mama na mama

o que você faz enquanto seu bebê mama?

a. dorme;
b. vê tv;
c. lê alguma coisa;
d. mexe no celular;
e. come/bebe alguma coisa;
f. conversa com o bebê;
g. futuca as cracas dele;
h. nenhuma das alternativas acima;
i. todas as alternativas acima.

minha resposta: letra i, o que inclui também a h.

ok que amamentar é um momento lindo, maravilhoso e único entre mamãe e bebê. com certeza é minha hora preferida do dia, e olha que ela se repete muitas vezes.
mas sabe aquela vez que o bebê pendura no seu peito e mama mama mama até fechar os olhos e você fica ali, olhando pra longe, enquanto um sugador sonolento fica acoplado a você?
e aí? fazer o quê?

à noite ou de madrugada não há dúvidas: dormir, of course, my horse. e torcer pra não dormir demais e emendar com a próxima mamada (eu já fiz isso algumas vezes).

durante o dia, quando o benjamin quer mamar, eu já corro e ligo a tv, preparo a cama pra recebê-lo e taco-o-o-o no peito.
enquanto ele tá ali olhando pra mim, eu converso, canto, olho nos olhos, rio e às vezes até choro emocionada.
aí ele fecha os olhos e eu assisto a tv. mas quem tem tv aberta e não tem controle remoto sabe o tanto que é chato emendar pérola negra com esmeralda ou terminar de ver sessão da tarde e acabar totalmente por dentro de tudo que acontece em malhação.

aí você cata um livro ou uma revista que estiverem ao seu alcance, folheia e deixa de lado(minha concentração foi pro lixo desde a gravidez).
se tiver uma garrafa dágua por perto, você entorna ela inteira e continua com sede. aí belisca alguma coisa (às vezes eu lembro de deixar um biscoito, um damasco, umas castanhas, sei lá, por perto) e acaba com tudo, ou enjoa.
aí vai pro celular. manda mensagem pro marido, pra mãe, tira foto do bebê mamando, do seu pé, da tv que já está lá, passando araguaia.
que tal jogar um joguinho? meu celular só tinha jogo tosco e eu acabei pagando R$9,90 (veja bem, não foi 10) em um tosco jogo que era pra ser the sims 3.
vira pobre (oi? preconceito) e fica ouvindo música no celular. até canta pro bebê na esperança dele dar uma acordadinha pra interagir.

se você tiver a sorte de ter um pote de cotonetes por perto, essa é a sua chance: hora de tirar aqueles toletes amarelos de cera do ouvidinho do bebê. como pode uma coisinha tão pequena ter tanta meleca? às vezes com um ou dois cotonetes eu limpo bem o meu ouvido, mas o dele demanda pelo menos uns 4. vai entender.
caso não os tenha, pode apelar pra gaze. se você for cuidadosa, dá pra fazer de cotonete que é uma beleza. se não quiser usá-la seca, pode valer-se da babinha materna.

ouvido limpo, que tal arriscar nas unhas? meu filhote mexe tanto – até dormindo – que eu desisto de tentar e às vezes ele até parece o zé do caixão, de tão comprida que ficam as unhas dele (por sorte ele aprendeu que arranhar machuca). aí o jeito é apelar pra hora da mamada.
o bicho vira um quase santo e essa é a oportunidade perfeita pra desvencilhar-se das garras infantis.
mas como, se um dos braços fica ocupado apoiando o bebê?
elementar, minha cara amamentadora ociosa. é só roer. eco! roer a unha do bebê? ué, mas você não rói a sua? mas a do bebê é diferente. sim, é até mais molinha. e ainda dá pra tirar aqueles cantinhos que nem sempre a tesourinha dá conta. ah mas e as bactérias? se você realmente se importa com isso, é só lavar as mãos dele depois, ora pois.

meu macaquinho já tá quase limpo.
agora vou limpar as remelinhas. santa saliva + dedo mindinho.

e agora, meu favorito: as casquinhas!
(parêntese: benjamin não estava com casquinha não. era uma cascona geral no tampo da cabeça! aí ontem, antes dele dormir, passei um oleozinho (dersani) no cocuruto dele e deixei. hoje de manhã ele tava todo cagado e mijado e, como não dava pra limpar no cuspe, eu tive que dar banho. aí deixei ele com a cabeça mergulhadona na água morna e a cascona ficou molinha, molinha. dormiu, acordou, foi mamar e minha vez chegou! fecha parêntese)
enquanto ele mamava lá, todo sonolêncio, eu peguei um pente de bebê e fui penteando devagarzinho no sentido oposto do couro cabeludo. aos poucos elas começaram a soltar. e, se até então eu não tinha visto um fio de cabelo solto da cabeça do pequeno, agora eles saíram aos tufinhos. pra cada casquinha, um tufo de cabelo. gente, o bichinho vai ficar com uma careca igual a do serra!
saíram muuuitas casquinhas e ainda assim ele ficou com algumas coladas no couro cabeludo. o jeito foi passar mais óleo e deixar mais tempo de molho, até o próximo banho.

a coisa tava tão boa que eu troquei ele de peito, coisa que eu nunca faço, só pra poder tirar as casquinhas do outro lado e limpar o outro ouvido. catuquei tanto, mas tanto o bichinho, que ele capotou em um sono de bela adormecida e já dorme há quase 3 horas (geralmente não passa de 30 minutos).

e eu fiquei me sentindo a própria mama primata:

Related Posts with Thumbnails

27 comments

  1. Que foto linda! Ai Lu, eu só consegui amamentar meu bebê até ele completar dois meses (longa história…), então eu fico super comovida com essas imagens de uma mamãe amamentando. Mas, morri de rir com o relato da limpeza do Benjamin… rsss. Beijos

  2. menina, eu AMO tirar casquinha! fico até meio triste quando elas acabam… hehe
    adorei o post, eu também fico achando coisa pra fazer durante as mamadas. é uma delícia, é lindo, é sublime e tals, mas a gente faz isso TANTAS horas por dia que bate um certo tédio. eu tô conseguindo botar a leitura em dia, olha que ótimo!
    beijo!

  3. Eu A.D.O.R.E.I kkkkkkkk…Demais.Eu escolho a alternativa I tbm, e ainda consigo colocar umas coisinhas na lista com os cuidados com os mais velhos( e broncas tbm pq nessa hora eles aproveitam).
    mas é tudo verdade eles saem satisfeitos e limpinhos limpinhos das mamadas!

    beijinhossss

  4. Morri de rir com o seu post! Eu também adoro dar faxina, mas como o neném me dá uns ninjas eu apelo pro maridão. Aí é cortar as unhas e cutucar os cantinhos (quase tenho que amarrá-lo pra fazer isso), tirar os cravinhos das costas (o combinado é que quando acabar os cravos eu irei pedir divórcio e vou arrumar um novo marido bem espinhento. ECA!!).

    Que legal que consegue dormir à noite amamentando. Quando o José Guilherme era mais novinho eu assistia a todos os seriados do Tele Seriados (Record) da Madrugada, e o melhor: às 4 da manhã começava o Jornal da Record que repetia TODAS as reportagens de 30 em 30 minutos. Às 6 da manhã eu já repetia as falas junto com os repórteres! rsrsrsrs
    Aproveita que daqui a pouco ele vai dormir a noite todinha e as mamadas do dia não irão durar mais que 10 minutinhos.

  5. ai Lú que cômico a história das casquinhas no cucuruco, o David tinha zilhones e era um saco amolece pra tirar depois… enfim, hoje que ele já virou pessoa voltou a casquinha e já tem nome de coisa de gente grande: dermatite…rs, agora passa coisa mais possante e sai… beleza né? quanto ao momento amamentação eu ficava no OMmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm, nem telefone eu atendia…. ficava lá olhando pra cria, respirando, fazendo carinho na cabeça, no rostinho, na orelha, na mão…. etcccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccc… muito ritual né? beijos e a foto tá lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! amei!

  6. Quando o Arthur era novinho, eu fazia tudo isso e outras coisas, como tentar pentear os fios com menos de 1cm, verificava se estava nascendo os dentes…
    Agora que ele tem 1 ano e 1 mês, se eu ligar a tv ele dá um pulo ninja e senta no meu colo pra ver o que estava acontecendo. Ele não pode ouvir NADA durante a mamada se não começa a se virar pra ver o que acontece.
    Enquanto ele está dormindo, eu só me arrisco a cortar as unhas. Enquanto ele mama e ainda está acordado, eu fico roendo os cantinhos das unhas dele, já que ele insiste em ficar com a mão na minha boca. Então, quando ele dorme, eu lavo as mãos dele e ponho no berço e… VIVA! Vou fazer o que eu tenho que fazer (lavar o meu cabelo, passar uma base nas unhas ou mesmo almoçar).
    Limpar as cracas eu deixo pro papaizinho por que ele adoooooooooora ficar fuçando na cria! Ele tira as melecas do nariz, a cera de ouvido como ninguém!
    O Benji tá tão lindo *____* Parabéns, viu!

  7. Tirando a parte de roer as unhas e tirar casquinhas faço tuuudo isso! Pensei que só eu era aloka de atrapalhar a hora do mamá gostoso…rs
    Outra coisa que eu faço é mexer nos pézinhos…adoro! Mas tem hora que a Nina fica mexendo eles tipo "pára mãe, deixa eu mamar.."
    E é claro, não podia faltar a limpeza das mãos! Tiro todos os (milhares) de fios de cabelos meus da mão dela, todas as caquinhas, fiapos e afins!
    Que momento delícia né?

    beijos

  8. Queria ter escrito esse post. Juro!!!
    Também faço tudo isso, e às vezes até me sinto culpada por ficar futucando a Rafaela pra tirar as caquinhas enquanto ela mama. Mãe é muito chata, né? A gente fica esmiuçando cada dobrinha, cada buraquinho do bebê pra ver se está tudo limpinho… hehehe…
    Beijos

  9. É a letra I, com certeza, com muitos momentos de G. E, quando ela está dormindo e eu não, ainda respondo email e falo no Gtalk. Quando está acordada, não gosto, pois ela perde a concentração rápido, tem que rolar o contato visual apaixonado entre mãe e filha para ela mamar bem. E eu me derreto…
    Beijos

  10. Ahahahhaha adorei, também faço tudo isso! Quanto às unhas, ainda não tinha pensado na idéia de roer hehehehehhe, mas que dá uma vontade de cortar dá. Já consegui responder e-mails também com a Marina mamando, escrever no blog…beijos Fabi

  11. Eu tb faço tudo isso!!! Mãe é tudo igual…
    Ah… vc já se acostumou com o sling? Eu comprei um que é a minha salvação qdo ela não dorme… é só colocar ali e ela dorme, eu tenho as 2 mãos livres e posso vir para o computer, como agora…
    Adoro seu blog!

  12. Olá Luiza,

    adorei o seu blog!
    Eu descobri a poucas horas que estou grávida de aprox. 4 semanas e já corri para a net procurar tudo relacionado a gestacao!
    Obrigada por compartilhar suas experiencias com seu lindo bebe, alias, adorei o nome dele!

    1. paula, parabéns pelo bebê!
      que ele cresça com muita saudade e que você tenha uma gestação muito tranquila.

      espero que goste do blog e volte aqui. tem bastante coisa sobre gravidez e também sobre maternidade

      beijinhos
      :)***

  13. Oi Luiza, hilário teu post … estou aqui chorando de tanto rir … parece que estou me vendo … pensei que só eu é que era assim, que atrapalhava as mamadas da minha pequena. hehehehehe. Adoro vir ao teu blog, ler teus posts … todos muito bons!!! Parabéns!!!

  14. Amei flor.. simplesmente vc nasceu para ser blogueira… amo ler o que escreve… é inspiradora… Deus abençõe muitão vc e seus fióte… (e o seu bófe tb craru rs)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *