02 de julho

fraldas de pano – perguntas frequentes

por luíza diener

 

IMG_0812

desde que comecei a usar fraldas de pano no benjamin, recebo muitas perguntas e dúvidas sobre o assunto. pra começo de história, as fraldas de pano atuais são bem diferentes daquelas dos tempos da vovó. os absorventes modernos seguram mais xixi por muito mais tempo e também encontramos capas de fraldas resistentes e que impedem os vazamentos tanto dos líquidos quanto dos sólidos. pra sanar algumas dessas dúvidas, fiz uma coletânea das perguntas mais frequentes e resumi as respostas neste post. vale também ver o vídeo no final, que dá pra ter uma ideia de como elas são.

com que frequência devo trocar as fraldas?

estabeleça a frequência de trocas conhecendo o ritmo do seu bebê. as fraldas de pano permitem à mamãe e aos cuidadores perceber quando o bebê está molhado, sendo mais fácil mantê-lo limpo e seco. eu gosto de trocar cada vez que o absorvente está molhado, mas boa parte dos absorventes segura de 2 a 4 horas. para sonecas diurnas ou à noite, existem no mercado absorventes maiores e mais “potentes”, que duram muito mais tempo.  

ela segura direitinho ou vaza?

se você fizer todos os ajustes certinhos e trocar frequentemente, a chance de vazar é mínima.  costumo dizer que vaza o mesmo tanto ou até menos que as descartáveis, ou seja, vai depender se a fralda está bem ajustada, se a consistência e pressão das fezes estão dentro do normal e outros fatores do gênero. se tudo isso estiver ok, a fralda segura super bem. tive raríssimos vazamentos com as fraldas de pano. menos, inclusive, que com as descartáveis.

a pomada para assadura continua sendo usada normalmente? não fica complicado depois para tirar do paninho?

seja a fralda descartável ou de pano, o ideal é usar a pomada apenas quando o bebê já estiver ameaçando assar. quando usada em toda troca, a pele do bebê fica “viciada” e mais propensa a assaduras caso a pomada seja suspensa. mantenha seu bebê sempre limpo e sequinho e troque a fralda de xixi com frequência e a de cocô assim que o bebê evacuar. se ameaçar assar, você pode tentar: maizena (descartada a hipótese de fungo), talco líquido, pasta d’água ou a pomada de calêndula da weleda, que não deixa resíduos na fralda e é mais fácil de transportar que os outros métodos alternativos citados. outras pomadas convencionais não são recomendadas, pois não saem completamente da fralda e deixam-na impermeável, ou seja, ela acaba perdendo a “potência” de absorção.

quantas fraldas você recomenda que o bebê tenha?

depende de com que frequência seu bebê faz xixi e cocô e quantas vezes na semana você pretende lavar as fraldas. para começar a testar, recomendo umas 4 fraldas e 10 absorventes para passar o dia (caso more em uma cidade quente e seca o suficiente pra secar as roupas numa noite ou se você tiver secadora de roupas). nisso eu incluiria mais 1 fralda noturna e mais 2 absorventes noturnos, caso deseje que seu bebê use as fraldas de pano à noite também. conforme a necessidade, você pode comprar mais algumas e ver o que te atende melhor. mas se quiser uma folga maior e preferir lavar as fraldas de 2 a 3 vezes por semana, entre 15 a 20 fraldas diurnas, com 25 a 35 absorventes diurnos e + 3 noturnas com 4 a 5 absorventes noturnos, caso vá usá-las à noite também.

como lavar as fraldas?

  1. chacoalhe as fezes sólidas no vaso sanitário. uma ducha sanitária (aquele “chuveirinho” que fica ao lado da privada) ajuda a eliminar as fezes;
  2. enxague os absorventes e as capas (apenas as sujas de fezes), retire o excesso de água e coloque em um balde grande, reservado para este fim;
  3. ao fim do dia, ou quando já tiver acumulado fraldas suficientes, coloque-as na máquina de lavar;
  4. para lavar na máquina, retire o absorvente de dentro das fraldas de bolso;
  5. no caso de fraldas com velcro, feche sempre o velcro para não grudar em outras roupas;
  6. coloque todos os absorventes e capas das fraldas na máquina e faça uma pré-lavagem ou lavagem em ciclo curto para eliminar o excesso de xixi;
  7. depois, lave em ciclo completo com enxágue extra (o ideal é enxaguar de 2 a 3 vezes);
  8. use apenas ¼ do sabão recomendado pelo fabricante. sabão em excesso pode atrapalhar a absorção da fralda e causar alergias e assaduras no bebê.
  9. estenda no varal para secar. se possível, ao ar livre. melhor ainda se os absorventes forem secos ao sol.

a maioria das fraldas de pano modernas podem – e devem – ser lavadas à máquina, para limpeza mais eficiente e maior durabilidade das peças. observe a etiqueta e instruções de lavagem de cada marca. abaixo seguem algumas dicas de lavagem de fraldas de pano:

  • o ideal é enxaguar as fraldas logo depois de trocar seu bebê, especialmente aquelas com cocô. se isso não for possível, acumule-as em um balde para fazer a limpeza no final do dia.
  • utilize sabão de coco em pó, sabão líquido para roupas delicadas ou sabão específico para lavagem de fraldas de pano (eu só conheço de marcas importadas).
  • se quiser secar na secadora, a temperatura deve ser amena.
  • não passe ferro para não prejudicar a absorção dos absorventes.
  • não ferva as capas das fraldas nem utilize água muito quente na lavagem das mesmas, pois o plástico interno/camada impermeável pode ser danificado.
  • de vez em quando você pode lavar apenas os absorventes – já limpos em água quente – em ciclo completo, sem sabão, para eliminar os eventuais resíduos que ficam na fralda. eu faço isso de 2 a 4 vezes por mês.
  • na falta de máquina com água quente, é possível ferver os absorventes também.
  • para fraldas muito manchadas, deixe de molho com água morna/quente e pouquíssimo sabão e, após o molho, lave normalmente. se a mancha persistir, exponha a fralda já limpa e ainda úmida para secar ao sol. o sol faz milagres nessas manchas!
  • lembrando que as capas não podem ficar de molho por muito tempo, muito menos em água que contenha vinagre, água sanitária, bicarbonato de sódio, pois isso prejudica a vida útil da capa.
  • não esfregue sabão diretamente nos absorventes. se precisar, passe pouco sabão primeiramente na sua mão e então esfregue sobre as manchas.

e não deixe de assistir o vídeo abaixo apresentando duas fraldas da sansa, da marca Nós e o Davi. são fraldas nacionais, feitas por uma mamãe empreendedora super cuidadosa. elas são confeccionadas em lindas estampas e tipos diferentes de tecidos, uma para cada ocasião: {este vídeo é o primeiro de uma série que pretendo produzir dentro do nosso canal do youtube. inscreva-se e fique por dentro das novidades.}

conheça mais as fraldas na loja virtual www.lojanoseodavi.com.br

selo

Related Posts with Thumbnails

categorias: Tags:, , , , , , , , , , , , , para bebês, potencial ecológico, publicidade, quer uma dica?, teste de produtos, vídeos

assine nosso feed ou receba por email


20 Comments »

  1. A primeira vez que ouvi falar em fralda de pano moderna foi aqui no Potencial, quando vc contou que usava com o Benjoca. Agora fiquei muito feliz (e um tanto orgulhosa) de ver as fraldinhas da minha grande amiga Laís estrelando por aqui!
    Eu sou suspeita para falar, mas amo as Nós e o Davi, são charmosas, confortáveis e super eficientes. O melhor de tudo é saber que por trás dela tem uma maezona que decidiu empreender para estar mais perto do filhote.
    Beijos

    Comentário by Denise — julho 2, 2014 @ 11:48 am

  2. Oba! Eu já tinha comprado algumas fraldas assim aqui em Brasília, mas depois tive dificuldade de achar mais! Já fiz minha comprinha no site. Obrigada pela dica 🙂

    Comentário by Thalita Campedelli — julho 2, 2014 @ 11:57 am

  3. Mais um excelente post Luíza! Mais um para desmistificar as fraldas de pano. Tenho apenas a acrescentar que as suas contas são perfeitinhas para quem usar os sistema de capa + absorventes, quem usar fralda de bolso ou tudo em um terá que ter entre entre 24 a 30 para lavar de 2 em 2 dias com o pormenor que as fraldas já incluem absorventes. A maioria das fraldas de bolso incluem até um absorvente maior para colocarmos na fralda que usarmos de noite, como as Blueberry, as Piriuki ou as Bumgenius. Temos que sempre contar que uma fralda de tamanho único tem que aguentar o xixi de um recém nascido ou de um bebê de 2 anos, e a quantidade é bem diferente. Como cada fralda já inclui 2 absorventes e as fraldas de bolso permitem ajustar a absorção se tivermos 24 fraldas temos assim 48 absorventes. Como a parte exterior demora pouquinho para secar teremos sempre absorventes extra. Para além disso a maioria dos absorventes das fraldas de bolso cabe em qualquer fralda! Você tem que experimentar as fraldas da Ecologicalkids Luíza 😉 Convido você a nos visitar em http://www.ecologicalkids.com.br

    Comentário by Rossana — julho 2, 2014 @ 12:02 pm

  4. Tenho as minhas e estou esperando o bebê chegar ainda para poder testar… Me parece ser uma boa opção, mas são muitos procedimentos, vc não acha muito trabalhoso não?

    Comentário by Luanda — julho 2, 2014 @ 2:40 pm

  5. Gostei ; )

    Comentário by Fabrina — julho 2, 2014 @ 5:35 pm

  6. Luiza, já tinha ficado tentada com o post do Joca e agora fico de

    novo (temos filhos de idades iguais), mas tem uma coisa que não me sai da cabeça. Toda essa água pra lavar. Fico na dúvida sobre o quão ecológico é um produto que usa tanta água e energia. Claro que não gera lixo, mas há muita controvérsia nessa questão do que é pior. Tu que sempre estuda tudo, já pesquisou sobre o real impacto ecológico das de pano e das descartáveis?

    Comentário by Fernanda — julho 2, 2014 @ 8:48 pm

  7. tambem fiquei pensando no gasto de agua, me surpreendi pensei que seria um gasto menor, mas ainda nao consigo mensurar o impacto entre as descartaveis, e o gasto de agua,

    Comentário by marilia — julho 2, 2014 @ 10:00 pm

  8. Oi Fernanda e Marilia, a questão dos gastos de água é das que mais vezes é feita aos clientes da Ecologicalkids. Claro que terão um custo adicional mas a verdade é que fica sempre mais barato do que a utilização das descartáveis. As contas não são muito fáceis pois depende sempre de quanto consome a sua lavadora, da sua tarifa de electricidade e da sua tarifa de água. Mas se pensarmos bem conseguimos pensar nos impactes reais do uso das fraldas de pano. Assim imaginemos que vocês optam por fraldas de Bolso da Piriuki, que custam por fralda R$ 68,90, cada fralda já traz 2 absorventes um mais pequeno e um duplo para irmos usando à medida que necessitarmos de mais absorção. Estamos falando de fraldas de tamanho único, ou seja a mesma fralda serve desde dos 3,8kg até aos 17kgs (até o momento de tirar a fralda). Como temos packs de 24 fraldas dessa marca que ficam mais em conta vocês pagariam R$ 1413,99 pelas 24 fraldas de pano. Assim poderiam lavar de 2 em 2 dias. As fraldas tal como a nossa roupa têm de ser lavadas com sabão, não aconselhamos sabão de coco, mas um simples em pó ou então um especial formulado para as fraldas em que basta 1 colher (se tiverem daquelas lavadoras estilo europeu que têm abertura na frente) ou 2 colheres de sopa) de sabão por lavagem (se tiverem das lavadoras que se abrem por cima. Vamos então para as contas:
    A opção pelas fraldas de pano podem significar uma poupança no mínimo de mais de R$ 3.700 para casais que venham a ter apenas 1 filho e de R$ 8.800 para casais que venham a ter 2 filhos.

    Exemplo para 1 criança que utilize fraldas até aos 2,5 anos

    60 fraldas/semana x (52 semanas x 2,5 anos) = 7.800 fraldas descartáveis
    Custo médio de R$40 para um pack de 60 fraldas descartáveis
    Fraldas descartáveis = R$ 0,66/fralda
    24 fraldas de pano Piriuki® = R$ 58,92/fralda

    Cálculos
    Custo fraldas descartáveis = R$ 5.148
    Custo fraldas de pano = R$ 1.413,99
    POUPANÇA 1 bebê = R$ 3.743,01
    POUPANÇA 2 bebês = R$ 8.891,01

    Claro que a estas contas vocês têm que acrescentar o valor das lavagens e do sabão. Se tiverem 24 fraldas poderão lavar 2 em 2 dias ou seja vão fazer 15 lavagens mensais só de fraldas. Recomendamos apenas que coloquem as fraldas para lavar até 40ºC o que vai reduzir o consumo de energia e o gasto de eletricidade por lavagem. O nosso sabão dá para 90 lavagens (se utilizarem apenas 1 colher de sopa) o que dividido fica a R$ 0,8 por lavagem e cada embalagem dá para 3 meses se vocês lavarem a cada 2 dias. Se quisermos ir ainda mais fundo só em detergente, se o nosso bebê usar fraldas durante 2 anos e meio você vai precisar de 10 embalagens, ou seja de gastar em detergente 720 reais. Se subtrairmos estes valores aos valores da poupança ficamos com 3023 reais e nós não gastamos isso em lavagens de fraldas durante esses dois anos pois não? Temos clientes que tentaram fazer as contas e ficou em 0,3 reais por lavagem. Não se esqueçam também que a produção de fraldas descartáveis também consome muita energia e água. Para além disso ainda há as vantagens pro ambiente e para a saúde dos vossos babys. Se tiverem mais dúvidas me digam ou acessem no site em http://www.ecologicalkids.com.br

    Comentário by Rossana — julho 3, 2014 @ 8:52 am

  9. Rossana, quero dizer que A-MEI sua participação nos comentários desse post. Eu não conseguiria responder com tanta clareza e domínio do assunto como você fez.
    Obrigada!

    Abraços

    Comentário by luíza diener — julho 8, 2014 @ 10:16 pm

  10. Luíza estou aqui para o que precisar, por isso na Ecologicalkids minhas colegas dizem que sou a especialista das lavagens de fraldas de pano 🙂 Isso me lembra que ainda não falei disso no nosso blog 😡 tenho que preparar um post bem legal sobre as contas 😉

    Beijos

    Comentário by Rossana — julho 9, 2014 @ 4:15 pm

  11. uhu! série de video sobre fraldas de pano!
    se precisar de ajuda, tamos ae!

    Comentário by Marina Guimarães — julho 3, 2014 @ 10:35 am

  12. precisarei de muitas, nina!

    Comentário by luíza diener — julho 8, 2014 @ 10:15 pm

  13. Oi meninas! Pra quem mora em Brasília e não quer pagar frete, tem a opção da Nenê Nupano, que revende a marca Nós e o Davi… https://www.facebook.com/fraldasnenenupano
    Telefone: 9193-9518

    Comentário by Vanessa — julho 5, 2014 @ 1:19 pm

  14. obrigada pela dica, vanessa!

    Comentário by luíza diener — julho 8, 2014 @ 10:12 pm

  15. onde compro absorventes? ou sao so fraldinhas de pano ?

    Comentário by Lysia Cunha — julho 10, 2014 @ 9:09 pm

  16. as fraldinhas são boas pros bebezinhos recém nascidos. pros maiores é melhor comprar absorventes específicos, que seguram mais tempo sem vazar.
    no site da nós e o davi eles tinham absorventes de melton excelentes (de algodão com poliéster), mas tem que ver se já repuseram o estoque.
    se não, me avise que eu te ajudo a encontrar.

    beijo

    Comentário by luíza diener — julho 13, 2014 @ 2:28 pm

  17. Eu queria muito te agradecer Luiza!

    To gravidíssima de 24 semanas e desde que estava com o positivo em mãos me aconcheguei aqui no PG e nunca mais parei! E numa dessas devoradas no seu blog achei esse post e sempre concordei com as fraldas de pano, fazer da minha doce Mei uma bebê ecológica sempre me pareceu positivo tanto para o bolso quanto para minha consciência.
    Peguei a dica dessas fraldas lindas (babando aqui pra falar delas) e resolvi comprar pra ver como é no toque né, pq pelas fotos eram fofas e olha, abri minha encomenda e como pensei que você caiu do céu com essa dica! Na prática ainda vai demorar algumas semanas para ver mas a fralda, ao pegar e sentir era exatamente aquilo que eu gostaria que fosse para cobrir o bumbum da minha doce Mei.
    Então sem mais delongas, aproveitei a deixa para dizer que sou grata demais pelas dicas (inclusive essa) e que nunca perca sua vontade de compartilhar com a gente tanta coisa boa que é esse blog!
    E a propósito, tanto quando a Lady Sansa e o Benjoca são fofos, que cresçam sempre abençoados! E que sua família sempre seja estruturada e fundamentada nas alegrias simples e sinceras!

    Comentário by Bella — agosto 8, 2014 @ 2:09 pm

  18. Luiza gostaria de saber se usar o absorvente por cima da fralda (como capa) deixa a sensação de molhado na criança, e qual absorvente melhor nesse caso. E usá-lo por cima aumenta o risco de vazamento?
    Obrigada!!

    Comentário by Karina — setembro 10, 2014 @ 6:35 am

  19. Oi, Karina.
    Então, usar o absorvente por cima aumenta a sensação de molhado sim. Nesse caso é melhor trocar com mais frequência. Se não quiser essa sensação, dá pra fazer liners de tecido de soft, que repele a água.
    Quanto a vazamentos, se a fralda estiver bem ajustada, eu tenho zero usando o abs por cima. Já colocando dentro do bolso eu tenho dificuldades em evitá-los. Cocô quase não vaza com fralda de pano. Só vaza se não tiver ajustado direito. Já xixi.. é aí que eu tenho alguns vazamentos dentro do bolso.
    Claro que tem que trocar o absorvente com frequência, senão vaza mesmo, mas aí é porque a fralda tá cheia.

    Espero ter ajudado.
    Beijos

    Comentário by luíza diener — setembro 10, 2014 @ 10:00 am

  20. Oi Luíza!
    Obrigada pelas informações, muito úteis com certeza!!
    Esses liners (dei uma procurada agora) são só uma tirinha de pano (na medida da fralda) que coloca acima do absorvente?
    E, aproveitando, qual tipo de absorvente você recomenda? Vi uns interessantes do tipo sempre seco mas já tem os preços mais elevados…
    Obrigada novamente!! 🙂

    Comentário by Karina — setembro 10, 2014 @ 1:18 pm

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment

*