20 de outubro

chupeta: pagando a língua

por luíza diener

se tinham duas coisas que eu sempre disse que meu filho não usaria seriam chupeta e mamadeira. achava totalmente dispensáveis.
sei lá, às vezes eu tenho uma veia meio natureba-exagerada que grita em mim.
até que vem a realidade e faz um monte de pré-conceitos e paradigmas tombarem.

quantos de vocês já acharam certas coisas lindas e maravilhosas até descobrirem na prática que aquilo era um trambolho quase que inútil? que nem bichinho de pelúcia: é lindo até você ganhar um gigante que ocupa sua cama inteira e logo fica velho, empoeirado e você não vê a hora de livrar-se dele e dar praquela sua sobrinha remelenta. ou espremedor elétrico de suco de laranja, que só é legal se você tem alguém pra lavá-lo depois.

também tem o contrário: lavar roupa é mais prático na máquina que à mão, email chega mais rápido que carta e a probabilidade de você encontrar uma pessoa no celular é muito maior que no telefone fixo.

com isso não to querendo dizer que chupeta é o último avanço tecnológico e que não usá-la seja um trambolho, mas quero ilustrar que às vezes idealizamos certas coisas que não são exatamente como imaginávamos.

certos bebês não precisam de chupeta. para outros, ela pode ser um auxílio.
não é à toa que em inglês ela chama-se pacifier, porque realmente traz uma paz pra geral.

e foi ao perceber que em certas situações o benjamin só acalmava com sua própria mão (que ele já achou) ou com o tal dedinho, que decidimos tentar a chupeta ocasionalmente.
até porque é mais fácil tirar a chupeta que arrancar fora o dedo do filho.

compramos, então, um bico e o alívio tem sido tão grande que eu pensei “porque não arrumei um treco desses antes?”. pra minha sorte ele não pede o bico o tempo inteiro. ele é uma ferramenta e não um acessório indispensável.
quando ele quer mamar muito tempo antes do horário e começa a chorar, chupeta.
quando as cólicas estão muito fortes e ele só quer peito, chupeta.
quando dormir vira uma saga e nada mais acalma a fera, chupeta.
isso se ele aceitar.
nunca socamos o bico na boca dele. eu o passo ao redor dos lábios e o deixo procurar. se ele procura, é sinal de que quer. aí eu tento colocar na boca. se ele começa a sugar eu seguro um pouquinho, sem apertar (porque primeiro ele suga como quem vai mamar e a chupeta acaba pulando) e quando vejo que ele pegou, solto.
às vezes ele chupa só pra acalmar e depois cospe. em outras, ele fica com ela até dormir.
quando eu vejo que dormiu de fato, tiro ela da boca, porque senão ele acorda chorando quando o bico cai. tirando antes disso e ficando por perto pra supervisionar o sono fica bem mais tranquilo.

a chupeta tem sido fator indispensável na independência da livre demanda totally full e na implementação da rotina.

e antes que perguntem, a resposta é não. a chupeta não mudou a pega do benjamin durante a mamada e não alterou a mamada pro mal. pelo contrário: ele tem usado menos o peito como consolo pra tudo e agora tem mamado por muito mais tempo.

confesso que fiquei com vergonha de tocar no assunto e demorei umas três semanas pra revelar este segredo assim, em público. até parece que quem chupa chupeta escondido sou eu.
mas agora falo mesmo. é um acessório que descobrimos juntos e que pretendo tirar tão logo as temíveis cólicas acabem.

porque eu acho que – depois do amor – a matéria prima que compõe uma mãe é a contradição.
e fim.

Related Posts with Thumbnails

categorias: benjamin, educação, erros comuns, mês 0-3, questões

assine nosso feed ou receba por email


133 Comentários »

  1. oi luísa, já q vc colocou o post acho q está aberta pra ouvir comentários, né? :-)
    veja bem, eu não usei chupeta com nenhuma das minhas 3 filhas, mas acho q cada mãe sabe de si e onde lhe aperta o calo. mas acho importante dizer q nenhum bb precisa de chupeta. algumas mães precisem, talvez. os bbs, não.
    a chupeta é um artifício q algumas mães acabam lançando mão, em determinadas circunstâncias. mas nunca é indispensável. é bacana a gente salientar isso, até p q quem ler não fique com essa impressão q existem casos onde ela é absolutamente necessária. isso não é verdade.
    vc pode fazer as escolhas q quiser, é claro. não existem escolhas melhores ou piores do q outras. é algo mto pessoal. mas é bom dizer q foi uma escolha, sim. e não uma necessidade.
    essa questão de "antes a chupeta do q o dedo" tb é bem controversa. a pediatra das meninas, por ex, diz q antes o dedo do q a chupeta. pq o dedo, com o tempo, a criança vai tendo menos tempo p colocá-lo na boca, pq precisa da mão p engatinhar, p brincar, p pegar coisas… já a chupeta não. ela pode ficar o tempo todo lá, enfiadona na boca do bb.
    eu acredito mto na livre demanda – chorou, irritou, reclamou, peito! esse é o meu caminho, mas certamente, não é o único. só quis dar minha opinião, pq discordância respeitosa e educada é sempre bem vinda, não é?
    mas acho legal a gente esclarecer certos conceitos, pq chupeta não é nem nunca será um acessório necessário, pra bb nenhum.
    mas como eu mesma adoro usar espremedor de laranja… cada um é cada um, não é mesmo? ;-)
    um beijo

    Comentário by renata — outubro 20, 2010 @ 8:35 am

  2. É eu no começo da gravidez dizia no way pra chupetas (que aqui chamamos mais de bicos), mas ao conviver mais com amiga que tem bebê e não usa…vendo o bebê chorar o tempo todo resmungando eu pensei: bah, se o Lucas for assim eu acho q tento o bico e retiro tudo que eu disse.
    Não dá pra ser radical mesmo. Eu usei bico e não fiquei dependente dele, meus irmãos também. Nenhum de nós precisou usar aparelho nos dentes.
    Eu acho q as mamães passam por uma trabalheira e se o bico permitir 1 hora a mais de sono por noite já está valendo!
    Mas adorei a forma como você descreveu como uma ferramenta usada com atenção, retirando quando não precisa.
    To sempre aprendendo contigo!
    E ahhhhhhhh delícia essa foto do Benjamin, que lindo!!!

    Comentário by Vanessa — outubro 20, 2010 @ 8:43 am

  3. Sabe, Luíza, como acontecia com você, morro de medo de chupeta. Mas concordo com uma coisa: é mais fácil se livrar da chupeta que do dedo da criança. E como eu não chupei chupeta, tenho esperanças de que o Diogo não precise de uma. Mas como o maridoco chupou dedo, e até caiu em vala (eca) por causa do vício, prefiro cogitar essa possibilidade à do dedo na boca.
    Só conversaria com o pediatra sobre o melhor modelo e o momento certo de fazer o abandono do bico, porque nada mais feio que criança com dente arcado pra cima, né? O irmão do meu afilhado tem 2 anos, só dorme com chupeta e os dentes dele são horríveis. Em compensação, o filho da minha prima mal pegou a chupeta. Só colocava na boca para dormir mesmo, e qdo pegava no sono, dormindo, tirava da boca e colocava sob o travesseiro. Crianças.
    Beijocas!

    PS: Benji tá a coisa mais linda!!! Tem razão de estar apaixonada!!!

    Comentário by Raquel Gomes — outubro 20, 2010 @ 8:44 am

  4. Luiza,
    Minhas duas filhas chupam chupeta desde as primeiras semanas de vida. Como você descobriu agora, a chupeta não é um mostro como se pinta por aí. Ela tem um outro lado bastante positivo, que é o de manter o bebê mais calmo e nos ajudar nessa questão da mamada. Quantas vezes a mãe acaba dando o peito em situações que a chupeta resolve sozinha, ou seja, o bebê queria apenas sugar alguma coisa. Fora que o peito só a mãe tem, já a chupeta outra pessoa pode dar.
    Eu respeito muito a opinião de quem é contrário à rotina, à chupeta, mas cada família descobre seu próprio equilíbrio e o que funciona melhor. Aqui em casa, chupeta funciona muito bem e minha filha é super calminha. E eu também fico.
    Depois dá um trampo pra tirar, sim, mas eu ainda vejo muito mais os prós do que os contras.
    O novo pediatra das minhas filhas disse que vai me ajudar a tirar a chupeta da Rafa quando ela tiver em torno de 9 meses, vamos ver se rola. Enquanto isso, a da Luísa não vai passar desse Papai Noel.
    Não se sinta culpada ou com vergonha de jeito algum. Você não deve nada pra ninguém, muito menos satisfação sobre as decisões que toma em relação ao seu filho.
    Beijos

    Comentário by Roberta Lippi — outubro 20, 2010 @ 8:46 am

  5. PS. Sobre o comentário anterior, da Renata, as opiniões dos pediatras também variam em relação a esse assunto. O das minhas filhas, que é ótimo, acha muito melhor a chupeta do que o dedo. Até porque, vamos combinar, é muito mais higiênico colocar a chupeta na boca do que o dedão sujo, certo? E o dedo, como você mesma disse, a gente não tem como tirar da criança. Respeito a opinião da Renata, mas penso diferente. bjs.

    Comentário by Roberta Lippi — outubro 20, 2010 @ 8:49 am

  6. Oi Luiza! Dois dos meus 4 filhos usaram chupeta e foi a coisa mais fácil do mundo largar! Nenhum deles tem dentes tortos ou qualquer outra coisa estranha por causa da chupeta! Os que usaram foram os mais velhos e quando o Pietro nasceu ele já tinha duas chupetas esperando por ele. Tentei de tudo para ele aprender ou querer a chupeta. Só não passei nada doce, mas passei no leite materno… Nada fazia esse menino ficar de chupeta. Nada não! Ele ficava bem com a chupeta quando estava no sling, mas só! E o pior era que quando colocava achupeta na boca dele ele esgoelava mais ainda e tudo ficava pior! Aí cansei e desisti! E ele cresceu sem chupeta. Como deu certo eu não comprei para o Francisco e até agora não senti necessidade de dar, mas pelo jeitinho dele ele aceitaria numa boa hehehe
    Não sou contra chupeta. Simplesmente tive uma boa experiência sem ela. E no caso de vc não estar amamentando em livre demanda eu acho que passa a ser necessário para suprir a necessidade de sugar do pequeno!
    bjs

    Comentário by Larissa M Hernandes — outubro 20, 2010 @ 8:49 am

  7. Eu conheci um piscólogo que dizia que não importa a coisa. O que importa é o que vc faz com a coisa. E é realmente isso. Alice chupou chupeta até os 2 anos e meio, que foi retirada com zero trauma. E Rafael chupa chupeta, o que serve para ele e para nós de grande alívio. Não me preocupo com dentes tortos no futuro até porque não chupar nada não é garantia de que a criança não irá usar aparelho ortodôntico. Acho o dedo muito pior sim. Sou a prova viva disso. E viva as contradições da maternidade. Viva!!!!

    Bjsssssssss

    Comentário by Tathy — outubro 20, 2010 @ 8:56 am

  8. Sou da teoria que existem bebês chupeteiros, bebês dedeiros e bebês que simplesmente não querem mais nada além do peito. Alice foi do terceiro time! Eu implorava para ela aceitar a chupeta… eram noites sem fim com ela chuPEITANDO e eu sem dormir, exausta! Eu dava a chupeta, ela chupava com vigor e eu segurando, aí, quando ela travava o troço na boca, eu soltava e ela cuspia aquele troço LONGE, quase com raiva e botava a boca no mundo. Tentei de tudo, desde o mais ortodoxo encostar nos lábios, depois tentei molhar o bico da talzinha com leite materno, até mesmo aquele troço horroroso chamado Funchicórea eu tentei… ela simplesmente não queria o contato com o silicone! Só queria a coisa real!
    Amiga minha, por outro lado, era contra, a filha começou a chupar o polegar e ela lançou mão da borrachuda para livrá-la do vício no dedo… isso com poucos meses de vida. A criatura NUNCA quis saber da chupeta! Pegava, sugava até a mãe soltar e, assim que a mãe dava as costas, ela cuspia aquele negócio longe e metia-lhe o dedão na boca! Era uma dedeira!
    E conheço muitos bebês que nunca quiseram saber de dedo e, desde o parto, se agarraram numa chupeta como se aquilo fosse parte deles…
    A verdade é que cada mãe tem que encontrar o seu caminho, e cada uma tem que observar o que faz o seu filho feliz… a partir daí, pegar todos os tabus, todos os dogmas, e todos os mitos existentes e escolher quais são os melhores para ela, o resto ela deve jogar pela janela! Até o segundo filho, lógico, porque, cada bebê é diferente e tudo vai mudar!
    A única coisa que eu sou contra é dar a chupeta e depois, um dia, quando achar que já deu, tirar na marra! Deu? Aguenta! A criança vai largar um dia! Você negociará e negociará e perderá quase todas as negociações quando, no meio da noite, com um ar tristonho, seu pequeno te olhar e disser que sente MUITA falta da chupeta! Acredite, um dia ele largará por conta própria… então, sou da teoria que se você (esse você é genérico, viu, não é você mãe do Ben não, tá?Rs) deu a chupeta e ele aceitou, agora espera ele estar totalmente pronto para tirar dele, na idade que ele escolher!
    E, essa coisa de perder a pega… perde não! Conheço zilhões de bebês que usaram chupeta desde a maternidade e mamaram no peito muito bem até quase 2 anos!
    Já a mamadeira… eu fui desse teu time: MAMADEIRA NÃO! Mas, teve um dia que precisei fazer um procedimento e entre entrar na anestesia e sair dela completamente, levou mais de 4 horas… Alice não aceitava nada que fosse de silicone perto dos seus lábios e eu entrei pelo cano! Quando passou a anestesia e eu acordei de verdade me deparei com um bebê aos UIVOS, inconsolável, a mais de 1 hora! E olha que eu tinha deixado leite materno na mamadeirinha e tentaram com tudo: seringa, copinho, o diabo… se não saisse da embalagem original, ela não queria papo!!! Portanto, esse conceito será revisto com segundinho e pretendo acostumar o ser a aceitar algum outro meio de alimentação complementar (LM em outra embalagem!) desde cedo!!! Nunca mais quero passar 6 meses com o pânico de cair muito doente e ter minha filha morrendo de fome!
    E, Alice, que nunca aceitou a tal mamadeira até 2 semanas após o desmame (com 1 ano e 3 meses), hoje ADORA a talzinha e toma seu leitinho "puio i giladu" toda contente e satisfeita. E, tirar essa mamadeira, apesar das minhas negociações fracassadas, só mesmo quando ela tiver pronta – com o aval da dentista e da pediatra que reforçaram que o dano físico de uma mamadeira de leite puro é menor do que o dano emocional da tirada precoce dela!
    Enfim… é isso aí, seja feliz com as suas escolhas moça, sem medo de se contradizer!!!

    Comentário by mariana perri — outubro 20, 2010 @ 9:06 am

  9. Eu tb jurei não dar chupeta para minha filha, well, compramos a dita cuja 1 semana depois da Alice nascer, e foi uma paz realmente…e agora ela deu pra chupar a mão, e dá-lhe chupeta para tentar tirar as mãozinhas da boca pq convenhamos, mão na boca é pior que chupeta…
    Seu bebê é fofo ;)
    bjim meu e da Alice

    Comentário by Andrea Fregnani — outubro 20, 2010 @ 9:08 am

  10. Oi Lu, pois é… a chupeta. Escrevi sobre isso no blog tb pq eu era terminantemente contra chupeta e falava batendo no peito que meu filho nuuunca ia usar uma. Mas, como toda boa mãe, tive q me render a ela no momento de desespero. E quer saber? Me arrependo de não ter dado já na maternidade! Chupeta é um alívio e um descanso para nós mamães, pq acalma sim e deixa o bebê mais tranquilo. E ajuda para bebês com cólica já que para se acalmarem eles querem o peito, o que acaba trazendo mais cólica e desconforto. Eu agora digo para todas as minhas amigas… dêem a chupeta o quanto antes!
    Se quiser ver o que eu escrevi sobre o assunto dá uma olhada no link abaixo. http://conversapramae.blogspot.com/2009/06/chupet

    bjos e uma bitoca no Ben que está cada dia mais lindo!

    Comentário by Alessandra Pilar — outubro 20, 2010 @ 9:16 am

  11. oi lu,
    também tomei uma chuva de cuspe na testa com a questão da chupeta.
    pra mim era não e pronto. até que isaac começou a chupar o dedo desesperadamente.
    meu irmão chupou o dedo até os 7 anos, depois disso uma longa história de aparelhos e correções odontológicas marcaram a vida dele, e a minha, que tive que convver com tudo.
    não sou contra a chupeta, acho uma laiada por muitas vezes. mas sem exageros. isaac pede sim, mas só ganha pra dormir ou qdo está muito nervoso.
    bjinhos

    Comentário by carol garcia — outubro 20, 2010 @ 10:03 am

  12. Fiz a mesmíssima coisa. Amaldiçoei as chupetas, não comprei nenhuma… hoje cato pela casa e "salpico" algumas pelo berço na hora de dormir… rezando para que o Joaquim no desespero dos berros da madrugada milagrosamente encontre uma e enfie na boca sozinho… ainda não aconteceu, mas quem sabe.
    É isso sim! Contradição, indecisão, crise… e mmuuuuiiiitttooo amoooor.
    Bjos
    Anne
    mammisuperduper.blogspot.com

    Comentário by Anne — outubro 20, 2010 @ 10:19 am

  13. Luisa, eu poderia ter escrito este post. Cada linha (mentira, sou partidária do espremedor de laranja…rs).
    Beijos – seu menino é lindinho!!!

    Comentário by Dani — outubro 20, 2010 @ 10:21 am

  14. Manuela vem ocupando meus dias e fiquei um tempinho sem passar por aqui !! Mas a chupetaa me salva tbm em alguns momentos … principalmente como ela começa a querer mamar antes do tempo !! Também não forço ela a pegar a chupeta, até pq ela parece não ser mto fã !! hehehe
    Maaasssss outra coisa que eu achei demais foi o post das músicas !!! Já me peguei cantando cada música … Tem uma música de pagode hahah que eu ouvi e agora smp canto pra ela .. do jeito moleque, chama Bem vinda !! Aiii casa coisa, neh ???!!

    Seu blog tá cada vez melhorr !! =D
    beeeijos

    Comentário by Isabella — outubro 20, 2010 @ 10:23 am

  15. Eu tb dizia que não daria chupeta para a Lara, mas mandei comprar uma na segunda noite de vida dela, hehe. Mas ela não gosta muito não. Só pega quando está quaaaase dormindo, durante o dia, assim mesmo, eu firmo no meu peito para enganar a bichinha e aí ela dá umas três chupadas e solta e dorme.

    Comentário by Lorenna — outubro 20, 2010 @ 10:29 am

  16. Luisa
    Muitas mães já passaram por isso, não precisa ter vergonha. Até uma amiga peditara, que teve bebê 2 meses depois de mim, um dia me ligou confessando que queria dar a chupeta, coisa que, até então, ela era contra. Acho que devemos ser responsáveis por nossas escolhas. Minha filha, hoje com 9 meses, chupa chupeta apenas para dormir. Eu poderia ter conseguido sem, mas com a chupeta nós a acostumamos a dormir sozinha, sempre tirando vários cochilos durante o dia e dormindo bem à noite sem ter que mamar ou depednendo de muito colo. E ajuda muito nos momentos de dor, pois sugar alivia o sofrimento. Adoro seu blog, você é engraçadíssima e este posto pdoeria se chamar "chupeta – pagando o bico"!

    Comentário by Mariana Macario — outubro 20, 2010 @ 10:35 am

  17. Sinta vergonha não, eu também chupei chupeta, eu acho. O dedo eu tenho certeza…
    Pelo menos vc ta preparada pra caso seja necessário, a mamadeira, que no meu humilde ver de tia, parece ser indispenável.
    Benjamin fica fofo de chupeta tb.
    Bezu

    Comentário by nanda — outubro 20, 2010 @ 10:45 am

  18. Oi Luíza! Eu tb gostaria de não precisar dar chupeta ao meu filho, mas já percebi que não adianta ser radical. Até pq ele ainda está no meu útero!!! Mas, como vi com a sua experiência, pode ser que seja um bom "acessório". Minha preocupação é o cachorro! Imagina qtas chupetas teremos que comprar por dia cada vez que o cachorro pegar? Pq, pra quem tem cachorro, depois que a chupeta caiu no chão, acho que já era! Mas, como vc tem usado em situações específicas, acho que ainda não passou por isso, não? Se passar, conte aqui!!! Eu agradeço!!! Bjinhos e muita saúde para vcs!

    Comentário by Ju Cavani — outubro 20, 2010 @ 10:47 am

  19. Luiza, eu tb pensava exatamente como vc! Me recusei a comprar chupetas e mamadeiras quando fiz o enxoval. e sempre disse que minha filha não usaria, que isso era um consolo para mãe que não aguentava ouvir seu filho chorar, etc… principalmente a chupeta. Aí que por volta dos 3-4 meses minha filha descobriu o bendito dedo e começou a chupar….. Tentei tirar o dedo por algum tempo, ainda resistindo à chupeta. Acabei optando por tentar dar a chupeta. ela ainda demorou um pouco para pegar, mas eu insisti por que é muito mais fácil tirar a chupeta depois, o que fiz aos 2 anos do que o dedo. E graças a Deus ela não voltou a chupar o dedo.

    A mamadeira acabei dando aos 8 meses quando desmamei e ela ameaçou parar de tomar leite pq nao pegava copinho nenhum… comprei uma mamadeira, ela tomou todo o leite nan e acabei comprando mais algumas. Tb tirei a mamadeira com 2 anos e passei para o copinho….

    Boa sorte e não se martirize por isso!

    Bjo

    Comentário by Ana Paula — outubro 20, 2010 @ 11:09 am

  20. Oi Filhota,

    é bom ver o Ben menos joelho e mais woodstock (que nem a mãe …).

    Você não quis chupeta quando era bebê, mas, quando começou a frequentar a escola em Porto Alegre você se sentiu fora do grupo porque TODAS as crianças da escola usavam. Daí começou a roubar chupeta de boneca e usar os pinos de encaixar de um carrinho de madeira como chupeta. Deveria ter fotografado a cara de felicidade que você fez quando finalmente ganhou o tão sonhado símbolo de status e pertencimento à turma!

    A sua necessidade, nesse caso, era outra mas, acredito que se tivéssemos dado a chupeta depois de ter mamado o suficiente, não teria existido a lobisfilha ….

    Essa história de estragar os dentes é conversa … que nem chupar manga e tomar leite.

    amo vocês, com saudade.

    Comentário by Aristeu — outubro 20, 2010 @ 11:19 am

  21. O que eu acho é que tem bebê que precisa de chupeta e bebê que não precisa. A Emília não precisou e está sendo super tranquilo sem ela. Agora, condenar quem usa ou precisa dela é muita falta do que fazer…

    Ps: Adoramos finalmente conhecer o Ben ao vivo!

    Comentário by Rafael Gazzola — outubro 20, 2010 @ 1:49 pm

  22. Também comentei do nome do apetrecho em inglês no post: http://para-voce-com-amor.blogspot.com/2010/09/po

    Não é à toa mesmo!

    Aliás, você poderia renomear este post para "pagando a língua – primeiro episódio: chupeta"
    Porque segundo a minha experiência, você ainda vai pagar a língua varias vezes.
    Bjos

    Comentário by Fabi — outubro 20, 2010 @ 2:55 pm

  23. ÊEEEEEEEE!!! Lu parou de se esconder!!! Você não tem que dar satisfações a ninguém, viu? Parabéns.
    Benjos, benjos!

    Comentário by lia — outubro 20, 2010 @ 3:28 pm

  24. Oi Lu!

    Cada vez que passo no blog, da mais vontade ainda de ver o Benjamin!

    Querida, tem uma amiga jornalista la em SP que criou um blog de mae tambem.
    Ela sempre escreveu uns textos otimos, e agora sendo mae e inspirada, adorei. ;-]
    http://maegeek.wordpress.com/

    Beijoca!

    Comentário by Luda — outubro 20, 2010 @ 6:09 pm

  25. Entao essa e a sacada: tirar a chupeta assim que ele pegar no sono! Porque o Giuseppe abre um berreiro quando perde a chupeta no meio da noite!!! Vou tentar!!!

    Beijosssssssss !

    Comentário by Thata — outubro 20, 2010 @ 6:40 pm

  26. Aqui sao duas da manhã e eu acordei com o Felipe aos berros porque tinha perdido a m**da da chupeta. Isso se repete por noites e noites jah q nao eh sempre q dah pra tirar a danada qdo ele dorme. Tenho uma raiva des chupeta q nem te conto…. Agora eh um parto pra fazer ele dormir e outro pra tirar a chupeta….

    Comentário by Beta — outubro 20, 2010 @ 9:44 pm

  27. Ih Lu, relaxa!

    Eu resisti muito e o Gui nunca usou a chupeta. Tenho também uma veia meia natureba em relação à mil coisas da maternidade. Tipo: chupeta, andador, mamadeira …

    Todo dia o Gui luta contra o sono. É uma luta para ele dormir a noite. Depois do banho das 18h ele fica calminho, mama, dorme e cochila 30min e acorda as 20h e brinca na cama; e depois eu vou pro quarto tentar adormecê-lo … é claro que se rolasse uma chupetinha ele ia fácil a madrugada toda!

    Mas optei por não usar. E fico horas até ele dormir. Tenho uma prima que mesmo sua filha sem cólica, gases e ziquinhas que deixam o bebê enjoadinho, ela optou pela chupeta no 1º choro.

    Eu chupei até os 7 anos e tenho pavor que aconteça com o Gui. Mas cada um sabe o que é melhor. Se o Benjamim fica mais calminho com a chupeta, porque não!?!!!

    um bjãooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    Comentário by Rebeca Bricio — outubro 21, 2010 @ 12:42 am

  28. A Laura, quando a gente tentava dar chupeta ela cuspia e nunca gostou da idéia. Felizmente não era lobisfilha e não fazia o peito da mãe de chupeta.

    Comentário by Aristeu — outubro 21, 2010 @ 9:06 am

  29. O comentário do tio Aristeu é o melhor! ;)

    Comentário by Nanas — outubro 21, 2010 @ 9:10 am

  30. Olá, conheci o blog de vcs pelo blog enquantoleonardonaovem, adoro seus textos, reais e emocionantes.
    Benjamin é bebê muito lindo.
    Abraço, Jamile
    Campinas SP

    Comentário by Jamile — outubro 21, 2010 @ 11:03 am

  31. Conheci seu blog agora e adoreiii!!!!!!!…em relação á chupetas, sou suspeita para falar pois sou lojista, mas falarei como mãe..as minhas duas filhas usaram chupeta, e foi ótimo,pois elas tinham necessidade de sucção e eu naõ tinha leite,mas procurei chupetas ortodonticas e retirar a chupeta, não teve trauma algum…não me arrependo, mas tambem se as minhas filhas não pegassem a chupeta, naõ iria incentivar…queremos o melhor para os filhos..
    Sempre estarei por aqui..
    abraços…Ana B http://www.primeiraidade.com.br

    Comentário by Loja Primeira idade — outubro 21, 2010 @ 8:00 pm

  32. é, tb penso em ñ usar mamadeira nem chupeta…. mas se for o caso né?

    Comentário by Carol Liôa — outubro 21, 2010 @ 10:15 pm

  33. Passando só para elogiar a foto, porque de chupeta eu não entendo… rs.

    beijos…

    Benji lindão!

    Comentário by Jane — outubro 22, 2010 @ 7:21 am

  34. Eu também jurava que não ia dar bico pra Lara. Mas, no primeiro dia em casa (minha mãe já tinha comprado), quando fui tomar banho e ela estava super agitada e chorando, minha mãe tomou a decisão por mim.

    Até que não liguei, porque a Lara estava um verdadeiro poço de energia e agitação. A chupeta a acalmou e ela também não é apegada. Só chupa às vezes, e quando dorme ela mesma solta!

    Uma beleza!

    E, com certeza, mais fácil tirar a chupeta que o dedo, né!

    hehe

    Tou te seguindo!

    Beijinhos!
    http://www.mamae-pinel.blogspot.com

    Comentário by Maria Thereza Pinel — outubro 22, 2010 @ 9:29 am

  35. Certa vez ouvi a pediatra do meu filho falar essa seguinte frase: "faça o que seu coração mandar". Como dentista, era totalmente contra até meu filho nascer. Segurei a onda até os três meses, mas lhe ofereci e ele chupou até completar 1 aninho. Eu tirei, ele chorou por três noites seguidas, e depois nunca mais se lembrou. Ser mãe muitas vezes é NÃO ouvir os outros, porque pitaco é o que mais encontramos nessa caminhada de deliciosas surpresas a cada dia. Bjinhos.

    Comentário by Carol — outubro 26, 2010 @ 1:29 pm

  36. Pramim, a chupeta é o melhor "Calmante" pro Bb!!!
    Espereelecomeçarase arrastar, engatinhar e qdo se bater em alguma coisa e doer, se chorar, lá vem a calmante chupeta.
    A Mi usou e um belo dia eu encontrei todas na caixa de brinquedos e perguntei se era alí q eu as guardava, então ela respondeu q não ia mais chupar chupeta, agora eram de suas bonecas e paro mesmo.

    Comentário by (°:°) — novembro 4, 2010 @ 1:37 am

  37. Olá, parabéns pelo lindo Benjamin, eu acompanhei teu blog (muito legal!) quando Alice estava na barriga. A livre demanda realmente não deixa tempo para muitas outras coisas, no começo ela queria chupar o dedo, mas já esqueceu. Toda vez que queria o dedo, era pq queria mamar. Agora não sinto falta de chupeta e se puder não darei. Mas daqui a pouco começarei a trabalhar fora e será que ela entrará em ação?

    Um abraço! E a questão de fazer mal para a dentição (mais uma dúvida para a Cristina (pediatra)).
    Valeria Berriel
    http://www.ovofritogourmet.blogspot.com
    twitter.com/valeriaberriel

    Comentário by valeria berriel — novembro 23, 2010 @ 9:49 am

  38. oi luiza, adoro seu blog! pena só o conheci agora, mas pra mim a sua historia de parto é a mais divertida q ja ouvi na minha vida, sem falar q seu filho é lindo!
    olha só, fiz igualzinha a vc com minha filha mais velha: nao vou dar chupeta, achando q estragava a pegada do peito etc e tal…mas no cha de bebe eu ganhei 5 chpetas! e achei q era mesmo piada das maes mais experientes, dizendo q eu pagaria mnha lingua. claro com cinco dias de vida, minha filha chupou a chupeta e fomos mais felizes (quebrei a cara!). e quando ela tinha um ano e nove meses, eu engravidei de novo e dessa vez nao disse nada sobre chupetas, ganhei duas! meu filho nasceu e ele nunca quis chupeta, mas como o pai chupou dedo até ficar grandinho (e minha sogra dizia q era mais dificil tirar o dedo do q a chupeta) então eu fui empurrando a chupeta e quase amarrando o dedo pra ele nao chupar. ele nunca pegou a chupeta, mas o peito era o consolo de todas as horas! eu parecia uma canguru, só com ele grudado no peito o tempo todo. e quando ele nasceu minha filha tinha dois aninhos e meio apenas e ainda chupava chupeta! com tres anos, negociei com ela perto do natal, q se resgasse aquela chupeta e ela nao pedisse outra, ela ganharia uma bicicleta. ja tava furada ai eu mostrei pra ela e puxei, terminando de rasgar…ela chorou e disse q eu rasguei a chupeta dela, e ficou de mal de mim, mas mesmo sem bicicleta ela na pediu outra, mas claro q depois de uns dias no natal ela ganhou sua bicicleta! foi facil tirar, e acho mesmo q nao ha nenhum mal em dar chupeta. pra mim o grande segredo é a hora de tirar, q seja numa idade em q se tenha maturidade pra entender q é necessario largar a chupeta, explicar o pq de ter q deixar a chupeta e mais importe, nós maes sermos firmes na decisão (mesmo q eles fiquem de mal por dois dias rs, e a gente com coração partido!). ela largou na hora certa, os dentinhos ficaram no lugar certo e eu diria q deu tudo certo (certo?! rs) e não houve nenhum resquício psicotraumatico desta fase: ela se lembra dessa fase de uma forma bem saudavel, diz q gostava, mas ja é uma mocinha nao precisa mais disso e gosta muito mais de andar de bicicleta!
    agora, estou gravida de 36 semanas de uma menina (quase la!) e ja comprei uma chupeta! mas sou dessas maes como vc, q tem uma veia natureba pulsante, mas na maternidade tudo é descoberta, e cada filho tem seu jeitinho diferente de ser, e cada mae sabe o q é melhor para eles!

    um abraço!

    Comentário by BiaMMoreira — maio 23, 2011 @ 1:06 pm

  39. Many thanks for taking turns this kind of superb subject material on your site. I noticed it on the internet. I am going to check back again when you post much more aricles.

    Comentário by Youlanda Oschmann — julho 8, 2011 @ 9:41 am

  40. “My wife and i felt really glad when Emmanuel could complete his preliminary research because of the ideas he had in your site. It’s not at all simplistic just to choose to be giving out tactics that the rest may have been making money from. And we all grasp we’ve got the writer to appreciate for this. Those explanations you have made, the straightforward website navigation, the friendships your site assist to create – it’s got everything wonderful, and it is facilitating our son in addition to our family recognize that the issue is fun, and that is especially indispensable. Thank you for the whole lot!”

    Comentário by corset pattern — julho 10, 2011 @ 11:26 pm

  41. I must express thanks to the writer just for rescuing me from this dilemma. After searching throughout the internet and getting things which are not helpful, I assumed my life was over. Being alive minus the strategies to the problems you’ve solved all through this short post is a crucial case, and the ones that could have adversely damaged my career if I hadn’t come across your web blog. Your talents and kindness in touching everything was helpful. I’m not sure what I would’ve done if I had not discovered such a point like this. I can also at this moment relish my future. Thank you so much for this reliable and sensible help. I won’t think twice to propose the blog to any person who should receive tips on this area.

    Comentário by lie to me season — julho 11, 2011 @ 12:16 am

  42. Sorry for the huge review, but I’m really loving the new Zune, and hope this, as well as the excellent reviews some other people have written, will help you decide if it’s the right choice for you.

    Comentário by buy scrapebox list — julho 11, 2011 @ 4:27 am

  43. I am really enjoying the theme/design of your website. Do you ever run into any web browser compatibility problems? A number of my blog visitors have complained about my website not operating correctly in Explorer but looks great in Chrome. Do you have any recommendations to help fix this issue?

    Comentário by Christie Bradner — julho 11, 2011 @ 8:30 am

  44. Your blogs always include a lot of really up to date info. Where do you come up with this? Just stating you are very inspiring. Thanks again

    Comentário by Guffins Virtual Pet — julho 11, 2011 @ 12:06 pm

  45. I and my pals have been going through the nice guides on your web blog while before long developed a horrible feeling I had not expressed respect to you for those tips. Most of the young boys were so very interested to learn them and now have in fact been making the most of them. We appreciate you turning out to be simply kind and for going for this form of terrific guides most people are really desperate to know about. Our own honest apologies for not expressing appreciation to you sooner.

    Comentário by renaissance corset — julho 12, 2011 @ 3:10 pm

  46. It looks like there exists a trouble with your internet site utilising Opera web browser.

    Comentário by bridesmaid speeches — julho 22, 2011 @ 11:51 am

  47. I do not understand exactly how I ran across your blog because I had been researching information on Real Estate in Longwood, FL, but anyway, I have enjoyed reading it, keep it up!

    Comentário by REO Seminole County — julho 28, 2011 @ 12:20 pm

  48. I impressed, I need to say. Actually hardly ever do I encounter a blog that each educative and entertaining, and let me inform you, you’ve gotten hit the nail on the head. Your idea is outstanding; the issue is one thing that not sufficient people are talking intelligently about. I’m very happy that I stumbled throughout this in my search for one thing referring to this.

    Comentário by Louis Vuitton Monogram bags — julho 29, 2011 @ 12:13 pm

  49. Sometimes, I believe non-English spammers attempt to write one thing that is proper English, nevertheless it doesn’t all the time work out that way. Certainly one of my least favourite feedback is “Thanks for this put up, very informative and positively”. I didn’t miss a word. It ends with “positively”. There’s not a lot point itemizing different examples as they hold changing – just watch out for comments that don’t make an entire lot of sense.

    Comentário by Rosa Bulgaria — julho 30, 2011 @ 4:01 am

  50. Great job, are you looking for real estate in Winter Springs, FL? Learn where the deals are, get foreclosure lists and find homes for sale in Winter Springs.

    Comentário by Rotary Club Winter Springs FL — julho 30, 2011 @ 6:01 am

  51. I feel this is among the most vital info for me. And i’m satisfied studying your article. But should commentary on some general issues, The web site taste is wonderful, the articles is really great : D. Good job, cheers

    Comentário by mount phone — julho 31, 2011 @ 10:54 pm

  52. Cool. Your site appears wonderful, that i’m happy there really is a thing below really worth contributing to my top picks.

    Comentário by Jennie Baldassare — agosto 2, 2011 @ 1:27 am

  53. I precisely desired to say thanks yet again. I do not know the things I could possibly have done in the absence of the actual thoughts shown by you concerning this situation. Certainly was an absolute fearsome issue for me, nevertheless taking note of a expert strategy you solved that took me to leap for fulfillment. I am just thankful for the help and as well , wish you know what a powerful job that you’re providing training most people by way of your web blog. I am sure you haven’t come across any of us.

    Comentário by hosting — agosto 2, 2011 @ 2:21 pm

  54. produce,Individuals throughout like can display just about the most noble components anyway. The main reason why best selling adore posts previously — irrespective of year ’round are the same. For Eileen Adjust

    Comentário by ysl booties — agosto 3, 2011 @ 6:18 am

  55. Hi there lover. My wife and i really similar to the distinct producing as well as your site overall! Your posting is actually extremely clearly produced and also effortlessly simple to comprehend. Your current Hubpages type is excellent also! Will do well to learn wherever My wife and i can purchase it. Remember to endure the superb function. We need a lot more this sort of site owners for instance yourself on the web and also a lot less spammers. Great buddy!

    Comentário by Damien Ensign — agosto 3, 2011 @ 6:01 pm

  56. potencial gestante – chupeta: pagando a língua Great goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just too great. I really like what you’ve acquired here, certainly like what you’re stating and the way in which you say it. You make it entertaining and you still care for to keep it smart. I can not wait to read much more potencial gestante – chupeta: pagando a língua again from you. Thanks For Share .

    Comentário by vnc download — agosto 3, 2011 @ 8:33 pm

  57. Thanks i love your article about potencial gestante – chupeta: pagando a língua

    Comentário by vnc download — agosto 4, 2011 @ 8:59 am

  58. Hi there, possibly i’m being a off of subject matter below, but I was exploring your website also it seems extraordinary. I’m creating a blog and seeking to really make it seem nice, but each time I effect that I clutter something upward. Do you design and style your blog your self? Could somebody with small experience undertake it, as well as include updates without having fooling it? Anyway, reliable information about here, really useful.

    Comentário by Darwin Ruelas — agosto 4, 2011 @ 9:46 pm

  59. I like Your Article about potencial gestante – chupeta: pagando a língua Perfect just what I was looking for! .

    Comentário by Cut The Rope — agosto 5, 2011 @ 1:53 am

  60. I’m trying to say similar ideas like the op. Btw you have a js error while browsing with Chrome browser. This needs to be fixed in a way which every single one of us understand…

    Comentário by best dnn hosting — agosto 5, 2011 @ 6:48 pm

  61. Your Article about potencial gestante – chupeta: pagando a língua Really great visual appeal on this web site , I’d value it 10 10.

    Comentário by cover letter — agosto 6, 2011 @ 4:48 am

  62. Your Article about potencial gestante – chupeta: pagando a língua Rattling fantastic visual appeal on this website , I’d value it 10 10.

    Comentário by cover letter — agosto 6, 2011 @ 8:11 am

  63. It onerous to find educated individuals on this subject, but you sound like you know what you are speaking about! Thanks

    Comentário by sb nike dunks — agosto 6, 2011 @ 12:45 pm

  64. Great article man – This is the first time I use google transalte to transalte the article but still – the time spent on translating is worth it ! Greeting from Germany!

    Comentário by lampy sufitowe — agosto 6, 2011 @ 2:58 pm

  65. Howdy just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the pictures aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different web browsers and both show the same outcome.

    Comentário by Dewalt dw618b3 — agosto 6, 2011 @ 4:46 pm

  66. You just answered my question !

    Comentário by référencement alsace — agosto 6, 2011 @ 6:44 pm

  67. hey i’ve started out body building regarding a year ago together with i have forever always consumed fantastic cabohydrate supply fine fatty acids and a lot of healthy proteins. however keep asking high quality recipes this other people can have because you can have simple hen or even wheat breads so often. all tips? appreciate it.

    Comentário by Jong Hummell — agosto 7, 2011 @ 7:23 am

  68. Thank you for every other informative web site. The place else could I am getting that kind of info written in such a perfect means? I’ve a venture that I’m just now operating on, and I’ve been at the glance out for such info.

    Comentário by Judie Losardo — agosto 7, 2011 @ 2:56 pm

  69. Blogs should be more like this one, I think.

    Comentário by Bianca Bresolin — agosto 7, 2011 @ 9:00 pm

  70. I like the helpful information you provide in your articles. I will bookmark your weblog and check again here regularly. I am quite sure I’ll learn many new stuff right here! Good luck for the next!

    Comentário by Empangeni Bnb — agosto 28, 2011 @ 7:24 am

  71. I think this is one of the most vital info for me. And i’m glad reading your article. But should remark on some general things, The website style is wonderful, the articles is really excellent : D. Good job, cheers

    Comentário by furminator deshedding dog treats — agosto 28, 2011 @ 10:39 am

  72. Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that it is really informative. I am gonna watch out for brussels. I will be grateful if you continue this in future. Numerous people will be benefited from your writing. Cheers!

    Comentário by Langebaan Properties — agosto 28, 2011 @ 4:03 pm

  73. Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a little bit, but instead of that, this is excellent blog. A great read. I’ll definitely be back.

    Comentário by Randburg Accommodation — agosto 28, 2011 @ 5:49 pm

  74. Its like you read my mind! You appear to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you can do with some pics to drive the message home a little bit, but other than that, this is wonderful blog. A great read. I’ll certainly be back.

    Comentário by Struisbaai Accommodation — agosto 28, 2011 @ 6:26 pm

  75. It’s the best time to make some plans for the future and it’s time to be happy. I have read this post and if I could I want to suggest you some interesting things or tips. Maybe you can write next articles referring to this article. I desire to read even more things about it!

    Comentário by simons town accommodation — agosto 28, 2011 @ 7:32 pm

  76. Great goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you are just too magnificent. I really like what you have acquired here, really like what you’re stating and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it wise. I can’t wait to read much more from you. This is actually a great site.

    Comentário by zimbali self catering — agosto 28, 2011 @ 8:12 pm

  77. Hey there, You’ve done an incredible job. I will certainly digg it and personally suggest to my friends. I’m sure they will be benefited from this site.

    Comentário by Luxury Villas Cape Town — agosto 28, 2011 @ 9:27 pm

  78. how, beneficial, about it very same collect

    Comentário by Dessie Steel — agosto 29, 2011 @ 12:14 am

  79. Your Article about potencial gestante – chupeta: pagando a língua Very great visual appeal on this internet site , I’d value it 10 10.

    Comentário by cover letter — agosto 29, 2011 @ 3:18 am

  80. Thankyou for sharing potencial gestante – chupeta: pagando a língua with us keep update bro love your article about potencial gestante – chupeta: pagando a língua .

    Comentário by doodle jump tips — agosto 29, 2011 @ 4:24 am

  81. Your Article about potencial gestante – chupeta: pagando a língua Really wonderful visual appeal on this site, I’d value it 10 10.

    Comentário by cover letter — agosto 29, 2011 @ 6:32 am

  82. Your Article about potencial gestante – chupeta: pagando a língua Rattling wonderful visual appeal on this site, I’d value it 10 10.

    Comentário by cover letter — agosto 29, 2011 @ 9:49 am

  83. Your Article about potencial gestante – chupeta: pagando a língua Very great visual appeal on this web site , I’d rate it 10 10.

    Comentário by cover letter — agosto 29, 2011 @ 8:31 pm

  84. Your Article about potencial gestante – chupeta: pagando a língua Rattling fantastic visual appeal on this internet site , I’d rate it 10 10.

    Comentário by cover letter — agosto 29, 2011 @ 11:19 pm

  85. Your Article about potencial gestante – chupeta: pagando a língua Real wonderful visual appeal on this web site , I’d value it 10 10.

    Comentário by cover letter — agosto 30, 2011 @ 2:07 am

  86. more subjective, but I much prefer the Z

    Comentário by bir cocuk sevdim dizisi — agosto 30, 2011 @ 9:41 am

  87. Youre so right. Im there with you. Your blog is unquestionably worth a read if anyone comes throughout it. Im lucky I did because now Ive obtained a whole new view of this. I didnt realise that this issue was so important and so universal. You undoubtedly put it in perspective for me.

    Comentário by Spawanie aluminium — agosto 31, 2011 @ 2:41 pm

  88. I have been exploring for a little bit for any high quality articles or weblog posts in this sort of space . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this website. Studying this information So i’m satisfied to convey that I have an incredibly excellent uncanny feeling I discovered exactly what I needed. I most no doubt will make certain to do not omit this website and provides it a look a relentless basis.

    Comentário by basketball drills — setembro 1, 2011 @ 4:56 pm

  89. As you become more mature, your own males health issues could very well modify. Could your ale stomach bring about medical problems? Will be guy the symptoms of menopause a new fable or simply a accurate men’s health problem? May testosterone remedy help you sense young again? Obtain strategies to these types of along with other gents well being issues.

    Comentário by urology — setembro 2, 2011 @ 12:03 pm

  90. As you become more mature, your guys health conditions are likely to alter. May possibly the alcohol stomach bring about illnesses? Can be man change of life a new misconception or perhaps a correct to locate ailment? May possibly male growth hormone treatment method enable you to feel fresh again? Obtain strategies these types of along with guys health concerns.

    Comentário by men's exercises — setembro 3, 2011 @ 2:02 pm

  91. pistol forcible tedium sis abridge cynicism unspotted

    Comentário by vampire diaries lj smith — setembro 4, 2011 @ 1:18 am

  92. I’ll gear this review to 2 types of people: current Zune owners who are considering an upgrade, and people trying to decide between a Zune and an iPod. (There are other players worth considering out there, like the Sony Walkman X, but I hope this gives you enough info to make an informed decision of the Zune vs players other than the iPod line as well.)

    Comentário by Herpes Dating — setembro 6, 2011 @ 3:07 am

  93. ntrates on being a bir çocuk sevdim Portable Media Player. Not a

    Comentário by bir cocuk sevdim dizisi — setembro 6, 2011 @ 7:34 am

  94. Thankyou for sharing potencial gestante – chupeta: pagando a língua with us keep update bro love your article about potencial gestante – chupeta: pagando a língua .

    Comentário by hyips — setembro 7, 2011 @ 12:27 am

  95. Those Pumas are so cute! And I love skinny jeans! Theyre a must for tucking into boots.

    Comentário by Bert Yuk — setembro 9, 2011 @ 8:12 pm

  96. Excellent goods from you, man. potencial gestante – chupeta: pagando a língua I have understand your stuff previous to and you’re just extremely wonderful. I actually like what you’ve acquired here, really like what you are saying and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it sensible. I can’t wait to read much more from you. This is really a terrific potencial gestante – chupeta: pagando a língua informations.

    Comentário by droid bionic — setembro 22, 2011 @ 2:43 am

  97. rapprochement elucidatory ascendancy ironwork huckleberry platoon hegira

    Comentário by grandpa — setembro 23, 2011 @ 3:35 am

  98. 请问您能看得出什么意思么,如果看不出请通过如何,不要翻译拉!

    Comentário by Flexible graphite packing — setembro 24, 2011 @ 6:24 am

  99. Great Submission, clear statements made very well. Its such a rarety in the Domain Name sector. With this in thought your article looks like a quality overall summary of the VPS Server industry. Thank you for views!

    Comentário by Arthur Hoeft — setembro 24, 2011 @ 7:41 am

  100. I saw a lot of website but I believe this one has something special in it.

    Comentário by Outlook Boost — setembro 25, 2011 @ 2:55 am

  101. I’ll need to return once again whenever my personal course load abates — nevertheless I’m maintaining a wide open eye your own RSS feed so I can read your web site offline. I truly need to say thank you.

    Comentário by everything iphone — setembro 25, 2011 @ 5:27 am

  102. Great goods from you, man. potencial gestante – chupeta: pagando a língua I’ve understand your stuff previous to and you’re just extremely excellent. I really like what you have acquired here, certainly like what you are stating and the way in which you say it. You make it entertaining and you still care for to keep it sensible. I cant wait to read much more from you. This is really a wonderful potencial gestante – chupeta: pagando a língua informations.

    Comentário by liberty reserve — setembro 25, 2011 @ 10:11 am

  103. Very good blog! Do you have any suggestions for aspiring writers? I’m planning to start my own site soon but I’m a little lost on everything. Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there that I’m totally overwhelmed .. Any ideas? Bless you!

    Comentário by Bernie Klevjer — setembro 25, 2011 @ 12:31 pm

  104. Hi! very vey nice site. Good work and have a nice time.

    Comentário by Bobby Scarpino — setembro 25, 2011 @ 2:29 pm

  105. check out this! flashbacky80

    Comentário by Marion Orf — setembro 25, 2011 @ 6:02 pm

  106. Fantastic goods from you, man. potencial gestante – chupeta: pagando a língua I’ve understand your stuff previous to and you are just extremely fantastic. I really like what you’ve acquired here, certainly like what you are stating and the way in which you say it. You make it entertaining and you still care for to keep it smart. I cant wait to read much more from you. This is really a wonderful potencial gestante – chupeta: pagando a língua informations.

    Comentário by liberty reserve — setembro 25, 2011 @ 6:47 pm

  107. Can I just say what a reduction to seek out someone who actually is aware of what theyre talking about on the internet. You definitely know the way to bring a problem to gentle and make it important. More people have to read this and understand this aspect of the story. I cant consider youre not more fashionable since you positively have the gift.

    Comentário by Weight Reduction Basics — setembro 26, 2011 @ 6:03 am

  108. Great, I’ll post this on my own blog

    Comentário by audit référencement — setembro 26, 2011 @ 5:13 pm

  109. You could have come across a few ways by which you may get gone early ejaculation as well as last longer in bed.

    Comentário by briankkenyon — setembro 27, 2011 @ 7:15 pm

  110. You might have run into several ways in which you will get reduce ejaculation problems as well as delay your orgasm.

    Comentário by rayvon — setembro 28, 2011 @ 1:21 am

  111. Hello there, simply became conscious of your website via Aol, as well as discovered that itís really informative. I’m going to look out for brussels. Iíll end up being thankful if you carry on this in future. Numerous people will be benefited from your posting.

    Comentário by auto title loans video — outubro 1, 2011 @ 7:02 pm

  112. Yay google is my king aided me to find this outstanding site! . “The worst sin – perhaps the only sin – passion can commit, is to be joyless.” by Dorothy L. Sayers.

    Comentário by Christine Mattys — outubro 1, 2011 @ 8:14 pm

  113. I believe this site contains very great written content blog posts.

    Comentário by Oviedo FL Short Sale Realtor — outubro 1, 2011 @ 9:53 pm

  114. Fantastic, Your post is an excellent example of why I keep coming back to read your excellent quality point of view….

    Comentário by Orlando Short Sale News — outubro 1, 2011 @ 9:57 pm

  115. Thank you so much for giving everyone remarkably nice possiblity to read articles and blog posts from this blog. It can be very ideal plus jam-packed with amusement for me and my office acquaintances to search your web site the equivalent of three times weekly to find out the newest tips you have got. Not to mention, I’m so usually satisfied considering the tremendous ideas you serve. Certain 4 areas on this page are ultimately the very best we have had.

    Comentário by Roberto Space — outubro 2, 2011 @ 5:40 am

  116. Wonderful goods from you, man. I have understand your stuff previous to and you are just too excellent. I actually like what you’ve acquired here, really like what you’re stating and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it sensible. I can’t wait to read much more from you. This is actually a great web site.

    Comentário by Long Island City — outubro 2, 2011 @ 8:50 pm

  117. Nice read. I just passed this onto a friend who was doing a little research on that. He actually bought me lunch because I found it for him! Thus let me rephrase: Thank you for lunch!

    Comentário by diablo 1 download free full game — outubro 3, 2011 @ 5:24 am

  118. It’s excellent page, I was looking for something like this

    Comentário by Shalonda Boykins — outubro 3, 2011 @ 7:18 am

  119. Exactly what I was looking for, appreciate it for posting.

    Comentário by This is spam — outubro 3, 2011 @ 12:33 pm

  120. Sorry for the huge review, but I’m really loving the new Zune, and hope this, as well as the excellent reviews some other people have written, will help you decide if it’s the right choice for you.

    Comentário by وناسه نت — outubro 4, 2011 @ 2:06 am

  121. I like Your Article about potencial gestante – chupeta: pagando a língua Perfect just what I was searching for! .

    Comentário by House Training A Puppy — outubro 4, 2011 @ 8:29 am

  122. I do not understand exactly how I found this blog because I had been researching information on Real Estate in Lake Mary, FL, but anyway, I have thoroughly enjoyed reading it, keep it up!

    Comentário by Orlando Short Sale — outubro 10, 2011 @ 10:20 pm

  123. As you grow elderly, your own guys medical problems will certainly switch. Could possibly the alcohol digestive tract bring about medical problems?

    Comentário by mens workouts — outubro 11, 2011 @ 6:03 pm

  124. I’m not sure exactly how I discovered your blog because I had been researching information on Real Estate inWinter Springs, FL, but anyway, I have thoroughly enjoyed reading it, keep it up!

    Comentário by Longwood Short Sale — outubro 11, 2011 @ 8:27 pm

  125. Under Eye Wrinkles generally look just as one signal involving ageing that is expected to the majority individuals. A diverse strategy to fight Under Eye Wrinkles is with over-the-counter attention creams. You can easily fight Under Eye Wrinkles by incorporating smart common sense options. Not an issue, simply because there’s support to the Under Eye Wrinkles like a enjoy product.

    Comentário by wrinkle releaser — outubro 12, 2011 @ 5:05 pm

  126. It is a question often inquired by folks who suffer from possibly never witnessed his or her credit rating before, or perhaps have observed your adverts asking these pertaining to five, something like 20, 30 or higher weight, to determine their particular credit history. To put it briefly, the reply is „yes, no doubt you can look at you credit report UK totally free!“ It’s really a situation of figuring out how to locate the idea and being aware of what to do with this when you’ve got the idea.

    Comentário by credit rating — outubro 12, 2011 @ 5:07 pm

  127. Hi! This post couldn’t be written any better! Reading this post reminds me of my good old room mate! He always kept chatting about this. I will forward this page to him. Pretty sure he will have a good read. Thank you for sharing!

    Comentário by Walton Sustaita — outubro 12, 2011 @ 11:47 pm

  128. Today, I went to the beach with my children. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone!

    Comentário by Tamekia Argro — outubro 13, 2011 @ 2:34 am

  129. Excellent goods from you, man. potencial gestante – chupeta: pagando a língua I have understand your stuff previous to and you are just extremely fantastic. I actually like what you have acquired here, certainly like what you’re saying and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still care for to keep it smart. I cant wait to read much more from you. This is really a wonderful potencial gestante – chupeta: pagando a língua informations.

    Comentário by Constipation remedies — outubro 13, 2011 @ 7:37 am

  130. We’re a bunch of volunteers and opening a brand new scheme in our community. Your website offered us with useful info to paintings on. You’ve performed a formidable activity and our entire group will likely be grateful to you.

    Comentário by Kissimmee FL Short Sale Realtor — outubro 13, 2011 @ 2:28 pm

  131. This is very interesting, You are a very skilled blogger. I’ve joined your rss feed and look forward to seeking more of your excellent post. Also, I have shared your web site in my social networks!

    Comentário by Christian Louboutin Muffs Furry Boots — outubro 14, 2011 @ 1:17 am

  132. Oi! Sabe, eu também nao queria que a minha filha( hoje com 5 anos) usasse chupeta, mas alem de tds os fatores de calmaria que disse ai, tanto para os pais como pros filhotes, a chupeta também tem uma função muito importante, a de nao deixar o bebe “parar”, isto mesmo! Já ouviu falar em cot death? ( quando o bebe morre dormindo e ate hj nao se sabe o porque, e nao encontraram ate hj um motivo pra est morte) pois bem, acreditam que os bebes simplesmente param de respirar! Sim! E com isto acabam morrendo por falta de ar! E a chupeta faz com que o bebe chupe as vezes mesmo dormindo, e com isto a movimentação do pulmões! Moro na Inglaterra e aqui tem muitos casos disso! Vale a pena pesquisar bem, e eu nao corri o risco! Antes ser um pouco mas difícil pra tirar a chupeta, (a minha bem nova) do que meu bebe parar de respirar e ngm perceber! Nao sei se e mito, ou real! Mas fica ai uma dica pra pesquisas e um pensamento pra decisão! Beijos!!!

    Comentário by Ana — dezembro 27, 2011 @ 2:42 pm

  133. Pois é Renata, pode até ser que a criança vá aos poucos se precisando da mão para fazer outras coisas e com isso vá largando o dedo…mas todas as pessoas que eu conheci que usavam o dedo e não a chupeta acabaram sendo grandes roedores de unhas posteriormente…vício que nunca largaram e que começaram na infância…ela pode ter que usar a mão para fazer outras coisas…mas o objeto usado para acalmar a ansiedade continua bem próximo a você, colado em vc, aliás…rsrs…
    Até poucos anos atrás eu era bem adepta desta filosofia de que não precisaria usar chupeta ou mamadeira…até pq minha mãe fez isso comigo e com meus irmãos…entretanto, depois de conviver um pouco mais com minha sogra, minha cunhada, meus sobrinhos, meus afilhados e tantas outras crianças, descobri que sim, é mais fácil tirar/desapegar da chupeta do que do consolo (leia-se redutor de ansiedade) dos dedos…

    Mas é só mais uma opinião…

    Comentário by Ana — maio 23, 2013 @ 8:54 am

Feed RSS para comentários sobre este post.
TrackBack URL

Deixe um comentário

*