07 de fevereiro

peluquería

por luíza diener

dia desses minha casa estava parecendo um salão de beleza, cheia de cabelos – e pelos – pelo chão.
isso porque deram para cair os cabelos da minha cabeça, os cabelos do benjamin e, de quebra, os pelos do tov.

nessa história, safou-se o hilan. e por fim, o benjamin.

mesmo assim, bastamos tov e eu para continuar a história e contar o que se passou (e continua passando).

benjamoc nasceu até que com bastante cabelo, longo e castanho. com o tempo foi clareando e ficando com tom acobreado.
aí, puf, desceu o espírito de josé serra e arrancou-lhe as madeixas do tampo da cabeça.
no banho, uns tufos no fundo da banheira.
no berço, a cena se repete.
os cabelos que restavam nas laterais foram ficando ralinhos, ralinhos.

tov também nasceu peludo.
ficou com os pelos intactos por um tempo. mas não se engane: ironicamente, cães de pelagem curta são os que mais soltam pelo!
foi só começar a época de chuva (aqui em brasília temos 4 e às vezes até 5 meses de seca total) que a peluquería armou-se por completa.
o pior de tudo é que é um pelo bem durinho, que entra nas fibras das roupas, do sofá e até na nossa pele.
volta e meia eu sinto um incômodo na sola do pé e, qual a minha surpresa, não é uma farpa, nem um espinho: é um pelo do tov.

já eu, não importa se nasci cabeluda ou não (importa sim! eu nasci loira e cabeludinha).
mas o fato é que antes de engravidar meus cabelos caíam aos montes. quando ia trabalhar, era sempre de rabo de cavalo, pois mexia com comida e morria de nojo e vergonha de um dia uma parte de mim aparecer no prato (ou xícara) de algum cliente.
foi eu virar gestante que a mágica aconteceu: meus cabelos pararam de cair quase que totalmente, enquanto que o resto dos pelos do corpo ficaram ralos e quase invisíveis. uma depilação durava quase dois meses e ainda assim dava pra arriscar usar uma saia vez ou outra sem problemas.
aí veio o bebê e pronto. tudo voltou ao seu lugar (leia-se que voltar ao seu lugar, é voltar ao chão).
é cabelo no sofá, na cama, no banco do carro, no banheiro (grande área de predominância).
pior é que não tem como disfarçar: os fios são enormes e loiros. não dá pra botar a culpa em mais ninguém da casa.

eu fico imaginando de onde saiu tanto pelo e tanto cabelo.
mais que isso: eu fico imaginando aonde eles vão parar.
qual será sua vida útil? em quanto tempo eles se decompõem?
porque a gente vê múmias com os ossos e cabelos intactos.
de que adianta não pegar sacolas plásticas no mercado se a gente tem em média 120 a 150 mil fios de cabelos na cabeça?

eu li que uma mulher adulta perde em média 100 a 120 fios de cabelos por dia.
sabe quantos uma pós-parida perde por dia? sabe quantos? 500 fios! isso quer dizer que em 10 meses eu vou ficar careca?
deus queira que não!
e sabe o que eu posso fazer para fazer isso? nada!
é uma compensação do corpo, visto que os folículos capilares estiveram “adormecidos” durante a gestação e agora resolveram acordar todos de uma só vez pra me assombrar.
posso no máximo tentar disfarçar, escovando muuuuuito o cabelo (pra ver se eles caem todos de uma vez) ou fazendo o famoso rabo de cavalo a fim de evitar o espalhamento do meu material genético por aí.

o jeito é passar aspirador de pó todo santo dia na casa toda.
mas se eu não quiser ver pelos caninos, só jogando o tov fora.
porque nos dias em que eu tenho mais tempo, eu varro/aspiro a casa umas 3 vezes em horas diferentes e mesmo assim eles sempre insistem em continuar aparecendo. e olha que eu gasto uma pequena fortuna em ração para o pequeno gremlin anão.

acho que um dia eu ainda vou acordar e dar de cara com um ser todo peludo e vou perguntar “quem é você?” e ele: “sou fruto da aglomeração de cabelos e pelos dos quatro seres viventes deste lar”.
e tov e benjamin terão mais um amiguinho para brincar.

Related Posts with Thumbnails

categorias: Tags:, , , , , , , desperate housewife, questões

assine nosso feed ou receba por email


25 Comentários »

  1. já pensei em usar os pêlos caídos pra fazer almofadas, travesseiros… gatos são um terror pra isso e o jeito é se conformar. Sempre achei que com cachorros o problema era menor mas pelo jeito vc sofre do mesmo mal peludo que eu :)
    Já meu cabelo… caía depois do parto na mesma quantidade que caía antes, ou seja, não mudou nada. Bem queria que mudasse, porque tenho cabelo demais. Vamos ver agora na segunda vez, rs. pelo menos agora, com cabelo curtinho, não percebo tanto (e ainda posso culpar o marido!)
    Bjs!

    Comentário by Renata — fevereiro 7, 2011 @ 8:38 am

  2. Ai, ai…aqui é igualzinho. A pediatra falou que é do pós -parto (oi?). Mas os meus diminuiram bastante com o xampu Dove antiquedas. Força na ex-peruca!!!!

    Bjsssssssss

    Comentário by Tathy — fevereiro 7, 2011 @ 8:58 am

  3. A única alternativa que encontrei foi cortar curto: me dá uma sensação de que o cabelo fica mais forte e cai menos, mas pode ser apenas ilusão de ótica. A quantidade de cabelo parece menor, visto que o comprimento do defunto era menor. Mas o fato é que por aqui também coincidiu a queda dos meus e dos de Arthur. E ainda tinha que aguentar a empregada dizendo que era porque o bebê estava me começando a me reconhecer. Aguento?

    Nunca tinha pensado neste aspecto ecológico da queda dos cabelos…

    Beijoca

    Comentário by Mariana — fevereiro 7, 2011 @ 9:03 am

  4. Eu tenho muito cabelo, mas muito mesmo! Não é que seja comprido, mas a quantidade é enorme. Os cabeleireiros fogem quando eu vou lá fazer escova. Só consegui continuar com um cabeleireiro que se vangloria toda vez que vai fazer uma escova em mim. É sério! Ele chama todo mundo que está no salão pra ver a quantidade de cabelo, e começa a fazer a escova. Depois de uma hora (sim, um profissional não demora menos que isso pra terminar o meu cabelo) ele põe as mãos e os braços no gelo. É impossível tentar fazer uma escova sozinha com tanto cabelo. Então, depois que o Arthur nasceu… Nooooossa! Assim como rolava bolas de feno nos cenários do velho oeste americano, rola bolas de cabelo aqui no apartamento. E são só meus (bolas de cabelos longos e vermelhos), E já tentei de tudo pra tentar impedir que os meus cabelos se joguem da minha cabeça. Mas resolve muito pouco, o que ajudou bastante foi cortar as pontas todo o mês, diminuiu 1/3 da queda, mas ainda sim continua caindo.
    Bjus!

    Comentário by @bach_tremere — fevereiro 7, 2011 @ 9:08 am

  5. Menina, pois eu morria de medo dessa mega ultra queda de cabelo pós-parto quando eu tava grávida, mas…NADA. Fiquei até assustada, nem no banho cai muito, só alguns fios pra não dizerem que eu sou um ET. Perguntei pra minha mãe (que, ao contrário de mim, fez cesárea…sei lá se isso interfere) e ela disse que também não foi acometida da calvice puerperial. Bjos!

    Comentário by Helen — fevereiro 7, 2011 @ 10:05 am

  6. Luiza, todo começo de ano, não sei se é o clima, mas os meus cabelos caem horrores. ha anos. ainda nao fiquei careca.
    e não defenestre o tov. hahahahahha
    beijo pra familia!

    Comentário by flora — fevereiro 7, 2011 @ 10:20 am

  7. Nem me fale!
    Eu já estou entrando em estado de calamidade publica.
    E olha que estou no Pantogar e Minoxidil desde que GG parou de mamar e mesmo assim eles se atiram da minha cabeça.
    o chão da minha casa, a minha cama, o banheiro, tudo, tudo, tudo, vive cheio de cabelo.
    Não aguento maaaaaais!
    Bjos

    Comentário by Naiara — fevereiro 7, 2011 @ 10:49 am

  8. hahaha… o único efeito colateral bacana (fora o Joaquim, craro) que eu tive da gravidez foi cabelos maravilhosos: eles ficaram um arraso.
    depois que ele nasceu, não tive problema com quedas, mas sim com brancos! o negócio tá preto, quer dizer…. polar!
    bjo bjo

    Comentário by annerammi — fevereiro 7, 2011 @ 10:58 am

  9. ai, queda de cabelo é terrível! eu tenho pouco cabelo e ele é bem fino, e cai que é uma loucura! então, imagine o desespero cada vez que eu tenho que pentear as madeixas…

    Comentário by Ana Carolina — fevereiro 7, 2011 @ 11:21 am

  10. Engraçado, meu cabelo começou a cair quando o Levi tinha uns 3 meses, caia muitooooo fiquei até com umas entradas, horrívellllllllll, mas agora parou de cair…

    Comentário by Dayane — fevereiro 7, 2011 @ 11:37 am

  11. 'de que adianta não pegar sacolas plásticas no mercado se a gente tem em média 120 a 150 mil fios de cabelos na cabeça?'

    li essa frase 3 vezes e ainda estou refletindo, hahaha.

    Comentário by iulo — fevereiro 7, 2011 @ 12:16 pm

  12. Oiieeee Luísa!!!

    Tenho uma amiga q ta gravida e a bebe dela vai se chamar Luisa..ai lembrei do seu blog e mandei pra ela alguns links..
    ei q eu lembrei de uma coisa…. http://potencialgestante.com.br/me-lembrem-de-faz

    só pra te lembrar hehe
    vao ser fotos otimas pra compartilhar com a gente

    Beijao pra vc e pro Hilan

    Comentário by Fernanda — fevereiro 7, 2011 @ 12:47 pm

  13. Oi Luisa!!!!!!!!!

    Adoooori o teu site! Vc escreve de uma forma mt boa, engraçada, espontanea, criativa e de fácil leitura! Suas histórias são hilárias! Te acompanho ha algum tempo mas é a 1ª vez q escrevo. Sou de POA/RS, Mãe de uma linda menina de 3 meses, Luana.

    bom qt ao cabelo…sou mega cabeluda! Parece a leitora do comentário acima, os cabelereiros fogem de mim rsrsrsr Meu cabelereiro me chama de “minha ursa cabeluda”. Além de ter mt cabelo, ele é mega comprido (no bumbum), loiro. Faço luzes (um parto fazer nessa cabeleira).

    Meu cabelo não mudou quanto a queda. Tudo na mesma… na gravidez ele ficou mt bonito, brilhoso, mas agora…tá terrível, seco, opaco…acho que é do pós parto (fiz parto normal, foi lindo).

    Bom fica aqui meu comentário de como foi comigo a questão da queda: não tive!

    Grande bj querida! Adoro teu site! O Benji é lindo!

    bjbj

    JU

    Comentário by Juliana R N — fevereiro 7, 2011 @ 1:01 pm

  14. Por aqui também acontece a mesma coisa, meus cabelos caem muito,(ainda não vi essa mudança na queda na gravidez como aconteceu com vc…) e do Joli tb, caem um monte, acho que vou juntar tudo e vender, hehe!!!
    Beijokas

    Comentário by Mercia Correa — fevereiro 7, 2011 @ 1:18 pm

  15. ahahahaha
    Luiza, pior do que quando o cabelo cai, é quando ele volta a crescer, vai por mim…
    Meu flhote já tem um ano e meio e eu continuo parecendo o Cebolinha por aí (e aí nem rabo de cavalo presta pra segurar os fios crescentes rebeldes).
    Beijos
    Ilana

    Comentário by Ilana — fevereiro 7, 2011 @ 1:23 pm

  16. No meu caso, a pergunta que não quer calar é "depois que isso passar, vai sobrar algum fio na minha cabeça?!"
    Já ouvi dizer que tem a ver com a anestesia… que cai muito 3 meses depois. No meu caso, foi bem 3 meses depois mesmo… e tá caindo muito.
    Vou consultar a obstetra depois de amanhã e se tiver mais alguma informação relevante, compartilho… mas, pelo jeito, é esperar normalizar "sozinho".

    Comentário by Iza — fevereiro 7, 2011 @ 3:52 pm

  17. Eu sempre leio seu blog e nunca comento nada, mas esse eu tenho que comentar, essa coisa da queda de cabelo tem sido uma questão! Parece que vou ficar careca, perco mais cabelo que a gata de pêlo longo que tenho aqui em casa, se manhã o travesseiro parece outra coisa, um tapete, talvez… me dá agonia, não preciso nem mexer no cabelo que ele cai… e eu nem tenho muito! E por quanto tempo será assim?! rs Ah, só pra constar, tenho um bebê de 4 meses :D

    Comentário by Carolina — fevereiro 7, 2011 @ 5:29 pm

  18. hahaha, boa!
    Mas faz assim, se a gente estiver na mesma sala, você me culpa e vice-e-versa, ;-)

    Comentário by adri — fevereiro 7, 2011 @ 7:03 pm

  19. kkkkkk. Comédia! Fiquei imaginando o "ser" peludo aparecendo.
    Mas é bem verdade tudo isso… aqui em casa olho pro chão e vejo muuuuitos fios de cabelo.

    Comentário by Denise — fevereiro 7, 2011 @ 7:31 pm

  20. Eu e Ciça temos perdido cabelo, mas é por motivo diferente: Cali-Cali é a maior puxadora de cabelo da galáxia. Arranca tufos em segundos – acho até que ela está confeccionando uma peruca ou um amiguinho-bola-de-cabelo. E como dói!
    Beijos

    Comentário by Paloma — fevereiro 7, 2011 @ 8:45 pm

  21. Nossa, estamos compartilhando tamanha queda!!!
    Durante a gravidez o meu cabelo ficou MA-RA-VI-LHO-SO!!!! Ficou seco, porque a minha cabeça e o meu rosto são verdadeiras refinarias, cheio e com um brilho de dar inveja.
    Aí o Bruno nasceu, começou a cair tudo (minha faxineira diz que eu jamais vou ficar careca porque eu já perdi tanntttooo cabelo na vida que isso seria praticamente impossível) e apareceram mmuuiiittooosss brancos!!!
    *MEDO TOTAL*
    E assim como você e o Benji o meu Bruno também deu de perder o cabelinho lindo que ele tem.
    Aqui em casa chega a dar nojo de tanto cabelo que se tem pelo chão. Tem hora que até na mão do bebê tem cabelo! Credo!
    Nessa sexta vou ao gineco e vamos ver o que ela vai falar!
    Bjos.

    Comentário by Gleice — fevereiro 7, 2011 @ 9:28 pm

  22. Pois aqui a calvície continua resistindo à nova gestação… tô quase comprando aqueles sprays de pintar o couro cabeludo. Viva o Hilan, a última resistência!

    Comentário by lia — fevereiro 8, 2011 @ 10:04 am

  23. Oi Luiza! Hahahaha, quase cômica sua situação, se não fosse também quase trágica! O meu cabelo é beeemmm fininho e não tenho muito e também está caindo um monte. Dizem que com a gravidez melhora… Não sei não! Antes de engravidar eu tomava um remédio que era um sonho, se chama PANTOGAR. O cabelo e a unha ficam fortissimos e para qualquer queda. A susbtância dele é Keratina e Cistina. Ma-ra-vi-lho-so! Mas gestantes não podem tomar parece. Não sei quem amamenta… Mas olha se não resolver acho que você tem que comprar aquele aspirador de pó PET LOVER da Eletrolux… Um luxo! Porque realmente, ninguém merece limpar tanto a casa. Isso é castigo!
    E olha, uma coisa tu tens razão, a Memel a minha cachorrinha shi-tzu, tem o pelo longo e não cai unzinho. Até agora… hehe! O do Tov mudou por causa da tua gravidez, ou por ele se estressar com iss?
    Beijo!

    Comentário by Ana Paula — fevereiro 8, 2011 @ 3:11 pm

  24. Which was kind of inspiring! Completely unforeseen. Now I know what I’m going to complete tomorrow :) http://www.blogtext.org/beetle819/article/908962.html?How+to+Pick+Winning+Sweepstakes+Numbers+-+Unleashing+The+trick+For+you+to+Win+your+Inverted+lottery

    Comentário by Elton Daul — outubro 3, 2011 @ 12:14 pm

  25. I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you make this website yourself or did you hire someone to do it for you? Plz respond as I’m looking to construct my own blog and would like to know where u got this from. cheers

    Comentário by black tension rods — outubro 14, 2011 @ 2:52 am

Feed RSS para comentários sobre este post.
TrackBack URL

Deixe um comentário

*