feliz aniversário, meu amor!

desde a semana passada eu comecei a fazer a retrospectiva mental deste último ano que passou.

na última quinta feira comemoramos o aniversário da minha irmã e tudo que eu conseguia me lembrar é que, um ano antes, ao celebrar o aniversário dela, comecei a sentir uma dor que depois vim a saber que eram contrações.

ontem, domingo, fizeram 52 semanas – ou 364 dias – que tudo aconteceu e mais uma vez passei o dia a lembrar: por volta de 15h a médica fez o toque e eu estava com 2 a 3 cm de dilatação; por volta das 20h as contrações estavam cada vez mais doloridas e próximas; por volta das 21h eu decidi ir ao hospital; lá pelas 21h40 fui atendida pelo ginecologista de plantão que mediu de 8 a 9 cm de dilatação.
às 22h42 ele nascia.

ou seja, de certa forma eu já celebrei o nascimento do benjamin, que sempre será lembrado ano após ano (como minha mãe faz com a gente e eu achava tão brega), sempre aos domingos.

mas hoje é o dia oficial. é a data em que todos comemora, especialmente eu.

os primeiros meses foram de pura alegria. no nono mês eu tomei o maior susto da minha vida e os meses que se seguiram foram um pouco tensos. até eu descobrir que a motivo pelo qual meu pequeno estava sempre doente tratava-se somente de uma alergia (às vezes é bom dar nome aos bois), meu coração sossegou de vez.
mas confesso que cheguei a passar noite em claro sem parar de orar e pensando se meu filho chegaria a completar um ano de vida.
exagero? talvez. mas só quem tem filho doente sabe o quanto nosso coração fica apertado, saindo goela afora, e tudo que a gente quer é sofrer no lugar deles pra que eles fiquem bem.

por isso hoje é dia de comemorar mais que nunca!

afinal, é hoje que nosso benjoca completa seu primeiro ano de vida!!

a alegria toma conta, a felicidade é completa e, confesso, chega estou sem palavras.

outros posts virão ao longo da semana, cada um com sua peculiaridade.

mas hoje eu quero falar do benjamin, para o benjamin:

meu filho,

antes mesmo de engravidar, eu tinha a nítida impressão de que já te conhecia. você era o bebê que eu criei no meu imaginário de potencial mamãe.
aí eu engravidei e de uma coisa eu tinha certeza: você era um menino.
mas na minha cabeça você era o vicente. e o vicente tinha uma personalidade muito diferente do benjamin.
o tempo passou, seu nome mudou e a imagem que eu tinha a seu respeito também.

até que você nasceu e era um bebê muito bonzinho que só queria saber de mamar e dormir. mas os dias seguiram e você não queria dormir encostado no nosso ombro, constantemente chorava de dor e até teve uma época em que meu colo só servia pra você chorar ainda mais. era no colo do papai, da mamãe, da vizinha ou de qualquer outro que você acalmava.
concluí precipitadamente que você era um rapaz determinado, exigente e de personalidade muito forte.

você cresceu mais um pouco e começou a descobrir o mundo.
aprendeu a sentar, a engatinhar e levar tudo à boca. todo mundo dizia que é nesse momento que os bebês passam a só querer saber de ficar no chão e pulam do colo de seus pais.
mas foi nessa época que você de fato começou a apegar-se a nós, a engatinhar em nossa direção e estender os bracinhos, a deitar no nosso ombro até pegar no sono.

você descobriu que muitas vezes o riso é uma arma mais eficaz que o choro e começou a chamar nossa atenção com gracinhas que sempre desarmaram até os mais durões.

uns meses a mais e você percebeu que dá pra testar as coisas não apenas pela boca, mas com as mãos, os olhos, ouvidos e, claro, pela fala. aprendeu que existem várias formas de  se expressar e que comunicar-se com os outros é uma verdadeira delícia. com os gestos você indicava o que queria.
mas também havia meios ainda mais eficientes que apontar. você podia chegar até as coisas próximas que o interessavam e foi aí que aprendeu a apoiar-se nos móveis e caminhar segurando neles. descobriu como descer e subir dos lugares mais baixos e a nomear (ao seu modo) aqueles que você não alcançava.

mesmo sem andar completamente sozinho, aprendeu a confiar que nossas mãos podem te sustentar e impedir de cair. isso te deu segurança para, nos últimos dias, ensaiar seus primeiros passos a curtas distâncias, sem a ajuda de ninguém.

é, meu bebê, você está crescendo.

alguns diriam que este é o primeiro passo para a independência e que, daqui para a frente, nos distanciaremos cada dia mais, até que você vire pássaro e queira voar.

preciso discordar. eu, como sua mãe, tenho a obrigação de guiá-lo em seus primeiros passos e permanecer ao seu lado quando você cair, oferecendo meu colo para te confortar. mas a alegria de te ver crescer, adquirir segurança e até uma certa maturidade infantil, me faz ter a certeza de que estamos indo pelo caminho certo.

hoje te vejo com olhos completamente diferentes.
não te acho volutarioso ou nervoso. ao contrário, você é um bebê extremamente doce, carinhoso e obediente.
percebi que, de uns tempos para cá, quando nos olhamos pinta aquela cumplicidade e que, mesmo que seu vocabulário ainda seja praticamente monossilábico, suas palavras são bastante compreensíveis para o espectador mais atento.

um ano atrás eu não sabia praticamente nada sobre você.

hoje é como se nos conhecessemos desde sempre.

ser sua mãe tem sido a coisa mais gostosa dessa vida.

e eu só tenho a agradecer por este ano maravilhoso que você nos proporcionou.
comemorar um aniversário nunca fez tanto sentido quanto hoje.

este é apenas o primeiro. que venham tantos outros de perder a conta!

te amo tanto que nem caibo mais em mim!

feliz aniversário, meu amor!

PS: SE VOCÊ QUER DAR UM PRESENTINHO PRO BENJOCA, CURTA O VIDEO DELE – FESTEIRO – NA PÁGINA DA TECNISA: http://www.tecnisa.com.br/Lp-bebes.html

Related Posts with Thumbnails

45 comments

  1. Benji, te "conheço" desde a barriga da sua mamãe e aprendi, junto com tantos outros leitores, a amar você(s)! Desejo que seu dia seja mais que especial, assim como especial seja cada minuto da sua vida, que há de ser linda e feliz demais! Muita saúde, paz e todas as coisas boas do mundo! Continue enchendo sua família de luz e nós, do lado de cá, de felicidade.

    Um beijo bem apertado dessa babona que te acha cada dia mais lindo, fofo, mocinho, apertável, diliça!!!! hahaha

  2. Gente, o tempo passa muito rápido! Ainda lembro do Hilan chegando no trabalho, dizendo: "A Luíza está grávida". Parabéns ao Ben!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Acho que todas as mães aqui que acompanham o Benji desda barriga da mamãe (ou no imaginário) desejam felicidades mil ! E muita saúde!
    Me emocionei aqui, Lú. Eu sempre digo que o aniversário do filho é o aniversário da família também. Parabéns a todos!!

  4. Nossa.. parece que foi ontem que comecei a acompanhar o seu blog (o Benjamin tinha menos de um mês)
    parabens pro pequeno! muitas felicidades, saúde e paz a essa família linda que vocês são!

  5. Oi Lu…parabéns para o Benjamin lindo!!!
    Como passou rápido… o Benjamin com 1 ano e a minha Babi com 5 meses… pois é, o tempo voa mesmo!!!

    Muita saúde, inteligência e felicidades para toda a família!!!

    bjs

  6. Parabéns pro Benjamin! Muita saúde, felicidades e anos de vida para os três. O texto ficou lindo e o Benjamin tem os pais mais lindos e vocês, o filho. Gosto muito de vocês.

  7. parabéns!!!! que coisa mais gostosa comemorar o primeiro ano de seu pitoco…o meu completou um mês e emeio e estou surtando aqui, de alegria e de falta de sono hahahah, já estou dando de mamar sonambula hahahah…
    PARABÉNS!!!!!!! AO BENJAMIM E AOS PAIS MAIS LINDOS!

  8. Claaaaaro que eu chorei, como choro em todos os aniversários de 1 ano! 1 ano é a data na qual o tempo se redimensiona novamente pra nos avisar que nossos bebês estão crescendo: a gestação é contada em semanas, o primeiro ano em meses e os seguintes em anos!
    Parabéns pro Benjoca.
    E o presente eu já dei e compartilhei!

  9. Só quem é mãe sabe o real significado de comemorar um aniversário…. Todos dizem que é besteira fazer festinha de 1 ano… mas eu fiz, para comemorar o dia mais emocionante da minha vida: o nascimento do meu Dudu.
    Parabéns ao Benjoca… que ele tenha MUITA saúde e muuuuuuuuuitos aniversários para comemorar com a Mamãe e o Papai..
    Beijinhos,
    Fer http://coisasdududu.blogspot.com/

  10. caramba! como o tempo passa rápido! Acompanhei seu blog durante toda a minha gravidez (mas nunca comentei. Esta é a primeira vez) e depois que minha pequena nasceu, fiquei sem tempo e fiquei sem vir aqui. Mas depois voltei e vi o nascimento do Benjamin e agora ele já está com 1 aninho! Como esse tempo voa!! Estamos ficando velhas =/
    parabens pelo Benjamin! Ele é muito fofo!

  11. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc é fogo!

    escreve umadeclaração tão linda e 'defeca' no final com Ronaldo e os Barcelos no TV Xuxa! kkkkkkk
    Parabéns meus 3 queridos! Benji pelo seu 1ºano devida!
    E pra vc e pro Hilan q completam 1 ano como mãe e pai com Benji fora da barriga!

    beijooooooooooooooooooooS! meus e do Nicolas!

  12. Parabéns Benjoca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. Que mensagem linda, Lu!! Imagina quando o Ben puder lê-la, vai derreter o coraçãozinho dele de tanta emoção por ter uma mãe tão carinhosa e dedicada. Desejo que o dia de hoje seja de muita felicidade pra família toda e que o Ben seja sempre coberto de muitas bençãos do papai do céu.

  14. Parabéns Benjamim! É muito bom acompahnar o seu crescimento!
    Luíza parabéns! Chorei ao ler a declaração de amor que você fez pro Benjoca! Aprendo muito com você.
    Bjos

  15. Benjoca, seu fofo, parabéns pelo ano de gostosuras, carinhas, cafungadas e diversão! Siga assim, livin'la vida loca, seu festeiro lindo!
    beijo das tia tudo!!!
    Mari (pequenoguia)

  16. Parabéns pro Benjamin!!! Amei o texto que você escreveu, lindo, lindo! Uma delícia comemorar esse primeiro ano de vida deles… Não vejo a hora da Alice. *-*
    Beijos

  17. juro que tava esperando este post desde cedinho, qdo fui ao trabalho.
    parabéns ao Benjoca, parabéns pela linda transformação que vcs, luiza e hilan, se permitiram e mais ainda de compartilhar toda essa trajetória com pessoas desconhecidas, conhecidas e deixar nossos dias mais felizes!

    Deus abençoe vcs!

  18. desde cedinho tava esperando este post, qdo fui trabalhar.

    Parabéns Benjoca!!!!!
    Parabéns a linda transformação que vcs, Luiza e Hilan, se permitiram e ainda se dispuseram a dividir toda essa trajetória com desconhecidos e conhecidos fazendo nossos dias mais alegres.

    Deus abençoe vcs!!!!

  19. Que texto lindo!!!!!! Parabéns ao Benjoca!!!!!! E a mamãe linda e dedicada! é emocionante ver nossos pequenos crescendo e se abrindo para um mundo cheio de novidades, ver o olhar surpreso para cada descoberta.Mágico…
    Parabéns!!!!
    Bjoooooo

  20. Ain que lindo!!! O Benjokinha ta todo de aniversario…
    Poxa… lembro bem como apareci por aqui, atraída por este
    Belo título, me deparei com um jovem casal, prestes a ser
    Pais de primeira viagem… Deste entao nao desgrudei!!!!!!!!!!
    Estou mto feliz pela saúde e vida de Benjamim
    Parabens a voces!! E também aos tios, tias, vós e vôs que tbm devem
    Estar radiantes!!!
    Vida Longa Benji!!!!!!!!!!!!! s2

  21. Parabéns, Benjamin! O Luisinho manda palminhas pra você, já que até agora é o máximo que ele domina em relação a aniversários! Mas elas são sinceras e bem fofas! Bjos!

  22. Oi Luíza, Parabéns pra vocês três! Que a semana do aniversário seja bem curtida. Que o Benjamim cresça forte, saudável e amado. Parabéns pela sua família!
    O Ben tem alergia a que? Tô sempre em contato com mães de filhos alérgicos – meu filho é um desses – mas ainda estamos sem diagnóstico certo. A do Teo é alimentar…
    Bjo e boa sorte.
    Ariana

  23. Ahhh lindo! Parabens pro benjoca, como tempo voa né! minha filha faz 1 aninho domingo que vem dia 04, ai que emoção, fico nessa retrospectiva desse ultimo ano tempo todo, mudou tanta coisa em tão pouco tempo né! Ele tá lindao e como muitos disseram da vontade de apertar!!! fofura d+, e voces tbm sao uns lindinhos! parabens pra familia toda! bjs

  24. Estou apaixonada pela historia da sua família!
    Li o blog inteiro de ontem pra hoje e não me arrependi de ter passado mais que 10 horas de vida vendo a historia de alguém que eu nem conheço!
    Chorei ao ver os post do Hilan, sobre como ser um pai e a importância de ser pai de verdade( já que não tive o meu por perto e vejo que ele tem muita coisa parecida com meu marido… )
    Ri com suas loucuras de mãe que quer ser mãe mesmo, sem muitos pitacos ( eu Tb quero ser assim)
    Me acalmei ao ver que não sabemos de tudo e que estamos aqui pra aprender… meu maior medo ultimamente é em ser mãe, é meu sonho, mas temo falar!
    Me emocionei ao ver seu relato de parto, senti até as dores e me decidi por querer sentir meu filho vir ao mundo!
    Falei de vcs ontem a noite toda pro meu marido!!!
    E principalmente Amei seu blog pq agora estou me sentindo mais forte pra poder tentar engravidar, pra correr risco e me deliciar com meus futuros filhotes!!!
    Tenho um blog e lá posto coisas que me vem a cabeça, não é especifico de nada, posto de tudo, mas tiro o chapéu pro seu, que funciona como uma terapia pra nós que estamos em duvida com esse mundo tão maravilhoso que é a maternidade!!!
    Gostaria de saber se posso postar no meu blog um texto lindo sobre Pai que seu marido fez, claro, que darei os créditos!!! Afinal Todos precisam conhecer esse seu mundinho!!!
    Parabéns por Tudo, principalmente por esse filho MARAVILHOSO!!!! LINDO!!!
    Que Jesus Abençoe vocês! Fiquem na paz!!! http://anadez.blogspot.com/

    E Parabéns pra esse “Princepizinho lindo”, morro com essas bochechas rosadas!!! Que venham mais 10, 50, 100 anos de vida!

    Anadeis

  25. Olá acompanho seu blog, desde quando vc ainda estava grávida e eu também, sempre que dá dou uma olhadinha, e me realizo vendo vc com seu filho, pois o meu filho Daniel nasceu doentinho e foi morar no céu. Fico muito feliz, em ver seu bebe grande e já com 1 aninho, bom d mais, felicidades e muita saúde. Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *