10 de fevereiro

pra não esquecer nunca na vida

por luíza diener

o relato de um milagre, ou favor imerecido.


na verdade tudo começou há mais de 10 anos. talvez tenha sido em 97, se não me engano.
preocupada por todas as meninas da minha idade apresentarem sinais de puberdade e pela maioria já ter menstruado e eu, nada, parecendo uma criancinha, manifestei à minha mãe o desejo de procurar um médico e ver se eu tinha algum problema.
na época eu deveria ter 12 ou 13 anos mas tinha corpo de 8.

no começo minha mãe achou graça daquilo e falou que era normal, que ela mesmo só tinha virado “mocinha” com mais 14 anos. mas então porque não era assim com minhas amigas? com minhas irmãs?

sei que, atendendo ao meu pedido ela me levou tanto a uma ginecologista, quanto a um endocrinologista. pelo visto, no endócrino foi tudo ok, visto que não lembro de ter voltado lá muitas vezes.
já no ginecologista eu voltei. e fiz um tanto de ecografias que eu não entendia pra que aquilo tudo. menina estudiosa que era, lembrei das aulas de ciências do colégio e aproveitava pra acompanhar tudo durante o exame: esse é o ovário esquerdo, ovário direito, as trompas… tudo legal! parecia uma aula prática onde a cobaia era eu mesma!

mas não sabia que, por detrás da aparência serena da minha mãe havia um clima muito mais tenso que eu poderia imaginar.
só vim a descobrir quando, alguns meses depois, fiz mais uma ecografia e o médico fez questão de mostrar tudo outra vez, dando atenção ao útero: está tudo bem com o útero, olha aqui!
útero, legal!

foi no caminho de volta para casa (o exame era em uma clínica no lago sul e eu lembro exatamente do trajeto de volta para casa) que minha mãe irrompeu em lágrimas, misturado com um suspiro de alívio e começou a me explicar:

“da primeira vez que você fez o exame, o médico te diagnosticou com útero infantil. era essa a explicação que ele tinha para a sua ausência de menstruação. o útero estava ali, presente, mas nunca iria se desenvolver. por saber do seu desejo de ter filhos quando crescer (eu sempre me considerei uma potencial gestante) suas irmãs até se ofereceram para –  quando você viesse a se casar e manifestar o desejo de ter filhos – funcionarem como barriga de aluguel. mas por você mesma, nunca seria capaz de ter um filho dentro de você.  passamos esses meses muito preocupadas”.

claro que as palavras não foram bem essas, mas é o resumo do que eu absorvi.
minha mãe, que é uma mulher de muita fé e muito temente a Deus, disse que passou esses meses todos orando e pedindo misericórdia a Deus, para que ele pudesse me conceder esse milagre. ela não fez nenhuma promessa, nenhum trato com deus ou santo algum. apenas pediu para que esse favor fosse concedido a mim, que de nada sabia, nem nunca fiz nada que merecesse tal milagre. juntamente com ela, outros parentes e pessoas queridas; muitas que talvez eu nunca nem tenha conhecido, mas que se importaram com isso assim, de graça, sem querer nada em troca.
e então aconteceu: depois de ter consultado com médicos diferentes e feito tantos exames, lá estava o diagnóstico: o útero estava normal!

alguns podem chamar de erro médico, displicência, sorte ou o que for.
eu gosto de dar a isso o nome de milagre, ou favor imerecido.

e, como se fosse a coisa mais natural do mundo, engravidar assim tão rápido, quase que por acidente, lá estava eu dia desses dando a notícia pra um e pra outro como se fosse tudo fruto da minha boa sorte ou do meu potencial de gestante, até que minha tia me liga lá do rio de janeiro e me lembra: não esquece do tamanho desse milagre. você sabe do que eu estou falando né?
na hora eu me toquei. ela não precisou dizer mais nada.

independente de fé ou crença, tenho percebido – após tantos relatos mães que batalharam para engravidar ou até mesmo daquelas que tiveram uma gravidez em um momento não tão propício – que gerar uma vida é SEMPRE um milagre.

a vida é algo que foge do nosso controle; tanto criá-la quando impedir que ela deixe de existir.

se você é pai ou mãe, se você está esperando por um filhote, se está ainda está tentando conceber ou mesmo que você nunca queira ter filhos (ou tenha tido algum por acaso), nunca despreze a grandiosidade que é poder gerar uma vida! ela é o bem mais valioso que alguém pode ter.

hoje eu me sinto infinitamente privilegiada de poder carregar um serzinho dentro de mim! especialmente por saber que isso não foi mero fruto do meu esforço mas, sempre e sempre, um eterno milagre!

dedico este post ao meu Pai

Related Posts with Thumbnails

categorias: amor, eu gestante, mães extraterrestres

assine nosso feed ou receba por email


87 Comentários »

  1. Que benção Luiza!!!

    Estou falando que esse bebê vai ser lindo! É um bebê muito desejado e com tanto amor! E mais uma vez eu choro no meu trabalho…hahahaha

    Beijinhos!
    Thais Paim. (Pia)

    Comentário by Thais Paim — fevereiro 10, 2010 @ 11:14 am

  2. - Mais um chorão no trabalho? PRESENTE!
    Todos os dias em silêncio oro agradecendo a Deus este presente! Sem Ele nada disso seria possivel! Ele realmente faz coisas incriveis!

    Comentário by Hilan — fevereiro 10, 2010 @ 11:18 am

  3. Que texto lindo e emocionante. Estava pensando nisso ontem, como somos abençoadas de poder gerar uma vida. Não há nada mais poderoso que isso. Beijo!

    Comentário by Camila — fevereiro 10, 2010 @ 11:20 am

  4. Que lindo!! Graças a Deus por esse milagre!!! bjs

    Comentário by Clara Miranda — fevereiro 10, 2010 @ 11:25 am

  5. Nossa, que história! E como é bom falar dela estando em outra posição, né? Beijos

    Comentário by Paloma — fevereiro 10, 2010 @ 11:44 am

  6. Quem bom que você se lembrou disso, Lu! Conceber uma vida é um milagre mesmo. E pense quando você estiver com aquele serzinho perfeito nos braços, só vai dar pra chorar, e chorar, e ficar sem entender o que a gente fez pra merecê-lo (ainda mais se for linda e boazinha igual à Emília…)

    Comentário by lia — fevereiro 10, 2010 @ 12:38 pm

  7. Tenha a certeza q foi sim um milagre lindo! tambem ganhei um milagre! Deus eh maravilhoso e nada como gerar uma vida! familia eh dom de Deus! tudo de melhor pra essa familia q se inicia! xx

    Comentário by Aline Bretas — fevereiro 10, 2010 @ 1:10 pm

  8. lindo!
    eu estava pensando nisso ontem mesmo, no milagre maravilhoso que é isso tudo…. demais!

    parabéns mais uma vez!

    Comentário by Carol — fevereiro 10, 2010 @ 1:51 pm

  9. Ain que história linda, eu tbem só fui menstruar com uns 17 anos, casei virgem por opção e acho q fiz a melhor escolha da minha vida pois estou com o homem que amo e sei que aquilo pra mim foi bom , e é até hoje!
    Este bebê já está radiante em seu ventre flor , que felicidades multiplas venha por ai
    bjs ;*

    Comentário by lowkita — fevereiro 10, 2010 @ 3:30 pm

  10. Lindo! Um milagre para não esquecer jamais mesmo!
    Me emocionei!

    Comentário by Patricia — fevereiro 10, 2010 @ 7:05 pm

  11. Que liiiiiiiiiiindo Luiza!!! O desenho, o texto, tudo lindo!!! Sabe que também estava pensando nisso esses dias… eu tb demorei pra menstruar (só com 14 anos!!!) e quando mentruei era tão irregular! Aí a primeira médica que fui me disse que eu tinha ovários policísticos e teria que tomar remédio a vida toda e mesmo assim seria difícil engravidar… mais tarde ouvi de outros médicos que não era bem assim, que poderia engravidar sim! Mas hoje, depois de um ano de tentativas, com certeza também agradeço a Deus todos os instantes pelo serzinho que tô carregando. Fiz o primeiro ultra hoje, e sem dúvidas, é um milagre! O maior milagre da minha vida! Um milagrezinho do tamanho de uma azeitona com mãozinhas e pézinhos, acenando pra mim! Morri de chorar hoje a tarde toda! Estou muito feliz por vc, muito feliz por nós. Principalmente por saber que esses bebês foram tão desejados e tão amados mesmo antes de existirem! Beijosssssss linda! Adoro vc! Bjo na barriguinha!

    Comentário by Tháta — fevereiro 10, 2010 @ 10:28 pm

  12. Oi Luiza!!!
    tudo bem? lindíssimo seu blog, menina! que capricho!
    Olha, esse é o meu assunto favorito, agora mesmo acabamos de chegar de um bar (porque mineiro não tem mar…) onde eu estava lá com minha filha apagada no sling, fui abordada gentilmente por um futuro pai, e ficamos hooooras trocando figurinhas sobre gravidez, parto, maternidade, amamentação… falamos atéééé babar! saímos de lá quase amigos de infância!
    mas então, me falta tempo de me dedicar ao blog como eu gostaria, sou mãe full time, levo minha filha pro escritório, maridón demanda atenção… uma loucura!
    mas enfim, que bom que apareceu pra nos visitar!
    volte sempre!
    beijos,
    Denise

    Comentário by Denise — fevereiro 11, 2010 @ 2:20 am

  13. Ô Luiza, que coisa linda!
    Toda gravidez é sim um milagre, somente analisando a biologia é tudo tao maravilhoso, uma celula que se divide e se multiplica e vira um lindo bebe cheio de vida e personalidade. Como não ver Deus em um processo tão perfeito?
    Vc está certissima em valorizar muito e curta o maximo possivel, eh muito bom esse momento de gestar e amar. Conversa muito com esse baby!

    Parabens pelo seu presente e seu pequeno milagre pessoal!

    beijocas

    Comentário by Elen — fevereiro 11, 2010 @ 8:12 am

  14. Luíza, realmente não há milagre maior do que gerar um filho! É maravilhoso e muito gostoso ver aquela coisinha pequena crescendo, se desenvolvendo dia após dia. Aproveite cada minuto da sua gravidez (principalmente quando começarem os socos e pontapés) e prepare-se pro sentimento mais insano que você já sentiu! É uma coisa louca o amor que a gente tem por um filho! Eu achei que já tinha sentido tudo, mas o que sinto pela minha filha Flora é algo inexplicável. Tenho certeza que você vai experimentar isso com muita intensidade!
    Parabéns pelo seu milagre. Cuide dele com carinho. Beijos, Aline

    Comentário by @alineafq — fevereiro 11, 2010 @ 4:55 pm

  15. luninho, agora vc realmente é uma lu ninho! =)))) uhulll!! =)))

    Comentário by lili — fevereiro 12, 2010 @ 2:22 pm

  16. Concordo totalmente com vc na ideia que gerar um filho é um milagre, um presente de Deus! E acho q ter consciência disso nos deixa muito mais gratas pela dádiva!
    Nunca tive problemas na adolescênciia, mas passei 5 anos tentando engravidar e nada! Confesso que não tinha nem esperanças mais… mas Deus sempre nos surpreende!

    Comentário by Paulinha — fevereiro 12, 2010 @ 4:47 pm

  17. Vc tem toda a razão. É um milagre gerar uma vida. A nossa vida muda quando nos damos conta que o teste deu positivo.

    Beijossss

    Comentário by Tathy — fevereiro 13, 2010 @ 12:02 pm

  18. já to transbordante de alegria com essa história toda!

    Comentário by luíza diener — fevereiro 13, 2010 @ 9:34 pm

  19. puxa vida! 5 anos? você deve estar radiante agora, ein?
    com o rei na barriga! eheheheh!

    viva o papai do céu!

    Comentário by luíza diener — fevereiro 13, 2010 @ 9:35 pm

  20. só que antes o ninho era na cabeça, agora é na barriga. ahahahah

    Comentário by luíza diener — fevereiro 13, 2010 @ 9:35 pm

  21. acho q qdo começar a chutar eu nao vou querer mais fazer nada na vida. só ficar sentindo meu amor se manifestar dentro da pança!
    se agora eu já to morrendo de amores por essa criaturinha q eu nao vejo, não ouço nem sinto, imagina quando ele crescer? aiaiaiai!

    obrigada, aline!

    beijinhos! :) ***

    Comentário by luíza diener — fevereiro 13, 2010 @ 9:37 pm

  22. é uma maravilha mesmo!

    beijinhos! :) ***

    Comentário by luíza diener — fevereiro 13, 2010 @ 9:38 pm

  23. obrigada pela visita de volta, denise!

    volta a escrever no seu blog pq lá é bacanérrimo!
    e tb adorei a lola! já tive um basset hound que era uma fofura. eles são uns amores!

    Comentário by luíza diener — fevereiro 13, 2010 @ 9:51 pm

  24. ai comigo é a mesma história.
    ovarios policísticos e tudo. já cheguei a ficar 4 meses sem menstruar por conta deles.
    mas toda vez q menstruava eu agradecia pq, por mais irregular que fosse, tava vindo e era um bom sinal. ehehhehehe

    ai eu vi o video da sua azeitoninha! tão emocionante q eu quase choro!

    beijos, amore! em vc e no baby gemeo! :) ***

    Comentário by luíza diener — fevereiro 13, 2010 @ 10:00 pm

  25. que fofa sua mini história!
    as felicidades já começaram a se multiplicar!

    beijinhos! :) ***

    Comentário by luíza diener — fevereiro 13, 2010 @ 10:05 pm

  26. para de ser sentimental, pia! tá até parecendo eu!
    ahahhahahahahahah!!!

    ok, eu vou colocar uns posts mais up daqui pra sempre

    Comentário by luíza diener — fevereiro 13, 2010 @ 10:12 pm

  27. Nunca diga isso: favor imerecido. Não duvide do seu mérito. Vc é muito importante pra Deus!

    Como te disse no orkut, "muito vale, por sua eficácia, a súplica do justo", pois é, Deus atendeu as súplicas de todos q oraram por esse milagre, porque vcs "mereceram" essa Graça.

    Comentário by (°:°) — fevereiro 25, 2010 @ 2:24 am

  28. Dentina,

    Que emocionante!!!!!!!! Estou super emocionada, cheia de flash backs na minha cabeça..
    Nunca vou me esquecer do dia em que a mamãe contou para mim e para a Marta. Eu queria arrancar meu útero e colocar na sua barriga Pincis!! Sofri muuuuuito! Orei muuuuuito pra que Deus fosse generoso com você!! E Ele foi inacreditavelmente misericordioso!
    Que MILAGRE é esse meu bebê sobrinho!!!! Você não tem idéia do quanto eu já amo essa criaturinha!!!

    Te amo Princesa!!!! E me traz um lenço gigante quando eu pegar esse bebê no colo pela primeira vez!

    Beijinhooooos!!!!!!
    (ah…responde no meu e-mail)

    Comentário by Dentu Laura — fevereiro 26, 2010 @ 8:14 pm

  29. Oi minha flôr do amor, minha Luluzinha, minha filhotinha linda, minha caçula querida !

    Só hoje vim aqui e vi o seu lindo texto. Essa emoção eu senti quando você me contou que estava grávida. Todas as lembranças do problema de saúde que você tinha, e não sabia, me vieram à mente.
    Minha querida, não foram meses, foram por volta de uns 3 anos.

    Preocupada que estava com o seu desenvolvimento, levei-a à ginecologista para que a examinasse. No exame clínico cogitou-se de últero infantil, o que veio a ser confirmado através da primeira ecografia. Meu coração se encheu de inquietação, pois desde sempre eu a ouvira sonhar com seus futuros filhotes. Que dor! O que eu tinha de melhor a fazer do que levá-la ao Trono do Nosso Poderoso Pai, ao Nosso Bondoso Deus? Eu que já orava por esta Lulu desde que ela estava na minha barriga, desde que soube que seria mãe pela terceira vez, desde antes de saber que ela era a linda lourinha que iria nascer meses depois?

    Um ano mais tarde, nova consulta com a ginecologista, nova ecografia. Desta vez com um médico diferente e com um diagnóstico ainda mais triste. Agenesia uterina – ausência de útero, e a recomendação do radiologista: conciliar com a clínica. Voltamos na ginecologista com a ultrassonografia, mais uma consulta, e quase nada se apalpava. O que deveria ser seu útero parecia uma pequena massa.

    Continuamos orando, eu, seu pai, suas irmãs, seus avós, tios, e os amigos "mais chegados que irmãos" – os amigos de oração. Como você bem disse, nem sabemos quais foram e por quanto tempo estiveram diante de Deus pedindo por você. Até eu pensei que, se ainda tivesse útero, também o poderia emprestar para gerar o seu bebê. Daí eu comecei a pedir a Deus que, caso não fosse da vontade dele lhe curar, que, pelo menos, desenvolvesse muito bem as suas características femininas. Pedia, por exemplo, para que você tivesse belos seios. Aguardávamos com paciência e orações.

    Daí você, que se sentia tão menina entre suas irmãs e suas amigas mocinhas, me pediu para ir à encocrinologista que, dentre tantos outros exames, solicitou mais uma ultrassonografia, desta vez com um especialista em adolescência. Qual não foi a nossa alegria quando pudemos constatar que lá estava o seu útero, direitinho. Para mim significava muito mais que um útero. Significava o seu potencial em gerar uma vida, a concretização da esperança que depositamos nas mãos do Nosso Pai do Céu! Foi quando contei pra você tudo o que vinha acontecendo, e a importância daquele resultado. A emoção e gratidão que senti naquele dia foi enorme! Uma espécie de alegria profética, substanciada, agora, no nosso querido bebezinho que está morando na sua barriga, que logo estará entre nós, e que me transformará numa avó ainda mais feliz!

    Minha querida, quando eu estava esperando sua mana Marta, uma amiga, bem mais velha, me disse uma coisa que eu nunca me esqueci. Que o nascimento do primeiro filho era a maior alegria que poderia acontecer na vida de um casal, depois do nosso encontro com Cristo. Quero deixar esse pensamento com você e com o meu querido genrinho Hilan, mas com uma ressalva. É realmente uma emoção muito grande, a de sermos mãe pela primeira vez (e pai, para os homens), porque nunca experimentamos tal emoção, mas ela se repete na mesma intensidade, cada vez que colocamos mais uma vida preciosa neste mundo de Deus. Chorei quando vi Martinha pela primeira vez, toda lambuzadinha. Chorei do mesmo jeitinho quando vi a Laurinha, e chorei quando conheci você, do mesmíssimo jeitinho.

    Vamos "pirar", todos juntos, quando a pessoinha linda que está em você vier pra gente! Vai ser muito bom.

    Amo muito você minha Lulu querida, minha princesa, filhotis linda.

    Eu também dedico este texto e o bebê de vocês ao Nosso Pai.

    Beijinhos da Mamy Daisy

    Comentário by Daisy Dias Ribeiro — março 4, 2010 @ 3:09 am

  30. Oi, Luisa.

    Vim aqui no seu blog pq a tia Daisy falou pra eu ler especificamente o comentário dela ao "pra não esquecer nunca na vida".

    E meu coração se enche de gratidão ao Senhor por mais essa história e também pela sua gestação. Especialmente hj, em q descobri tb a minha.

    Bom, meu resumo: Deus é mais mesmo- mais do que pensamos, mais do que pedimos, mais do que qq agenesia ou útero infantil…

    Meu desejo é que vc realmente "não se esqueça nunca na vida" desse seu favor imerecido e de tantos outros que ainda virão. :)

    Com carinho,
    Camila (da IPP)

    Comentário by Camila — março 8, 2010 @ 4:50 am

  31. [...] passado escrevi aqui o tamanho do milagre que é gerar uma criança, contando minha própria [...]

    Pingback by potencial gestante – pra não esquecer nunca na vida – parte II — março 8, 2010 @ 12:16 pm

  32. Fiquei super emocionada lendo esse post e lendo o comentário da sua mãe (li pelo outro post)!
    Só posso dizer que acredito totalmente que tenha sido um grande milagre de Deus!
    Mas, você tem toda razão, qualquer gestação é um milagre!
    E eu pensei isso cada dia dos 9 meses em que a Bia estava na minha barriga!
    Só podia louvar a Deus a agradecê-lo por ter me dado ela!

    Beijos!

    Comentário by Marina — março 10, 2010 @ 7:13 pm

  33. Lindo seu texto…. e mais lindo ainda é o testemunho da sua mãe! Deus é realmente bondoso e misericordioso com seus filhinhos amados!!

    Sinto-me renovada pelo amor do Pai nesta manhã!! Louvo a Deus pela sua familia linda e abençoada!

    Ainda não sou mãe, mas serei em breve! Em nome de Jesus!! rsrsr…. ficarei ligada no seu blog, achei fofo!!!!

    Abração! Fica com Papito!

    Comentário by @miriam_honey — março 22, 2010 @ 3:14 pm

  34. nossa, qe lindo, uma benção, com certeza. (CHOREI)
    eu tenho meu pimpolho, qe alias esta enfiado debaixo de minha cadeira
    nesse momento (RS), e sei como é maravilhoso esse sersinho crescendo dentro da gente, sem duvidas,um MILAGRE!

    PARABÉNS PELO SITE E SORTE NO CHA DE BEBE DA DERMODEX.

    XOXOXO

    Comentário by nanna — junho 29, 2010 @ 4:40 pm

  35. Nossa Luíza… Que história linda!!!!
    Não sei se vc vai se lembrar de mim.. éramos da mesma igreja quando crianças (INV)… Anna Flávia, amiga da sua irmã Marta… éramos um trio: eu, ela e o Esdrinhas…
    Te conheci ainda pequenininha… É muito lindo agora ver você contando essa sua história com tanta desenvoltura e com tamanha maturidade espiritual… Deus não só fez um milagre no seu útero, te proporcionando a maravilha de ser Mãe, mas também te transformou numa grande mulher…
    Sou Mãe de uma menina chamada Júlia, que está com seis anos e estou grávida do meu segundo filho, o Lucas Samuel, que chega nas segunda quianzena de setembro… Sei a benção que é sentir dois corações (o nosso e o do bebê) batendo dentro do nosso corpo.. Fico muito feliz por vc poder sentir isso pelas Mãos do Senhor…
    Que Deus abençoe essa sua nova família (você, o maridón, e o Benjamin) grandemente…
    Grande beijo,
    Anna Flávia.

    Comentário by Anna Flávia — julho 30, 2010 @ 5:10 pm

  36. Tenho agenesia e creio que jesus ja me curou apartir do momento que morreu na cruz,m pois ele morreu para nos curar e libertar.

    Comentário by junia — novembro 1, 2010 @ 2:00 pm

  37. Gerar uma criança já é um grande milagre. Gerar em condições nunca esperadas, é um milagre maior ainda.

    Eu fui diagnosticada como infértil (síndrome de ovários policísticos nível 4) durante 18 anos, eu era também uma potencial gestante e chorava sempre que lembrava que nunca poderia ter filhos. Quando desisti e resolvi colocar silicone, 10 dias depois fiquei grávida.

    Alguns conhecidos, com certeza, podem ter pensado que foi um "acidente", eu considero um MILAGRE. Digo que é um milagre porque TODOS os médicos, e não foram poucos, me diziam que eu não poderia ter filhos sem tratamento ou até precisaria de fertilização "in vitro". Descobri que estava grávida somente 2 meses depois da concepção, como fiz a cirurgia nos seios tive que tomar antibióticos fortíssimos que podem causar má formação óssea no feto.

    Tive uma gravidez sem conturbações, só a pressão que aumentou um tiquinho e tive muito edema, e minha filha nasceu perfeita. O parto foi tranquilo e tudo correu bem. (Continua).

    Comentário by Fabiana — janeiro 5, 2011 @ 12:41 pm

  38. A madrinha de minha filha diz que quando disse à ela que o teste de farmácia tinha dado positivo, ela pensou: "Coitada da Fabiana, vai ficar fantasiando que está grávida só por causa de um falso positivo". Ela pesquisou e escarafunchou a internet procurando uma possibilidade, mesmo que mínima, de haver um "falso positivo", mas não havia.

    Hoje estou felicíssima, minha bebê está com 5 meses e meio é linda e seu nome mostra todo o milagre que ela é: Maria Victoria.

    Milagres REALMENTE acontecem!
    Beijos a todos,

    Fabiana.

    Comentário by Fabiana — janeiro 5, 2011 @ 12:43 pm

  39. You’d great positive suggestions presently there. Used to do a search on the issue and found almost all individuals will accept your site. One of the things all of us discovered had been candle making.

    Comentário by Anderson Verling — junho 18, 2011 @ 3:16 am

  40. Massivholzdielen und Parkett

    Comentário by Massivholzdielen — julho 15, 2011 @ 11:53 am

  41. A formidable share, I just given this onto a colleague who was doing a bit similar analysis on this. He actually bought me breakfast because I found it for him.. smile.

    Comentário by heritage lace — agosto 2, 2011 @ 6:07 pm

  42. Not often do I encounter a blog that’s both educated and entertaining, and let me let you know, you may have hit the nail on the head. Your concept is excellent; the issue is something that not sufficient people are talking intelligently about. I’m very happy that I stumbled throughout this in my search for info relating to this.

    Comentário by computer repair lancaster — agosto 3, 2011 @ 6:15 pm

  43. Thanks for your post. I’ve been thinking about writing a extremely similar post over the last couple of weeks, I’ll probably maintain it short and sweet and link to this instead if thats cool. Thanks.

    Comentário by Whirlpool fridge — agosto 4, 2011 @ 11:50 pm

  44. Do you have a spam problem on this website; I also am a blogger, and I was wondering your situation; many of us have created some nice procedures and we are looking to swap methods with other folks, please shoot me an email if interested.

    Comentário by low cost life insurance no medical exam — agosto 6, 2011 @ 12:51 am

  45. Hello there! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform are you using for this website? I’m getting tired of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at options for another platform. I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

    Comentário by Sophie @ london digital agency — agosto 6, 2011 @ 4:33 pm

  46. Hey there, I think your website might be having browser compatibility issues. When I look at your blog site in Safari, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, excellent blog!

    Comentário by branding london — agosto 7, 2011 @ 10:19 am

  47. very good post, i certainly love this website, keep on it

    Comentário by real estate nashville — agosto 15, 2011 @ 6:53 pm

  48. A formidable share, I just given this onto a colleague who was doing a bit of similar evaluation on this. He in fact purchased me breakfast because I found it for him.. smile.

    Comentário by barcode labels — agosto 17, 2011 @ 2:50 pm

  49. Would love to perpetually get updated great weblog!

    Comentário by CD DVD Disc — agosto 21, 2011 @ 2:25 am

  50. Hello! Someone in my Myspace group shared this site with us so I came to check it out. I’m definitely loving the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my followers! Exceptional blog and great design and style.

    Comentário by legend of soccer — agosto 21, 2011 @ 6:21 pm

  51. Random Google results can lead to great blogs like this. You are doing a good job, and we share a lot of thoughts.

    Comentário by Stephany Pennel — agosto 22, 2011 @ 12:38 pm

  52. It’s a pity you don’t have a donate button! I’d definitely donate to this brilliant blog! I guess for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to fresh updates and will share this blog with my Facebook group. Talk soon!

    Comentário by coordinates of helicopter crush in afghanistan — agosto 26, 2011 @ 6:37 am

  53. Im happy I found this weblog, I couldnt find any data on this subject matter prior to. I also run a site and if you want to ever serious in a little bit of guest writing for me if possible feel free to let me know, im always look for people to examine out my site. Please stop by and leave a comment sometime!

    Comentário by Bernardo Seyfert — setembro 2, 2011 @ 6:34 am

  54. Heya i’m for the first time here. I came across this board and I find It really useful & it helped me out a lot. I hope to give something back and help others like you helped me.

    Comentário by Margot Boyett — setembro 2, 2011 @ 6:15 pm

  55. Our own honest apologies for not expressing gratitude to you earlier.

    Comentário by Joanne Ruschel — setembro 4, 2011 @ 11:31 pm

  56. Appreciate it for sharing potencial gestante – pra não esquecer nunca na vida with us keep update bro love your article about potencial gestante – pra não esquecer nunca na vida .

    Comentário by birthday quotes — setembro 6, 2011 @ 7:42 am

  57. Dieses Thema finde ich sehr interessant, kannst Du evtl. konkreter beschreiben, wie man zu weiteren Informationen ??ber das Thema gelangen kann?

    Comentário by lulu233 — setembro 7, 2011 @ 12:30 am

  58. All that is relevant is that Gears of war three kicks off in a little more than week

    Comentário by trade in game value — setembro 8, 2011 @ 6:03 pm

  59. Pretty good post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enyed reading your blog posts. Any way I鈥檒l be subscribing to your feed and I hope you post again soonbest reviews site

    Comentário by Verena Ficke — setembro 9, 2011 @ 7:06 pm

  60. You made some first rate points there. I looked on the web for the issue and found most individuals will go together with together with your website.

    Comentário by carpet lancaster — setembro 10, 2011 @ 12:15 am

  61. That was sort of inspiring! Totally sudden. Now I do know what I’m heading to complete tomorrow :)

    Comentário by Tarsha Auls — setembro 13, 2011 @ 11:09 am

  62. Great – I should certainly say I’m impressed with your website. I had no trouble navigating through all the tabs as well as related information. The site ended up being truly easy to access. Good job…

    Comentário by Jogar Jogos Online — setembro 13, 2011 @ 4:25 pm

  63. Whats up, this entry is great I most certainly will bookmark this in a bit.

    Comentário by Manual Wheelchair — setembro 14, 2011 @ 1:22 pm

  64. Howdy, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just curious if you get a lot of spam comments? If so how do you stop it, any plugin or anything you can advise? I get so much lately it’s driving me mad so any help is very much appreciated.

    Comentário by american football live — setembro 15, 2011 @ 7:11 am

  65. I think this is one of the most significant information for me. And i am glad reading your article. But want to remark on few general things, The web site style is ideal, the articles is really excellent : D. Good job, cheers

    Comentário by sport — setembro 15, 2011 @ 1:54 pm

  66. I must say that overall I am really impressed with this site.It is easy to see that you’re enthusiastic about your writing. If only I’d your writing ability I anticipate more updates and will be returning.

    Comentário by top blogs — setembro 15, 2011 @ 8:25 pm

  67. It sounds really amazing !I suppose if you like sports?I think choose right sporting clothes is very important!

    Comentário by Madonna Greenhalge — setembro 19, 2011 @ 3:37 pm

  68. Which was type of inspiring! Completely surprising. Now I understand what I am heading to complete tomorrow :)

    Comentário by Karlene Barthell — setembro 19, 2011 @ 7:51 pm

  69. You will find undoubtedly lots of particulars like that to take into consideration. That could be a nice level to deliver up. I offer the thoughts above as basic inspiration even so clearly there are questions just like the one you bring up the spot the most critical thing shall be working in sincere excellent faith. I don?t know if finest practices have emerged around issues like that, even so I’m positive that your job is clearly recognized as a good game. Both girls and boys really feel the affect of just a second’s pleasure, for the remainder of their lives.

    Comentário by wholesale italian foods — setembro 22, 2011 @ 4:51 pm

  70. Interesting post reminds me of another gem. – I am writing my life to laugh at myself, and I am succeeding. – Giacomo Casanova

    Comentário by electronic cigarettes — setembro 23, 2011 @ 9:10 pm

  71. Its like you read my mind! You appear to know a lot about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a bit, but instead of that, this is fantastic blog. A great read. I’ll certainly be back.

    Comentário by live nfl streams — setembro 25, 2011 @ 5:13 am

  72. Thank you for taking time to write this post. It is been extremely valuable. It couldn’t have arrive at a much better time for me! http://www.blurty.com/talkpost.bml?journal=giant226&itemid=1250

    Comentário by Kymberly Casseday — outubro 1, 2011 @ 3:39 pm

  73. Thank you for taking time to write this article. It is been really valuable. It could not have arrive at a much better time for me! http://gnomish665.livejournal.com/1051.html

    Comentário by Wesley Zusman — outubro 2, 2011 @ 12:48 am

  74. Hello there! Do you know if they make any plugins to help with SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success. If you know of any please share. Cheers!

    Comentário by Deena Eiben — outubro 5, 2011 @ 7:34 am

  75. I liked potencial gestante – pra não esquecer nunca na vida as much as you will receive carried out right here. The caricature is tasteful, your authored subject matter stylish. nevertheless, you command get got an nervousness over that you would like be handing over the following. in poor health indisputably come further until now again since precisely the similar just about a lot incessantly inside case you shield this hike.

    Comentário by Independent Financial Advisor — outubro 9, 2011 @ 3:31 pm

  76. This internet internet site is my aspiration, very excellent style and design and Perfect topic matter.

    Comentário by free patches — outubro 10, 2011 @ 1:20 am

  77. But wanna remark that you have a very decent website , I the design and style it actually stands out.

    Comentário by odzywki — outubro 11, 2011 @ 3:21 am

  78. I am quite about to do this step. This post got me thinking whether i can do it. Again. And thank you very much!

    Comentário by cop training — outubro 12, 2011 @ 8:12 pm

  79. Yeah bookmaking this wasn’t a risky determination outstanding post! .

    Comentário by windykacja należności — outubro 27, 2011 @ 6:05 pm

  80. 4784519 beers on the wall. sck was here

    Comentário by a4784519 — outubro 29, 2011 @ 11:12 am

  81. Difficulties increase the nearer we approach our goal.

    Comentário by U Values Of Walls — novembro 14, 2011 @ 3:28 pm

  82. Between me and my husband we’ve owned more MP3 players over the years than I can count, including Sansas, iRivers, iPods (classic & touch), the Ibiza Rhapsody, etc. But, the last few years I’ve settled down to one line of players. Why? Because I was happy to discover how well-designed and fun to use the underappreciated (and widely mocked) Zunes are.

    Comentário by tarot gay — novembro 18, 2011 @ 6:53 pm

  83. where by the concept of

    Comentário by dumpster rental locust gap pa — novembro 22, 2011 @ 3:53 am

  84. I’ve saved your web blog.

    Comentário by neodym magnets — novembro 27, 2011 @ 6:31 pm

  85. Jerry secchi suffix musiquarium temperate addle persuasions pygmy meteoric

    Comentário by Benefits Of Jojoba Oil — novembro 29, 2011 @ 4:08 am

  86. Esta e mais uma prova que com Deus tudo se realiza basta confiar e acreditar que deus tudo pode!

    Comentário by Iolanda — janeiro 20, 2012 @ 9:30 am

  87. Lindo! Muitas bênçãos!

    Comentário by Karol — fevereiro 2, 2012 @ 8:43 am

Feed RSS para comentários sobre este post.
TrackBack URL

Deixe um comentário

*