14 de outubro

como cuidar da sua mulher quando ela está grávida

por hilan diener

nos dias atuais em que vivemos as diferenças entre homens e mulheres estão cada dia mais apagadas, para não dizer desaparecendo, mas isso muda drasticamente quando elas ficam grávidas. as diferenças ficam abissais tornando algumas mulheres vulneráveis e dependentes, por isso o papel do marido é  fundamental para uma boa gestação.

normalmente o mesmo amor que concebeu a criança tende a aumentar durante a gravidez. um amor em dobro, tanto pela esposa quanto pelo neném que está por vir. percebi que durante os 9 meses da gravidez da luíza o amor que sentia por ela cresceu e se transformou em algo mais carinhoso, cuidadoso, neurótico e zeloso. Estava sempre pensando em como tornar a gestação dela um processo feliz e saudável.

porém nem tudo são flores. muitos futuros papais pensam erroneamente que não se pode ir além, afinal fizeram o serviço na concepção (ô parte ruim) e agora o grande milagre está acontecendo dentro da sua esposa e nada mais posso fazer. muitos ficam descontentes e frustados, não sabem o que e como fazer e acabam se afastando ao inveé de intensificar o apoio logo quando suas mulheres mais precisam. para ajudar os papais nesse momento tão inusitado e desafiador seguem abaixo algumas dicas:

1) engula o choro e sorria – se sua esposa der a noticia que está gravida, aprenda a reagir de forma correta. nada de desespero, choro ou cara de nojo. isso destrói a auto estima e, principalmente, a confiança dela em você como futuro papai. você pode, sim, ficar chocado e paralisado, mas seja homem, engula o choro e  finja demonstre que está feliz.

2) leia livros/blogs sobre o tema – quanto mais você souber o que ela está passando, melhor vai estar preparado para ajuda-la. existe uma centena de livros, como o que esperar quando ela está esperando (ou um blog chamado potencial gestante que a autora escreve tudo o que aconteceu com ela durante a gravidez e também uma coluna chamada potencial paterno. é só olhar nos arquivos : ). é muito legal ler e perceber que não estamos sozinhos no mundo e que muitas coisas que passamos outros pais passaram e estão vivos e felizes.

3) acompanhe o pré natal – ir às consultas mostra que você está interessado e irá estar sempre perto durante a gravidez. além disso, você saberá exatamente o que está acontecendo com seu bebê  e estará mais preparado para ajudá-la. preste muita atenção em tudo que o médico diz (por mais que não entenda nem metade), pois na gravidez a mulher fica mais burra desatenta e não irá lembrar de todas as coisas. outra coisa emocionante é ver seu bebê crescendo e principalmente ouvir o batimento do coração.

4) contrate uma diarista – tente reduzir ao máximo o stress. a gravidez é física e emocionalmente exigente. por isso alivie o fardo da sua eposa ajudando nas tarefas de casa e também contrate alguém para ajudar, se não tiverem. vai por mim.

5) não tenha ciúme dos travesseiros – se sua mulher começar a dormir com um milhão de travesseiros ou aqueles que parecem uma minhoca gigante, não se sinta trocado, é normal. na gravidez o peso do bebê coloca pressão sobre a coluna, nos  músculos das costas. lembro que a luiza tinha um travesseiro pra cabeça, um pra colocar entre as pernas, outro pra abraçar e uma almofada pra barriga. parecia uma armadura medieval versão fofinha.
e onde eu ficava? lá no cantinho que me restava da cama, encostado na parede pra não cair.

6) seja paciente – a gravidez é uma bomba de hormônios na sua mulher. alguns dias ela vai acordar super alegre e bem humorada, já no outro irá acordar com a pá virada, bufando de raiva ou começar a chorar um choro descontrolado sem nenhuma razão. muitas vezes não é nada pessoal: são os hormônios.
além disso tudo, a libido tende a aumentar no primeiro trimestre, depois cair no segundo e depois aumentar no terceiro. uma montanha russa sexual e hormonal. por isso tenha paciencia.

7) facilite o xixi – gestantes fazem xixi com muita frequencia. muita mesmo! uns 300 xixis por dia é pouco (hahaha!). nós não entendemos isso e muitas vezes ficamos chateados. tente se colocar no lugar da sua esposa. é muito mais inconveniente para ela do que para você.  imagine ter que se levantar 3 vezes para ir no banheiro durante um filme? sem falar das dores. no cinema, a  luíza já teve que ficar em pé para conseguir ver o filme. sentada estava impossível, pois a dor nas costelas não deixavam.  o que fazer então? seja compreensivo e paciente. não reclame ou suspire quando sua esposa pedir para parar o filme ou o carro num posto de gasolina “só” pra fazer xixi.
utra coisa muito importante é deixar o caminho do banheiro livre e com luzes fáceis de ligar. não tenha um cachorro maluco. tov deu uma rasteira na luíza e ela caiu no chão do banheiro dois dias antes do benjamin nascer. eu queria matar meu cachorro, mas acabou tudo bem.

8 ) deixe o fumo, o alcool e o café – sua esposa terá que parar com alguns hábitos e adicionar outros. então que tal ter um pouco de compaixão e ainda aproveitar para fazer aquilo que você deveria ter feito a muito tempo? se for  fumante, terá que parar de fumar. pare você também. se ela tiver que abandonar o café, faça o mesmo. é uma maneira de mostrar apoio moral e o quanto você a ama.

9) mantenha-se limpo –  mulheres grávidas tornam-se hipersensíveis aos cheiros. mesmo perfumes que ela já gostou podem deixar o estômago dela revirado. então, escovar os dentes e tomar banho diariamente (é o mínimo, ok?) e usar desorante sem cheiro, senão ela pode não ser capaz de suportar você por perto.

10) diga que ela é linda e que você a ama – por mais que algumas mudanças físicas e emocionais te assustem, não deixe de dizer o que quanto você a acha linda e que a ama imensamente (especialmente quando ela ficar imensa. ahahahha!).

ps: eu não sou o marido perfeito. muitas coisas que disse acima não consegui cumprir totalmente. aprendi errando e muitas dessas coisas espero que sejam melhores na segunda gravidez.

 

* * *

 texto publicado em 2011

Related Posts with Thumbnails

categorias: pai grávido

assine nosso feed ou receba por email


65 Comments »

  1. Boa tarde . Vou ser pai pela primeira vez. Tenho 23 anos estou com ela a 7 anos juntos, casados a 4. Cara eu não sou tudo o que ele falo mais tenho certeza que sou uns 90% :). Todos nós temos algum defeito e erramos algumas vezes . Sou militar e as vezes chego meio extressado mais tento de tudo para que ela não veja isso. Amo muito minha esposa faço tudo para ver ela bem e faço que ela sinta sempre confortada com minha presença .estou sempre dizendo que ela é linda que a amo mt. Ela está com 5 meses de gestação. Sempre fui em todas consultas. Tudo eu vou com ela pre natal , Nutri , etc. E isso que ela é bem idependente . Mais eu faço questão de ficar do lado dela sempre. E sempre falo para ela que eu irei cuidar dela e do nosso Bebê Joaquim. Adorei o site e a sua experiência . Um grande abraço a todos

    Cuidem das suas esposas. Elas não fizeram o bebê sozinha.

    Comentário by Luan — 9 de maio de 2016 @ 4:38 pm

  2. Parabéns, vc faz o seu melhor!! E pode estar certo q ela é muito feliz!!

    Comentário by Raquel — 8 de setembro de 2016 @ 9:04 am

  3. Que lindo texto!!! Foi ótimo e vou poder ajudar mais pessoas da família sem ser inconveniente!! Parabéns e obrigada!!

    Comentário by Raquel — 8 de setembro de 2016 @ 9:03 am

  4. Minha namorada me abusou, e ela nem quer mais me ver eu não sei o que fazer porque sempre fomos muito ligados, às vezes sinto falta do carinho de antes mas não tem mais alguma dica?

    Comentário by Elielton — 2 de outubro de 2016 @ 11:25 am

  5. Deixou o fumo, o café, mas a cerveja…kkk
    Valeu garoto.

    Comentário by Ulisses Ventilari — 11 de outubro de 2016 @ 6:19 pm

  6. Cara meu nome é Jeferson tenho 20 anos eu e minha esposa tebtamos e nunca dava e agora deu certo e ela esta de um mes e 3 semanas so mto apaixonado por ela e ajudo ela em tudo fico acordado com ela assim q noto q ela sentiu uma minima dorsinha me preocupo mto com ela e nosso bebe e ate entao estava fazendo de td e me declaro pra ela tpdos os dias n me envergonho de fala pq eu amo ela muito e ela sempre fala q estou cuidando mto bem dela e ela fala que sou o marido mais perfeito pois dou mta atençao e so mto carinhoso com ela e qnd ela esta de mau humor entendo ela faço palhaçadas para distrair ela ate que sai um sorriso sei q isso e por causa da gravidez e digo n sou perfeito mas dou tudo de mim pra ver ela bem e tranquila e tava lendo suas dicas mto obg me ajudou bastante apesar de estar fazendo quase a mesma coisa que vc disse mas algumas sao novas e peço para que todos q vao ser pai cuidem se dediquem de atençao se ela pedi para vc faltar um jogo de futbol pra ficar grudado nela olhando um filme sem graça fique pq ela vale muito se ela pedir para vc ficar acordado com ela fique mesmo que vc tenha q trabalhar cedo eu faço isso e n me arrependo e ela esta carregando seu bem mais precioso entao de atençao cuide ame n abandona ela e digo n vejo a hora da minha esposa estar com aquele barrigao grandao fofo quase ganhando abraços aos que ja sao pai e aos futuros papai filho e esposa sao bençao de Deus entao cuide ame e nunca trai sua mulher pq isso n vale a pena vlw

    Comentário by jeferson rodrigues — 2 de dezembro de 2016 @ 8:25 pm

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment