17 de dezembro

ele desmamou. eu não.

por luíza diener

há pouco mais de duas semanas eu postei aqui sobre meu deslumbre de voltar a consumir alguns alimentos com leite e que, por causa disso, eu tive que pular algumas mamadas do benjamin.

pois bem, pulando essas mamadas – que a essa altura serviam apenas para colocá-lo para dormir – eu notei que ele dormia muito bem sem mim, obrigada. também vi que, ao deixar passar um ou dois dias de amamentação, meu peito parou de encher a ponto de quase empedrar.
veja bem, o peito esquerdo já tinha secado e o direito virou o único provedor. com essa diminuição ainda maior das frequências, o direito passou a produzir quase nada de leite – de 5 a 10 ml. isso, pra um menino de mais de 2 anos de idade, não significa praticamente nada.
aí, após o post do vício dos doces, uma leitora perguntou se eu tinha desmamado o benjamin. na hora a minha pronta resposta mental foi “não”.
mas, por incrível que pareça, após o tal post e uma pergunta tão simples, eu passei a observar isso melhor. e vi que não, ele nunca mais tinha mamado.
mas quando me perguntavam “ele ainda mama?”, por alguma razão eu respondia que sim, de vez em quando, mesmo que não lembrasse a última vez que isso tinha acontecido.

resolvi, então, esperar pra ver se ele perguntaria pelo peito novamente. foi quando percebi uma mudança de postura dele em relação aos meus seios. como mamar virou um acessório para o sono, notei que apenas algumas poucas vezes, ao nos prepararmos para dormir, ele afirmou: “eu não vou mamar não, né?”, mas não chegava a pedir propriamente.
além disso, ele passou a ficar sempre de olho quando eu trocava de roupa na frente dele.
um dia foi engraçado. ele me viu sem blusa e veio todo irônico, apontando: que peitinho malaviloso! olha só! peito!
e queria pegar no peito. perguntou se podia mamar e eu falei que o leite tinha acabado. aí ele quis apertar pra ver se saía alguma coisa. só saiu aquele colostro de grávida e ele ainda ficou me zuando, dizendo que tinha uma gota amarela no meu peito. quis dar um beijo, deitou um pouco no meu peito e ficou por isso mesmo.

achei uma coisa fofa e aconteceu realmente como eu esperava: de forma muito gradual e natural.
foram praticamente 3 meses de um desmame lento e nada traumático, mas mesmo assim eu percebi que, na minha cabeça, eu havia idealizado amamentar por mais tempo, mesmo que nunca tivesse verbalizado isso.

apenas semana passada eu consegui falar com todas as letras que ele realmente des-ma-mou.
mas quando vejo outras crianças da idade dele que ainda mamam me dá um aperto no coração.. achei que aconteceria uma mamada de despedida, que eu tiraria uma foto ou algo do tipo.
na verdade, ao escrever este post eu tive a brilhante ideia de tentar fazer tal foto, mas não rolou. eu ofereci, ele não quis, fez gracinha e ficou por isso mesmo.

e então eu pude constatar que, de fato, ele já está desmamado. mas eu ainda não.

to sofrendo, gente. sou só eu ou aconteceu com vocês também?

{lactante por 2 anos e 3 meses. in memoriam}

mamacaco
no aniversário de 1 ano

mamempejocamamaoultimo_mama
último registro dele mamando, com 1 ano e 11 meses.

 

Related Posts with Thumbnails

categorias: amamentação, benjamin

assine nosso feed ou receba por email


25 Comments »

  1. Te dizer que eu fiquei super emocionada lendo esse post, porque infelizmente eu sou MEGA traumatizada com a amamentação.. Sempre amamentei muito mal, minha filha teve dificuldade pra pegar o peito, logo voltei a trabalhar, sofri um stress grande no trabalho, e acabei amamentando só durante 4 meses, sendo que só nos dois primeiros o peito foi a única fonte de alimentação… Fico triste, cada vez que vejo uma foto assim me dá um grande remorso, e até uma invejinha nude por ter amamentado tão pouco o meu bebê.. Penso que se um dia tiver outro filho, quero amamentar o quanto puder.. Acho lindo, saudável, amoroso, um gesto de carinho, de afeição.. =)

    Comentário by Lia — dezembro 17, 2012 @ 9:15 am

  2. Tão triste neh, tb fikei assim qdo meu filho desmamou. Ate hj sinto falta (ja faz uns 7 meses).
    Qdo vejo alguma mae amamentando seu filho fico com tanta saudade dakele contato delicioso q so quem eh mae sente…
    Mas pelo menos vc logo vai ter como matar a saudade amamentando o segundinho neh.
    bjss pra todos!

    Comentário by Kellinha Poli — dezembro 17, 2012 @ 9:19 am

  3. Ai o meu Davi esta com 01 ano e 15 dias e também não quer saber mais de peito ;( pra mim foi e esta sendo traumatico pra ele natural… Ele não que o peito de maneira nenhuma, me senti mal amada… esquecida…. Mas ele largou sozinho… MEu organismo ainda não entendeu isso esta produzindo bastante leite

    Comentário by Thayse Fernandes — dezembro 17, 2012 @ 9:22 am

  4. Lucas desmamou com 10 meses e meio e eu sofri, me senti rejeitada.
    Foi gradual tb eu insistia e ele soltava logo fazia não c a cabeça me dizendo q não queria. Tirava foto tb sempre com medo q fosse a última mamada. Morro de saudades, foi uma fase linda. Também pensava que iria mais longe afinal eu estava disponível pra isso, mas foi natural, ele decidiu e agora já faz um ano que parou eu aceitei que se foi natural, sem traumas pra ele, era pra ser assim, sem drama, foi bom.
    Amamentar é gratificante, é lindo, é sublime e me senti realizada durante essa fase.
    Agora logo tu vais matar a saudade disso de novo com esse bebezico da barriga.
    Mas te entendo muito qdo dizes q ele desmamou e tu não. Eu chorava, queria eternizar aquele momento.
    Beijocas

    Comentário by Vanessa — dezembro 17, 2012 @ 9:32 am

  5. Ah Lu….eu tb queria amamentar até hoje hehehe Minha Lulu parou de mamar com +- 9 meses. Eu comecei a trabalhar qd ela tinha 5 meses e continuei amamentando de amnhã antes de sair, qd chegava, antes de dormir e na madruga…mas dai as mamadas foram espaçando (por vontade dela), as vezes eu chegava e ela não ficava nem 2 minutos no peito, e foi assim, devarinho, ela largou…com 9 meses…e eu queria ter continuado. Me dá uma saudade disso.. para mim, [é o melhor momento como Mãe: amamentar. É uma troca, de olhares, de toque, de amor, de carinho, é o momento mais sublime e amoroso. Me lembro ate hj da imagem dela mamando, daqueles olhinhos, daquele brilho.. saudades… Hj é uma Menina mt sapeca que me enche de bjs e abraço e diz "te amo mamãe, tu é linda"!! Meu ANJO!

    Comentário by Juliana — dezembro 17, 2012 @ 9:41 am

  6. 'que peitinho malaviloso! olha só! peito!'. véi, HAHHAAHAHAHAHHAHAAHHAHAAHHA. vou falar isso pra gabi hoje.

    Comentário by iulo — dezembro 17, 2012 @ 10:38 am

  7. Lindo post, filhota, cheio de emoção, e tão sincero, assim como você sempre foi.
    Parabéns por ter alimentado de você o seu filhote por este tempo tão bom.
    Você contiuará a nutrí-lo de tantas outras lindas formas para sempre em sua vida, você verá.
    Beijinhos da Mamy

    Comentário by Daisy — dezembro 17, 2012 @ 10:58 am

  8. Lindo!!!!! Que eu também consiga amamentar até essa idade. Com certeza tbém vou sofrer muito. Acho que as mães sofrem mais que os filhos né?
    Parabéns!!!
    Bjos

    Comentário by Cintya Danker — dezembro 17, 2012 @ 12:18 pm

  9. Ai Luíza, vai fazer exatamente UM ANO que Otávio desmamou, por si só. Ainda tenho leite, veja bem, nos dois seios, sempre ofereço, mas ele ri da minha cara! =s

    Ele desmamou, a quase um ano! e EU ainda NÃO! e sinceramente? não sei quando isso vai acontecer… ainda me pego olhando bula de remédio pra ver se quem amamente pode tomar… sabe? coisa de louco! hehe

    Não tenho um último registro… sofro!

    beijo beijo

    Comentário by Mamãe do Otávio — dezembro 17, 2012 @ 12:32 pm

  10. Ah eu ainda estou aqui na fase de amamentar umas 4 vezes por dia igual à você na fase do Ben quando ele tinha a idade da minha pequena de 1 ano e 3 meses… e também está começando a secar meu peito esquerdo- sai uma miséria mas mesmo assim eu mando ver nas mamadas da madrugada- aquelas das 2 da manhã, meia-noite, etc…mas eu ainda não fiz o desmame só porque ela ainda não come tão bem como gostaria….come pouco mesmo e pelo visto será assim nessa fase.Creio que sem querer, porque não programei nada de amamentação com ela, estarei como você em breve…tristonha mas feliz por ela ficar bem sem o peitão e eu por poder aproveitar ainda um tempo que sobra…beijos meus e da minha Maria Clara

    Comentário by Elaine Vaz da Silva — dezembro 17, 2012 @ 12:55 pm

  11. Oi Luiza, lindo seu post…
    Me senti super mal tbm com o desmame do meu Bento… que simplesmente não me quis mais qdo começou com o complemento por conta da alergia à proteina do leite…. com a dieta de restrição alimentar meu leite começou a nao satisfaze-lo mais e o coitadinho ficava com fome….
    e isso foi com somente 3 meses de vida….
    Então imagine, sempre que vejo um pequenininho mamando fico chateada por ele nao ter mais meu leite (que secou depois de 2 dias!!) e por eu nao ter mais aquele momento com ele…. tento fazer o momento da amamentação (mesmo na mamadeira) permanecer o maximo possivel como um momento só nosso…
    Bjoks

    Comentário by Renee — dezembro 17, 2012 @ 1:43 pm

  12. O meu filho desmamou com 1 ano e 4 meses, mais ou menos. Também foi beeem gradual (às vezes passava 1 semana sem mamar e depois pedia), bem indolor. Mas eu nunca desmamei. Até hoje tenho saudades. Sinto muita falta. Mas fazer o quê, né… desmamar mãe é que é difícil mesmo…

    Comentário by Gisela Blanco — dezembro 17, 2012 @ 2:07 pm

  13. Já tem um ano que desmamei meu pequeno, hoje com 3 anos, e ainda sinto saudade quando vejo algum bebezão mamando.
    E ainda hoje ele continua querendo pegar, segurar e beijar meu peito.

    Comentário by Vanessa — dezembro 17, 2012 @ 2:18 pm

  14. Esse olhinho de bebê mamando é uma das coisas que eu mais sinto falta quando eles crescem!rs

    Comentário by Mariana Perri — dezembro 17, 2012 @ 8:53 pm

  15. Vocês têm uma linda história, Luíza. Parabéns.
    Alice nem desmamou ainda e eu já sofro, mãe é tudo doidja mesmo!
    Espero que com minha pequena seja assim também. Natural, sem traumas… muito lindo!
    🙂

    Comentário by Patricia Boudakian — dezembro 18, 2012 @ 10:42 am

  16. Comigo aconteceu parecido, só que alguns meses antes. Meu pequeno parou de mamar faltando duas semanas pra completar os 18 meses. Começou com meu peito esquerdo secando e consequentemente, meu peito direito ficou sensível, o que causava um pouco de incomodo, mas que não superava o prazer de ver a alegria dele quando via o peito e os olhinhos cheio de amor pra mim enquanto mamava… Faz 5 meses que ele nao mama mais, nao foi traumático o desmame pra ele, sei que meu pequeno sofreu, mas quem sofre mesmo até hj sou eu. Nao posso ver outras mães amamentando que meu coração chora… Ainda hj mostro o peito pra ele que diz: NÃO e vira a cara. Ai como sofro rsrs… Sei que a saudade desse momento vai ficar pra sempre… Mae nao desmama nunca rsrs…

    Comentário by Nilza — dezembro 18, 2012 @ 3:04 pm

  17. […] achei que ainda fosse demorar muitos anos pra que isso acontecesse.. jogou a chupeta pela janela, desmamou gradualmente e sem traumas. gradual também foi o desfralde. vai de cueca a todos os lugares e desde […]

    Pingback by potencial gestante – ele começou 2012 como um bebê e terminou como uma criança — dezembro 31, 2012 @ 9:16 am

  18. Fico pensando em como vou me sentir, meu pequeno completou 1 ano e 9 meses e ainda mama, já consigo colocar ele para dormir a noite sem mamar, mas durante o dia é difícil. Como meu ciclo menstrual já voltou ao normal fico com os seios doloridos antes de menstruar e fico um pouco irritada por causa da TPM, então estou tentando convencer ele a mamar menos. Mas quando estou sentada ele sobe no meu colo e já vem direto pro peito, principalmente se estiver com sono, rsrsrs

    Comentário by Sheila Rebeca Nascimento — dezembro 31, 2012 @ 12:46 pm

  19. Bem triaste rss comigo foi um pouco parecido..até hoje tenho vontade de amamentar kkkk após quase 2 anos rss
    da saudades…

    Comentário by RUbia — maio 23, 2013 @ 6:28 pm

  20. Acho lindo o jeito tão natural como você trata as coisas. Não canso de admirar essa família linda.
    http://naninhamoura.blogspot.com

    Comentário by Mariana Moura — maio 23, 2013 @ 7:49 pm

  21. Nossaaa…Acho que está acontecendo o mesmo comigo,mas ao contrario de vc meu bebe está com apenas 6 meses e ainda tenho bastante Leite!
    De uns dias para cá ele está evitando o peito,pega,mas logo vira e vai olhar qualquer coisa e iguinorar o peito.Estou entrando em Luto ahaha,pois sempre quis amamentar,e sempre tive em mente amamentar por pelo menos 3 anos e meio(o mínimo).Penso que pode ser a fase de introduçao de novos alimentos…
    Vou esperar e ver no que vai dar,espero que ele volte a gostar tanto quanto gostava antes.

    Comentário by Jordana — maio 23, 2013 @ 9:03 pm

  22. […] e amamentei benjamin por quanto tempo ele quisesse quando, por fim, com 2 anos e 3 meses, ele desmamou naturalmente. hoje tenho um menino “um filho bem resolvido, independente, educado, mas que nunca duvida do […]

    Pingback by potencial gestante – de quando eu tinha medo de “acostumar mal” meu filho — janeiro 20, 2014 @ 7:30 am

  23. Aiiiiii….eu estou aqui passando exatamente por isso……..minha filha tem 16 meses sim 1a e 4 m e ela se desmamou…ela ja vinha dando sinais…bom voltei a trabalhar ela tinha 6 meses e inseri a mamadeira…..mas isso não fez diferença a minha filha continuou mamando no peito mto bem e no começo nao aceitava de forma alguma mamadeira comigo depois começou a aceitar esporadicamente….até que inseri uma mamadeira antes dela dormir porque estava com bem menos leite e ela me pedia….mas tinha épocas que ela nao queria mamadeira só tetê……..e eu semrpe dei mesmo que doesse mto por ela puxar e sugar com todas as forças…ela tirava o leitinho ehhehehe…..e seguimos assim…..mas agora depois dos 1 a e 3 m comecei a notar que chega apra pegá-la e nao pedia tete…….nao ligava e se eu tentava dar nao aceitava e foi assim….ate que no dia em que completou 16 meses mamou pela ultima vez…….e agora faz 3 dias que nao está mamando e eu com um aperto no peito uma vontade de obrigá-la a voltar…..e ela largou quando estava meio doentinha…pensei que podia ser isso mas TODAS as vezes que ficava doente ai sim que mamava o tetê…..agora simplesmente nao pede……as vezes fala eu vc quer ela diz sim mas se ponho ela na posição ja chora q quer levantar e brincar……..depois de dois dias sem mamar falou quando tento caca…e limpou a lingua…entao só acho que nao volta mesmo…e eu to aqui toda chorosa admitindo porque ela simplesmente nao aceita e eu aqui triste com medo de ter sido culpa minha da mamadeira ou seila o que…..mas se fosse isso teria largado com 6 meses e nao 1 a e 4 m……bom enfim…..desabafei…mas continuo bemm msentida….sem minha bebe mamando e passando a mao no meu rosto e mexendo no pezinho e olhando pra mim com todo amor do mundo…….triste mas ela escolheu tenho que respeitar a escolha dela….

    Comentário by Ludmil — abril 7, 2015 @ 5:12 pm

  24. Comentando em post antigo rsrs Mas é que meu filho acabou de desmamar (2 a 6 m) e relendo esses posts vejo que nossa tática foi muito parecida. Hoje também meu filho me viu sem blusa e falou: olha, dois mamás. Quis pegar, encostou a boca, lambeu (!) mas em momento algum tentou sugar. E foi a hora que percebi que sim, ele desmamou. Deu uma dorzinha… mas tudo bem, é uma fase que se encerra, e estamos em uma tão gostosa que compensa demais!

    Comentário by Mari — outubro 2, 2015 @ 2:59 pm

  25. É estranho pensar nesse momento … Percebi que não estou preparada. O meu bebê sim. Ele está com 1 ano e 9 meses. Sempre foi meu sonho amamentar, já que meu primeiro filho mamou muito pouco. E meu Gui Gui realizou esse sonho. Estou muito triste … me sentindo mal. Como se houvesse um vazio dentro de mim. 🙁

    Comentário by Samara — outubro 5, 2015 @ 10:50 pm

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment

*