17 de setembro

tudo vira brinquedo

por luíza diener

22114959

sou apegada, confesso. não tem uma coisa que eu jogue fora sem antes pensar nas mil e uma utilidades que aquilo poderia ter.
pra completar, tenho um filho que desde bebê adora vasilhas, embalagens e outras tralhas. pra ele tudo é brincadeira.

recebemos muita – muita mesmo – coisa pelos correios. também carregamos nossas compras em caixas, ou compramos produtos encaixotados. toda semana aparece pelo menos uma caixa nova aqui em casa.
algumas raras vezes eu consigo jogá-las fora de imediato, mas somente se isso acontecer em um momento de surto. do contrário, tento extrair o máximo de brincadeiras possíveis de uma caixa ou embalagem bacana (potes, tampas, etc) até que ela, finalmente, vá para o lixo (de reciclagem).

eis as últimas brincadeiras que apareceram por aqui:

safári maluco

era uma sacola desenhada com um monte de bichos variados, com cores e tamanhos diversos.
com alguns gizes e canetinhas, muita imaginação (e não muito talento assim), surgiu nosso safári:

2013-09-03 11.28.19

o conceito era que cada bicho tinha seu lugar. a gente teria que imaginar e desenhar onde cada um deles vivia. e foi assim que começou:

2013-09-03 11.28.48

onde o jacaré vive? na lagoa. então desenhei o contorno da lagoa para começar e ele pintou a lagoa, depois – por conta própria – desenhou esse verde em volta, que é a grama.
árvores para as girafas e buracos para os avestruzes esconderem suas cabeças.

2013-09-03 11.28.42

cada passarinho era um joão de barro e tinha sua casinha para morar (no canto inferior direito ele desenhou, ao pé da árvore, uma casona de joão de barro. quem consegue enxergar?). inventou que os bichos iriam comer frutas coloridas: o verde come fruta verde, o azul, fruta azul e assim por diante.
quando fizemos o formigueiro, cada formiga ganhou uma toca. ele quis pintar cada toca de uma cor. fez o mesmo para as doninhas que, segundo ele, dormem em caminhas. daí em diante, ele decidiu que todos os bichos iriam dormir.

2013-09-03 11.29.16   2013-09-04 10.52.06

por fim, ao invés de separar os bichos por espécie, separamos por cor. foi ele que notou que certos bichos não eram laranjas, e sim vermelhos. por isso, dividimos por tom e sobretom. assim, os vermelhos e laranjas ficaram na mesma categoria.

a brincadeira durou uns dois dias. depois virou bagunça e – por mais que eu tivesse separado uma caixa só pra guardar os animais do safari – no fim ficou tudo espalhado e eu achei doninha, formiga, girafa em cantos muito estranhos da casa. hora de recolher tudo.

um aereoró pleaplan neonó. um avião

a caixa chegou cheia de frutas do supermercado. era firme. parecia ser daquelas que não estraga com facilidade. era rasa e cabia o benjamin sentado e muito bem acomodado com as pernas cruzadas. não permiti que fosse ao lixo antes de uma última utilidade.
cacei uns papelões que já tinha guardado esperando alguma oportunidade (até então desconhecida) de reutilizá-los. cortei uma parte pequena, fiz um vinco, encaixei e voilà! um avião com asas grandes e sem nenhum adesivo para unir as partes!

2013-09-15 09.31.28-MOTION

descemos e achamos uma ladeirinha na grama perto do prédio. num lugar que joca chama de colina. mostrei a colina para ele e disse que ali ele iria voar. não consegui tirar uma foto dele escorregando (porque tava acompanhando tudo de pertinho), mas eis aí nosso aviador:

2013-09-15 09.59.50

depois ele dispersou e decidiu correr pela grama:

achou um lugar que ele chamou de caverna, brincamos, exploramos. perseguimos passarinhos, catamos galhos no chão. por último pegamos algumas sementes de urucum para pintar a asa do avião. mas no fim fomos nós que acabamos pintados.

2013-09-15 10.17.00 2013-09-15 10.23.29 2013-09-15 10.31.16

além do curumim, eu também pintei a boca. mas fiquei com vergonha de postar a foto.

e foi vasculhando que descobri uma brincadeira antiga que fizemos uma vez, boa para crianças a partir dos 2 anos de idade:

o jogo das tampas e potes

separe potes e vasilhas com suas respectivas tampas. quanto maior a variedade de cores, formatos, texturas e materiais, melhor. achei uns potes de plástico, outros de vidro (acho importante crianças pequenas terem contato com o vidro mas, claro, sempre com supervisão) e lá fomos nós.

tampas3

divida no chão uma parte específica para os potes e outra para as tampas. a brincadeira consiste na criança encontrar a tampa da sua panela de cada pote e tentar fechá-lo. alguns são de encaixe, outros de rosquear. é legal porque estimula a coordenação motora, além de trabalhar a concentração e a noção de raciocínio espacial da criança.

tampas2tampas

depois de tampadas, peça para que a criança destampe e então faça o processo inverso: separar as tampas dos potes e colocar em seus respectivos lugares.
é uma brincadeira simples, mas divertida para eles. para crianças menores, use uma quantidade pequena de potes e tampas e que sejam fáceis de encaixar e desencaixar.
conforme ela crescer, varie as formas, as cores e quantidades. insira novos desafios, como separar por cor, formato, tipo de material do pote.
também pode usar diferentes potes para guardar diferentes objetos. o limite é a sua criatividade aliada ao interesse da criança.

 

outros posts interessantes de brinquedos e brincadeiras feitos em casa:

Related Posts with Thumbnails

categorias: Tags:, , , , , , , , , , , , , , , criança, educando em casa, faça você mesmo, tranqueiras de bebê

assine nosso feed ou receba por email


9 Comments »

  1. adorei tudo!!!

    Comentário by adriana Rebicki — setembro 17, 2013 @ 9:09 am

  2. Amei as ideias! Bem que esse tipo de post poderia virar rotina por aqui, não? Quem sabe tema de uma coluna semanal? As mães sem tanta criativa mas com boa vontade, tipo eu, seriam muito grata! rs
    Já não vejo a hora dos meus pequenos acordarem para começarmos nosso sáfari.
    Beijo e obrigada pela dica

    Comentário by Sâmia — setembro 17, 2013 @ 12:56 pm

  3. Vc tem formação pedagógica?? Pq td o q vc está fazendo com seu filho é exatamente o que fariam com ele na escola. Parabéns! Vou ser mãe daqui a pouco e quero poder ter essa entrega que vc tem! Um bj!

    Comentário by Manu bento — setembro 17, 2013 @ 2:55 pm

  4. Eu tb adorei, parabens pela criatividade luiza.

    Comentário by Cyntia — setembro 17, 2013 @ 4:47 pm

  5. Luiza, admiro demais tua criatividade e dedicação!
    Adorei a idéia da brincadeira de potes e tampas, vou fazer com a minha filha! (e adorei tb o tov de passageiro do avião, hahahaha)

    Comentário by Renata — setembro 17, 2013 @ 5:26 pm

  6. Adorei, parabéns pela criatividade, tenho uma irmã que é assim também, antes de jogar fora qualquer coisa ela pensa, pensa e pensa no que vai fazer para as crias dela… hehe

    Comentário by Daniela — setembro 17, 2013 @ 6:50 pm

  7. adorei!!!!!
    Aqui em casa sempre brincamos com recicláveis, e tamb com barro e folhas do quintal!!!!!!!!!!!!!. bjus

    Comentário by Tânia — setembro 18, 2013 @ 2:54 pm

  8. Nossa, voce é muito criativa! Eu sempre leio e nunca comento…
    Quando trabalhei com educação infantil, os reciclados sempre eram os brinquedos mais concorridos. Voce esta de parabens! Seu filho é encantador

    Comentário by Andreia Stei — setembro 23, 2013 @ 7:20 pm

  9. excelente post e website gostei !

    Comentário by like instagram — março 15, 2014 @ 11:38 am

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment

*