18 de dezembro

dicas de como lavar roupas de bebê

por luíza diener

roupa no varal

quando estava grávida do benjamin, não imaginei que surgiria uma dúvida tão simples quanto essa: como lavar as roupas de um bebê? algumas respostas eram claras, outras nem tanto.
por exemplo, com quantas semanas de gestação eu devo lavar as roupas do meu bebê? posso usar qualquer tipo de sabão? posso lavar as roupinhas à máquina?

a primeira vez que observei uma mãe cuidar das roupas de seu bebê foi quando eu tinha por volta de um ano de casada. fui à casa de uma amiga – que tinha um filhinho pequeno de pouco mais de 1 ano – e vi que ela lavava to-das as peças dele à mão. confesso que pensei “nossa! como ter filho dá trabalho!”.

anos depois, outra amiga teve bebê e escreveu no blog dela que lavava as roupas da filha na máquina de lavar. o que estragasse era porque não prestava mesmo. pensei com meus botões “essa é das minhas!”.

claro que existem algumas peças ultra delicadas que merecem atenção especial e é melhor que sejam lavadas à mão, mas a verdade é que as máquinas de lavar atuais andam tão modernas – e a maioria delas conta com o ciclo de roupas delicadas – que não precisamos mais ficar na beira do tanque lavando peça por peça.

por isso, juntamente com o novo OMO Roupas Delicadas, trago para vocês dicas de como lavar roupas de bebê com praticidade:

– preciso lavar as roupas do bebê antes dele usá-las pela primeira vez?com quantas semanas/meses de gestação eu devo lavá-las?

a pele do recém nascido é muito delicada e é importante que todas as suas roupas e peças do enxoval (fraldas, toalhas, lençóis, toucas, meias, etc) sejam lavadas antes do primeiro uso.
o ideal é fazer isso lá pelo sétimo mês, ou entre a 30ª e 34ª semana de gestação. na verdade, não existe uma regra, mas lavar cedo demais pode acabar por empoeirar e atrair fungos e ácaros, enquanto que deixar pra lavar no fim da gravidez pode ser cansativo para a gestante.

– como guardo as peças já limpas enquanto meu bebê não chega?

de preferência, cubra-as com forros ou guarde-as dentro de capas de TNT para que elas não fiquem empoeiradas até a chegada do bebê. você não precisa lavar absolutamente todo o enxoval do bebê de uma vez, mas o ideal é já ter essas duas numerações (RN/PP e P) limpas, pois nunca se sabe exatamente o tamanho que o neném chegará e com quanto tempo ele deixará de usar tais peças.

– posso lavar as roupinhas à máquina? qual é o melhor jeito de fazer isso?

sim, se lavadas de maneira correta. como já disse acima, as máquinas mais modernas possuem um ciclo para roupas delicadas (e até roupas de bebê) que, inclusive, agride muito menos a peça da roupa se lavadas à mão e proporciona uma lavagem mais eficiente.
você também precisa usar (em pequena quantidade) um sabão suave, dermatologicamente testado e que não agrida a pele do bebê.
outra vantagem de lavar à máquina (além da enorme praticidade) é que as roupas são mais bem enxaguadas que quando lavamos manualmente, o que elimina melhor o sabão da roupa. pra completar, a centrifugação retira bem a água, fazendo com que seque mais rápido e estrague menos que as peças torcidas à mão.
para garantir que a roupa fique com pouco ou nenhum resíduo, programe a máquina para um enxágue extra. caso sua máquina não tenha essa opção, você pode repetir o ciclo de enxágue e centrifugação quando terminar a lavagem das roupas.

– posso lavar as roupas do bebê junto com as minhas?

não. o recomendado é que, pelo menos nos primeiros meses/ano de vida, a roupa do bebê seja lavada separadamente.

porque, afinal, essa é uma tarefa que fará parte da sua vida por muito tempo. então o melhor é que seja feita de forma prática e eficiente, otimizando seu tempo e aumentando a durabilidade de suas roupinhas (;

Related Posts with Thumbnails

categorias: Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , publicidade, quer uma dica?

assine nosso feed ou receba por email


11 Comments »

  1. Sempre lavei as roupas da minha filha na máquina. Acho muito mais eficiente, as roupas lavadas a mão dificilmente não ficam com excesso de sabão. É só ter um cuidado maior, colocar no ciclo certo e as mais delicadas colocar em saquinhos próprios para lavagem, que sai tudo limpinho e cheirosinho!
    Mas confesso que a grande maioria torce o nariz quando digo que não lavo as roupas da Pequena na mão… kkkkkk

    Comentário by Fabiana — dezembro 18, 2013 @ 12:00 pm

  2. Muito obrigado pelas dicas, vou usa-lás

    Comentário by Seguidores — dezembro 31, 2013 @ 12:36 am

  3. Luiza, você lava pano de chão e pano de prato na máquina? Estou neste dilema… Segundo filho, vou aderir à máquina mas to com uma preguiça danada de lavar os panos na mão…

    Comentário by Mariana — maio 19, 2014 @ 9:54 am

  4. Muito obrigada pelas dicas, sou mãe de primeira viagem e quero fazer tudo direitinho para a chegada na minha princesa…

    Comentário by rafaela — dezembro 1, 2014 @ 11:51 am

  5. Oie minha filha ganhou um monte de roupinhas usadas e veio umas branca com mancha amarela gostaria de saber o que eu posso usar par tirar ?? Obrigada

    Comentário by Izabel vastag — março 30, 2015 @ 11:26 am

  6. Ola Izabel, eu tambem ganhei muita coisa que eram dos meus sobrinhos apesar de boa qualidade vieram muito manchadas, criança suja muito, mas consegui tirar todas as manchas ate as de mofo com1 tampinha de vanish e 4 litros de agua fervente,deixei de molho por 2 horas, as mais insistentes eu fiz um.implasto de vanish com um pouquinho de agua quente, e deixei 30 minutos, depois lavei na maquina com 2 enxagues e ficaram novinhas, usei o confort puro cuidado e ficou super cheirosas tambem.

    Comentário by bruna — maio 14, 2015 @ 8:57 am

  7. Uma dúvida, não precisa testar antes se as roupinhas soltam tinta? Alguma dica para isso?
    Obrigada!

    Comentário by Larissa — julho 7, 2015 @ 5:01 pm

  8. Pelo que percebi não soltam tinta não…as usadas lavei primeiro com sabão em pó na máquina pra tirar as manchas… agora estou lavando tudo de novo com sabao de coco apropriado(em pó Ruth ou Uff). ANTES LAVEI A MÁQUINA COM AGUA E UM POUQUINHO DE AGUA SANITARIA PRA ESTERILIZAR E TIRAR RESIDUOS DO SABAO EM PÓ COMUM Q TEM MT QUIMICA…BOA SORTE!

    Comentário by Fernanda Boa Nova — agosto 19, 2015 @ 1:34 pm

  9. Olá comprei sabão líquido de coco. Muito bom também!

    Comentário by Joselma — março 12, 2016 @ 7:07 am

  10. Qual a melhor forma de higienizar a máquina antes de lavar a roupa do bebê?

    Comentário by Thuane — março 4, 2016 @ 7:50 pm

  11. Eu faço a higienização da minha maquina com um pano bem limpo e seco com (álcool 70)

    Comentário by Thais Cardoso — outubro 26, 2016 @ 10:13 am

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment

*