29 de agosto

enxoval da gestante

por luíza diener

quando eu estava grávida, tinha começado a escrever uma saga de posts sobre o enxoval da gestante, mas nunca passei da primeira parte. hoje eu resolvi resgatar e concluí-lo, dando algumas dicas para as gestantes e potenciais gestantes de primeira viagem.

o argumento é simples: muito se fala sobre enxoval do bebê. é bom você já ter algumas coisas à mão para, quando o bebê nascer, você não ter que sair como louca para comprar. “mas ninguém me disse que a unha dele crescia tão rápido! precisa de tesourinha?”
precisa.

antes eu achava besteira comprar roupa e acessórios para grávida, mas depois de virar gestante de fato, repensei que maternidade não é um estado, é uma condição quase perpétua. são 9 meses de gravidez + longos meses de amamentação. isso quando a pessoa não resolve engatar no segundo filho.
então não se engane: não são apenas nove meses. pode ser um, dois, quatro, seis anos de maternidade intensiva. é tempo suficiente para, caso não se cuide, as pessoas mais recentes na sua vida te encararem como uma baranguinha maternal.

por isso te dou 2 razões para montar o enxoval da gestante:

  1. disposição: quando se está grávida, muitas vezes bate aquele cansaço, enjoo, desânimo, preguiça, calor, impaciência ou qualquer outra coisa. claro que no último trimestre isso se intensifica por causa do peso da barriga, mas não se engane: no começo da gestação a gente se sente um bagaço e ninguém te leva a sério porque ainda não vê sua pança;
  2. grana: é consulta, enxoval, detalhes do quartinho, carrinho, berço e mais um monte de coisas pra você torrar a grana. para não-ricas como eu, não sobra muito dinheiro pra cuidar de si. por isso é bom já fazer um pé de meia barriguda, pra poder dar-se ao luxo de ter uma gravidez minimamente confortável.
baseado nisso, gostaria de apresentar alguns itens que foram magicamente miraculosos na minha gravidez.
não digo que todos sejam indispensáveis, mas todos valeram muito a pena.

enxoval da gestante

cosméticos

  •  hidratante, muito hidratante
    durante toda a gravidez eu devo ter usado de 8 a 9 potes de cremes hidratantes. é mais do que já usei em toda a minha vida! a pele estica muito durante a gravidez, coça demais, penica e pode ter estrias por conta disso.
    hidratar a pele nessas horas dá um alívio descomunal. de fora pra dentro, com os cremes, e de dentro para fora, ingerindo bastante líquido – especialmente água.
  • óleo corporal
    uma alternativa rápida ao hidratante, porque dá pra passar no final do banho, com o corpo ainda molhado. mas não sei por que, sempre preferi o cremão. então, durante toda a gravidez, usei apenas 2 óleos.
  • filtro solar use e abuse. usei 2 em toda a gravidez. filtro de rosto especial para gestante. não oleoso, mas extremamente hidratante e eficiente. e sem perfume.
    pele de grávida é muito sensível e mancha mesmo. se não passar filtro pelo menos no rosto, você pode adquirir manchas que te acompanharão para sempre. não vale a pena arriscar.
  • bucha vegetal, para preparar os mamilos
    é um assunto controverso. há quem diga que não precisa fazer nada, mas muitos dizem que é bom preparar os mamilos para a amamentação. muito li sobre pegar sol, mas de que jeito? fazendo topless na janela do apartamento? acho que não, ein? o jeito foi arrumar uma bucha vegetal (comprei uma pequenininha, redonda, para o rosto) e esfregá-la com vontade na hora do banho. no começo doia um pouco, ardia outro tanto. mas com o tempo foi melhorando. e vou dizer: isso não é nada comparado com um bebê faminto mordendo o seu peito. vai por mim.

vestuário

  • sutiã de boa sustentação (2 a 3 unidades)
    fuja a passo largo dos que têm bojo e voando dos com aro. hoje em dia já existem sutiãs específicos para gestantes e valem a pena. meu peito ficou 1 número maior que costumava ser nos meus intensos dias de tpm;
  • calcinhas confortáveis (umas 7 quebram o galho)
    pelo menos um tamanho maior que o habitual. esqueça as tangas ou modelo string. prefira as mais larguinhas e de algodão, que ventilam melhor e não dão alergia (vai por mim, a coisa fica esquisita durante a gravidez).
    eu não diria que é 100%  essencial comprar calcinhas específicas, mas uma coisa que eu notei é que, conforme a pança cresce, a calcinha fica cada vez mais baixa e parece que fica perdida lá embaixo. o forro não encaixa e vai parar lá atrás. dica: teste marcas diferentes pra ver qual se adapta melhor a você. não compre muitas. vai que você engorda mais que um número e precisa se livrar das antigas?
  • calça jeans para gestante (pelo menos 2)
    recomendo! recomendo! recomendo! minha melhor aquisição gestancial foi a calça para grávidas.
    no cabide elas são esquisitas, mas depois que você veste é um conforto sem fim e quem vê de fora vai achar que você está usando um jeans normal. separe com antecedência um (bom) dinheiro para comprar pelo menos duas (gastei R$ 160,00 na minha e não me arrependo). se conseguir controlar a ansiedade, deixe pra fazê-lo apenas quando já estiver quase perdendo suas calças antigas. se estiver na época do calor, vale a pena investir em uma bermuda ou shortinho também.
    as minhas eram jeans, mas no cós tinha uma malha bem macia e grandona, que cobria boa parte da barriga e não apertava. dica: para comprar essas calças antes da barrigona despontar, experimente colocar os dois braços dentro da calça. isso mesmo! um em cada perna, ao lado do quadril. se couberem com folga, fique tranquila! se você engordar dentro do recomendado, elas dão até o fim e ainda serão suas companheiras por alguns meses após o parto.
  • blusas (pelo menos 7)
    1 ou 2 tamanhos maiores. até uns 5 meses eu, magrela, usei minhas camisetas normalmente. mas foi chegar no sexto mês que.. bum! a pança explodiu! e foi aí que eu virei adepta às camisetas compridas. já existem muitas camisetas, camisas e toda sorte de blusas especializadas para gestantes, mas nem todo mundo pode bancá-las. também acredito que valha a pena investir em uma camisa mais social com modelagem específica para as barrigudas, de repente pra algum jantar ou para ir trabalhar. mas pro dia a dia, vale a pena comprar camisetinhas beeem compridas ou mesmo batinhas.
    dica: 
    não tenha medo do tamanho G ou GG. ele é seu amigo! lembre-se: você não está gorda; está grávida.
    dica nº 2: já vi algumas grávidas que encontram dificuldade em achar casaco. eu não passei muito frio porque fui uma grávida extremamente calorenta e o inverno de brasília não é lá muito rigoroso. mas você pode usar um casaco normal com abertura frontal e uma blusa comprida por baixo, ou então pode investir em um bom casaco para grávidas.
    afinal, gravidez não é sinônimo de baranguice.
  • vestidos (uns 3. ou mais. muito mais)
    ah, minhas caras leitoras! preciso confessar: bem antes de engravidar eu jurava que nunca usaria vestidos na gravidez. falava pra mim mesma que parecia um botijão com capinha. mas eu estava barrigaredondamente enganada. vestidos são frescos, são confortáveis, não apertam a perna nem a barriga. e podem ser lindos de viver.
    alguns até dão pra usar ad eternum, com ou sem bebê, com ou sem barriga.

dica para as não-ricas como eu: compre roupas que sirvam para a gravidez e pós parto/amamentação.
depois que o benjamin nasceu e passou a mamar como um bezerro faminto, eu precisei rever algumas roupas. por exemplo, não dava pra sair com um vestido inteirão, porque se o guri resolvesse mamar, não tinha como.
e nos primeiros meses pós parto eu estava com aquela pança grande, solta, molenga, pelancuda e não tinha coragem de usar camiseta e levantá-la para amamentar em público. então, para evitar a aparição do maracujá flácido albino, acabei comprando algumas camisas de botão.

acessórios

  • sapatos baixos (1 ou 2 pares)
    têm que ser confortáveis e daqueles coringas. pode ser rasteirinha, sapatinha, sleepers, oxfords, dentre outros.
    escolha um de couro macio (pelica é uma excelente opção para a sapatilha) e que seja aquele tipo de sapato que você passaria o dia inteiro batendo perna com ele.
    mas fuja dos sapatos de plástico, a não ser que goste de sofrer. pra que fazer sacrifícios bobos com seu pé se a gravidez já é cheia de pequenos incômodos? evite quantos puder!
    dica: a melhor época pra comprar sapato (gestante ou não) é quando você já andou um bocado, de preferência em um dia quente. isso porque o pé incha e você vê como ele vai ficar na realidade. só não esqueça de dar uma limpadinha nele antes de sair enfiando no sapato dos outros. eco!
    mas já vou avisando: tem grávida que o pé incha tanto que a impressão que dá é que ele aumentou de número. ou seja, mais uma vez deixe pra comprar conforme a necessidade.
  • almofada para a barriga é uma rampinha pequena que começa fininha e fica maior. quem vê acha que é mais um daqueles acessórios inúteis que inventam por aí. mas foi a melhor amiga nas noites desconfortáveis de uma barriga grande. é ótima pra quando a barriga começa a ficar redonda e pesada, a ponto de interferir na hora de dormir, quando você vira para um lado e para o outro e parece nunca achar uma posição adequada.
    comprei a minha num brechó, pela bagatela de 15 reais e virou minha companheira de terceiro trimestre. depois disso, já emprestei para várias amigas gestantes e todas elas usaram e abusaram (mas a bichinha continua inteirona).
  • outros acessórios
    já vi grávidas que usam e amam meia calça para gestantes e aquelas faixas-suporte para barriga. a faixa eu não cheguei a experimentar, mas bem que eu queria, porque no finzinho a pança pesa mesmo. já a meia calça era muito boa porque aliviava tudo, mas coçava muuuito minha barriga e eu acabei desistindo.

e você? quais itens você considera essenciais durante a gravidez? o que é que você usou/usa durante a gravidez e recomenda para todo mundo?

se, como eu, você também acha que algumas peças de vestuário com modelagem específica para as barrigudinhas fazem toda a diferença, apresento-lhe a Lui Mammy Store, uma loja virtual para gestantes que vende uma grande variedade de roupas para grávidas, como blusas, saias, vestidos, macacões, calças e muito mais.
eles entregam em todo o brasil, com rapidez e segurança certificada nas suas compras.

o que eu mais adoro de lojas virtuais é que você não precisa sair de casa. sério, às vezes pode ser atormentador sair com filho pequeno, barriga pesada, enfrentar trânsito, achar estacionamento, subir, descer do carro, pegar chuva, pegar sol… cansei só de pensar!
e se você quiser trocar algum produto, pode fazer isso num prazo de 7 dias. conheça a política de troca e devolução.

para completar, a Lui Mammy Store está oferecendo descontos de 30% a 40% nas peças de inverno e você ainda pode parcelar suas compras em até 6x sem juros.

e não esqueça de compartilhar suas experiências e recomendações aqui, ok?

Related Posts with Thumbnails

categorias: Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , enxoval da gestante, estou grávida, para gestantes, quero engravidar

assine nosso feed ou receba por email


41 Comments »

  1. Eu usei um creme anti estrias muito bom e barato, recomendo e estou usando novamente nesta gravidez, só não recomendo a calça jeans eu acho que já que é gestante use outro tecido mais confortável e relaxa ninguém vai se tornar a miss Brasil do ano então se sinta bem para usar roupas leves e confortáveis fuja dos saltos e use muita make afinal vc tá gravida não doente, se sinta linda na fase mais sexy e permissiva da sua vida… acho que é isso!!!

    não sei se pode falar o nome mas, o creme é da avon se chama skin so soft tem uma tampinha verde custa uns 16,00 reais e tem um cheirinho de pepino mas, é maravilhoso!!! estou na 3° gravidez e sem estrias!!!

    Comentário by Ione Carvalho Gracia — 29 de agosto de 2012 @ 10:50 am

  2. eu empolguei com a ideia do creme. mas cheiro de pepino… ecaaa! ahahhaha!
    pra mim o mais difícil de achar cremes na gravidez foi justamente o cheiro dos produtos. tinha que ser sem quase nenhum cheiro, ou com algum cheiro suave e que me agradasse muuuito.

    mas fica a dica pras grávidas não-enjoadas como eu. o preço é ótimo mesmo.

    Comentário by luíza diener — 30 de agosto de 2012 @ 9:47 am

  3. Adorei!! Ainda essa semana comentei no meu último post que já olho minhas roupas enxergando uma barriga lá dentro, antes mesmo de estar tentando engravidar (a louca!). É claaaaro que quando chegar a hora vou fazer esse enxoval todinho aí. \o/ Ninguém merece deixar de curtir a gravidez por não estar se sentindo toda gatona! 😀
    Beijo!

    Comentário by A louca do bebe — 29 de agosto de 2012 @ 11:07 am

  4. Acho grávidas lindas, ainda mais bem vestidas. Na minha primeira gravidez, como sou muito econômica (pão-dura) e faço parte do time das não-ricas (rss….) comprei uma calça jeans baratinha/larguinha, uma calça de malha preta e alguns vestidos do tipo "sempre usei e vou continuar usando". Não passei apuro, mas estava de licença do trabalho para estudar. Agora, que estou na segunda gravidez (e sabe-se lá se pode ser a última né?!), decidi que vou comprar umas coisas mais específicas, até porque não dá pra trabalhar/estudar/sair/cuidar de um filho de1 ano e 5 meses com duas calças!!!
    Acho roupas de grávida MUUUIIIITTTOOO caras (acho que tentam explorar nossa empolgação), mas um lugar que tem calças e bermudas por preço mais que razoável (por volta de R$ 80,00) é na Riachuelo. Lá também há blusas e vestidos com corte específico para gestantes… não é sempre que se encontra algo que se possa dizer:"que lindo", mas tem sempre uma ou outra coisa básica e legal para as barrigudinhas! Estou só esperando a pancinha crescer um pouco mais para investir!… Afinal conforme você disse, são 9 meses de gestação, x meses (anos) de amamentação… até a próxima gestação. Eu, que quero ser mãe de pelo menos 3, acho que vou aproveitar bem as aquisições por pelo menos uma década!!!!

    Comentário by Sabrina — 29 de agosto de 2012 @ 12:33 pm

  5. então, na riachuelo eu achei umas roupas legais pra grávida. e também renner e c&a.
    mas todas enoooormes pra mim, que sou PP. ehehhhe!

    quanto ao preço, pior é que não é exploração não. eu conheço gente que trabalha nessas marcas de gestantes e olha, o negócio é caro mesmo. porque a modelagem é diferente, tem que ter alguém especializado. bem como a mão de obra. o preço de custo de uma peça para gestante é enorme, às vezes 4x, 5x mais alto que uma peça normal.
    no caso dessas super lojas é porque eles produzem em grande escala e tem um faixa de lucro menor, porque vendem grandes quantidades.

    beijos

    Comentário by luíza diener — 30 de agosto de 2012 @ 9:46 am

  6. Olá!!
    Estou gravida de 37 semanas e faz tempo que "frequento" seu blog, mas nunca comentei… eu moro perto de vc, em Anápolis, GO. Adotei a calça pra gravida (ganhei uma jeans e paxonei, e umas de malha com cós beem alto, daquelas modelo da Jade, que amarram do lado e o cós cobre a barriga), a almofada também virou companheirinha. Recomendo as conchas de amamentação pra quem ainda não tem o bico formado ou pra quem já está com leite vazando (meu caso, rs). Usar antes do parto acostuma, não suja roupa a toa e vai formando bico certinho. A faixa eu não comprei, mas adaptei um lençol velho , dobro ele num largura que fique confortável e amarro, segurando a barriga por baixo. Dá um alííívio imenso!!

    Comentário by Fairuce Freisleben — 29 de agosto de 2012 @ 12:43 pm

  7. Que legal. Tenho família em Anápolis. tios, primas, avó.

    Eu vi um tutorial bem legal de faixa pra barriga, olha só: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0
    ´
    beijos

    Comentário by luíza diener — 30 de agosto de 2012 @ 9:40 am

  8. Quanto ao preparo do peito, pra mim foi a mesma coisa rsrs… Tomar sol no peito?! A minha quadra na Asa Sul de Brasília iria mandar me prender rsrs… Recorri a tal bucha vegetal durante toda a gestaçao e deu certo. Nao sofri com os problemas habituais que podem ocorrer. Apenas estranhei um pouco nas primeiras mamadas, penso que era a tensão, o medo de doer… Nao comprei quase nada. Usei minhas blusinhas de antes porque já eram meio larguinhas. Uns dois vestidos de barrigudas pra ficar em casa e claro, a calça jeans. Alias, fui a um brecho e comprei um macacao lindo. Nem parecia roupa usada. Tinha muitas calças bem baratas e shorts. Comprei tres shorts super confortáveis e que usei muito, mesmo depois que o filhote nasceu. O desconforto de levantar a blusa foi igual ao seu, Luiza. Nunca levantei minha blusa. AS que davam pra espichar eu espichava e dava o peito pro bebe. Acabei comprando umas de botão depois que ele nasceu.
    Dá pra comprar roupas de gestante que já tenham estas aberturas que facilitam e muito a amamentação. Usa-se antes e depois de o bebe nascer.
    Beijos!

    Comentário by Nilza — 29 de agosto de 2012 @ 2:16 pm

  9. essas roupas q você comprou no brechó eram de grávidas ou normais?
    em qual brechó você foi?:

    beijos

    Comentário by luíza diener — 30 de agosto de 2012 @ 9:38 am

  10. Oi Luiza, eram roupas de gravida mesmo. Comprei na 307 sul num brecho que tem lá: Peça rara, esse é o nome. Lá tem muita coisa pra criança, até mobília. Quando eu estava grávida, hoje meu bebe tem 18 meses, eu ia muito lá e tinha muitas calças, bermudas e shorts de grávidas. Blusas eram normais, mas de botões e muitas batas. Mas eu me joguei mesmo foi nas peças de baixo.
    Beijos

    Comentário by nilza — 30 de agosto de 2012 @ 3:17 pm

  11. Eu quase não comprei roupas, esgarcei várias, dei muitas que me serviam bem porque achei que nunca emagreceria tanto… afinal ganhei 18kg e nunca ouvi falar de mulheres que voltam a ter o corpo de antes…. no meu caso não voltei mesmo, fiquei mais magra ainda, 5 meses depois… ainda hoje não acho roupas que me sirvam, tem que ser tipo largura 12 e comprimento de adulto normal……. quem disse que magra não sofre?

    Eu era barangona mesmo, usava calça de moletom e shorts de cotton. Mas eu sempre recomendo blusas e vestidos do tipo envelope, daqueles que se abrem inteiros mesmo… vc vai regulando de acordo com a barriga e depois é muito fácil pra amamentar. E eu usava botas de fazer trilha, firmes, ajudam na caminhada e seguram bem o pé…. mas não é todo mundo que acha isso bonito né hahaha

    E camisa de botão eu achei uó, uma desgraça pra amamentar, todo mundo diz que é melhor, mas até eu desabotoar meu filho já tava roxo de gritar e depois até eu conseguir me realinhar e abotoar de volta todo mundo ao redor já tinha analisado bem meus peitos de todos os ângulos…. não achei nada nada fácil. Achei mais fácil mesmo o tal do envelope ou camiseta do tipo bata, pra levantar mesmo.

    E o sutiãs! Ó problema na minha vida, não existe nesse mundo um que me sirva, não existe! Eu uso 36, veja bem 36 é teen, não fazem de amamentar menor que 40. Acabo usando os sem costura tipo top e esgarço mesmo… já comprei mais sutiã na gravidez do que na minha vida toda. Depressão, no fim do ano essa história acaba.

    E muito óleo de amendoas.

    Comentário by Carolina — 29 de agosto de 2012 @ 2:56 pm

  12. dica: calça skinny infantil.
    as calças skinnies costumam ser mais compridas e, em situação normal, você precisaria dobrar a barra.
    mas aí você compra a skinny infantil e usa ela no comprimento normal.
    adiantou pra mim (eu tenho uma calça tamanho 10 e uma tamanho 8 e ambas ficam frouxas na bunda. pasme!).

    quanto a sutiã de amamentação, antes eles cabiam no meu peito pq eu era vaca leiteira. mas agora começou a murchar e ele começou a dar uma sobrinha. tem muito sutiã que nem é de amamentação, mas tem bojo e abre na frente. é bom porque o bojo dá uma disfarçada nos clássicos faróis acesos que toda lactante tem e também eles costumam ter aquela cava pra blusa de nadador.
    mas acredito que o seu problema seja o mesmo do meu: costas muito finas. todo sutiã fica meio frouxo em mim, independente do tamanho, e a parte de trás sempre sobe tanto que vai parar quase na nuca. ahahahhah

    adorei achar uma companheira de magreza.
    mas não se iluda. acredito que, uma vez magrela, eternamente magrela.
    coxuda de novo, acredito eu, só na próxima gravidez.

    beijão

    Comentário by luíza diener — 30 de agosto de 2012 @ 9:06 am

  13. Pois é, costas muito finas! tudo fica frouxo… e que desagradável os faróis de quem amamenta né? não importa se nem tá aceso, é sempre aparente…

    As duas últimas calças que comprei foi uma tamanho 14 jeans que fica ok, não fica justa, mas tb não fica larga de verdade. E uma superskinny (nem sabia que existia) tamanho 36, que fica do mesmo jeito, nem justa, nem larga demais. rs. De bunda pelo menos eu até que to bem, costuma ser a parte que veste melhor…

    E sim, eu acho que uma vez magrela, sempre magrela… engraçado que outro dia vi um amigo da época do colegial e ele disse que eu era a única pessoa que emagreceu desde aquela época, todos estavam mais gordos… !

    Beijo!

    Comentário by carolina — 30 de agosto de 2012 @ 1:47 pm

  14. Nossa o travesseirinho pra barriga usei muito e recomendo de mais, vestido tbm é ótimo e essa tal calça eu queria muuuuito mas n tinha grana pra comprar… =s
    beijO

    Comentário by Mamãe do Otávio — 29 de agosto de 2012 @ 3:13 pm

  15. por isso que tem que fazer vaquinha pra comprar a calça. ou arrumar uma loja que parcele em mil vezes (vc termina de pagar quando engravidar do segundo. ahahahha)

    bj

    Comentário by luíza diener — 30 de agosto de 2012 @ 8:58 am

  16. Lu! De todas as dicas a que precisooo comentar é a cinta. Eu engordei 34kgs na gravidez. Não, apesar de todo esse peso eu não fiquei feia. Minha barriga era ENORME. Parecia gêmeos.
    Me cuidei. Usei creme anti estrias de 80 mangos por mês. Beleza! Aquele barrigão, mt creme! Foi assim até a 37° semana. Lulu nasceu com 39 semanas…. na 38º seman lá apareceram elas: as estrias! Vejam, passei TODA gravidez me cuidando, sem estrias, e na “última” semana de pança elas brotara! Que desespero! Aí que entra a cinta: como a barriga era enorme, ela pesava muito arpa baixo, esticava muito a pele.

    Comentário by Juliana R — 29 de agosto de 2012 @ 4:46 pm

  17. a reta final é fogo. a gente já está cansada, a barriga aumenta horrores. eu lembro que quando apareceu a tal estria no meu umbigo eu me senti fracassada. mas até aí sabia que tinha feito o que podia.
    na verdade estrias são genéticas, né?
    a gente faz o que pode para evitá-las.

    Comentário by luíza diener — 30 de agosto de 2012 @ 8:57 am

  18. … Acho que se eu tivesse usado a cinta as estrias não teriam aparecido… Bom hoje as estrias ainda existem, mas estão bem amenas, não aparecem tanto! E o peso? Ah sim, emagreci uns 24kgs, faltam 10kgs…ah esses malditos 10kgs…to tentando me puxar, mas tá difícil, ainda mais que moro no Sul, muito friozinho, mt vontade de comer coisas boas, chocolates…aí já viu!
    No mais as tuas dicas foram ótimas! Usei mt calça suplex (legging), era tudo de bom! E casaco? Usava aberto, com blusão de lã comprido embaixo e muita bota de cano longo sem salto. Deu para se vestir bem e gastando pouco!
    beijo

    Comentário by Juliana R — 29 de agosto de 2012 @ 4:46 pm

  19. nossa, ser grávida no frio deve ser lindo e preocupante!
    amo frio. deixa tudo mais lindo. pessoas encasacadas com botas e jaquetas são demais. ahahahha!
    mas tem o lance da comida, né? dá muito mais vontade de encher a pança.
    ok que ainda faltam 10 kg, juliana, mas caramba, você perdeu 24! bom demais, ein?

    bj

    Comentário by luíza diener — 30 de agosto de 2012 @ 8:55 am

  20. Quando já estava com mais de 20 semanas, a barriga começou a pesar e a minha lombar começou a sentir…o que me ajudou foi o uso de umas faixa propria para gestantes que dava uma "segurada" na barriga e aliviava muito as minhas dores nas costas. Achei essencial e recomendo!!

    Comentário by myriam — 29 de agosto de 2012 @ 5:24 pm

  21. imagino que seja excelente. . se a calça com a malha já dava aquela ajudada, imagina uma faixa própria pra isso.
    valeu!

    Comentário by luíza diener — 30 de agosto de 2012 @ 8:53 am

  22. Uma alternativa para quem como eu não tem como tomar sol nos peitos é usar uma lâmpada incandescente de 40watts (daquela que não se fabrica mais, a lâmpada fria infelizmente não funciona). Basta fazer 20 minutos de banhos de luz por dia deixando a lâmpada afastada um palmo dos seios (eu fiz isso com a ajuda de uma luminária para leitura). No meu caso funcionou muito bem, não tive fissuras. No inicio da amamentação um dos meus mamilos ficou levemente machucado, e aí é a hora do banho de luz novamente, de preferência 3 x ao dia. Quem tem fissuras nos mamilos ou sente muita dor para amamentar, principalmente nos primeiros dias, deve fazer banhos de luz, que ajuda a cicatrizar rapidinho!!

    Comentário by Patricia — 29 de agosto de 2012 @ 6:08 pm

  23. é uma boa dica!
    e só o fato de ficar com eles de fora um pouco, é ótimo.
    não tem nada pior quando o peito tá ferido e ficar com ele abafado, machucando no sutiã ou na blusa, né?

    Comentário by luíza diener — 30 de agosto de 2012 @ 8:52 am

  24. usando esse tanto de creme evitou mesmo as estrias? ahh e como fica a amamentação aos 2 anos? vc ainda amamenta?

    Comentário by joyce — 29 de agosto de 2012 @ 10:21 pm

  25. olha, mesmo passando creme religiosamente eu tive uma estria no umbigo durante a gravidez. depois que ele nasceu e a barriga voltou (quase) ao lugar, a estria sumiu.
    mas não sei dizer se foi o creme ou não (a mesma coisa de preparar o peito pra amamentação), mas os cremes me davam muuuuito alívio na coceira. e isso valeu cada potinho de creme.

    de qualquer forma, deve ajudar em alguma coisa. há estudos e cremes específicos. alguma coisa deve ajudar. mas não acredito que evite não.

    quanto à amamentação, continuamos. ainda não comecei o desmame, mas não pretendo levar adiante por muito tempo.
    sei lá. eu sempre tenho a esperança de que ele largue naturalmente. mas do jeito que a coisa anda, não sei não.

    Comentário by luíza diener — 30 de agosto de 2012 @ 8:46 am

  26. Pra preparar os seios para a amamentação, a minha médica falou pra eu usar o Secador de cabelo. Até fiz algumas pouquíssimas vezes, o secador, a bucha, o sol… Mas umas 1 ou 2 vezes cada um. Depois acabei me convencendo de que isso não adianta nada. Se vc tiver o bico do peito bom pra amamentar, vai ser tranquilo, se não …. vc vai sofrer… E nada dessas coisas vai amenizar o sofrimento. É só usar aquela pomada de lanolina nas primeiras semanas, e fica tudo bem (isso se o problema for só as rachaduras e a sensibilidade).
    Agora, a almofada pra barriga foi a minnha melhor aquisição. Usei desde o início e fez toda diferença, depois passei pra minha irmã, prima e talz… Enfim, ganhou vida própria! Maravilhosa!
    Ah… Adoro seu blog! Leio quase todo dia. Indico pra todas amigas grávidas ou potencias. Morro de rir do seu jeito de escrever! solto umas gargalhadas altas e o meu marido já sabe… "vc está lendo o blog do Benjoca, né"! Um dia desses eu vi o Hilan na rua perto do hospital santa helena efiquei gritando pra ele de dentro do carro…. "olha, o Moisés é lindo igual o Benjoca" kkkk! Claro que ele não ouviu! (graças a Deus, né)! Enfim… Parabens pra vcs pelo blog.

    Comentário by Luciana Marra — 29 de agosto de 2012 @ 11:12 pm

  27. ahahahhaha! lindo igual o benjoca! o blog do benjoca. ahahhah! hilan e eu ficamos rindo muito quando lemos seu comentário.. ahahhaha!
    muito obrigada, luciana!
    e pois é, eu não tenho certeza de nada na verdade. não posso falar: fiz isso, isso e aquilo e não deu nada. talvez se eu não tivesse feito nada, teria sido a mesma coisa.
    mas a maternidade é cheia de mitos e superstições e, como são nossos filhos que estão em jogo, a gente acaba fazendo muita coisa que não precisava, só pra garantir.

    beijão!

    Comentário by luíza diener — 30 de agosto de 2012 @ 8:43 am

  28. Quais os cremes q vc usou??

    Comentário by Rana — 30 de agosto de 2012 @ 12:27 pm

  29. então, eu comecei usando hidratante normal, desde o dia em que descobri que estava grávida.
    aí quando comecei a ganhar peso de fato e ganhar barriga, comecei a usar os anti estrias nos lugares-chaves (barriga + costas, quadris, bumbum e seios).
    aí eu testei marcas diferentes: natura (não me entendi de maneira nenhuma. deu alergia e eu achei o cheiro horrível), gerare (usei a linha completa. muito boa e com pouco cheiro, mas um pouco cara e difícil de encontrar) e o boticário, minha predileta.
    a linha mamie bella, do boticário, é maravilhosa. hidrata pra caramba e alivia a coceira. não me deu alergia. tem perfume, mas é suave. e gostei muito do cheiro. me lembra muuito minha gravidez e traz boas memórias.

    devo ter usado outros, mas agora já me esqueci.

    pra mim, o problema de todos é o preço. por isso que deixava pra passar esses mais caros só nas partes mais críticas. o jeito era hidratar o resto com hidratante comum ou óleo.

    bjs

    Comentário by luíza diener — 30 de agosto de 2012 @ 1:53 pm

  30. Gente, eu to rolando de rir com esse post! Lu, eu não ia comprar calça jeans pra gestante, não, mas eu perdi minhas roupas muito rapidamente. Muito. Com 9 semanas já não tinha nenhuma calça que me servisse, aí eu tive que comprar as de gestante. Comprei uma social, com aquela faixa de tecido que cobre até em cima na barriga, e uma legging, pra usar com blusas mais compridas. Aí acabei comprando a jeans também, porque pelo menos no fim de semana eu queria sair com uma calça que não fosse as duas únicas que eu usava a semana inteira pra trabalhar, né?

    Sutiã pra mim ainda é um tormento. Meu peito foi pra 48, e eu tenho que dormir de sutiã senão pesa demais. Ainda não fui atrás de um top confortável pra dormir, então estou sofrendo com o sutiã mesmo. Já abandonei o salto faz tempo. Só sapatilha agora.

    Eu tive a sorte de ir pros EUA fazer o enxoval, então aproveitei e comprei roupas por lá, principalmente na liquidação da GAP. Camisetas GG mais longas, umas batas, shorts e uma saia jeans. Eu ainda vou capitular e comprar uma saia, eu tenho certeza, porque com o calor que eu tenho sentido, vai ser difícil ficar só na calça.

    Ah, as meias! Eu tentei um tempo, mas pra mim também coçava demais a pança. Aí pra não sofrer tanto, eu comprei a 3/4. Pelo menos com calça dá pra usar e aliviar a pressão nas pernas.

    Comentário by Raquel — 30 de agosto de 2012 @ 3:18 pm

  31. Adorei o post e as dicas de todas!

    Estou com 8 semanas e já não consigo usar minhas calças jeans, pois no fim do dia a barriga está bem dolorida e isso me incomoda bastante. Então depois de 2 tentativas aboli de vez o uso das calças. Talvez ainda compre uma jeans pra gravidinhas.

    O fato é que adoro usar saias e vestidos longos:) Como sou alta e magra isso muito me favorece, e meu marido adora!!!
    Antes de saber que estava grávida comprei umas 2 saias e 2 vestidos, fora os que eu já tinha.
    Tudo de perfeito!!!
    Só não sei se eles vão aguentar a bateção, pois quando não estão na máquina de lavar estão no corpo, rs!

    As blusas ainda estão servindo e penso que vão servir por muito tempo, já que a maioria são desse modelo envelope e dá pra usar com legging.
    Outra aquisição que vou ter que fazer pois as minhas leggings estão apertando a barriga e também me incomoda.
    bjs

    Comentário by Gisely Cristina — 27 de setembro de 2012 @ 4:09 pm

  32. Bucha vegetal não é recomendada para os mamilos, ela ajuda na esfoliação e renovação celular o que não é bom para o mamilo que deverá estar resistente para as mamadas. Esfregar diariamente faz com que a pele descame e não deixa tempo para a renovação celular completa deixando o mamilo sensível e possivelmente prejudicará ajudando nas rachaduras (feridas) das constantes mamadas. O ideal é apenas lavar, não utilizar hidratantes nos mamilos e se possível tomar sol.

    Comentário by Janaína Mendes — 30 de outubro de 2012 @ 10:44 am

  33. e enxoval de bebe? preciso de ajuda. tem imensa coisa pra comprar, mas nao sei que quantidades devo comprar. nao pode fazer um post sobre enxoval de bebe pf?

    Comentário by Alexandra Pereira — 15 de novembro de 2012 @ 8:59 am

  34. Além disso tudo eu me esbaldei nas lojas para gordinhas(já não sou magra, então perdi minhas roupas muito rapido)…roupas de gestante que me agradavm eram muito caras.E lá tem opções modernihas e para quem precisa trabalhar, encontra camisas, vestidos,etc.E meia elastica, ela dava muito alivio no fim do dia, quando eu não usava mal conseguia calçar algo e meus pés doiam muito.Inchei mais que engordei, paraceia um sapo boi, quem olhava achava que tinha engordado uns 25 kilos, qd na verdade foram 15.

    Comentário by Fernanda — 6 de dezembro de 2012 @ 12:03 am

  35. […] Artigo cedido pela Equipe Potencial Gestante […]

    Pingback by Enxoval de gestante | Blog Amiga Cegonha — 11 de abril de 2013 @ 2:19 pm

  36. […] mesmo que não esteja grávida, pode participar para tentar ganhar para aquela amiga, irmã, parentch. ou mesmo pra já ir montando o seu enxoval da gestante. […]

    Pingback by potencial gestante – [SORTEIO III] 4 anos, 4 sorteios — 22 de abril de 2013 @ 9:03 am

  37. Estou com 13 semanas e amei ler este post e comentários. Além das dicas preciosas, ri muito …. a forma que vcs escrevem alegraram minha noite :):)

    Comentário by Ana Cristina — 3 de outubro de 2013 @ 8:51 pm

  38. Oi!! Moro em Brasília também. Você pode me dizer onde você comprou a almofada para gestante?
    Obrigada.

    Comentário by Tarcísia — 10 de março de 2014 @ 4:04 pm

  39. Olá pessoal! Conheci o blog há 3 dias apenas e estou me divertindo muito… Os comentários de uma forma geral estão bem bacanas tb! Estou de 17 semanas, 1a gravidez e jurava até uns 2 meses atrás que não investiria em vestuário muuuito específico para gestantes por achar tudo um abuso, além de pouquíssimas opções de estilo que me agradam… Apesar de me considerar vaidosa e gostar de me vestir bem – e para isso não é necessário grana necessariamente, apenas ter seu próprio estilo, apurar o bom senso e bastante paciência para buscar bons preços e aguardar as épocas de liquidações. Porém para este momento e pelos fatos já citados acima, jurava que seria um momento passageiro e que não valeria o investimento.

    Ledo engano. Pensei que leggings (normais, não específicas para gestantes) e blusas, camisões largos, que mesmo após todo o período de gestação e pós-parto, ainda poderiam ser usados, seriam suficientes. Mas conforme vamos engordando e encarando certas mudanças muito rápidas no corpo, além de alguns desconfortos, passei a me preocupar mais com o meu próprio enxoval mesmo do que com o do bebê. O dele, de certa forma vamos ganhando aos pouquinhos e o que ainda faltar, pode ser complementado mais ao final da gestação no momento do(s) chá(s) do bebê… E apenas o que faltar, complementamos. Agora, nunca ouvi falar de "chá da gestante". Portanto, se não investirmos um pouquinho em nós mesmas , quem o fará?

    Se sentir bem, bela (mesmo acima do peso ao qual estamos acostumadas) e principalmente Confortável sem estarmos "barangas", é parte importante no processo (já penoso na maioria das vezes) de uma gravidez que nos trará belas recordações em um futuro próximo!

    Um abração prá todas! : )

    Comentário by Cassi Buosi — 8 de junho de 2014 @ 1:32 pm

  40. Parabéns pelo post. Muito legal as dicas.

    Comentário by Kétina Martins — 26 de julho de 2014 @ 12:32 am

  41. Excelente post, Parabéns! A Amor Mãe Moda Gestante é uma loja online especializada em roupas para gestantes, temos calças para gestantes, vestidos para grávidas, camisetas e muito mais consulte-nos no https://www.amormae.com.br

    Comentário by Amor Mãe Gestante — 17 de agosto de 2016 @ 10:36 am

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment