é de leveza que precisamos

 

nos últimos anos, conforme compartilhava a bagaceira do meu dia a dia no blog, facebook e instagram – especialmente no stories – descobri minha nova missão aqui na internet: desmistificar a maternidade. a gente já tá cansado de saber que família perfeita só existe em comercial de margarina. mas, na prática, será que realmente acreditamos nisso?

cada vez que compartilho uma foto do meu carro bagunçado, o fogão imundo, o cesto transbordando de roupas sujas, a pia abarrotada de louça, as crianças brincando no chão todo entulhado de brinquedos e sapatos , chovem de todos os cantos mensagens de mães falando o tanto que se sentiram aliviadas ao ver cenas cotidianas como aquelas: “pensei que era só na minha família”; “luíza, andou filmando minha casa sem eu saber?”; “obrigada por mostrar a maternidade como ela é” e várias semelhantes. às vezes recebo enormes desabafos sobre o tanto que a pessoa se cobra para ser melhor, pra dar conta de tudo. em outra vezes, contam-me como ela aprendeu a relaxar apenas assistindo e absorvendo o nosso dia a dia, vendo que dá pra ser mais simples, sem tanta firula e aquela carga gigante de suprir expectativas que muitas vezes nem sabemos de onde vêm.

quer um exemplo prático? FESTA DE CRIANÇA! EXPECTATIVA:

 

REALIDADE

sabem o que falta nessa nossa vida de mãe? leveza. a gente se coloca um fardo gigantesco, impossível de ser carregado. sério, só sendo super mulher – ou tendo uma rede de apoio gigantesca – pra dar conta do batidão dessa vida com filhos. mas a gente sabe que essa não é a realidade da maioria das mães desse nosso brasilzão. e aí a gente se cobra quando vê outra mãe que ~supostamente~ dá conta. e não conseguimos. e nos frustramos. e, no meio dessa frustração, muitas vezes acabamos por entregar os pontos achando que “dar conta” (esse termo vago e indefinido) é uma meta impossível de ser alcançada.

então eu decidi baixar a expectativa. aceitar a minha realidade, buscando ferramentas pra conseguir me resolver aqui, dentro do que é possível.

outra coisa que eu fiz pra alcançar uma maternidade mais leve foi rir da própria desgraça. vamos combinar: humor é tudo nessa vida! não é uma forma de anular a existência de um problema, mas um caminho pra não se levar tão a sério.

e, por fim, decidi falar sobre essa carga com outras pessoas. nada melhor que botar pra fora aquilo que está entalado. porque, quando a gente compartilha, descobre que não está sozinho. percebe que a nossa dificuldade é muito parecida com a de outras mães. que aquelas brigas entre irmãos, aquelas noites mal dormidas, aquele desânimo repentino, tudo isso acontece em praticamente todas as casas. e tudo bem!

há 3 anos eu frequento o seminário internacional de mães, que 5 de maio chega à sua 4ª edição. costuma ser um dia inteiro de crescimento e aprendizado, com foco nas mães em sua totalidade (enquanto mãe, mas também enquanto mulher). o tema deste ano é: por uma maternidade mais leve (tudo a ver com minha vivência nos últimos anos!), e trará ferramentas para nos ajudar a aliviar um pouco esse fardo tão pesado e ver sob outra ótica a tarefa de criar filhos. pra isso, contará com nomes como rita lobo, laís bodanzky e maria ribeiro.

e fica aqui meu convite a todas e todos!

confira a programação:

  • pê-efe e pê-efinho – comida de verdade para toda a família (rita lobo)
  • seja uma mãe resiliente, crie uma criança resiliente (lorraine thomas)
  • família em movimento (marcio atalla)
  • o que nenhuma escola pode fazer pela aprendizagem do seu filho – mas você pode! (roberta bento e taís bento)
  • desconstruindo modelos (laís bodanzky e maria ribeiro)

este ano promete (e vai ser a primeira vez que vou sem filhos! aeee!)! fico feliz em ver que os temas vão acompanhando o crescimento dos nossos filhos 🙂

se você tem interesse, aproveite que leitora ou leitor do blog tem 20% de DESCONTO!


clique na imagem ou acesse o link aqui e não se esqueça de digitar o código do cupom Potencialgestante (com P maiúsculo).

quando e onde?

dia 5 de maio de 2018, sábado, das 8h às 18h, no hotel maksoud plaza, em são paulo.

acesse o site para ver a programação completa e saber mais!

www.seminariodemaes.com.br

vejo vocês lá 😉

selo matrioska

 

Related Posts with Thumbnails

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *