21 de junho

minha filha já tem nome!

por luíza diener

cons

demoramos 9 dias após o nascimento para encontrar o nome dela.
na verdade ele sempre esteve lá, mas eu não conseguia sentir certeza ou não conseguia escutar essa certeza que, no fundo, já estava ali dentro de nós.

pra quem esperou quase 9 meses para descobrir se nasceria uma menina ou menino, digo que 9 dias não são nada.
mesmo assim, tivemos que aguentar a pressão.
desde que ela nasceu não houve um dia sequer que não me perguntassem “e o nome?” “e aí? já escolheu?”.
especialmente no facebook:
era colocar uma foto dela: “e o nome?”
escrever que o leite desceu: “e o nome?”
mencionar uma gracinha do benjamin “e o nome?”
contar que fui na padaria “e o nome?”

é, se não foi fácil pra vocês, imaginem para nós.
9 dias chamando-a de bebéia, boneca, mocinha, menina, coisinha, bichinha, filha, aquela ali..
9 dias revendo listas antigas, fazendo listas novas.

ela quase chamou-se branca. por um triz não virou linda. pensamos em charlote, namoramos celeste.
este último era quase certeza que viraria o nome dela, visto que foi o único nome que atendia a todos os requisitos da minha criteriosa e extensa lista de como um bom nome deve ser.

antes dela nascer, uma amiga disse que o melhor a fazer era esperar ela cantar sua própria música.
achei aquilo lindo e poético. escutar a música da minha filha. escutar o nome que ela queria ter.
porque, convenhamos, se eu esperasse ver a cara que ela tinha para nomeá-la, seria chamada de joelhilda, macaquita, tartaruguina, minhocácia.

cada vez que achávamos ter encontrado o nome dela, o hilan empolgava-se e eu dizia: “mas será que é esse?” calma. vamos esperar mais um pouco”. e assim criamos a regra do dormir e acordar com o nome.
amamos linda. tivemos certeza de linda. dormimos com linda, acordamos e.. cadê linda?
o mesmo pra charlote. se eu fosse mística, teria certeza que o nome era esse visto que, enquanto mencionávamos ele, o hilan pegou a caixa do filme do nosso começo de namoro e adivinhem o nome da atriz principal?
mas dormimos com charlote e acordamos sem ela.

o nome eleito não. me acompanhou pela adolescência e início da vida adulta, sempre à sombra de outros nomes.
nunca foi o primeiro de nenhuma lista. até esta gestação.
ela estava no topo. a única que tinha um asterisco ao lado.
mas vi e revi minha lista de pré-requisitos e percebi que muita, muita gente iria estranhar. e ter dificuldade em entender e escrever.
o mesmo aconteceu com benjamin e eu prometi que não teria outro filho com ambiguidade na escrita.
foi por causa dessa promessa besta que eu não consegui escutá-la cantar desde a barriga.
ela nasceu e eu coloquei muitos empecilhos.
mas quando pensava em chamá-la dos outros nomes sugeridos, só vinha este na cabeça.
celeste foi o último nome cogitado. quando tentava lembrar deste nome, outros 2 ou 3 me vinham à mente antes de chamá-la. já pensou que horror não saber o nome da própria filha?

aí hoje, enquanto ela mamava, eu tive certeza. tão certo quanto o dia após a noite, tão óbvio quanto um mais um é dois.
me emocionei, cansei-me de esperar e finalmente chamei-a pelo nome: constança!

 

Related Posts with Thumbnails

categorias: amor, constança

assine nosso feed ou receba por email


111 Comments »

  1. Bem Vinda Constança! Parabéns Família linda! Emocionante relato de parto, adendo feliz da participação do Benjamin. bjocas

    Comentário by Maria Paula — junho 22, 2013 @ 12:37 am

  2. Divino nome!

    Comentário by Jéssica — junho 22, 2013 @ 2:05 am

  3. Luiza, acompanho o blog de vocês desde que o Benjoca era bebezinho (cerca de 1 mês de idade), mas nunca comentei! mAs diante de um assunto tão importante, não poderia ficar de fora! Não sou casada e nem tenho filhos ainda (esses são sonhos que ainda irei realizar num futuro, espero eu, não muito distante rs).

    Adoro o blog de vocês e sempre passo por aqui para ler um pouquinho sobre sua família. Lembro que fiquei muito feliz quando soube da sua segunda gravidez!

    Te apoiei totalmente em não saber o sexo do bebê e deixar de lado "rosa e azul". Eu também já pensei em fazer isso quando tiver meus filhos… saber o "gênero" só na hora do parto.

    Desapegar de tradições é algo que também sou a favor. Como você comentou uma vez, sobre quartos de bebês serem meio "bregas" (creio eu que você usou essa palavra, se não foi, me perdoe), concordo com você nesse ponto. Gosto muito de decoração, pesquiso bastante sobre quartos de bebês e percebo que principalmente no Brasil esse estilo de decorações não me agrada. Há tantos quartos lindos, com estilos mais modernos e minimalistas por ai (principalmente na Europa e EUA) que são mais neutros ou pelo menos, menos "carregados"!

    Apoio totalmente o "movimento dos sem berço", pois o quarto de criança/bebê é "socialmente/tradicionalmente" feito para a mãe e para as visitas olharem… tanto é que tudo está à mão e à vista dos adultos, gosto dos adultos, tamanho dos adultos. Então, no meu ponto de vista, claro, o quarto de bebê é para receber a criança ou um local onde a mãe coloca o bebê enfeitado para as visitas admirarem?

    Desapegar das tradições e convenções sociais é um movimento que eu apoio! Estamos tão acostumados a fazer assim, que acreditamos ser o certo (não necessariamente dizendo que esteja errado, mas sim dando a possibilidade de novos horizontes).

    Quanto ao nome da sua linda filhinha e sobre o "estranhamento"… é tudo questão de costume. Darei um exemplo: Sou do tempo em que Helena, Catarina e Cecília eram nomes de "velhas" (não sou tão velha assim rs, tenho 24 anos). Lembro da primeira vez que conheci uma Helena. Ela tinha 3 anos, filha de uma professora minha no ensino médio. Eu estranhei muito o nome dela! Pq não estava acostumada! Hoje, Helena está entre o "TOP 10" dos nomes pra meninas, assim como Catarina e Cecília.

    Nomes são questão de moda. Época. País. Religião. Cultura. É extremamente raro ver crianças, com mais de 5 anos com esses três nomes citados acima. Claro que há, mas nem se compara com a leva crescente desses nomes nos últimos 5 anos. Bom, não indo longe, Alice subiu para o TOP 10 nos últimos 2 ou 3 anos com o sucesso de "Crepúsculo". Mas ai alguém vai dizer: "Mas minha filha tem esse nome e eu não gosto de crepúsculo!" Bem, tenho uma teoria: quando algum nome antigo volta por meio de alguém, ele é motivo de estranhamento. Depois as pessoas vão se acostumando e o nome é comentado. "Sabias que fulana teve um filho e colocou o nome tal?". Conforme o tempo vai passando o nome começa a fazer parte do "não estranho, mas ainda raro", aparecem então duas ou três pessoas que copiam o nome (de propósito ou não) e o nome segue seu curso, de boca em boca!

    Um exemplo vivo disso é o nome Anastácia/Anastásia. Um nome incomum no Brasil. Agora, após o sucesso de "Cinquenta tons de cinza", já soube de um caso onde a mãe vai batizar a filha de Anastácia! Coincidência? Talvez! Mas ela ouviu esse nome de algum lugar, uma amiga comentando… talvez ela própria tenha lido o livro. E outras meninas com esse nome irão surgir!

    Sou professora de Educação Infantil e conheço várias crianças que tem nome de "velho".

    Exs: Tereza, Clemente, Elizabeth, Marcus, Abigail, Angelo, Manuel, Cassiano, Theodora, Sabrina, Wanessa, Jean, Eliaquias, Lúcio, Alvaro, entre outros. Todos de crianças com menos de 6 anos!

    Quando a Angélica escolheu os nomes dos filhos, muita gente também falou mal! Hoje o que mais se vê por ai é Joaquim e Benício.

    Luiza, Constança é um nome cheio de personalidade! Sem modismos, sem enfeites. Parabéns pela escolha e que Deus ilumine essa princesinha que chega ao mundo já muito amada e querida por todos!

    Um nome especial para uma criança especial!

    P.S: perdão pelo texto enorme rs

    Comentário by Krys — junho 22, 2013 @ 2:57 am

  4. Sabe o que eu achei?
    Um nome simples e ao mesmo tempo diferente, forte e ao mesmo tempo suave, sabe?
    Completo.

    Estava atrás de dicas pra nomes pro futuro baby e tinha visto Constança!!

    Vocês são fortes, hein?! Acho que se eu deixo pra escolher o nome do meu filho depois do nascimento vou demorar horrores, sou suuuper indecisa, mas tenho meus preferidos! 😉

    Você citou Celeste, eu gosto muito de Celina!!
    Acho super doce!

    Beijo grande pra família!!

    Vc é linda, Constança!!

    Comentário by Brenda — junho 22, 2013 @ 3:53 am

  5. Eu estranhei o nome também, mas acho que todo mundo levou um susto, né? Mas eu gosto de nomes originais! A Beatriz (papai escolheu o nome e eu consenti, mesmo sem achar que combinava, sabe? Hoje olho pra ela e ela é muito Beatriz) tem um nome tão simples, tão comum, que o povo meio que broxa, sabe? Tipo "qual o nome dela? ~empolgaçãototal~" "Beatriz" "ah, legal… Beatriz ou Ana Beatriz?" Gente!!! Nunca curti esses nomes "virais", sabe? Na escola onde eu dava aula, tinham CINCO Maria Eduarda, três na mesma sala, todas num turno só, e pras tias não se confundirem, elas eram chamadas pelo sobrenome, tadinhas… Pelo menos, Constança ninguém erra, ninguém confunde, Constança é UNICO! Como você, como a sua família, como a vinda dela ao mundo. Não teria nome mais apropriado! Mas eu preciso perguntar, que meu lado perua não resiste: Constança já ganhou alguma coisa rosa? Um lacinho? Quando ganhar, mostra pra gente!
    Beijos pra vocês, Luíza! Saúde e amor pra querida Constança!

    Comentário by Aline Duarte — junho 22, 2013 @ 5:20 am

  6. Parabéns pela pequena e pelo nome!
    Era o nome da minha avó paterna, mas todos carinhosamente a chamavam de Vó Mimosa!

    Comentário by Luciana Machado — junho 22, 2013 @ 5:23 am

  7. Lindo nome Luiza, parabéns, que Deus abençõe essa familia linda!
    Constança seja bem vinda!

    Comentário by Michelle da Fonseca — junho 22, 2013 @ 8:44 am

  8. todos poderiam ler meu comentario agora, principalmente os bobocas que falam mal…
    QUando eu era pequena, mudei de escola e cidade algumaaaas vezes, e sempre sofria mto na hora de me apresentar e fazer amigos, porque as cças são maldosas as vezes (e outras simplesmente não tem maldade e por isso fazem comentarios maldosos)…
    enfim, sempre me perguntavam pq minha mãe me deu nome de menino, se ela errou, se eu era menino (teve uma epoca, que pra ajudar, eu tinha cabelo curtinho! hahaha)… sofri? sim…
    jurei pra minha mãe, quando eu tinha uns 6, 7 anos, que aos 18 eu mudaria de nome…

    quando cheguei na adolescencia, o nome me deu algo que eu queria muito: ser diferente, ser única, sem precisar recorrer a atitudes idiotas de adolescente que quer chamar atenção. meu nome fazia isso por mim… sofri? bem menos….

    depois de adulta, ouvi a historia da escolha do meu nome: em homenagem a uma senhora da Austria que acolheu meu pai quando foi exilado para la durante a ditadura….
    que orgulho sabe??? carrego esse nome, com "vantagens" e "desvantagens" durante minha vida…

    o meu nome me fez ser quem eu sou: muuuito mais sensível do que a grande maioria no que diz respeito a comentarios desnecessarios, sobre qualquer assunto: desde a cor do cabelo, ate escolha de marido… haha!!!

    a constança vvai ser assim: FELIZ! com certeza… não so pelo nome, mas pela linda familia que Deus deu para ela!!!

    Não sei se vcs, luiza e hilan, terão tempo para ler… mas foi de coração o depoimento!
    bjos!!!!

    Comentário by Muriel Vermelho — junho 22, 2013 @ 8:50 am

  9. Lu,
    Adorei o nome. É um dos meus favoritos por conta de uma história curta e doce. O querido avô de uma querida amiga cismou q eu não tinha cara de Camila. E passou a me chamar de Contança. Foi umas férias em Angra em q virei Constança por cerca de um mês. Daí me apaixonei de vez.
    Por isso, achei a escolha DELA (e não de vcs, rs) muito doce.
    … como vcs.
    bjs, com mt carinho
    Camila (Constança) e Davizinho.

    Comentário by Camila Brauna — junho 22, 2013 @ 9:21 am

  10. Luíza, há pouco menos de um ano conheci seu blog numa pesquisa por fraldas de pano, assim que descobri minha gravidez. Desde então sempre te acompanho! Fiquei muito feliz quando você anunciou a nova gravidez, achava muito legal ver você vivenciando o que eu havia vivenciado poucos meses antes. Como meio mundo, fiquei na expectativa pelo sexo, pelo nome, pela reação do filho mais velho… e agora, com o nascimento da pequena, vejo o quanto você se abriu publicamente ao compartilhar sua experiência, e acho que todos que te leem têm muito a te agradecer por isso! Quanto a alguns comentários sobre o nome, acho que você tá precisando selecionar melhor a audiência 😛 Brincadeiras à parte, saiba que você é uma influência, e assim como teve sua participação na minha escolha pelas fraldas de pano, pode ter certeza que influenciará o nome de muitas Constanças que ainda virão 🙂 A sua Constança, aliás, é tão linda quanto o nome!

    Comentário by elisamanfrin — junho 22, 2013 @ 11:08 am

  11. achei a cara da Aurora!!!!
    linda e perfeita.
    =)

    Comentário by francieli limas — junho 22, 2013 @ 12:16 pm

  12. Luiza…parabéns! Adorei o nome e sua bebê é uma fofura! Leio o Blog desde de o nascimento do Benjoca e ainda hoje é um dos poucos blogs maternos que confio! Já deixei de ler muitos, mas sempre tive um carinho enorme pelo seu.

    Quando escolhi o nome do meu filho ele ainda não era comum, depois virou!rs…Adoro nomes fortes e simples.

    Que a Constança cresça com muita saúde e alegria e obrigada por compartilhar sua vida, já aprendi muito com vcs!

    Comentário by Fernanda — junho 22, 2013 @ 1:54 pm

  13. Não gostei. Mas a filha é sua, o problema é seu.

    Comentário by Mara — junho 22, 2013 @ 2:58 pm

  14. Luísa que lindo! Achei classudo o nome da pequena 😀

    Comentário by Carol Cottens — junho 22, 2013 @ 3:13 pm

  15. Acompanho o blog já tem um bom tempo, e gostei muito da forma que vcs conduziram toda gestação, o parto, e a escolha do nome. Eu só vi hj que vcs escolheram o nome, e confesso que qndo vi a atualização pelo face, vim ler o texto aqui no blog e queria ler cada palavra do seu relato e não ver logo o nome, fiquei subindo a tela aos poucos pra não estragar a surpresa, e confesso que quando vi achei lindo, e acho que super combina com ela!!! Desejo todo amor pra Constança, ela é uma menina iluminada pelo Senhor, que já tem um caminho lindo preparado para ela, um caminho de paz! Muita sabedoria pra vcs continuarem criando os filhos dessa forma tão linda! Um forte abraço!!!

    Comentário by Mariana Lins — junho 22, 2013 @ 5:47 pm

  16. Lindo! Conheço uma Constança que tem o apelido de Concha. Mega fofo! PARABÉNS! <3

    Comentário by Simone Borges — junho 22, 2013 @ 8:27 pm

  17. Eu achei muito lindo! Aqui em Portugal é bem frequente o nome Constança! Eu adoro!

    Comentário by Fernanda — junho 23, 2013 @ 2:16 pm

  18. Quão bonito.
    Ser saudável e ter boa sorte na vida!

    Comentário by Resultado Lotofacil — junho 23, 2013 @ 2:38 pm

  19. e ariadna é lindo né? afffff

    Comentário by Paty — junho 23, 2013 @ 3:23 pm

  20. Lindo o nome, linda a forma como vocês conseguiram se permitir ter calma para tomar uma decisão tão importante!

    Comentário by Joana Arari — junho 23, 2013 @ 7:34 pm

  21. gente, que nome lindo!
    no topo da minha wish list de nomes para minha futura filha está matilda, mas celeste acabou de entrar no páreo.
    Parabéns pela neném =)

    Comentário by Maiara — junho 23, 2013 @ 10:27 pm

  22. Tinha certeza que não seria um nome comum!!!
    kkkkk

    Parabéns por ter decidido o nome da Bebéia, opa Constança! kkkkk

    Vcs são demais 😉

    Comentário by Camila Lima — junho 24, 2013 @ 7:51 am

  23. Parabéns pela baby! Lindinha!
    Minha sogra se chama Constance, apelido Cony. E o nome quem deu foi a avó dela que não aguentou a mãe e o pai enrolarem tanto para escolherem um nome. kkkk
    Ela disse: Ou vocês escolhem um nome até amanhã, ou eu escolherei. E foi assim. Os pais gostaram do nome e ficou Constance.
    Também achei Celeste uma boa opção, mas acho mesmo que cada um tem um nome que paramos e pensamos que não poderia ser outro se não aquele.

    Ps.: Não comentei no post do parto, mas achei lindo. Luiza, sua força foi incrível. Parabéns.

    E parabéns aos três pela Constança e felicidades aos quatro.

    Beijos

    Comentário by Vanessa — junho 24, 2013 @ 9:12 am

  24. Na minha primeira leitura eu, confesso, achei estranho. Mas depois, lendo em um contexto, eu tenho certeza de que ela não poderia ter outro nome. Seja bem vinda ao mundo maluco, pequena Constança! 🙂

    Comentário by Fabiana — junho 24, 2013 @ 10:22 am

  25. Constança é lindo! Que Deus os abençoe!

    Comentário by Rachel — junho 24, 2013 @ 11:11 am

  26. Parabens ,realmente um nome lindo ,amei o post.
    sarah /natal-Rn

    Comentário by SARAH — junho 24, 2013 @ 11:22 am

  27. Eu sonhei que ela ia te meu nome – Luciana rsrsrs…
    Sonhei com a família toda rsrs.
    Bjus!!
    Ela é linda, todos lindos.

    Comentário by Luciana — junho 24, 2013 @ 1:06 pm

  28. LINDOOOOOOOO…um dos nomes cogitados se eu tivesse uma menina! Perfeito!!!

    Comentário by Francieli — junho 24, 2013 @ 1:18 pm

  29. Eu pessoalmente não gostei do nome, mas nem por isso tenho que criticar…O gosto é seu a filha é sua, você sabe o verdadeiro motivo e sentimento para por tal nome.

    Comentário by Cléo — junho 24, 2013 @ 1:26 pm

  30. Sua bebéia é muito linda!
    Nome forte e inusitado, esse Constança… diferente… gostei!

    Comentário by Pâmela — junho 24, 2013 @ 5:02 pm

  31. Luiza, seu espaço aqui é INCRÍVEL!
    A forma como você aborda as situações, o seu jeito de escrever tão simples, humano e direto. Sua personalidade, você age de acordo com suas convicções e isso é o que importa!
    Parabéns!
    Seja muito bem-vinda Constança!

    Comentário by Gisele — junho 24, 2013 @ 5:39 pm

  32. Lindo lindo. A filho que um amigo tem esse nome e o apelido Concon..fofo demais. Parabéns pela escolha.

    Comentário by Renata — junho 24, 2013 @ 6:48 pm

  33. Nao e nada fácil a escolha dos nomes dos nossos filhos. Eu quis nomes fáceis de se entender e de escrever, confesso que nao procurei significados e sim sonoridade. Muito bonito o nome de seus filhos. Combina com a personalidade dos pais.

    Comentário by Rvv — junho 24, 2013 @ 8:52 pm

  34. Boa! Nome lindo, forte e de princesa! A minha filha tambem é Constança! É quase nome unico…na escola, na ginastica, no instituto…nunca tem nenhum nome igual ao dela!
    Felicidades para os dois bebes lindos!

    Comentário by Sofia — junho 25, 2013 @ 12:44 pm

  35. Eu achei o nome tão bonito! Adoro nomes diferentes, quero que minha filha se chame Agnes e todo mundo torce o nariz, diz que é nome de velha kkkkkkkkk eu nem ligo, acho lindo e pronto

    Comentário by Juliana — junho 25, 2013 @ 6:54 pm

  36. Lindo Lu, seja bem vinda Constança, Deus abençoe vcs.

    mto emocionante seu relato de parto. Te admiro mais.

    bjs

    Comentário by Ana — junho 26, 2013 @ 3:20 pm

  37. Estou apaixonada pelas fotose relato do parto! Amei o nome! parabéns, todo amor e saúde do mundo para vocês!

    Comentário by marina massa — junho 26, 2013 @ 10:48 pm

  38. Que lindo :X :X 😡

    Comentário by Milena — junho 27, 2013 @ 10:06 am

  39. Constança, lindo, forte. Adorei.
    Eu já tive muitos nomes na minha lista, e no fim não escolhi nenhum deles que me acompanharam no meu crescimento. Um ano antes de engravidar, quando eu e marido começamos pensar em ter filhos, eu tinha certeza de Johann, e nenhuma certeza de nome de menina. Temos um amigo Johann, mas pensando na alfabetização e na dificuldade das crianças pronunciarem acabei desistindo do nome. Adoro ler sobre nomes, a origem e significado, tenho um livro que sempre consulto. Eu sempre gostei muito de História Inglesa, e depois de Johann, Henrique era o segundo nome preferido, mas nasceu um primo meu e foi chamado de Henrique, lá se foi o nome da minha lista. Por fim, depois de várias listas eu e marido concordamos com Arthur e Sarah, e quando finalmente engravidei descobri que Arthur se tornou popular demais, até hoje não descobri o motivo. E Sarah não me causava nenhum tipo de sentimento. Eu queria Anita, marido não gostou. Minha mãe queria Lara, acho bonito, mas não deu aquele algo mais no coração. Eis que um dia no carro indo para algum lugar me veio Catarina e automaticamente lembrei de Catarina de Aragão, que foi rainha da Inglaterra, primeira esposa de Henrique…E falei: "Eu gosto de Catarina", e marido abriu um sorriso: "Eu também", e eu: "Catarina então?", e ele: "Catarina!". A briga depois foi com H ou sem H, ele queria com, eu queria sem. A origem do nome é com H, mas acho mais bonito sem. O que definiu ser com H foi a numerologia que fizemos pra escolher o sobrenome e descobrimos que com H seria melhor, acabei sendo convencida e marido ficou feliz. E a qualquer momento nossa Catharina pode vir ao mundo.

    Comentário by Tainã — junho 27, 2013 @ 3:58 pm

  40. Lindo nome! Original e feminino!

    Comentário by Lorena — julho 1, 2013 @ 6:25 pm

  41. obrigada, lorena!

    Comentário by luíza diener — julho 2, 2013 @ 12:06 am

  42. Ahhh eu amoo o nome Branca ! acho que será o nome da minha filha,mas Constança além de lindo tem uma enorme vantagem,eu não conheço outra! é um nome diferente e positivo.Eu particularmente gosto de nomes menores como Du por exemplo.

    Comentário by Thami — janeiro 21, 2014 @ 11:21 am

  43. Que lindo nome.

    Comentário by ketina — setembro 24, 2014 @ 12:42 pm

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment

*