06 de agosto

o problema de amamentar

por luíza diener

20150605_102523 (700x394)

amamentar é um baita dum problema: problema nosso. de mais ninguém.
mas parece que não. existem muitos problemas em amamentar, pelo visto.
em uma única publicação no facebook, recebi uma enxurrada de comentários de pessoas que ouvem frequentemente palpites negativos em relação à amamentação. como disse uma amiga, “É pra cair o $@ da bunda.”

com vocês, os três problemas de amamentar:

1. o problema da família e amigos: falta de apoio

“Meu pai é o que mais encrenca. Quer dizer, encrencava, porque dou mamar pro Benjamin de 1 ano e 20 dias, até ele reclamar na frente da mãe dele e ela confessar que ele mamou até os 7 anos por ele é o mais velho e minha vó aplacou 8 filhos um atrás do outro. Então meu pai só parou de mamar aos 7 anos, porque meu bisavô levou ele pra passar 1 mês longe da minha avó!!! Gente 7 anos!! Eu tenho muuuuuito argumento contra meu pai!”

“E o meu próprio avô que dizia que meu leite era salgado… Oi? Bom… Pelo menos era o meu avô, um senhor desinformado… Profissional de saúde falando coisas do gênero que é triste..”

“A minha cunhada falou que minha filha estava se sentindo no deserto do saara pq eu não dava nem água. … kkkkkk”

2. o problema dos profissionais de saúde: falta de incentivo e de bom senso

“hoje, em plena semana mundial da amamentação, ouvi de uma profissional de saúde:
– qual é a idade dela?
– 2 anos e 1 mês 🙂
no que ela vira pra sansa, que estava com um copo dágua na mão, e diz:
– mas você já sabe beber água no copinho direitinho. não precisa mais mamar.
entrei no joguinho dela e respondi:
– é bom pra minha saúde.
– mas você não precisa mais.
– tia, a OMS recomenda a amamentação por DOIS ANOS OU MAIS.
acabaram-se os argumentos e eu saí de lá me sentindo meio cafona por ter fingido que era sansa falando.

cafona é essa moça e tantas outras pessoas que, gratuitamente, distribuem comentários vagos, aleatórios e infundados sobre amamentação baseadas em sua própria cultura, conceito do que é bonito ou feio, necessário ou desnecessário, não em evidências e muito menos em empatia ou respeito às decisões alheias.”

“Pior é a dentista do meu filho que, aos 8 meses, me recomendou tirar o peito até no máximo 1 ano e dar a
mamadeira até os 3. Perguntei pq mamadeira pode até os 3 anos e peito não? A resposta: peito é da mulher (oi?)”

“no hospital, uma mulher disse com toda ignorância: vc sabe que o seu leite não presta pra nada, né? fiquei revoltada e respondi: ‘não serve pra vc, mas pra minha filha serve e muito se vc não quis ou não pôde amamentar, isso é problema seu. do meu leite e da minha filha cuido eu’. acho um abuso as pessoas dizerem o que querem e ficar por isso mesmo, gente abusada.”

“Levei meu filho na dentista e ela falou que tinha q tirá-lo do peito.. tinha 1 ano e 8 meses. Adivinha.. troquei de dentista. hahaha”

” e eu, que fui ao PS e a PEDIATRA, ao ver minha filha de NOVE MESES, falou que já tava na hora de desmamar. Que se eu não desmamasse logo, depois seria pior”

“Bom, eu já ouvi de um ginecologista que essa recomendação de 2 anos ou mais é pq a maior parte da população é miserável e não tem o q dar de comer para os filhos, e que entre passar fome e mamar é melhor que MAME .. Mas que se eu tinha condições de alimentar minha filha, poderia ter amamentado só até os 6 meses .. E TB disse que se eu amamento ela até hoje não é pq ela precisa, e sim pq eu sou dependente psicológica da amamentação .. Conclusão: caguei pro que ele disse, continuo amamentando até hoje, por quase 3 anos, e estamos muito felizes . obg, de nada . rsrsrs”

“Meu bebê tem 1 ano e 21 dias e quando tinha pouco mais de 11 meses tive o desprazer de ouvir de uma enfermeira a indagação: “Ele ainda mama”? Parecia algo errado meu filho que não tinha nem 1 ano estar ainda mamando. Vou dar o peito até quando ele quiser.”

A minha com dois anos gosta de mamar bastante. Fui com 1a 3m na dentista que falou que eu não deveria dar peito pra ela pq ia dar cárie… “Discutimos” falei que a OMS aconselhava até os dois anos, ela duvidou, peguei a Celina e nunca mais voltamos naquele consultório…”

“A pediatra da minha filha é ótima, mas veio com papinho aranha de que não precisava mamar. Eu só respondi: Dra, estamos seguindo as orientações da OMS. Nunca mais falou um ai. E a Malu está com 23 meses.”

“Minha filha tem 1 ano e 9 meses e ainda mama peito apesar da pediatra pedir pra tirar. Ela mama só a noite qdo chego do trabalho. Imagina privar minha gatinha desse momento? Fora os comentários externos que me irritam muito e, na boa, sorte do mundo que minha mãe me deu educação. kkkkk! Pq a vontade é ser bem grossa e mal educada.”

Ahhhhh mudei de pediatra exatamente por isso!
 – Nossa! 2 anos e 4 meses mamando no peito?
 – Simmmm doutor e continuará

Mudamos de pediatra.

“Minha pediatra disse que meu filho de 1 ano e 7 meses ia ser um adulto inseguro por ainda mamar!”

“Amamentei meu filho ate 2 anos e já tive esse msm problema uma profissional da área da saúde falou assim ‘Com essa boca cheia de dente e ainda mama na sua mãe?!’ Fiquei chateada !!!”

3. o problema da sociedade: ignorância e falta de informação

Amamentei minha caçula até 2 anos e 8 meses, tive de ouvir até que eu era fraca e por isso ela não desmamava !
Esse tipo de opinião fez tanta diferença que tô doida pra fazer uma terceira e amamentar até os 4 😋”

“5 meses e ainda não come? Vai dar trabalho depois, hein?”

” Pior qdo mandam dar chazinho, meus 2 mamaram até 6 meses exclusivos maternos e por livre demanda, mas os palpites não paravam. .. ‘tá com cólica? dá chazinho’, ‘vc deixa mamar a hora q quer? Vai deixar mal acostumado’ .”

“As pessoas não têm respeitado nem a amamentação exclusiva até os 6 meses. Quando digo que meu filho de 6 meses ( acabou de completar e vai começar a introdução alimentar) só mama, acham isso de outro mundo. Até ouvir que estou deixando meu bebê com fome já ouvi. Imagina se souberem que vou amamentar até quando o bebê quiser!? Rsrsrs”

“E o meu, que é aplv e todos mandam eu tirar ele do peito, pra eu não parar de comer as coisas boas do leite? Ele tem só 8 meses e não vejo o pq de eu pagar quase 200 reais em uma lata de leite se eu tenho muito leite aqui, e de graça. A pediatra fala que o melhor é o leite do peito. Deus fez meu leite especialmente para meus filhos.”

“Um dia me falaram que minha filha de 5 meses estava com fome… que eu tinha que dar comida… E soltou a máxima: ‘Tem leite aí?’ Com toda delicadeza que Deus me deu, apertei o peito e foi leite pra tudo que é cara… Afff! Hoje ela tem 1 ano e 11m. E mama!!! Desmamar… Quando eu achar que devo!”

“Meu bb vai fazer 4 meses e acham um absurdo eu querer mantê-lo exclusivo no peito até o 6° mês. Dizem que meu leite é fraco, que ele fica com fome, entre outras coisas…..
Mas me mantenho firme no propósito de amamenta-lo até qd ele quiser!”

“Laura vai completar dois anos este mês. Já vieram me perguntar quando ela vai parar de mamar. Às vezes tenho preguiça, às vezes tenho raiva… A minha melhor resposta é: até quando ela se formar na faculdade”

Eu tive os meus momentos. O “melhor” foi quando eu ouvi: “daqui a pouco estará comendo no McDonald’s e ainda mamando no peito.”
E eu respondi em pensamento (e com cara de alface): “Daqui a pouco ela NÃO estará comendo junk food e ainda estará mamando no peito.”

“A maioria faz cara de espanto ou fala algo do tipo que meu leite virou água, pois amamento meu bebê de 1 ano e 9 meses. Fico triste por pessoas ainda terem esse pensamento, principalmente profissionais da saúde.”

* * *

só pra reforçar, vou relembrar aqui, algumas advertências do Ministério da Saúde:

“O leite materno possui os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida.”
“Após os seis meses de idade continue amamentando seu filho e ofereça novos alimentos.”
“O aleitamento materno evita infecções e alergias e fortalece o vínculo mãe e filho.”
“O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os dois anos de idade ou mais.”

e pra quem ainda está em dúvida, segue uma cartilha sobre amamentação, do próprio ministério da saúde.
clique aqui pra ler.

Related Posts with Thumbnails

categorias: amamentação, erros comuns

assine nosso feed ou receba por email


23 Comments »

  1. Eu sofri muito para poder Amamentar meu filho , as duas primeiras semanas foram terríveis , ele não fazia a pega correta e meu peito rachou , eu chorrava de soluçar para dar de mamá a ele , mas não desisti , quando ele fez 6 meses e comecei a introdução alimentar ele mesmo foi largando o peito , por diversas vezes me julguei e chorrei , com 1 ano ele largou o peito de vez e não quis mais saber , sofri porque sempre quis amamenta-lo até 2 anos ou mais , mesmo com todo o julgamento alheio falando que isso não era necessário , sinto muita falta de dar mamá ,mas entendi o lado dele , tudo foi no tempo dele e pelo menos até um ano eu consegui fazer algo que perante uma sociedade injusta , não é fácil, além disso toda mulher que amamenta sabe que não é fácil , é exaustivo porém é muito amor envolvido.

    Comentário by Carolina Lilly Alice Lohmann da Silva — agosto 6, 2015 @ 8:01 pm

  2. O contrário tbm acontece, por um motivo q prefiro não comentar, não pude amamentar minha bb q ta com 2 meses. Escuto q sou desnaturada, q não amamento pq não quero, q sou uma mãe horrível, fora os olhares de reprovação, se eu pudesse iria amamentar até os 15 anos, mas infelizmente não pude. Não é justo tbm.

    Comentário by Aline — agosto 6, 2015 @ 8:52 pm

  3. Verdade, Aline!
    Eu me irrito muito com as pessoas que acham que têm o direito de se meter em nossas vidas, seja qual for a forma como criamos nossos filhos. Sua filha não mama mais? E daí? O que os outros têm a ver com isso? Você é mãe da criança DO MESMO JEITO e ninguém pode mudar isso simplesmente porque decidiu te julgar e te criticar. Não deixe que essas pessoas te abalem!
    Beijão!

    Comentário by luíza diener — agosto 7, 2015 @ 12:09 pm

  4. Luiza, muito obrigada pelas palavras, vc não sabe o quanto já me ajudou nesses 4 anos q te acompanho. Com vc aprendi q não existe mãe perfeita, e q é ok cometer erros, nossos filhos vão nos amar do mesmo jeito. Novamente, muito obrigada, por tudo.

    Comentário by Aline — agosto 7, 2015 @ 8:05 pm

  5. Amei!!! E viva as mulheres de PEITO!!! Que podem amamentar! Que querem amamentar! Que não se intimidam com olhares reprovadores e que colocam a vaidade abaixo de um BEM MAIOR!!! Sim! Nosso BEM MAIOR, nossos filhos.

    Comentário by Ludmilla Saliba Coelho — agosto 6, 2015 @ 9:11 pm

  6. Luisa, eu ando completamente sem paciência com os profissionais, meus colegas, que falam esse tipo de ignorância. E, desculpa, estou ficando sem paciência também com as ames, que se deixam influenciar por eles. TROCA DE PEDIATRA GENTE.!!! Simples assim… bjus

    Comentário by Dulce — agosto 6, 2015 @ 11:17 pm

  7. maes, nao ames

    Comentário by dulce — agosto 6, 2015 @ 11:18 pm

  8. Minha dillha de 1 ano e oito meses não quer mais mamar. Tenho muita culpa porque ela mama mamadeira, coisa que o mais velho só experimentou bem mais tarde. Daí que quando ela pede, ainda dou peito e sempre ouço:tem uma semana que esse leite tá guardado (no peito), já estragou… Ahan, o sangue das minhas veias também estragam, porque quase não vejo ele…
    O

    Comentário by Thalita — agosto 7, 2015 @ 12:35 am

  9. a gente ouve muita coisa de gente sem noção. hoje, ninguém pode mais nascer pelas vias naturais e nem alimentar-se no peito da mãe. um absurdo! ouvi de minha sogra, quando meu filho aos seis meses estava bem rechonchudo e coradinho: "ele se deu com seu leite materno, não foi"? de minha cunhada: "ele tá precisando de um complemento, ainda tá com fome". porque ele ficou querendo chupar o dedinho depois de mamar. e mais: "assim que ele mamar coloque no berço, viu? senão, aos quatro meses você vai ver o grude"! você não conseguirá fazer nada. eu não poderia nem sequer ficar com meu filho no colo por algum tempo após ele mamar. eu seria mãe só pra limpar, alimentar, dar banho… e, nada de aconchego ou carinho. aff!!

    Comentário by Simone Otaviano — agosto 7, 2015 @ 1:18 am

  10. Eu no quesito pediatra tive tanta sorte… a minha pediatra sempre me disse pra mim : você tem que no MINIMO amamentar até os 2 anos… meu filho era alérgico e ela sempre me falou que quanto mais ele mamasse no peito mais rapida a cura viria

    Comentário by Ana Carolina — agosto 7, 2015 @ 9:01 am

  11. Escutam essas coisas porque não se impõem. Eu não pude E NÃO QUIS amamentar, dei mamadeira SIM e NINGUÉM ao meu redor , conhecido ou não OUSA dizer qualquer coisa pois eu sei me impor.

    Comentário by The — agosto 7, 2015 @ 6:47 pm

  12. Ri que nem uma pamonha imaginando a mãe esguichando leite na cara dos outros kkkkk

    Comentário by Danusa — agosto 7, 2015 @ 7:59 pm

  13. Eu também já ouvi muita bobagem, de pessoas de dentro e de fora da família, a maioria é do tipo, “o bebê tá com fome”, ou “seu leite é pouco”, ” tem mesmo leite, aí?”, e por aí vai, são incontáveis, creio que todas nós já ouvimos a maioria das citadas. O engraçado é que se respondemos algo nos chamam de grossas ou mal educadas. Gente, isso é ridículo, como é que as pessoas, gente até que nunca vimos, se acham no direito de sair dando opinião sem mais nem menos, chegam já tocando no bebê se não formos rápidas o bastante pra impedir. Meu Deus. Deve ter alguma lei por aí que as mães desconhecem que diz que mães, gestantes e bebês são públicos. Eu sou muito educada, mas já mandei alguns à merda, porque eu não sou obrigada. E a minha filha vai mamar até os 2 anos, foda-se quem se incomoda com isso.

    Bjos Lu, amei o post.

    Comentário by Julie Santos — agosto 8, 2015 @ 2:55 pm

  14. É muita gente alhei dando pitaco onde ninguem pediu ! VIXE " –"
    As respostas sao as MELHORES ! kkkkk

    Comentário by Thay — agosto 9, 2015 @ 12:07 pm

  15. Eu tbm ouvi babaquices de todo tipo,mas depois de ler tanta coisa deu até vontade de fazer outra cria,deixar mamar até uns 5 anos e preparar as respostinhas malcriadas pra esse povo que se mete na nossa vida

    Comentário by regianebarros — agosto 9, 2015 @ 11:43 pm

  16. Olha, já ouvi muitas dessas coisas, mas o que mais me deixou com raiva foi “… Esse vai ser macho heim!! Louco por peito!!! ” eunão acreditava no que estava ouvindo!! Só consegui responder depois de um tempo.. ” pois é, e se um dia Deus me abençoar com uma menina irei amamenta-la também!!! Ela será macho por isso??”

    Cada uma viu!!

    Comentário by Fran — agosto 10, 2015 @ 1:05 pm

  17. Uma vez estava caminhando pelo condomínio que na época tinha 4 meses e uma senhora desconhecida começou a conversar comigo. Poucos minutos de conversa vem a pergunta "Já come de tudo?" eu expliquei que não pq ele ainda não tinha 6 meses e ouvi "Besteira… meus netos começaram a comer com 4 meses e não morreram", acho q estava irritada no dia pq respondi "Tenho uma tia que teve câncer e sobreviveu, nem por isso eu quero ter câncer".

    Comentário by Mariana — agosto 14, 2015 @ 4:14 pm

  18. A verdade é que as pessoas são mto intrometidas nesses assuntos! Já começa na gravidez, todos querem saber quanto vc engordou, que tipo de parto vai fazer .. e cada um tem uma história pra te contar! E depois continua com o bebê!

    Isso é assunto particular ..

    Não saio perguntando sobre a conta bancária ou a vida sexual de ninguém .. pq preciso falar sobre a criação da minha filha!

    Comentário by Carol Rech — agosto 24, 2015 @ 1:42 pm

  19. Sigo meu coraçao.sigo amamentando meu pequeno grande bezerro de 2 anos e 8 meses….

    Comentário by valeria — setembro 2, 2015 @ 8:07 am

  20. Amamentei minha pequena até 1 ano e 7 meses e passei por muitos comentários maldosos e olhares tortos também. Criei uma marca de roupas para amamentação para ajudar as mamães que como eu já sofreram em encontrar roupas com aberturas estratégicas 🙂 Os preços são super justos e as roupas bacanas!
    Acesse o face: http://www.facebook.com/libertaonline

    Comentário by Bruna — setembro 24, 2015 @ 3:14 pm

  21. Luiza, sei que você deve estar super ocupada com a terceira gestação, sansa e benjoca ainda precisam muito de vc também, mas gostaria de perguntar, a sansa tá mamando ainda?(pergunta que eu ouço TODOS os dias e ODEIO responder, sorry) Tenho um filho de 2 anos, e muita vontade de enconendar o segundinho, mas não queria desmamar ele, não agora, gosto muito, ele também!! Assim como benjoca ele tbem era muito alergico, agora está bem melhor gcs a Deus!! Estou esperando ansiosa um post sobre isso!! É muito dificil encontrar na internet mães gravidas que amamentam, assim em tempo real! Geralmente são relatos de experiencias que já passaram!!
    Sua família é linda, te admiro muito!!
    Bjos

    Comentário by Fran — novembro 19, 2015 @ 10:25 pm

  22. Oi, Fran! Meu peito secou quando eu estava no terceiro mês de gestação (Sansa com 2 anos e 3 meses). Comecei a escrever um post sobre o desmame dela, mas não consegui terminar ainda.
    Eu sou SUPER pró amamentação durante a gestação, porque em boa parte dos casos ela não oferece risco nem à mãe, nem ao bebê. Os casos em que amamentação é perigosa e até abortiva (dizem) são muito mais exceção do que regra.
    Mas prometo terminar em breve esse relato gigantesco que está sendo escrito há quase 2 meses.

    Beijão!!

    Comentário by luíza diener — novembro 20, 2015 @ 12:07 am

  23. Vou seguir meus instintos, vou amamentar até quando der, ele quiser, meu corpo produzir leite!!
    Muito obrigada por responder 😘😘😘 Deus abençoe vc e sua família!!

    Comentário by Fran — novembro 20, 2015 @ 10:08 am

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment

*