18 de agosto

vacina em dia

por luíza diener

quando benjamin nasceu eu fiquei meio perdida em alguns (vários) assuntos. mas o principal era saúde.
no hospital me disseram: quando completar 10 dias você leva ele ao pediatra. tá. mas qual pediatra? fui a um que me recomendaram e odiei.
acabei indo a outra – que desta vez gostei bastante – e recebi algumas instruções quanto às vacinas.
fui no dia exato para vaciná-lo (aquela do bracinho e de hepatite) e deveria voltar quando ele completasse 1 mês para receber a segunda dose contra hepatite. mas atrasei. e a segunda ida foi perturbadora.

veja bem: eu sofri com suas primeiras agulhadas. ele nem chorou tanto, mas eu saí do posto com o coração todo escangalhado.
então eu já fui tensa na segunda ida, meio tremendo e armada até os dentes.
aí, pra completar, a enfermeira me avisou que a vacina dele estava atrasada e, por causa disso, acabaria por atrasar todo o calendário de vacina dele.
minha reação? chorar!
parece besteira, mas eu me senti completamente incompetente por ter deixado algo tão simples passar batido.

saí de lá determinada a ficar super por dentro de todas as vacinas e não deixar atrasar nenhuma.
mas é claro que eu não dei conta!

pra piorar, depois de alguns meses eu atrasei mais outras vacinas, por conta de uns 3 meses de doença do pequeno.

resumo da história: semana passada eu consegui, finalmente, deixar tudo em dia. com quase 9 meses de atraso (shame on me).
saí aliviada do posto quando a enfermeira disse: próxima vacina, agora, só com 4 anos, além das vacinas de campanha.
sensação de dever cumprido.

por isso resolvi compartilhar o calendário de vacinação completo de 0 a 10 anos, pra que ninguém fique tão perdida quanto eu:

olhando este novo calendário básico de vacinação, pude notar que, de 2010 pra cá, houve algumas alterações.
a tal segunda dose atormentadora mesmo não está mais aí. agora a criança toma uma dose única e monovalente contra hepatite b e o que supostamente seria a segunda dose agora está incluída na nova vacina pentavalente. ou seja, nada mais de tetravalente + hepatite b. agora é tudo junto.

houve também uma pequena alteração na vacina de pólio. as gotinhas agora só aparecem na metade das vezes. antes a criança tomava aos 2, 4, 6 e 15 meses. só que agora, com 2 e 4 meses, a vacina contra poliomielite é injetável (vacina inativada – VIP) e as tais gotinhas (VOP) só aparecem aos 6 e 15 meses.

pra mães como eu que, por algum motivo (ou por vários deles), acabaram atrasando o esquema de vacina dos filhotes, começa hoje a campanha para atualização da caderneta de vacinação.

entre os dias 18 a 24 de agosto, todas as crianças entre 0 e 5 anos devem ser levadas a um posto para que seja feita a avaliação da caderneta e, se necessário, a atualização do esquema vacinal.

na campanha, todas as vacinas do calendário básico estarão disponíveis.

compareça ao posto mais próximo e não se esqueça de levar a caderneta!

e pra quem for comparecer nos próximos dias, pode fotografar seus pequenos nesse dia e postar no instagram usando a hashtag #zegotinha. as fotos irão para o mural instagram, no facebook.

se você quer ficar sempre por dentro e não perder nenhuma campanha, siga o programa nacional de imunizações no facebook e no twitter.

Related Posts with Thumbnails

categorias: Tags:, , , , , , publicidade, saúde e esportes

assine nosso feed ou receba por email


3 Comments »

  1. Por aqui eu consegui manter a caderneta do Gui sem atrasos, só que eu não tinha dado a Varicela e Hepatite A só tinha no particular. Quando o matriculei na creche, minha mãe encheu meus óvulos e eu acabei pagando aquele tantão de dinheiro na Varicela. Pronto, agora vai chegar no posto de saúde hahahahahahahaha

    A da Hepatite A ainda não dei, vou esperar chegar no posto. #soupobre 😉

    Comentário by Rebeca Bricio — agosto 19, 2012 @ 11:28 pm

  2. hahahah! rebeca vc é uma figura!
    que bom ver um comentário seu por aqui! abs

    Comentário by HilanDiener — agosto 20, 2012 @ 1:46 pm

  3. É duro, mt duro ter que levar nossos pimpolhos para agulhadas. Dói mais na gente do que neles…. eu elvei em quse todos…era mt ruim…mas levei, rigorosamente em dia. Sábado fui ao posto e a caderneta dela estava lindamente em dia!!
    Mamães, fiquem muito atenta ás vacinas! A agulhada que seu filho(a) vai levar não é nada perto da doença que ele(a) pode adquirir não tomando a vacina! Força Mamães!
    beijos

    Comentário by Juliana R — agosto 20, 2012 @ 9:44 am

RSS feed for comments on this post.
TrackBack URL

Leave a comment