14 de agosto

guia de presentes para grávidas, mamães e bebês

por hilan diener

fun_baby_shower_games

de repente algumas amigas minhas descobriram-se grávidas. um.mon.te.de.a.mi.gas. e mais algumas acabaram de ter seus bebês. a gente fica feliz como se fosse conosco.
tanto para amigas próximas quanto para aquelas mais distantes, sempre é bom levar um presentinho ou para quem descobriu a gravidez ou para as recém paridas.
com a ajuda das leitoras, selecionei alguns mimos para presentear as amigas:

sapatinho de crochê/tricô
quer seja para o bebê que acaba de nascer ou para o que ainda está na barriga, esses sapatinhos – além de fofos – são super práticos. sem contar que é um presente bem simbólico.

roupinha
roupa de bebê nunca é demais. eu recomendo fortemente macacõezinhos. daqueles bem básicos, de botão na frente e entre as pernas. são as roupas mais fáceis de vestir e facilitam muito na hora da troca de fralda – especialmente à noite.
mas bodies, calças, meias, touquinha, luvinhas, tudo isso é sempre muito bem- vindo.

bolsa de sementinhas
foi um dos presentinhos que mais gostei de ganhar. é uma bolsinha comsementes dentro e ervas aromáticas (a minha é de linhaça e camomila), que você pode esquentar no microondas e colocar na barriga do bebê em crises de cólica ou qualquer outra dor. é super reconfortante, além de cheirosa.

mesmo que seu bebê não sinta cólicas, pode servir de compressa quente ou fria para outras situações. até mesmo para os primeiros dias da mãe, quando o leite começa a descer e os seios tendem a ficar cheios demais.

fraldas
um presente sempre muito bem-vindo quando você for visitar a mamãe que acabou de ter bebê. informe-se com a mãe se ela prefere ganhar a fralda do tamanho que o bebê está usando ou se quer guardar para quando ele crescer um pouco mais.

livros
livros são ótimos, porque carregam informações preciosas. abaixo minhas recomendações pessoais de ótimos autores:
para grávidas:
parto ativo: guia prático para o parto natural – janet balaskas
parto com amor – luciana benatti
para a mamãe que acabou de ter seu bebê:
soluções para noites sem choro – elizabeth pantley
shantala – frédérick leboyer
para ambas:
a maternidade e o encontro com a própria sombra – laura gutmann
para os pais grávidos:
diário de um grávido – renato kaufmann

livro de registro do desenvolvimento/façanhas do bebê
como estamos na era da tecnologia, muitos registros do bebê são feitos somente no computador e muitas vezes somem quando há algum problema ou salvamos em alguma mídia externa e acabamos por perdê-la.um livro para registrar esses momentos e colocar fotos impressas pode ser uma boa pedida. até porque bebês mudam tão rápido e passam por tantas fases, que a gente acaba esquecendo de algumas coisas.
eu ganhei um e adorei.

conchas para os seios
quando o leite da mãe desce, isso costuma acontecer de uma vez. como o bebê ainda está aprendendo a mamar e o corpo não conhece a frequência com que eleo faz, muitas vezes o peito enche tanto que pode empedrar e até evoluir para um mastite. a concha de amamentação foi uma salvadora para mim desde esse começo até quando benjamin começou a desmamar e o peito ficava muito cheio.

molde para pés
tem de gesso e tem de um outro material que depois fica parecendo meio uma borracha.
você guarda a lembrança do pezinho do neném em três dimensões. é um presente super fofo, original e com certeza uma lembrança inesquecível.

presente personalizado
se você é daquelas mulheres prendadas que sabe fazer alguma coisa, não deixe de fazer você mesma o presente. pode ser um paninho de boca, uma toalha bordada, um sapatinho ou o que quer que você saiba fazer.
nada mais carinhoso que receber algo feito pelas próprias mãos de quem presenteia.

vale curso de shantala
em muitas cidades existem cursos de shantala para as mamães. eu confesso que achava isso besteira, até ouvir de uma mãe que fez shantala “intuitiva” com a primeira filha e a pequena não gostou muito. no segundo filho, ela ganhou e fez o curso e então viu a diferença que foi saber a técnica com precisão.

redinha para banheira

no começo pode ser difícil dar banho em um recém-nascido. além de serem pequenos e fazerem fortes movimentos de reflexo, eles sentem-se desamparados dentro daquela água toda. sem contar que muitas mamães morrem de medo de afogar seus bebês. a redinha ampara o bebê e não deixa ele escorregar, deixando o bebê mais tranquilo e diminuindo o risco de afogamento.

roleta da obrigação

este é um produto nosso. uma brincadeira tanto para pais quanto para mães. para os que estão grávidos ou para quem acabou de ter seu bebê. ela é como uma roleta de jogo de tabuleiro, onde são dispostos de forma alternada os nomes pai e mãe. na hora do aperto – fralda pra trocar, banho, colocar para dormir, etc – você pode deixar a roleta decidir para você. um produto bem-humorado e que sempre agrada os presenteados.
(para conhecer melhor a roleta, clique aqui)

balde para banho
o banho de balde é conhecido por ajudar o bebê a relaxar. ele fica imerso com água até os ombros e, por isso, sente muito menos frio. além disso, a imersão no balde simula o útero materno: um ambiente líquido e bem quentinho.

sling
o sling ajuda muito nas cólicas, nas ansiedades de separação, no bebê que só quer colo ou ficar pendurado no peito (enquanto a mãe precisa fazer outras coisas). enfim, sling é tudo de bom!
um sling bem ajustado é confortável para a mamãe e para o bebê.
os slings que melhor se ajustam ao corpo da mãe são o sling de argola e o sling de amarrar (wrap). pra quem acha que esquenta muito, um sling de feito de dry fit pode ser uma boa pedida, pois é um tecido leve e que não esquenta tanto.
há também outros modelos de sling mais práticos como, por exemplo, o pouch sling, que você não precisa ajustar nada. é só vestir e pronto. na hora do sufoco é prático. serve melhor nas mães de tamanho “padrão”.
(para conhecer melhor os diferentes tipos de sling, clique aqui)

saquinho para roupa suja/limpa
ganhei um desses nesta gravidez. o meu é um saco de tecido por fora e impermeável por dentro, que você carrega dentro da bolsa para colocar eventuais roupas sujas. e, convenhamos, eles sujam bastante roupa, né?
é útil até quando eles estão maiores. exemplo disso é o benjamin, que volta e meia dá uma escapada e suja a cueca/short de xixi.
gostei tanto que digo que o ideal é ter dois: um para colocar as roupas que sujarem e outro para guardar as roupas limpinhas. assim sua bolsa fica organizada e as roupinhas não se misturam.

roupas para amamentação
a princípio pode ser uma camisola, visto que no começo a gente passa a maior parte do tempo dentro de casa, de pijama. se optar por isso, observe a estação do ano em que o bebê vai nascer. afinal, de nada adianta uma camisolinha sem manga em pleno inverno ou um pijama de flanela numa estação quente.
mas outras roupas que facilitam a amamentação também podem ser super úteis: camisas de botão ou até mesmo um vestidinho com abertura frontal, como botões, zíper ou aquele modelo transpassado.

garrafinha de água
tem que beber muita água na gravidez. e amamentação dá uma sede louca. o ideal é ter sempre uma garrafinha de água por perto. por isso, esse pode ser um ótimo presente. há inúmeras garrafas bonitas e decoradas e você pode encontrá-las com facilidade em lojas de esporte. dê preferência às garrafinhas de aço inox ou, se for de plástico, que seja livre de bisfenol.

trocador portátil
geralmente é dobrável e feito de material impermeável. o trocador portátil é mais um desses presentes super úteis. afinal, não é todo lugar que a gente vai que tem fraldário (e nem todo fraldário que a gente vai é limpo).

presenteie o pai também
o papai não pode ficar de fora dessa, né? afinal, a criança não foi feita sozinha. então, que tal levar um presente para ele também? não sei o de vocês, mas meu marido ama chocolate. se o pai em questão for um desses, uma caixa de bombons ou um kit contendo diversos chocolates é uma ótima pedida para eles.
mas de repente levar um charuto pro paizão pode ser uma piada descontraída, né? (melhor se o charuto for de chocolate.hehehe).outras piadas que podem ser feitas com o pai é montar um kit com produtos cheios de cafeína – café, chocolate, coca cola, energético, guaraná em pó – e dizer que, pra sobreviver aos próximos meses, ele vai precisar disso tudo.
ainda existem outras inúmeras opções de presentes super bacanas.
alguém sugere alguma?

Barra_Posts_NOVA

Related Posts with Thumbnails

categorias: amor, chá de bebe, estou grávida, para gestantes, para mães, para papais, publicidade

assine nosso feed ou receba por email


13 Comments »

  1. Só não sei onde encontrar o molde para pés e saquinho para roupa suja, impermeável, como o seu….
    Dicas pra comprar pela internet?

    Comentário by Joana Gabe — agosto 15, 2013 @ 9:56 am

  2. O saquinho nesses sites que vendem fralda de pano sempre têm! Achei este link: http://www.bebemeleca.com.br/pd-5c667-sacola-impe
    O molde também desconheço.

    Comentário by Andressa — agosto 15, 2013 @ 12:44 pm

  3. Que dicas ótimas! Amei!!!
    Ainda sou tentante, e quero salvar alguns desses itens para colocar na minha lista do chá de bebê, quando este vier. Não acho legal se preocupar só com roupinhas que no final o bebê nem usa, por ele crescer tão rápido.
    Beijos,
    Rita http://melancianabarriga.blogspot.com

    Comentário by Rita — agosto 15, 2013 @ 10:20 am

  4. Amei as dicas Luíza!!! Na semana da amamentação escrevi sobre como incentivar uma mãe e está amamentando, entre os tópicos citei alguns presentes: http://entrefotosebeijos.blogspot.com.br/2013/08/
    Acho legal dar almofada de amamentação, se tiver mais intimidade com a mãe uma boa é o absorvente de tecido para seios e os sutiãs de amamentação ( fugir de presentes como mamadeiras e chupetas).
    Um abraço,
    Andressa

    Comentário by Andressa — agosto 15, 2013 @ 12:35 pm

  5. Ufa! Terminei, li todos os posts do blog! Gostei muito, não sei como cheguei ao blog, mais assim que li o primeiro e gostei, fiquei curiosa em saber o começo de tudo. Estou gravida de 9 semanas, então tem muita coisa para me ajudar, principalmente após o nascimento. O que eu mais gostei? Do vídeo do segundo parto, emocionante(chorei) !! Ainda estou com um pouco de medo do parto, por isso ler relatos de partos tem me ajudado muito!! bj

    Comentário by Gisele Pires — agosto 15, 2013 @ 4:37 pm

  6. OI! Eu faço presentes para as minhas amigas. Faço álbuns, destes que você mencionou, o primeiro caderno é só para anotações sobre o bebê, os outros para colar as fotos! Ficam muito lindos….Veja lá!

    O blog anda meio parado porque também estou para ganhar o meu bebê e a gente fica com 1001 tarefas para realizar antes deles chegarem…
    http://petitpoaencart.blogspot.com.br/

    bj, Laura.

    Comentário by Laura — agosto 16, 2013 @ 9:28 am

  7. Muito legal, Parabens.
    Gostei muito do artigo.
    confira também meu blog http://www.blogpaisdeprimeiraviagem.com.br/.
    Vale muito a pena

    Comentário by Rafael — agosto 16, 2013 @ 9:55 am

  8. Ganhei o quadro para fazer o molde de gesso dos pes e amos do bebe, é a coisa mais linda, deixa qqer mamae feliz.

    Comentário by flarebelato — agosto 19, 2013 @ 3:19 pm

  9. Flarebelato, onde compra o molde dos pés, vc sabe? obrigada

    Comentário by Patricia — dezembro 23, 2013 @ 1:17 pm

  10. […] post da semana passada dei dicas de presentes para grávidas, para mamães que acabaram de ter seus bebês e até mesmo […]

    Pingback by potencial gestante – gestos que valem como presentes — agosto 21, 2013 @ 8:59 am

  11. Adorei a lista!
    No quesito "roupas para amamentação" indico fortemente a loja on line criando gente http://www.criandogente.com.br/
    Roupas de ótima qualidade, bonitas e super funcionais para amamentar.
    E além disso, o atendimento da dona, Flávia, é de primeira! Conta até com uma "consultoria" de amamentação 😉
    Acho que vc e suas leitoras vão adorar!
    Bjs
    Marília

    Comentário by Marilia — agosto 21, 2013 @ 9:40 am

  12. Muito boa sua lista.

    Comentário by ketina — setembro 18, 2014 @ 12:44 pm

  13. Gostaria de dicar de roupas para gestante, não estou encontrando muita opção como é dificil?

    Comentário by Cris — março 31, 2016 @ 3:30 pm

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment

*