08 de julho

torta de maçã

por luíza diener

apple pie

o jogo já ia começar. como ninguém tinha lanchado, acabou o milho pra fazer a religiosa pipoquinha – que me acompanha em todas as copas desde que me entendo por gente – e a fome estava grande, decidi fazer uma torta de maçã.

enquanto cantavam o hino da alemanha, eu media a quantidade de farinha. parei pra cantar o hino brasileiro e voltei. misturei farinha, aveia e gol da alemanha. açúcar, canela e duas pitadas de gol. enquanto eu fatiava a maçã, benjamin entrou pra me ajudar a mexer a massa, acrescentar a essência de amêndoas e três gols. expliquei para ele o que estava acontecendo. falei que o brasil estava perdendo a copa e que era muito difícil mudar aquilo.
ele pediu para orar e começou: “papai do céu, faz com que o brasil faça um monte de gols e a alemanha perca”. aproveitei a oportunidade para explicar que não é assim que as coisas funcionam. que enquanto um brasileiro pedia pro brasil ganhar, poderia ter um alemão na mesma hora pedindo pra alemanha ganhar também. expliquei que nem sempre as coisas acontecem do jeito que a gente quer e que tanto futebol quanto qualquer esporte é isso, que um só ganha porque outro perde e, no meio dessa conversa, outro gol.

inconformado, ele foi pra sala, confirmar com o pai essa história do brasil estar perdendo. aí o menino desabou a chorar: “o brasil não pode perder! ele vai ganhar! o brasil vai fazer um monte de gols!”
eu, que já estava desacreditada, tive meu coração partido em mil pedaços naquele instante.
mas a velocidade com que a alemanha fez essa enxurrada de gols foi diretamente proporcional à rapidez com que ele se recompôs.
foi só o tempo de eu sair da cozinha, abrir a câmera do meu celular (pois é, eu ainda tive o espírito troll materno de querer filmar isso) e ele voltou ao normal.
a situação que se desenrolou nos minutos seguintes foi: benjamin jogando bola na sala, sansa totalmente absorta na sua dimensão paralela do planeta bebê e hilan e eu pasmos e sem reação. hilan até tentou dar uma injeção de ânimo, mesmo que a essa altura do campeonato a alemanha já tivesse marcado seu quinto gol. tentou animar o benjamin ou consolar a si mesmo ao dizer que, se eles conseguiram fazer 4 gols em 6 minutos, a gente também era capaz.
aham.

a essa altura, já conformada, a minha única preocupação foi de colocar no forno aquela porcaria daquela massa de torta que demorou 45 minutos + acréscimos para ficar pronta. uma torta sabor desgosto.
pro segundo tempo eu não dei a menor bola.
depois do sexto gol hilan queria parar de ver o jogo e voltar para casa sob um pretexto qualquer, enquanto benjamin também foi para sua dimensão paralela. ele entrou no planeta mindoca, onde era um super artilheiro. passou bem uns 45 minutos jogando bola sem parar, feliz da vida, dizendo que era o vencedor.

o tal do “gol de honra” me fez acreditar que o time adversário tinha marcado seu oitavo. tanto que nem conseguimos comemorar. até o brasil conseguiu fazer gol, mas nada da torta de maçã ficar pronta.
quando terminou, contei pro joca, falei que a gente poderia tentar o terceiro lugar. ele não entendeu direito qual a diferença entre ficar em primeiro, segundo ou terceiro. parecia que, pra ele, ficar em terceiro poderia ser muito bom também.

no fim, quando mostrei com os dedos o placar: 7 dedos de gols pra alemanha e apenas 1 dedo levantado pro gol do brasil, ele me disse: “tudo bem, mamãe, sabe quantos gols eu fiz? nove! e abriu as duas mãos revelando, na verdade, o número 10”.

dez gols pro meu benjoca, um menino lindo, de coração tão puro e inocente que, na mesma velocidade que emburra, se chateia e chora, também se anima, corre e faz não nove, mas dez gols.

que se dane a copa. eu tenho um campeão muito mais valioso aqui em casa.

Related Posts with Thumbnails

categorias: amor, benjamin

assine nosso feed ou receba por email


11 Comments »

  1. Um legítimo campeão!

    Comentário by Isangela — julho 8, 2014 @ 9:54 pm

  2. Luiza, é tão maravilhoso ver o jeito que vc ensina suas crianças! Quem dera eu poder fazer o mesmo com a minha pequena hahaha Beijo

    Comentário by Evelin Ribeiro — julho 8, 2014 @ 10:04 pm

  3. Que lindo Luíza, fiquei perplexa com o jogo e com o coração doendo só de pensar no tanto de criança que tava chorando por conta disso! Que bom que o Benjoca se recompôs rápido e fez muitos gols! ^^

    Comentário by Julianna — julho 8, 2014 @ 10:15 pm

  4. Parabéns pro Benjoca que fez tantos gols, pq pro Brasil ficou feio essa goleada viu, e o tanto de crianças decepcionadas!

    Comentário by Dinahir — julho 8, 2014 @ 11:02 pm

  5. Sempre fazia pipoca. E tbm fiz torta de maçã hoje. Acho que não era pra ter feito rs. Torta de maçã da discórdia!

    Comentário by debora — julho 8, 2014 @ 11:29 pm

  6. E a torta ficou boa? Compartilha a receita!!

    Comentário by Catarina Raycik — julho 8, 2014 @ 11:31 pm

  7. Poxa, as crianças são as que mais sofrem com isso, mas é um fato que pode ser usado para ensiná-las a lidar com as perdas que uma hora ou outra elas terão que lidar. O Benjoca é um fofo e merece fazer muitos e muitos gols na vida, e não falo só de futebol!! 😉

    Comentário by Costurando Nuvens — julho 9, 2014 @ 8:33 am

  8. lindo Benjamin! E a torta? Nem comeram né?

    Comentário by Patty — julho 9, 2014 @ 8:39 am

  9. Muito bom.! Minha pequena de 7 meses acho que sentiu a perda do Brasil pq ela ontem estava difícil de ser controlada. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Comentário by fabrinadutra — julho 9, 2014 @ 10:08 am

  10. Xii Luíza não sou Brasileira mas sou Portuga e ver esse jogo me doeu demais… Tava torcendo…bem que tive muito azar na Copa, o carrasco é sempre a Alemanha. A sua torta tem um aspeto bommmmmm o mais engraçado é que lá em Portugal chamamos de tarte a torta é só mesmo aquela enroladinha…. fico esperando a receita

    Comentário by Rossana — julho 9, 2014 @ 4:23 pm

  11. Benjoca é uma graça, gente! Hoje lamentei pelo Vicente, que saiu pra creche com a avó doido para ver as bandeirinhas na casa da esquina, e não é que tiraram todas? hahaha

    Comentário by Beatriz — julho 9, 2014 @ 11:42 pm

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment

*