higiene do recém nascido

[post publieditorial]

o que você faz na hora de limpar seu pequenino?

lembro-me bem de como era por aqui. todo dia o mesmo ritual: tira a fraldinha do bebê, limpa os excessos com um algodãozinho úmido,  enrola o corpinho numa toalha fralda, lava a cabeça, enxuga. lava o corpinho, enxuga, enrola e veste bem quentinho e aconchegado.

eu sempre aproveitava a hora de amamentar pra fazer o resto da higiene: limpar as orelhinhas (inclusive atrás), cortar as unhas, tirar aquele excesso de casquinha do no cabelo com um bom óleo (deixado previamente de molho) e uma massagem no cocuruto.

mas e a frequência da troca das fraldas? mudar a cada mamada, independente de ter fezes ou não, ou esperar o bebê fazer cocô para trocar?
pode limpar recém nascido com lencinho umedecido? ou é melhor limpar com algodão? devo umedecer com água ou com loção de limpeza?

pras mamães de primeira viagem, sabia que existe diferença da troca de fralda do menino pra da menina?

são tantas as dúvidas que passam na nossa cabeça ao nos deparar com um bebê tão novinho. e nós, ou com zero de experiência, ou sem aquela prática de outrora, às vezes nem sabemos de onde tiramos inspiração pra fazer tanta coisa tão diferente, uma seguida da outra.

é nessas horas que eu levanto as mãos aos céus e agradeço por existirem sites e blogs pra nos dar dicas bacanas e nos ensinar coisas que nunca poderíamos pensar que existiriam.

por exemplo, quando o benjamin ainda estava na barriga li em algum blog que, antes de hora de trocar a fralda, a mãe pingava umas gotinhas de água no pintinho do seu bebezuco pequetico, pra estimular que ele fizesse xixi ainda dentro da fraldinha antiga, pra depois limpá-lo e evitar, assim, aquele banho morninho (e desnecessário) de xixi.
adorei a dica coloquei em prática por muito tempo, até não precisar mais.

na fanpage da johnson’s baby recém nascido eu li que nas primeiras semanas de vida das meninas pode aparecer uma secreção vaginal transparente, branca ou até mesmo um pouco de sangue, mas que isso é normal e desaparece em poucas semanas.

e tem várias outras dicas por lá, não apenas de higiene, como de massagem, amamentação e sono. você pode curtir e compartilhar com seus amigos. é ótimo (eu leio uma atrás da outra, por serem curtinhas e diretas).

gostou? então clique aqui e curta a página do facebook da Johnson’s Baby Brasil – Recém Nascidos.

e, claro, se quiser deixar sua dica por aqui será muito bem vindo!

[post publieditorial]

 

Related Posts with Thumbnails

5 comments

  1. Luiza, meu bebê é um menino que agora está com 4 aninhos. Desde seu nascimento até 6 meses eu limpava com água filtrada morna e algodão, inclusive nas saídas eu costumava levar uma garrafinha térmica com tampa que servia de apoio, não usava lenço humedecido para não causar nenhum tipo de alergia e/ou irritação. Quando ele deixou de alimentar-se exclusivamente do leite materno passei a utilizá-los pois já estava com 7 meses, com pele mais resistente, as caquinhas passaram a feder e dai a necessidade dos tais lenços. Super recomendo desta maneira, já que deu certo comigo.

    Passa lá no meu blog recém-nascido: maededudu.blogspot.com e seja um membro. bjocas!

  2. Oi Luisa!

    A Laura hoje tem 8 meses e confesso que tenho mais dúvidas agora do que antes…. por que de recém-nascido todo mundo sabe que tem que cuidar MUITO, especialmente dentro das menininhas, em TODAS as mamadas, até por prevenção de qualquer fungo ou problema, por ser recém-nascida, muito frágil. Acontece que o tempo vai passando e as dicas vão ficando mais escassas e eu me pergunto: tem problema usar baby wipes/toalhinhas durante o dia inteiro? Posso deixar só as toalhinhas no berçário? Devo pedir à berçarista/escolinha, que sempre limpe com algodão? Trocar a cada xixi, ainda? Sabe? Eu vou por instinto e prefiro limpar demais a limpar de menos.
    Acho muito válido, porém, toda a informação sobre recém-nascido que existe, por que assim facilita muito a vida dos papais, especialmente os de primeira viagem!

    Beijos grandes!
    http://viagensdeprimeiraviagem.blogspot.com

  3. Nossa, essa dica pra evitar xixi dos meninos na hora da troca veio em ótima hora… tô tomando altos banhos! Hoje já funcionou! (tudo bem que no fim da troca ele fez xixi de novo e esse eu não esperava, rs)…
    São umas dicas simples mas que ajudam demais né?
    Bjs

  4. nossa adorei a dica do xixi de menino, quando eu tiver um (que espero ter um dia) vou lembrar de voce! Quanto as baby wipes, sempre fui super tranquila com isso (alias eu acho que sou tranquila d+, minhas amigas dizem que parece que sou mãe de 3ª, 4ª viajem e não 1ª rs) no começo era só algodaozinhoe aguinha, na verdade cha de camomila que ajuda a acalmar a pele, e não passava nenhuma pomada (as vezes a pomada mais atrapalha que ajuda, ela cria um ambiente perfeito para cultivo de bacterias, pois fica meio umido o local do bumbum), então só passava quando assava, como não aconteceu até minha filha ter uns 7 meses, entao tenho o mesmo tubinho até hoje rs, Agora uso só baby wipes quase que o dia todo, mas com certeza é bem melhor usar só algodaozinhoe aguinha, mas acabei priorizando outras coisas por conta do tempo! quando eu consigo acordar mais cedo vou lá fazer o chazinho e deixo pro dia, mas é dificil, acabo usando os wipes mesmo! e pomada hj em dia só depois do banho, um pitoco de nada no dedo, bem passado até quase desaparecer aos olhos rs (coisa de mae e pai medico metidos a homeopatia) bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *