05 de novembro

o que acontece quando se lê para uma criança

por luíza diener

abrelivro

nos sentamos e abri um livro. folheei, cheirei as páginas. cheiravam a novas possibilidades. meus filhos estavam um de cada lado, enquanto sentia o calor deles me rodear. lia em voz alta e ouvia suas reações a cada fala, a cada imagem. eles me ajudavam a completar a história, a dar emoção, transformando aquilo tudo em uma aventura. adentramos um universo novo, onde podíamos ser animais falantes, piratas, dinossauros. conhecemos novos planetas e dimensões, viajamos milênios de anos atrás. destruímos muralhas, matamos gigantes, presenciamos chegadas e partidas de personagens históricos que afetam nossas vidas até hoje.
enquanto tudo isso acontecia, nos tornamos ainda mais amigos, viramos cúmplices uns dos outros, de histórias que somente nós fizemos parte. crescemos juntos, descobrimos que tudo é possível quando usamos a imaginação.
o livro fechou-se e, aos poucos, voltamos à nossa realidade. de repente estávamos sentados na cama que antes era uma nave espacial, um navio, um castelo. nossas roupas incríveis passaram a parecerem apenas pijamas e a pedra que prendia a espada excalibur logo virou um fofo travesseiro. de repente tudo voltou ser como antes, mas sabíamos lá no fundo que não, aquilo já era diferente e nós já estávamos transformados por aquela experiência.

18

porque ler para uma criança não é somente narrar meras palavras impressas. é participar com ela, deixar-se envolver, desenvolver juntos a criatividade, aumentar o conhecimento, crescer juntos. isso muda o mundo das crianças pra sempre.

sabendo disso, o Itaú realiza há anos o Programa Itaú Criança e já distribuiu gratuitamente mais de 40 milhões de livros por todo o brasil.
temos o privilégio de desfrutar deste projeto desde a primeira edição, quando joca era apenas um bebê e esse foi o primeiro contato dele com os livros (aos quatro meses de idade já amava histórias de lobisomens. coincidência?). você pode pedir os livros de graça para o seu filho por meio do cadastro no site. itau.com.br/crianca

pra incrementar essa experiência, estamos fazendo parte de um clube de trocas de livros entre as blogueiras da rede topmothers. escolhemos três livros legais de joca e sansa e enviamos a pro dudu, da thais (as delícias do dudu), pra babi, theo e mel, da marininha (petitninos) e pra catarina, da nívea (mil dicas de mãe). aí recebemos livros da bru, lalá e alice, da aninha (look bebê), do dudu da bia (agora sou mãe) e também da catarina, da nívea (mil dicas de mãe). está sendo uma troca super legal. em breve vamos compartilhar mais pelo instagram e vocês poderão acompanhar nosso Clubinho do Livro através da hashtag #LeiaParaUmaCriança.

selo matrioska

Related Posts with Thumbnails

categorias: Tags:, , , , filmes e livros, publicidade, quer uma dica?

assine nosso feed ou receba por email


6 Comments »

  1. Todo ano recebo os meus. Muito legal, é uma ótima iniciativa. Tenho dois lá em casa, Bernardo de 6 e Heloisa de 2. Eles adoram. Abraço, Luiza, curto muito seu blog, acompanho desde o começo, e aprendo muito com vocês.

    Comentário by Mariana — novembro 5, 2015 @ 12:52 pm

  2. Já pedi os da minha pequena. Aguardando ansiosamente a chegada deles. Sou uma viciada em livros e vou passar esse amor pra minha filha.

    Comentário by Julie Santos — novembro 5, 2015 @ 8:15 pm

  3. Adorei.
    Entrei no site itau.com.br/crianca pra solicitar mas já está esgotado, uma pena, eu não sabia desse projeto.
    Por isso que adoro o seu bolg Luisa, além de todas as coisas maravilhosas que você escreve sobre tudo, você ainda nos dá dicas maravilhosas como esta desse post, eu já tenho o hábito de ler para meus filhos mas eu não sabia desse projeto do Itau.
    Adorei.
    Bjos Luisa… família linda.
    Blog maraaaa!!!!!

    Comentário by Sabrina — novembro 6, 2015 @ 4:33 pm

  4. Essa campanha do Itaú é puro amor <3

    Comentário by Rafael — novembro 8, 2015 @ 2:09 pm

  5. ler é muito bom! ler com os filhos é melhor ainda! bjs

    Comentário by maria amélia — novembro 9, 2015 @ 1:21 pm

  6. Adoro ler para o meu sobrinho! Vou tentar conseguir os livros também. Obrigado pela dica!

    Comentário by pulseirasdeneon — novembro 19, 2015 @ 4:34 pm

RSS feed for comments on this post.

Leave a comment

*