30 de novembro

um doce memorável

por hilan diener

docememoravel

se existem duas coisas que eu amo nessa vida são: memórias de infância e coisas doces. obviamente, nada mais gostoso que lembrar de certos doces que marcaram minha fase de criança.

acontece que, depois que virei mãe, percebi que posso ser uma feitora de memórias para os meus filhos (inclusive já narrei minha experiência no post da torta salgada salva almoço

na intenção de sempre poder criar coisas novas para meus filhos e, por amar tradições, decidi bolar um doce que futuramente ative a memória deles. fico imaginando o diálogo entre eles:

  • noooossa! sabe o que isso me lembra? aquela sobremesa incrível que a mamãe fazia no natal!
  • eita! é mesmo! aquele doce tem gosto de infância, de festa, de coisa boa.
  • será que a gente consegue fazer de novo?
  • acho que sim. vou ligar pra mamãe e pedir a receita.

foi viajando nesse diálogo que inventei uma receita baseada em coisas que já existem. é uma inspiração naqueles s’mores americanos, onde a criançada costuma juntar, em acampamentos, biscoito, marshmallow e chocolate e levar pra assar na fogueira.
conforme comecei a testar a receita, lembrei que já existe no brasil aquele doce chamado nhá benta, que é tipo um bombom de chocolate recheado de marshmallow.

surgiu então, o nh’ores (ou um outro nome que ainda preciso elaborar melhor).

a receita não é exatamente difícil, mas um pouco trabalhosa. por isso, o ideal é fazer quando você tiver tempo disponível. Vale convidar seu filho para ajudar também!

quando eu inventei a receita, dividi ela em 4 etapas: 1) biscoito; 2) marshmallow; 3) chocolate e 4) finalização, que é do jeito que está na foto e é assim que vou ensinar.
então prepara a cozinha e vem comigo!

BISCOITO

(inspirado e adaptado a partir da receita da tati sabadini, do manual da família moderna)

ingredientes

    • farinha de trigo: 1,5 xícara
    • manteiga sem sal derretida: ½ tablete (equivale a 100 gramas, ok?)
    • açúcar: ½ (meia) xícara (eu usei demerara fino, mas pode ser o que você preferir)
  • fermento em pó Royal: 1 colher de chá

preparo

  1. aqueça o forno em temperatura médio-baixa (entre 180º e 210º C)
  2. misture todos os ingredientes secos: farinha, açúcar e fermento Royal;
  3. acrescente a manteiga derretida aos poucos e vá incorporando com a mão. se achar que está muito esfarinhenta ainda, acrescente mais manteiga. se está molenga e grudando nas mãos, acrescente farinha. o ponto bom é quando a massa desgruda das mãos.
  4. forre uma forma retangular comum (dessas de assar bolo) com papel manteiga. é importante que o papel manteiga esteja exatamente da largura da forma. mas, no comprimento, você pode deixar sobrar o suficiente pra retirar nosso querido nh’ores depois.
  5. coloque a massa na forma e vá abrindo ela do centro para as beiradas. pode usar um copo de vidro reto como rolo ou algo semelhante pra ajudar a abrir, se achar necessário. eu fiz com a mão mesmo. cuide para que a massa não deixe nenhum buraco nem fique muito mais alta em algum ponto e mais fina em outro. deixe sobrar meio centímetro entre a massa e a beirada, pois ela cresce um pouco.
  1. leve para assar em forno médio baixo por mais ou menos 10 ou 15 minutos (fique de olho pois, como a massa é fina, pode queimar de uma hora para outra.
  2. quando o biscoito assar, retire do forno e deixe esfriando para que ele receba o maravilhoso marshmallow por cima (você pode começar a preparar o marshmallow enquanto o biscoito está no forno).

MARSHMALLOW

(adaptado da receita de i coud kill for desert)

ingredientes

  • gelatina em pó sem sabor incolor Royal: 3 envelopes (12 g cada envelopinho. total: 36 g)
  • açúcar: 1 xícara (usei cristal)
  • glucose de milho: ½ xícara
  • água para a calda: ¼ xícara
  • água gelada para a gelatina: 225 ml (15 colheres de sopa)
  • essência de baunilha: 1 colher de chá
  • sal: 1 pitada

preparo

  1. comece hidratando a gelatina: com a água gelada em um prato fundo ou pote (tipo bowl), dissolva a gelatina aos poucos. salpique a gelatina ao invés de despejar o envelope de uma vez e vá mexendo com cuidado para não empelotar. ela dissolverá e ficará com uma consistência grossa (hidrata em 1 minuto). reserve.
  2. calda: misture em uma panela o açúcar, a água e metade da glucose a ser usada (ou seja, ¼ de xícara). dilua bem, aqueça em fogo médio pra baixo e mexa ocasionalmente, com cuidado pra não deixar queimar nas bordas. o tempo estimado é de 6 a 8 minutos até que atinja o ponto de bala mole. para os mais precisos, entre 112º e 115º C.
  3. enquanto a calda de açúcar fica pronta, derreta a gelatina. eu fiz isso em banho maria, com a água da panela já fervida e o fogo desligado. quando derretida, a gelatina fica líquida e pronta para usar. há quem faça isso no microondas por 15 segundos, mas se seu microondas for muito potente, pode aquecer demais e comprometer o poder da gelatina.
  4. na batedeira, coloque a outra metade da glucose (ou seja, o outro ¼ de xícara), ligue na potência mínima e acrescente a gelatina derretida aos poucos.
  5. quando a calda estiver no ponto de bala mole, adicione ela vagarosamente ao conteúdo da batedeira, com cuidado para não respingar e te queimar. bata em velocidade média até que tenha adicionado toda a calda.
  6. com tudo misturado, aumente a velocidade da batedeira para média alta até que o marshmallow fique branco e fofinho. pode demorar um pouco se você tiver uma batedeira mequetrefe como a minha, mas vai com fé que dá!
  7. incorpore a baunilha ou essência de sua preferência (tô doida pra testar com menta!), a pitada de sal e bata em velocidade alta por mais um minutinho.
  8. agora corre: despeje o marshmallow sobre o biscoito ainda na forma e espalhe com uma espátula para que fique plano e uniforme. quanto mais tempo você demorar para fazer isso, mais firme fica o marshmallow e mais difícil de trabalhar. espalhe bem e cuidado pra não ficar muito espesso. uns 3 cm de altura (aproximadamente 2 dedos) é suficiente.


CHOCOLATE

ingredientes

  • chocolate amargo em barra: 200 gramas


ps1: compre chocolate em barra e veja o peso indicado na embalagem. geralmente uma embalagem de chocolate comum vem entre 140 g e 150 g. ou seja, neste caso, utilize uma barra e meia.
ps2: use o chocolate de sua preferência. eu escolhi o meio amargo porque acho que já tem açúcar demais no marshmallow)

preparo

  1. com o auxílio de uma faca, pique o chocolate em pedaços pequenos;
  2. derreta em banho maria ou em um microondas, com cuidado para não aquecer demais;
  3. despeje o chocolate derretido sobre o marshmallow já na forma. use uma espátula ou pão duro para te ajudar e faça isso com cuidado, já que o marshmallow pode acabar amolecendo um pouco com o calor do chocolate.

FINALIZAÇÃO

seus nh’ores estão quase prontos! (ainda preciso pensar num nome melhor pra isso)

  1. embale a forma em filme de pvc (plástico filme) e guarde na geladeira por alguns minutos para que o chocolate comece a endurecer. quando perceber que ele está firme, é hora de marcar com uma faca o tamanho que cada pedacinho terá. guarde novamente na geladeira.

(eu fiz 24 retângulos. um tamanho um pouco grande, mas fiquei com medo de ficar difícil de cortar o biscoito ao fundo depois e ele quebrar todo.)

  1. passadas pelo menos 3 horas, desenforme com cuidado: puxe uma das bordas do papel manteiga e, com o auxílio de uma faca grande ou espátula, eleve o fundo com delicadeza para que nem o biscoito, nem o chocolate quebrem. pode usar a outra borda pra levantar e tirar da forma
  2. corte em retângulos ou outro formato de sua preferência, com cuidado para não quebrar. faça com a faca um movimento (firme, mas suave) de cima para baixo, evitando o movimento de serrinha. pressione com firmeza quando a faca atingir o biscoito, com cuidado pra não quebrá-lo.
  3. sirva aos convidados! imagino que essa receita vá muito bem acompanhada de um chá de menta. ou de um cafezinho sem açúcar.

ps: estou para decidir se será um doce de páscoa ou de natal, mas é mais provável que seja no natal, já que é uma data mais próxima.
e, como eu tenho quase certeza que telefonema será uma coisa raríssima no futuro, vou deixar a receita na internet mesmo, caso algum de meus filhos decida passar essa tradição adiante.

ps 2: a receita funcionou muito bem assim, mas na próxima vez pretendo mudar a ordem e tentar fazer: 1º) biscoito; 2º) chocolate e 3º) marshmallow. não fica tão bonito, mas é que o biscoito não adere ao marshmallow, então acredito que o chocolate seja a cola perfeita entre um e outro. além do mais, na hora de cortar, quando o chocolate fica por cima, ele “suja” o marshmallow, deixando chocolate onde deveria ficar branquinho. isso não afeta o gosto; apenas a apresentação. pra finalizar, açúcar de confeiteiro sobre o marshmallow, pra evitar que os doces grudem uns nos outros.

conserve pote hermeticamente fechado, dentro ou fora da geladeira, por até 1 semana.

gif1

#DoceMensagem

selo matrioska

 

Related Posts with Thumbnails

categorias: Tags:, , comidinhas e receitas, publicidade, quer uma dica?

assine nosso feed ou receba por email


Nenhum Comentário »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post.

Leave a comment

*