar a chorista vai ser uma das melhores coisas da tua vida. Irmãos são o máximo =]

  3. Sou completamente apaixonada por vc mindoca! Chorei do inicio ao fim desse post. To sensível hj. rs
    Parabéns lindo amado querido benjamim, tão pequeno e com uma legião de fãs. Continue sendo esse menino cheio de luz que encanta a todos nós do lado de cá! Que papai do céu te ilumine e te guarde, amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *