eu andei com uns acessos de culpa ultimamente porque, toda vez que constança fica entediada, me pede para ver desenho. se digo que não dá, pede pra jogar no ipad. e olha que ela usa pouco esses recursos!
recentemente fui convidada pelo marcos piangers, autor dos livros o papai é pop 1 e 2, a conhecer o movimento dia de aprender brincando. inspirada nele, no sábado passado decidi mandá-los para o quintal e observar que brincadeiras surgiriam com o que meus filhos já tinham disponível por lá. livres para descobrir e brincar, em pouco tempo já surgiam as primeiras obras.
benjamin catou uma pedra de terra compactada e começou a desenhar no chão. busquei a câmera e logo registrei esse assustador desenho de vampiros:
daí fui perseguir constança e ela estava com um pote na mão, o qual ela enchia e ia até um pezinho de alface que temos plantado num vasinho.
ela e benjoca haviam construído no dia anterior uma fortaleza pro pezinho de alface ficar protegido do sol escaldante e das formigas. se funcionou, não posso afirmar com certeza, mas deve ter sido uma coisa muito legal na cabeça deles.
daí começou a chover. veja bem, havia muito tempo que não caía uma chuva de verdade aqui em brasília. tipo há uns três meses. essas crianças piraram e começaram a correr em círculos e dançar na chuva. foi uma cena linda!
por fim, na chuva mesmo, benjoca e o pai pegaram um plástico grande que tinha aqui em casa, aproveitaram um desnível na grama, a água da chuva e sabão e voilà! um escorregador!
deu até pra fazer anjinho na espuma do sabão.
em algum momento sansa não curtiu muito a brincadeira. mas tudo bem, não dá pra agradar todo mundo o tempo inteiro.
depois disso, direto pro banho quentinho. havia grama e terra em lugares que eu jamais poderia imaginar!
nisso pude constatar o tanto que as crianças aprendem brincando: aprendem a expressar sentimentos e soltar a imaginação através do desenho. com esse mesmo desenho aprendem que nem só de giz, lápis e papel vivem as ilustrações infantis.
aprendem a cuidar da natureza e, na prática, entendem que aquela planta precisa de sol, mas nem tanto. precisa de água, mas nem tanto. precisa de cuidados contra formigas e outros insetos.
aprendem a brincar juntos, desenvolvem a coordenação motora através da dança, exploram o próprio corpo enquanto correm, escorregam, caem e se levantam. aprendem a persistir quando algo dá errado ou aprendem que nem sempre as coisas saem do jeito que a gente planeja, mas que sempre dá pra tirar bom proveito até mesmo de situações negativas.
mas, acima de tudo, aprendem que as melhores coisas da vida custam pouco, muito pouco e que não importa se estamos molhados ou secos, sujos ou limpos, se faz chuva ou sol, a vida sempre é mais feliz e brilhante se soubermos aproveitar cada momento.
infelizmente, estudos apontam que 56% das crianças passam menos de uma hora brincando ao ar livre durante o dia inteiro. uma de cinco crianças brinca menos de meia hora lá fora e 1 a cada 10 nunca brinca ao ar livre. dentre os mais de 12 mil pais e mães estudados, foi constatado que as crianças passam 50% a mais do seu tempo na frente de telas e eletrônicos que brincando ao ar livre.
sabendo disso, OMO – liderada pelo instituto cidade escola aprendiz – participa e incentiva o dia de aprender brincando. durante o dia 6 de outubro de 2016, milhares de escolas levarão suas crianças para brincar e aprender fora de sala de aula.
todo mundo pode participar!
primeiro, você pode acessar o site pra explorar mais sobre esse dia: diadeaprenderbrincando.org.br
segundo, convide a diretora/diretor da escola da sua filha/filho para que eles também possam participar. clique aqui para conhecer um modelo de carta convite.
terceiro inscreva a escola aqui e aguarde o dia 6 de outubro chegar!
agora eu quero levar esse convite adiante e chamar para participar a mirela acioly, autora do de mãe para mamãe (confira aqui seu instagram, blog, youtube e facebook).
acredito que esse movimento deva começar em casa mas, ao estendê-lo para as escolas, mais famílias e professores poderão tomar consciência da importância das crianças brincarem livres e ao ar livre. é um movimento que pode começar aqui, mas nunca terá fim se essa ideia for passada adiante.
e aí? vamos participar?
não esqueça de compartilhar o movimento usando #LivreParaDescobrir #DiaDeAprenderBrincando
e mesmo assim você ainda tem dúvidas de por que é bom se sujar?
acesse www.sesujarfazbem.com.br e descubra!