tatuagem comemorativa dos cinco anos

o vídeo foi a primeira sessão. o resultado final você pode conferir no nosso pinterest:

 

sobre tatuagem e amamentação

eis a posição da sociedade brasileira de pediatria sobre o assunto:

não conhecemos atualmente nenhum trabalho publicado em revistas científicas respeitadas demonstrando a tinta da tatuagem chegando ao leite materno e trazendo algum prejuízo ao bebê. o leite materno tem inúmeros benefícios e até que se prove o contrário o melhor seria continuar amamentando. entretanto sabemos dos riscos de infecções e de possibilidades de agulhas contaminadas durante a realização de uma tatugem. desta forma é recomendável que uma mãe tatuada certifique-se por sorologias de que não foi contaminada por doenças transmissíveis ao seu bebê. além disso, fizemos uma consulta a um médico dermatologista de nossa confiança que confirmou não haver risco de absorção cutânea da tinta habitualmente utilizada nas tatuagens a ponto de termos que contra-indicar a amamentação. porém, o mesmo alertou-nos que a tinta “henna” usada em tatuagens não permanentes são as que dão mais reação cutânea , como dermatite de contato, desaconselhando desta forma uma tatuagem em região de mamas.” (daqui)

conclusão: meu filho ainda mamava (continua mamando) quando eu tatuei.
fazer ou não tatuagem durante o período de amamentação vai da escolha de cada mãe, visto que não há risco de que a pele absorva a tinta da tatuagem.
agora, cabe à pessoa escolher um local de confiança, higiênico, esterilizado, com cadastro e licença na vigilância sanitária e certificar-se de que o tatuador use máscara, luvas, agulhas descartáveis e siga todo o procedimento obrigatório estabelecido pela anvisa.
mas isso qualquer pessoa em são juízo deve fazer, independente de amamentar ou não.

se preferir, converse com um médico, seu obstetra, dermatologista, homeopata, pediatra, farmacêutico, tarólogo, pastor, psicólogo, manicure ou quem puder acalmar esta dúvida do coração.
e se mesmo assim continuar com uma pulga atrás da orelha, aguente a ansiedade e espere a criança desmamar.

beygos!

Related Posts with Thumbnails

25 comments

      1. Obrigada por responder e esclarecer esta dúvida. Na verdade nunca procurei esta informação para ter certeza, apenas sabia o que os outros comentavam. Parabéns pela coragem, a tatuagem ficou bem original e uma graça. Beijos

  1. ai meu deus! uma tatuagem de casal enquanto eu penso em fazer uma tattoo comemorando a solteirice recem adquirida! hehehehe
    bobagens a parte… que lindo! adorei! ficou muito mais original que um coração ou o nome do outro (que particularmente, nem gosto)!
    parabens ao casal!
    :*
    Bia

  2. nossa! que bacana! coragem danada…se fosse eu estaria gritando..kkkkkkk não ouvi nenhum "ai"…inveja! meu sonho é colocar uma borboleta…quem sabe um dia?! bjocas

  3. Então, eu tenho um monte de tatuagens e toda vez que eu comentava sobre o desejo de tatuar após o nascimento do Gui o povo perturbava dizendo o quão perigoso era, que o leite ia com tinta pra ele, rá to zuando, mas coisas do tipo.

    obrigada pelas informações. bitocas

  4. Luiza, sempre ouvi falar que a tinta não “pega” direito e a tatuagem desbota rápido se a gente fizer durante a gravidez ou amamentação, além da cicatrização ser mais demorada. Seu dermato sabe algo a respeito? Eu tô doida pra fazer uma nova tatuagem em homenagem a meus filhos mas esperando o desmame pra isso!

    1. Bem, eu não sei.
      A cicatrização aqui foi rápida. em uma semana já estava ok.
      O negócio é que eu fiz uma tatuagem relativamente simples, pequena e com uma cor só.
      Não sei se isso faz diferença de acordo com cor, tamanho ou local da área.

      Mas acho que o melhor é conversar com o médico, né?

  5. Também fiz uma tatuagem enquanto amamentava (alias, amamento até hoje). Por sinal a tatuagem fui em homenagem ao meu bb e achei o momento ideal para isso. Realmente não causa nenhum prejuizo ao bb.

  6. Apenas uma coisa importante a ser observada: muitas tintas de tatuagem são incompatíveis com a tomografia, podendo gerar uma queimadura grave. Não é conversa de internet, a Ana estudou o assunto a sério. Deve-se perguntar ao tatuador sobre o tipo de tinta que será usado.

      1. É verdade oque o Aristeu disse.
        As máquinas de ressonância magnética usam ímãs fortes e junto com estes ímãs o aparelho utiliza frequência de ondas de rádio. Isso pode esquentar o ferro presente na tinta, mas se a tatuagem é feita em lugares confiáveis, as taxas de ferro costumam ser baixíssimas. Em alguns casos é o suficiente para queimar e mais, a tatuagem pode agir como uma antena e ficar cada vez mais quente, causando inchaço da pele tatuada, calor e irritação. Maaas, o risco de queimaduras em máquinas de ressonância por causa de tatuagem ainda é bem baixo.
        De toda forma, é só ficar bem atento.

        PS: lindinha a de vocês.

        Beijos

  7. Meu marido é tatuador…confiança em higiene é o que mais tenho, rs. Tinha medo do que vc esclareceu sobre amamentar e prejudicar…vou fazer a minha hj mesmo…daqui umas hrs, ja que consultei aqui e em outros sites que nao ha risco! Obg! Beijos e fiquem com Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *