15 de fevereiro

como eliminei completamente os piolhos usando óleos essenciais

por luíza diener

por seis anos e meio de maternidade eu passei incólume aos temíveis e terríveis piolhos até que… BAM! constança, aquela que nunca foi à escola, a que convive relativamente pouco com crianças que não as da nossa casa, a não queimada, dona de longos cabelos cacheados me apareceu com essas pestinhas caminhando debaixo dos caracóis dos seus cabelos.

e agora?
ouvi de tudo: dá um comprimido que passa, passa escabin, passa chapinha no cabelo dela… cruzes!
quando o assunto é piolho, parece que cada um tem uma fórmula mágica pra acabar com eles.

eu, que sempre fui meio hippie, resolvi apelar para os métodos naturais pra acabar com o piolho. no google apareceu a sugestão de vinagre (cujo cheiro eu não suporto) e mais uma pá coisas que nem lembro.

daí apelei para o que eu amo e conheço bem: os óleos essenciais.
venho vivendo um caso de amor com óleos essenciais desde o final da minha gravidez e mais ainda depois que guadalupe nasceu. eles têm sido a salvação na hora de crises nervosas (deles e minha), noites insones, falta de apetite, resfriados e gripes, machucados e mais uma infinidade de coisas (esse assunto merece um milhão de posts, mas hoje me atenho aos piolhos da mesma maneira como eles se agarraram à cabeleira de sansa).

sem pestanejar, corri pra minha farmacinha de óleos essenciais e catei os que eu já sabia que funcionariam bem. e, abaixo compartilho o que usei e foi a solução mágica pra ver aqueles disgramados irem embora de uma vez por todas. portanto, saibam agora como eliminei completamente os piolhos usando óleos essenciais e como prevenir que eles retornem.

COMO USAR ÓLEOS ESSENCIAIS PARA ACABAR COM OS PIOLHOS

você vai precisar de:

  • 50 ml de azeite de oliva extra virgem (esse de cozinha mesmo. usei o andorinha.);
  • 30 gotas de óleo essencial de alecrim cineol;
  • 30 gotas de óleo essencial de lavanda francesa;
  • 30 gotas de óleo essencial de tea tree (melaleuca);
  • 30 gotas de óleo essencial de bergamota;
  • 1 touca de cabelo de plástico (pra jogar fora depois);
  • 1 pente normal (para desembaraçar o cabelo comprido);
  • 1 pente fino específico para remover piolhos e lêndeas (à venda em farmácias e alguns supermercados).

todos os óleos são da terra flor, porque é a marca que eu conheço e gosto. mais abaixo falo sobre onde comprar óleos essenciais,  outros substitutos e propriedades de cada óleo (quem quiser pode clicar no nome de cada um para conhecer mais).

como preparar e usar:

  1. em um frasco de vidro com tampa (usei de papinha de bebê), misture primeiramente os óleos essenciais;
  2. acrescente o azeite ou outro óleo vegetal de sua preferência/disponibilidade;
  3. cubra os ombros da criança com uma toalha (de preferência alguma que ela já venha usando, porque você vai precisar lavar depois);
  4. espalhe generosamente o óleo pelo cabelo, dividindo a cabeça em sessões, para facilitar. comece sempre a partir da raiz e depois distribua para a ponta dos fios. deixe os fios bem besuntados e não se preocupe se escorrer. para isso a toalha e a touca;
  5. coloque a touca e deixe agir por pelo menos duas (aí mora a dificuldade! avise antes pra criança sobre tudo o que vai acontecer, especialmente porque elas podem ficar chateadas nessa hora de ficarem quietinhas);
  6. faça desse momento uma brincadeira! pode fingir que estão em um salão de beleza, que a touca é um capacete espacial, uma proteção para que inimigos não leiam seu pensamento ou uma touca da inteligência. use sua imaginação para aguçar a deles. se o óleo estiver escorrendo por debaixo da touca, retire o excesso com um pano velho ou mesmo papel toalha. se for deixar a criança vendo desenho, o sofá para que não suje e nem para que um piolho fugitivo escape e fique no sofá;
  7. depois de pelo menos duas horas (eu deixei uma tarde inteira, pra garantir), retire a touca e desembarace os fios com um pente. atenção porque os piolhos podem cair mortos (se ainda estiverem vivos é recomendável que deixe por mais tempo), por isso ou faça isso num chão claro, limpo e fácil de lavar ou forre o locar com um lençol velho, pra lavar depois.
    nota: constança tem o cabelo cacheado e comprido até o meio das costas. o azeite facilita na hora de pentear e desembaraçar os fios é extremamente necessário antes de usar o pente fino.
  8. chegou a vez do pente fino! divida os cabelos na cabeça por sessões. eu prefiro começar sempre pela parte mais baixa do lado de trás da cabeça e ir pegando um pouco mais de cabelo acima. usei pente fino de plástico mesmo, porque achei que aquele de aço puxava demaaais o cabelo dela e ela reclamou muito. para usar o pente fino de plástico, tome cuidado pra que o cabelo não enganche do outro lado do pente;
  9.  deixe uma folha de papel branca ao lado. conforme for passado o pente fino, bata ele no papel para que piolhos e lêndeas caiam ali. o mesmo serve para fios de cabelos soltos, pois as lêndeas podem ficar agarradas a eles. jogue tudo na privada depois;
  10. lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador;
  11. lave tudo o que foi usado (toalha, pente, etc) com água morna ou quente e vinagre;
  12. repita o procedimento uma semana depois, pra garantir.

ps: no caso de bebês, é recomendado que passe o óleo antes do bebê dormir (cubra seu colchão com um lençol velho). no dia seguinte, passe o pente fino durante as mamadas ou na próxima soneca. esse procedimento também remove casquinhas (crosta láctea) da cabeça.

MANUTENÇÃO: COMO GARANTIR QUE OS PIOLHOS NÃO VOLTEM MAIS

após o primeiro dia de uso do azeite com óleos essenciais, mantenha o hábito de diariamente passar o spray para pentear (saiba mais abaixo) e, depois de desembaraçar, passar o pente fino para garantir que nenhuma lêndea permaneça grudada ao cabelo, vindo a eclodir e virar novos piolhos.

uma semana depois, repita o uso de azeite com óleos essenciais. feito isso, muito provavelmente sua criança já estará livre de piolhos e lêndeas!
mantenha o hábito de fazer uma vistoria frequente no cabelo das crianças em épocas de surto de pediculose.

mais abaixo, leia também outros cuidados a serem tomados.

 

COMO PREVENIR PIOLHOS USANDO ÓLEOS ESSENCIAIS

para uso diário, tanto o spray para pentear quanto o shampoo ajudam a prevenir que as crianças peguem piolhos (ou que eles voltem). use durante todo o período de surto de piolhos (seja o surto na escola, na cidade, no local de convívio da sua criança).

shampoo para prevenir piolhos em crianças (e adultos)

adicione ao shampoo (+ ou – 200 ml) 10 gotas de óleo essencial de alecrim, 10 gotas de óleo essencial de lavanda e 10 gotas de óleo essencial de tea tree (melaleuca). use normalmente até acabar.

 

spray para pentear para prevenir piolhos em crianças (e adultos)

em um frasco com spray (aproximadamente 200 ml) adicione 10 gotas de óleo essencial de alecrim, 10 gotas de óleo essencial de lavanda e 10 gotas de óleo essencial de tea tree (melaleuca). acrescente o equivalente a 1 colher de sobremesa de condicionador e complete com água. agite bem antes de usar.

aplique diariamente antes de pentear (principalmente cabelos cacheados), especialmente antes da criança ir para a escola ou qualquer local de convívio intenso com outras crianças.

 

OUTROS CUIDADOS A SEREM TOMADOS

  • durante o período de pediculose, separe tudo que a criança estiver usando que tocar sua cabeça: escova e pente de cabelo, travesseiro, fronhas, lençóis, cobertores, roupas, toucas, chapéus, prendedores de cabelo, etc.
  • com frequência lave tudo separado. para eliminar piolhos e lêndeas de roupas e roupas de cama, lave com água quente (ferva o que puder ser fervido). para eliminar piolhos e lêndeas de outros objetos, limpe usando uma solução contendo 2/3 de água morna ou quente e 1/3 de vinagre (recomendado o de maçã).
  • em períodos de surto de piolho, desenvolva na criança de cabelos compridos o hábito de usá-los presos ou trançados.
  • sempre teste os óleos essenciais (misturados com óleo vegetal) na pele da criança e bebê antes de aplicar. comece pela sola do pé, que é uma região menos sensível. depois teste no antebraço (nunca teste o óleo essencial puro, ok?).
  • lembrando que os óleos essenciais têm propriedades muito voláteis, por isso precisam ser misturados a um óleo vegetal (conhecido como carreador). no caso do shampoo e condicionador, eles já fazem esse papel, ainda que de forma menos eficiente que os óleos vegetais.

 

MAIS CONSIDERAÇÕES E SUBSTITUIÇÕES

eu usei o óleos que eu já tinha em casa, que são excelentes no dia a dia e seguros para os bebês e crianças.
o óleo essencial de lavanda é antialérgico e antisséptico, cicatrizante, útil em alergias. previne e trata picadas de insetos. também trata queimaduras, ferimentos e irritação cutânea.  diminui a agitação dos bebês, acalmando angústias e trazendo relaxamento. é um óleo indicado contra insônia, com efeito sedativo e tranquilizante.
o óleo essencial de tea tree é outro que não pode faltar aqui em casa. ele é bactericida, fungicida e viricida. estimula o sistema imunológico e é muito útil para impedir que gripes e resfriados evoluam. diminui a febre e combate infecções respiratórias, além de ser indicado em casos de pele irritada, micose, escara e como loção pós depilatória. apenas cuidado porque diretamente na pele ele pode causar irritações (daí a importância de diluir) e ele não é recomendado nos três primeiros meses de gestação.
já o óleo essencial de alecrim qt. cineol é pra dar um up nessa maternidade louca e cansada, pois aumenta a pressão (a minha é baixíssima), estimula a concentração e a memória, reduz o cansaço físico, o esgotamento mental, o desânimo e a letargia. também é um ótimo expectorante e mucolítico, utilizado em tosses e resfriados.

mas outros óleos essenciais ótimos pra dar um fim nos piolhos são: tomilho branco, cajeput, canela cassia (casca) e cedro atlasinforme-se para ver se são seguros para crianças, bebês e gestantes (já adianto que tomilho, canela e cedro não são recomendados para grávidas).

como óleo carreador, eu usei o azeite de oliva extra virgem, que era o que tinha em casa (e que também é comumente usado para fazer umectação em cabelos, especialmente os cacheados), mas você pode usar óleo de amêndoas (sem perfume), óleo de coco ou outros óleos vegetais prensados a frio. se você for sair pra comprar devidamente pra esse fim, recomendo o óleo de neem, que tem essa função repelente (e é ótimo pra fazer repelente caseiro também).

 

ONDE ENCONTRAR ÓLEOS ESSENCIAIS?

em lojas de produtos naturais. algumas sugestões:

lojas online

lojas em brasília

  • bioon (303 norte)
  • bio mundo (tem na 105 sul e também nos shoppings boulevard, venâncio, conjunto nacional, terraço e gilberto salomão)
  • eleve (708 norte)
  • mundo dos óleos (504 do sudoeste)
  • ou direto com natalia, da @produtonativo: 61 98262-9868

quer saber mais sobre óleos essenciais?

aqui em brasília tem umas oficinas de aromaterapia (terapia através de óleos essenciais) que mudou a vida de todo mundo aqui em casa. são ministradas pela querida amiga vaneska borges e logo mais sai o calendário das oficinas de 2017 na sua página baby massagem. vale muito a pena!

PS: POR NADA NESTE MUNDO – EU DISSE POR NADA NESTE MUNDO! – PROCURE POR FOTOS DE PIOLHOS NO GOOGLE. VOCÊ VAI SE ARREPENDER AMARGAMENTE E FICAR COÇANDO A CABEÇA PRA SEMPRE. NÃO DIGA QUE NÃO AVISEI.

imagem: dreamstime.com

Related Posts with Thumbnails

categorias: Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , faça você mesmo, potencial ecológico, quer uma dica?

assine nosso feed ou receba por email


Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post.

Leave a comment