25 de novembro

preparativos para engravidar – natação

por luíza diener

boneca tchibum

hoje mesmo entrei para a natação (ou nadação, conforme uma criança que eu conhecia insistia em chamar). após meses – até anos – relutando para começar algum esporte hoje tomei coragem e caí na água.

claro que antes de me matricular pensei em várias outras opções: balé? não, não conseguiria fazer plié e sauté com uma melancia dentro de mim; yoga? mil desculpas às amantes da ioga, mas não tenho lá muito equilíbrio e sempre tenho crises de riso durante a aula; musculação? avecredocruzdemalta! próximo!; curves? menos mal, mas fiquei assustada com a academia e aquele tanto de mulher junta. também nada contra quem gosta.

aí cheguei à natação.

primeira razão: bom, eu adoro água! se fico muito tempo sem ir ao mar, à cachoeira, ao lago, ao clube ou mesmo à piscininha de plástico das crianças, começo a me estressar – especialmente com o calouco que está fazendo aqui em brasília.

segunda razão: vou destrinchar em letras:

a. natação é o esporte mais completo de todos. as diferentes modalidades trabalham todos os grupos musculares e, por ser praticado dentro da água, não causa grande impacto no corpo. ótimo para jovens velhinhas como eu que,  depois de praticar qualquer esporte, ficam resmungando que doem o joelho, as costas, a unha, o cabelo..

b. melhora a resistência física e o fôlego. se eu já fico sem ar e com o coração a mil só de subir um lance de escadas, imagine pra parir uma criança?

c. emagrece e ajuda a manter a forma física. isso porque o gasto calórico é de 400 a 530 kcal/hora, pra quem pratica pelo menos 3x por semana. pra quem tem que perder uns quilinhos antes de engravidar, ótimo. pra quem já está grávida, ajuda a combater o excesso de peso e depois de parir fica bem mais fácil pra voltar pro peso, né?

d. combate o estresse, melhora o humor e até a auto estima. a prática de qualquer esporte implica na liberação de endorfina, que causa sensação de prazer e bem estar. e por ser um esporte de baixo impacto, a natação dá a impressão de cansar menos, além de relaxar a tensão.convenhamos, isso é ótimo ou não é? e qual mulher, após ver o fruto do seu penoso trabalho (leia-se barriguinha out e músculos torneados) não sai por aí se sentindo linda, absoluta e capaz de ganhar o mundo?

e agora, especialmente para as gestantes mais que potenciais:

natação na gestação[bb]

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a natação é uma ótima opção de exercício para gestantes. a água facilita a atividade física porque reduz a dificuldade do peso extra adquirido na gravidez. a natação durante a gestação melhora a circulação, a força e a resistência muscular, dá mais ânimo (visto que aumenta o condicionamento físico) e melhora a qualidade do sono (além de evitar o ganho excessivo de peso, como já disse).

por ser trabalhada na horizontal, a natação possibilita que a mulher se exercite até mesmo nas últimas semanas de gestação. apenas o método borboleta não é recomendado, pois o peso da barriga e os movimentos ondulatórios do corpo podem prejudicar a coluna.

visto que as mulheres costumam ficar mais frágeis nesse período, a natação também serve como um exercício terapêutico. afinal quem não se sente totalmente relaxado depois de um bom tempo na água?

mas veja lá. se você tá no comecinho da gravidez, converse com seu médico.  o primeiro semestre é bastante sensível. pegue leve.
se você já nadava ou fazia outro esporte antes de engravidar (há pelo menos três meses), provavelmente poderá continuar regularmente.
se você nunca praticou antes, mas quer começar agora, ótimo! só comece devagar, não exagere e lembre-se de aquecer e alongar antes e depois de entrar na água.

eis algumas dicas:

primeiro trimestre: se sua energia permite, nade por 20 minutos, dia sim, dia não, para benefício máximo.
nadar pela manhã ajuda a minimizar os enjôos e dá mais energia para o dia.

segundo trimestre: a gravidez não requer que você diminua o seu tempo de natação. a água é um ótimo ambiente para gestantes se exercitarem. ela apoia as juntas e ligamentos, prevenindo qualquer abalo e protege seu corpo de sofrer uma mudança brusca de temperatura.

terceiro trimestre: você provavelmente conseguirá praticar os seus exercícios normalmente. um maiô próprio pra esta fase da gravidez deve ser mais confortável, visto que a barriga fica bem maior.

isso e mais um trilhão de coisas que poderiam ser listadas aqui.

independente do que for fazer, pratique um esporte. ele vai te ajudar muito nessa fase tão sensível. talvez você não seja louca por água como eu e talvez goste de alguma das opções que eu descartei logo no começo do post.

o importante é você fazer algo que goste, senão vai desanimar muito rápido e vai acabar deixando a coisa toda de lado.

esportes são cansativos, eu sei. eu mesma sempre fugi deles. mas é por uma causa nobre e o maior beneficiado sempre é você (mas o bebê agradece,thanks).

então pense bem, deixe a caixa de alfajor de lado (né?) e mexa esse seu traseiro gordo (piadas à parte)!

ps: a foto da boneca que eu coloquei no início do post é a tchibum[bb], da estrela. era uma das minhas bonecas favoritas na infância, também chamada por mim de tchibunda. foi ela que me incentivou a nadar napiscina grande e eu precisava honrar sua memória (a pobrezinha perdeu a cabeça).

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categorias: Tags:, , , , preparativos, saúde e esportes

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11 Comments »

  1. Tá bom, Luíza, você me convenceu! Começo uma hidro hoje também (no final da tarde, se conseguir sair na hora do trabalho). Ia fazer natação, mas tô numa fase em que quero começar de leve. E a caixa de alfajor vai comigo para o vestuário, pois tenho de repôr as energias, néam?

    Comentário by Paloma — 25 de novembro de 2009 @ 2:15 pm

  2. eu achei que a boneca fosse a lu nadadora.

    Comentário by Hilan — 25 de novembro de 2009 @ 2:21 pm

  3. Lu, eu AMO nadar!
    Assim que der, quero me matricular num curso tbm, o meu problema eh que aqui alem de vc pagar a academia vc paga as aulas a parte, o que eu acho um absurdo de caro..
    Porque a piscina faz parte do preco da academia, mas nao as aulas e nao tem clube so de natacao aqui 😉
    Boa sorte e divirta se muito
    bj

    Comentário by Rezinha — 25 de novembro de 2009 @ 3:36 pm

  4. Luíza, na gravidez eu fiz hidro, com uma professora simplesmente demais, lá do Sudoeste, se quiser, depois te dou o telefone dela. Além do relaxamento, da auto-estima, como o grupo era só de gravidinhas, fiz muitas amigas e hoje participo de um grupo de e-mails que simplesmente é TUDO DE BOM!!! Vale a pena!
    Depois do Guilherme, no dia que achar um horário na minha vida, queria entrar na Natação, mas sou muito fresca com piscinas e vestiários e pobre pras opções que me agradam…hehehehe. Vou esperar o pequeno entrar na água junto comigo ai eu me animo!!!

    Comentário by Avassaladora — 25 de novembro de 2009 @ 3:37 pm

  5. Aê, Lu! Manda ver! Natação é muito mais legal que hidro. Era isso que eu queria fazer na gravidez, mas o ortopedista me proibiu por causa da hérnia. Então aproveita, menina, que esse é O exercício mais legal pra grávida. O resto é chato, chato, chato (até o pilates que eu to fazendo…)

    Comentário by lia — 25 de novembro de 2009 @ 4:17 pm

  6. Olá,
    adorei seu blog! Eu tb estou me preparando para engravidar em março do ano que vem e vivo tão anciosa por esta espera por isso procurei blogs de mulheres que tb estão nessa fase e adorei o seu!
    Não tenho blog ainda…
    Tb li que hidroginástica é ótimo para gestantes ou futuras gestantes.
    Beijos

    Comentário by Vanessa — 26 de novembro de 2009 @ 2:07 pm

  7. Oi Luiza, antes de mais nada, obrigada pela visita lá no blog! O chá foi gostoso mesmo!

    Eu estava fazendo hidro e adoro!! Água também é a minha terapia: amo!
    Só que eu trabalho em SP e moro em Sorocaba, e chego em casa por volta das 19:00h e a minha aula é às 20:00h. Sempre que chego em casa, tenho que comer alguma coisa e este é o problema. Quando vou para a aula e começo a ter uma azia braba e aí é difícil ter foco em qualquer outra coisa….fora que as contrações de preparação também não me deixam com muita mobilidade…

    Acho que a minha última aula foi ontem. Que peninha!

    Comentário by Fabiana — 28 de novembro de 2009 @ 1:10 am

  8. Olá!
    Estou programando minha gravidez e tb sou de Bsb.
    Gostaria de indicações próximas ao sudoeste para fazer hidro ou natação.
    Adorei seu blog, super divertido!
    Beijos

    Comentário by Candice — 6 de agosto de 2010 @ 1:45 pm

  9. Great blog! I really love how it’s easy on my eyes as well as the information are well written. I am wondering how I could be notified whenever a new post has been made. I have subscribed to your rss feed which ought to do the trick! Have a nice day!

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    Comentário by Diedre Delreal — 5 de outubro de 2011 @ 5:04 pm

  11. […] preparativos para engravidar – natação […]

    Pingback by potencial gestante – relembrando a gravidez — 15 de agosto de 2012 @ 11:36 am

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