11 de agosto

enxoval da gestante parte I – vestuário

por luíza diener

uma coisa que encontramos às pencas seja na internet, lojas especializadas e etc são listas imensas de enxoval.
tem enxoval de casamento, enxoval do bebê e às vezes até o enxoval da mamãe (ou seja, sutiãs e pijamas para a maternidade).

mas se teve algo que não encontrei na minha fase de potencial gestante foi uma lista de enxoval para as grávidas.
com as semanas passando, a barriga crescendo e outras mudanças acontecendo, percebi que quase toda semana tenho que comprar algo novo.
muitos itens têm que ser comprados conforme a necessidade, mas eu me sentiria melhor se já tivesse deixado algumas coisas separadas de antemão, mesmo que fosse dinheiro.

então, a despeito do meu último vídeo, aí vai uma lista comentada – mesmo que longe de ser completa – do que já senti falta até essa altura do campeonato, ou seja, no oitavo mês de gravidez.
o resto é intuitivo.

Vestuário

  • 2 ou 3 sutiãs de boa sustentação, um número maior que seu peito nos dias de tpm.
    (fuja a passo largo dos que têm bojo e voando dos com aro. hoje em dia já existem sutiãs específicos para gestantes. recomendo a linha maternity, da liz (porque é bom e tem da cor preta). mas também vi uns muito fofos da love secret;
  • 7 calcinhas confortáveis, pelo menos um número maior que o habitual.
    esqueça as tangas ou modelo string, a não ser que queira seduzir o maridón (e tirá-la correndo). prefira as mais larguinhas e de algodão, que ventilam melhor e não dão alergia (vai por mim, a coisa fica esquisita durante a gravidez).
    eu não diria que é 100%  essencial comprar calcinhas específicas, mas uma coisa que eu notei é que, conforme a pança cresce, a calcinha fica cada vez mais baixa e parece que fica perdida lá embaixo. o forro não encaixa e vai parar lá atrás (e grávida é uma coisa linda pra não ficar enxuta, né?).
    dessa linha maternity, da liz, têm vários modelos. lá pro 5º mês comprei uma tipo bikini e só queria usar ela. aí comprei mais uma e também duas de algodão dessa love secret: uma rosa e uma azul. apaixonei tanto que não quis mais saber das outras! uso uma enquanto a outra está lavando e lá vamos nós! ela é super de algodão, bem forrada e não dá alergia (eu estava com uma coceira chata que logo passou por conta disso).
    dica: teste marcas diferentes pra ver qual se adapta melhor a você. não compre muitas. vai que você engorda mais que um número e precisa se livrar das antigas?
    uma boa é lavar a calcinha do chuveiro (mas se o marido não gostar, pendure logo no varal pra poupar brigas desnecessárias);
  • 1 ou + calças jeans para gestantes. recomendo! recomendo! recomendo!
    minha melhor aquisição gestancial foi a calça para grávidas. fora do cabide elas são horrorosas, mas depois que você veste é um conforto sem fim e com uma blusinha maiorzinha todo mundo vai achar que você está com um jeans comum.
    separe um (bom) dinheiro para comprar pelo menos uma (gastei R$ 160,00 da minha e não me arrependo), mas deixe pra fazê-lo apenas quando já estiver perdendo suas calças antigas. se for na época do calor, vale a pena investir em uma bermudinha também. a minha é da emma fiorezi.
    dica: para comprar essas calças experimente colocar os braços dentro da calça. isso mesmo! um em cada perna, ao lado do quadril. se couberem com folga, fique tranquila! se você engordar o recomendado, elas dão até o fim (comprei a minha com 5 meses e mesmo na reta final a bixa ainda cabe com folga. e olha que já engordei 12kg).
    e aquela malha pegando na barriga dá um conforto danado…
  • pelo menos 7 blusas 1 ou 2 número maiores
    até uns 5 meses eu, magrela, usei minhas camisetas normalmente. mas foi chegar no sexto mês que.. bum! a pança explodiu! e foi aí que eu virei adepta às camisetas de supermercado.
    vamos lá que eu explico. eu sou sócia do sam’s club e lá sempre tem uma seção de roupas de marca própria por uma boa qualidade e preço razoável. comprei 5 camisetas finas e compridas e gastei menos de 60 reais. não sei se vale a pena comprar um milhão de roupas para gestante, até pq elas costumam ser caras, vagabundas e feias.
    se precisar de algo específico, eu prefiro ir a uma renner, c&a ou riachuelo, que têm seção para grávidas sem um preço tão absurdo.
    dica: não tenha medo do tamanho G ou GG. ele é seu amigo! lembre-se: você não está gorda; está grávida.
  • 1 ou 2 pares de sapatos baixos. têm que ser confortáveis e daqueles coringas.
    uma sandália rasteirinha e uma sapatilha são uma boa opção. mesmo que você seja do tipo extravagante, não recomendo um sapato berinjela ou cheio de brilho, porque você perde a versatilidade da coisa e acaba limitando suas opções. escolha um de couro macio (pelica é uma excelente opção para a sapatilha) e que seja aquele tipo de sapato que você passaria o dia inteiro batendo perna com ele.
    sapato de plástico nem pensar! a não ser que você seja uma masoquista colecionadora de bolhas! ou que você compre um crocs do modelo tradicional (que pra mim foi a salvação, mas não é lá muito bonito).
    pra que fazer sacrifícios bobos com seu pé se a gravidez já é cheia de pequenos incômodos? evite quantos puder!
    dica: a melhor época pra comprar sapato (gestante ou não) é quando você já andou um bocado, de preferência em um dia quente. isso porque o pé incha e você vê como ele vai ficar na realidade. só não esqueça de dar uma limpadinha nele antes de sair enfiando no sapato dos outros. eco!
    mas já vou avisando: tem grávida que o pé incha tanto que a impressão que dá é que ele aumentou de número. ou seja, mais uma vez deixe pra comprar conforme a necessidade.
  • 1 ou 2 meias calças de média/alta compressão. a famosa meia kendall.
    ajuda a não inchar tanto as pernas e evitar as varizes.
    particularmente eu comprei uma e não me adaptei de jeito nenhum. até que era confortável na perna, mas me deu uma coceira in-su-por-tá-vel na barriga! além do que, era daquelas sem ponteira (os dedos ficam de fora) e aquilo deixava o meu pé metade desinchado e metade inchado (na parte dos dedos). agoniante!
    a sugestão da mari é que se compre uma meia 3/4 ou 7/8. melhor que se compre a 7/8, porque pega atrás da dobra do joelho, área altamente propensa a se ter varizes.
    as de média compressão estão de bom tamanho, a não ser que você seja uma grávida diabética com a perna do tamanho da pata de um elefante.
    coloque ao acordar e não tire nunca mais!
  • 1 faixa-suporte para a pançona.
    essa eu não uso ainda mas estou louca para. minha barriga começou a pesar de fato e, além da dor nas costas, estou sentindo o alto da minha barriga como se fosse rasgar. isso só alivia quando deito e não dá pra passar o dia inteiro deitada né, gente?
    você pode experimentar fazer uma, igual eu vi aqui na crescer (aproveite pra ler a notícia) ou pode comprar em uma farmácia ou loja especializada em produtos hospitalares (ou de gestantes). achei uma aqui, nas americanas.com, ou na loja online da hope, caso você nunca tenha visto uma na vida.

assim, de cabeça, não me lembro de mais nada.
mas se você que já foi ou está gestante lembrar-se de algo que foi peça indispensável na sua gestação, deixe sua experiência e recomendação aqui!

meu plano é a cada semana compartilhar uma nova categoria nos itens básicos do enxoval da gestante.

Related Posts with Thumbnails

categorias: Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , enquanto o bebê não vem, enxoval da gestante, eu gestante

assine nosso feed ou receba por email


22 Comments »

  1. recomendo e muito aquelas almofadas que servem para apoiar a barriga quando a gente deita de lado.
    eu chamava de calço para a pança…kkkkkk
    faz uma super diferença quando a barriga pesa e incomoda pra dormir.
    bjocas

    Comentário by carol garcia — agosto 11, 2010 @ 4:18 pm

  2. Ví um vídeo e achei a idéia maravilhosa…é muito mais confortoa pra mãe e para o bebê.

    Comentário by Eliana — junho 13, 2013 @ 11:05 pm

  3. Eu só consigo dormir com ela.

    Comentário by Eliana — junho 13, 2013 @ 11:06 pm

  4. Realmente as compras de roupas de gestante são um capítulo especial da gestação! A calça jeans eu só comprei com uns 5 ou 6 meses de gestação mas foi o melhor investimento que fiz! Tô usando até agora, com 9 meses! E não paguei caro, depois de muito andar e provar vários modelos, achei uma perfeita na Renner pela metade do preço do que tinha por aí! Quanto às lingeries, me adaptei com as calcinhas tipo tanga, bem baixinhas, ficando embaixo da barriga e não enrolando o cós. Só assim não me incomodavam! As blusas tb foram um sofrimento… a barriga ia crescendo e o comprimento não dava conta de esconder! heheheh Pro inverno (aqui no sul tá fazendo muuuito frio esse ano) aconselho casacos de lá que fecham pelo menos um botão embaixo do peito (pq não dá pra fechar toda a barriga), leagings básicos e confortáveis e um cachecol em cima da barriga pra proteger do frio! Afinal, ainda queremos nos sentir bonitas certo?!!!!

    Comentário by Anna — agosto 11, 2010 @ 5:40 pm

  5. Só discordo da parte dos calçados de plástico (melissas) pois usei a gravidez inteira e não fez nadinha no pé. Talvez fosse o costume de já usar, mas minhas sapatilhas da melissa foram minhas companheiras inseparáveis na finaleira. E sobre a calça, não comprei. Usei as minhas de cós baixo enquanto deu (ate os 7 meses) e depois, como era verão era so vestidos ou legs….
    Sobre op sutiã de amamentação, é bom ter a mais para os primeiros dias por causa dos vazamentos. Depois do segundo mês dá pra usar sutiãs normais, desde que abram na frente, aí vai de cada uma.

    Beijos
    Amanda http://para-gabriela.blogspot.com/

    Comentário by Amanda — agosto 11, 2010 @ 6:37 pm

  6. Como nós moramos no deserto eu recomendo vários vestidos soltinhos que podem servir para o durante e o depois (amamentação). Calça de malha tipo legging tmb foi super útil e continua sendo. Bjsss

    Comentário by Tathy — agosto 11, 2010 @ 7:31 pm

  7. Boas dicas!
    Eu logo vou precisar comprar a meia de compressão..
    Já comprei uma calça de gestante, mas ainda uso pouco.. to usando as minhas até quando conseguir! Mas acho que vou precisar comprar pelo menos mais uma!

    Comentário by Maya — agosto 11, 2010 @ 9:35 pm

  8. Eu tenho uma dica sobre como ter uma calça jeans de gestante sem gastar absurdos!!!!

    1) Pegue uma calça jeans que vc já tenha no armário e seja bem confortável.

    2) Compre em uma loja de tecidos, um pedaço de gorgurinho com elastano ou uma malha firme com elastano (compre uma faixa de mais ou menos 25 cm)

    3) Vá a uma costureira e peça para ela retirar o cós da calça (com o botão) e reforçar a costura onde eestá o zíper, fechando. Coloque na parte de cima, uma faixa de 15 a 17cm do tecido que vc comprou.
    Assim vc fica com uma calça jeans de gestante moderna, de modelagem que cai bem nas suas pernas, e sem gastar praticamente nada!!!

    Comentário by Mariana — agosto 11, 2010 @ 10:04 pm

  9. Minha sogra fez pra mim
    Ficou ótima!

    Comentário by Eliana — junho 13, 2013 @ 11:04 pm

  10. Excelente post. Verdade utilidade pública para gestantes como eu, que estão no início da gravidez.
    Obrigada.

    Bjs

    Comentário by rosi costa caleffi — agosto 12, 2010 @ 10:49 am

  11. eu nao comprei muitas peças nao… alias… rapidao, assim de cabeça, só consigo lembrar de uma jegging que comprei na renner, nao era para gravida, mas era jeans com elastico na cintura, hehehe dai comprei um numero maior que oque eu usava e deu certinho, tá comigo até agora no 9o mes… quero ver para amamentar… acho q aí sim vou comprar mta camisa de botao e vestidinhos… hehehe sou meio mao de vaca, nao gosto mto de gastar 😉 bjinss

    Comentário by tchella — agosto 12, 2010 @ 3:36 pm

  12. Adorei a a lista. Tenho uma dica em vez de usar a meia kendal use a da venosan de média compressão e 3/4 eu estou usando e adorando. Parece q não estou de meia, comecei a usar no terceiro mês e estou super adaptada. Só uma coisinha temos q troca-las de 6 em 6 meses pq elas perdem a compressão.

    Comentário by @KilzaLoiola — agosto 16, 2010 @ 8:09 pm

  13. Olá blogueiro,

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

    O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

    A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.

    Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado pela colaboração!

    Ministério da Saúde

    Comentário by Ministério da Saúde — agosto 26, 2010 @ 4:00 pm

  14. Essa história que azia começa porque o cabelo da criança que ta nascendo, é a maior besteira.
    Nada que um chicletinho não rosolva, além de aliviar a ansiedade…rs

    Comentário by Eliza — dezembro 22, 2010 @ 4:49 pm

  15. Olá, estou grávida de 17 semana, mais ou menos 4 meses, e realmente ainda não vi
    nada para mulheres gestantes nas lojas, ou seja o enxoval, enfim adorei, até imprimir, sentir falta
    apenas dos cremes q devo usar na barriga para evitar eventuais futuras strias, pois esta é a minha primeira grávidez, queria saber quais usar e a partir de quando usar, pq é um dilema todos
    falam alguma coisa …..eu nunca sei o q fazer, queria q tivesse alguma diga …talvez me ajudaria muito!
    Obrigado!

    Comentário by Eliane — março 20, 2011 @ 8:49 pm

  16. Thank you for your current piece. It theme needs myself greatly in addition to as a result of everyone, Write-up acquired different details. Previously very worthwhile. Site. Bravo. Your home is.

    Comentário by Carmel Snodgrass — setembro 6, 2011 @ 10:40 am

  17. Não deixem de amamentar sua criaturinha por nada nesse mundo,faça o sacrifício que for , pois quando o meu tinha 6anos foi diagnosticado com linfoma não hodkins (cancer no intestino),o médico perguntou até quando ele tinha mamado? Quando respondi que até 1ano e 5 meses, ele disse; Ah fiquem sossegados A CHANCE DE TUDO CORRER BEM È DE 90%.Eu que tinha morrido com a descoberta da doença,revivi .Ah hoje tem 17 anos e ja nos trouxe uma namoradinha e disse que ia dormir aqui em casa com ela, ´e claro que meu marido a devolveu para os pais, e ai tivemos umas semanas de cara feia e bateção de portaskkkkkkk.. pORTANTO AMAMENTEM DEIXEM SEUS FILHOS IMUNES AOS OBSTACULOS DA VIDA.

    Comentário by ARLETE — setembro 14, 2011 @ 12:07 am

  18. Oi Luiza, achei o post sensacional. Realmente, as vezes, muitas mulheres acham que a moda gestante é sempre aquela coisa larga e sem estilo. Mas o mercado já está atendo as necessidades das mamães. Hoje existem roupas super lindas, confortáveis e que valorizam a barriguinha! Adoro a Emma Fiorezi, aqui no loja a gente trabalha com a marca já alguns anos e as clientes adoram! Parabéns pelo blog! =)

    Comentário by Espaço Gestante — fevereiro 9, 2012 @ 12:00 pm

  19. mto bom

    Comentário by calcinhas — março 14, 2012 @ 9:20 pm

  20. […] inspirar, e para saber o que vale a pena e o que é, realmente, necessário comprar (como nesse link que uma amiga […]

    Pingback by Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia « Para nascer uma mãe — junho 4, 2012 @ 7:20 pm

  21. As calcinhas de algodão são uma benção!!! Só uso elas desde o terceiro mês, porque desde então as calcinhas normais já me incomodavam. A calça jeans não comprei porque na minha cidade é muito quente e eu passo o dia inteiro sentada no trabalho, resultado: intenso calor naquela região (rsrs), então preferi vestidos, mas recentemente comprei um calça de malha fina, daquelas reguláveis. O sutiã de sustentação é indispensável. Enfim, suas dicas são ótimas, continue assim!

    Comentário by Danielle — junho 10, 2012 @ 10:13 pm

  22. Bela lista.

    Comentário by ketina — setembro 22, 2014 @ 12:59 pm

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment