30 de janeiro

eternas férias

por luíza diener

piscininha

eu sei que muitas crianças já voltaram às aulas e outras voltarão em breve.
(mães soltando fogos de artifício, abrindo champanhe e comemorando loucamente). 
mas benjamin só volta no final de fevereiro, porque o calendário da rede pública foi alterado.
já tem quase dois meses que ele está de férias e confesso que tem vezes que eu acho uma maravilha e penso em fugir pro mato com a família e desescolarizar essa criança; em outras, dá vontade de botar ele na primeira colônia de férias que aparecer na frente. também há momentos que só quero ligar a netflix e deixar ele hipnotizado o dia inteiro na frente da tela.

mas também há dias lindos e ensolarados que invoco meu lado tia de colônia de férias caseira e aproveito pra curtir meus pequenos antes que eles cresçam e achem tudo isso sem graça e cafona.
então, nesse verão maaaaravilhoso do brasil decidi dividir com vocês esses momentos meus:

20141212_125802 (700x525)IMG_2648

transformamos pedras em bichinhos do presépio na época do natal: em algumas eu passei cola branca e enrolei algodão pra fazer ovelhinhas e em outras eu enrolei e colei lã de tricô pra fazer vaquinhas, jumento ou qualquer animal do tipo. infelizmente não tirei foto do resto, mas dá pra fazer um zilhão de coisas com pedrinhas usando tanto algodão, barbante, lã, quanto tinta, canetinha e outras coisas.

IMG_2654 (700x467)

fizemos em casa a experiência do fluido não newtoniano. é super simples: polvilho doce (ou maizena) + água e corante, se quiser. como mexemos muito, coloquei um pouco de óleo pra não grudar tanto nas mãos, mas não é necessário.
eu nem sabia o nome disso, apenas constatei – ao fazer tapioca – que se colocasse água demais, o polvilho passava do estado sólido pra um líquido estranho e meio pastoso e – eureca! – descobri que isso era ciência.

pra ver nossa experiência, assista o vídeo abaixo (ou veja direto no youtube, porque o tal do refresh fica atualizando a página do blog e às vezes corta o vídeo no meio 😛 )

IMG_2681 (700x467)
harry joca e hermione sanser prontos pra arrasar em hogwarts e ganhar muitos pontos pra casa grifinória.

feito com feltro, cola quente e uma linha pra amarrar as gravatinhas. ah! e o óculos foi feito com lápis de olho preto e a cicatriz na testa, com lápis de cor aquarelado.

IMG_2693 (700x467)
pintura com urucum. 

tem dois pés de urucum aqui embaixo do nosso bloco. nós, benjoca e os amigos do prédio abrimos os frutos, maceramos as sementes com pedrinhas e começamos a fazer pintura de guerra indígena. no fim, joca quis pintar a cara inteira pra virar o hulk vermelho, hilan tava pintado, eu fiz um batonzinho maneiro e até sansa virou curumim.

IMG_2702 (700x467) IMG_2706 (700x467)
caixa sensorial.

caixa sensorial é um tipo de atividade montessoriana super divertida pra crianças de todas as idades. fizemos uma de tema ártico usando água com corante azul, pote de sorvete virado de cabeça pra baixo (tem que encher de água antes, senão ele fica boiando) e uns bonequinhos que hilan ganhou no kinder ovo (visto que ele é a única pessoa nessa casa que pode comer isso).

IMG_2727 (700x467)

o sucesso foi tanto que dias depois eu repeti a mesma caixa, dessa vez com gelatina sem sabor. tingi com o mesmo corante e ficou uma caixa gelada.
não sei se foi porque a gelatina estava vencida ou se eu coloquei pouca água na hora de preparar, mas ficou tão grudenta que pareceu cola. na próxima eu vou nessas gelatinas de pacotinho normais mesmo.

IMG_2788 (700x467)

mas receber os primos em casa e fazer um lanchinho em família é sempre nossa atividade preferida.

IMG_2797 (700x467)

até a tia mel – minha irmã mais nova que mora no sul – veio nos visitar e dormir aqui em casa. diz aí se não é tal tia, tal sobrinha?

IMG_2811IMG_2812

nessa ocasião, joca era o gato de botas, mas às vezes os mesmos chapéu e espada de jornal viram peter pan (mudando apenas a cor da roupa para verde), pirata (acrescentando gancho e tapa olho) ou o que pintar na cabeça dele.

temos feito muito mais coisas que isso: brinquedos reciclados (sempre. especialmente os de papelão), atividades tipo escolinha que ele adora (ler livros, brincar de contar, brincar de alfabeto), desenhar, desenhar, desenhar, piscina no clube, parquinho, piquenique, biblioteca infantil, ir à casa de amigos, e vários outros programas (incluindo televisão pro joca, porque ninguém é de ferro). mas estou sem celular e tenho registrado pouco (o que tem sido ótimo, porque eu foco mais neles).
o bom é que, quando eu faço atividades direcionadas, os meninos ficam mais concentrados, menos entediados e mais felizes. mas tem horas que ser didática cansa e eu só quero ficar largada no sofá jogando candy crush e percebo que eles ficaram mal (ou bem?) acostumados e se entediam quando não tem “nada” pra fazer.
especialmente benjamin que, desde sempre, tem essa mania de “qual é a próxima atividade, mamãe?” como se nada, nunca, bastasse pra ele.
nessas horas eu me revisto de paciência pra não surtar e conto no calendário quantos dias faltam pras aulas voltarem. mas, quando estamos imersos nas brincadeiras, eu aproveito cada momento e torço pro tempo nunca passar.

Related Posts with Thumbnails

categorias: Tags:, , , , , , , , 4 anos, benjamin, constança, educando em casa, faça você mesmo, mês 18-24, quer uma dica?

assine nosso feed ou receba por email


8 Comments »

  1. Muito legal Luiza, quanto imaginação!!!Tomara que eu tenho isso tudo de imaginação quando minha filha estiver maiorzinha,(ela tem 10 meses). Queria sugerir um post, sobre a necessidade que nós mãe temos de ficar sozinhas as vezes.Como vc faz ou não faz?

    Comentário by Paula — janeiro 30, 2015 @ 1:57 pm

  2. Ai que post maravilhoso.! Vc me inspira muito :*

    Comentário by fabrinadutra — janeiro 30, 2015 @ 7:45 pm

  3. Luiza, essa atualização constante da página tá insuportávellll !!!!! Tira isso pelo amor de deus!
    O blog não era assim, agora dá até preguiça de entrar aqui, impossível terminar o post sem ser interrompido.

    Comentário by bruna — janeiro 31, 2015 @ 3:58 am

  4. Lembrei de uma brincadeira legal que deve ser ótima pro verão brasileiro. Pegar uns bonequinhos de plástico e congelar em um recipiente com água. Uma sacola, ou pote de sorvete. Se o brinquedinho for um dinossauro dá até pra fingir que é uma aventura arqueológica e eles vão fazer uma escavação no gelo! Mas qualquer um tá valendo. Dai coloca com eles na banheira ou na piscina e deixa eles descobrirem como o bichinho vai sair dali. 🙂 Brincar com os filhos é muito bom! Alice tá no modo férias eterna e desescolorização há um ano mais ou menos e temos achado bem legal!

    Comentário by velacerda — janeiro 31, 2015 @ 2:20 pm

  5. ahh essa ideia é demais! preciso fazer isso!
    nossa, desescolarizar deve ser ótimo, mas aqui no brasil deve dar um rolo danado 🙁

    Comentário by luíza diener — fevereiro 6, 2015 @ 2:14 pm

  6. Tem um pé de urucum no seu prédio?!?! Oba, preciso!

    Comentário by lia — janeiro 31, 2015 @ 9:10 pm

  7. tem dois, lia! vem aqui pegar! tá carregado!

    Comentário by luíza diener — fevereiro 6, 2015 @ 2:13 pm

  8. Amei o post!!!! Amei mesmo!!

    Comentário by Fernanda — fevereiro 10, 2015 @ 10:37 pm

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment

*