Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

como cuidar da sua mulher quando ela está grávida

nos dias atuais em que vivemos as diferenças entre homens e mulheres estão cada dia mais apagadas, para não dizer desaparecendo, mas isso muda drasticamente quando elas ficam grávidas. as diferenças ficam abissais tornando algumas mulheres vulneráveis e dependentes, por isso o papel do marido é  fundamental para uma boa gestação.

normalmente o mesmo amor que concebeu a criança tende a aumentar durante a gravidez. um amor em dobro, tanto pela esposa quanto pelo neném que está por vir. percebi que durante os 9 meses da gravidez da luíza o amor que sentia por ela cresceu e se transformou em algo mais carinhoso, cuidadoso, neurótico e zeloso. Estava sempre pensando em como tornar a gestação dela um processo feliz e saudável.

porém nem tudo são flores. muitos futuros papais pensam erroneamente que não se pode ir além, afinal fizeram o serviço na concepção (ô parte ruim) e agora o grande milagre está acontecendo dentro da sua esposa e nada mais posso fazer. muitos ficam descontentes e frustados, não sabem o que e como fazer e acabam se afastando ao inveé de intensificar o apoio logo quando suas mulheres mais precisam. para ajudar os papais nesse momento tão inusitado e desafiador seguem abaixo algumas dicas:

1) engula o choro e sorria – se sua esposa der a noticia que está gravida, aprenda a reagir de forma correta. nada de desespero, choro ou cara de nojo. isso destrói a auto estima e, principalmente, a confiança dela em você como futuro papai. você pode, sim, ficar chocado e paralisado, mas seja homem, engula o choro e  finja demonstre que está feliz.

2) leia livros/blogs sobre o tema – quanto mais você souber o que ela está passando, melhor vai estar preparado para ajuda-la. existe uma centena de livros, como o que esperar quando ela está esperando (ou um blog chamado potencial gestante que a autora escreve tudo o que aconteceu com ela durante a gravidez e também uma coluna chamada potencial paterno. é só olhar nos arquivos : ). é muito legal ler e perceber que não estamos sozinhos no mundo e que muitas coisas que passamos outros pais passaram e estão vivos e felizes.

3) acompanhe o pré natal – ir às consultas mostra que você está interessado e irá estar sempre perto durante a gravidez. além disso, você saberá exatamente o que está acontecendo com seu bebê  e estará mais preparado para ajudá-la. preste muita atenção em tudo que o médico diz (por mais que não entenda nem metade), pois na gravidez a mulher fica mais burra desatenta e não irá lembrar de todas as coisas. outra coisa emocionante é ver seu bebê crescendo e principalmente ouvir o batimento do coração.

4) contrate uma diarista – tente reduzir ao máximo o stress. a gravidez é física e emocionalmente exigente. por isso alivie o fardo da sua eposa ajudando nas tarefas de casa e também contrate alguém para ajudar, se não tiverem. vai por mim.

5) não tenha ciúme dos travesseiros – se sua mulher começar a dormir com um milhão de travesseiros ou aqueles que parecem uma minhoca gigante, não se sinta trocado, é normal. na gravidez o peso do bebê coloca pressão sobre a coluna, nos  músculos das costas. lembro que a luiza tinha um travesseiro pra cabeça, um pra colocar entre as pernas, outro pra abraçar e uma almofada pra barriga. parecia uma armadura medieval versão fofinha.
e onde eu ficava? lá no cantinho que me restava da cama, encostado na parede pra não cair.

6) seja paciente – a gravidez é uma bomba de hormônios na sua mulher. alguns dias ela vai acordar super alegre e bem humorada, já no outro irá acordar com a pá virada, bufando de raiva ou começar a chorar um choro descontrolado sem nenhuma razão. muitas vezes não é nada pessoal: são os hormônios.
além disso tudo, a libido tende a aumentar no primeiro trimestre, depois cair no segundo e depois aumentar no terceiro. uma montanha russa sexual e hormonal. por isso tenha paciencia.

7) facilite o xixi – gestantes fazem xixi com muita frequencia. muita mesmo! uns 300 xixis por dia é pouco (hahaha!). nós não entendemos isso e muitas vezes ficamos chateados. tente se colocar no lugar da sua esposa. é muito mais inconveniente para ela do que para você.  imagine ter que se levantar 3 vezes para ir no banheiro durante um filme? sem falar das dores. no cinema, a  luíza já teve que ficar em pé para conseguir ver o filme. sentada estava impossível, pois a dor nas costelas não deixavam.  o que fazer então? seja compreensivo e paciente. não reclame ou suspire quando sua esposa pedir para parar o filme ou o carro num posto de gasolina “só” pra fazer xixi.
utra coisa muito importante é deixar o caminho do banheiro livre e com luzes fáceis de ligar. não tenha um cachorro maluco. tov deu uma rasteira na luíza e ela caiu no chão do banheiro dois dias antes do benjamin nascer. eu queria matar meu cachorro, mas acabou tudo bem.

8 ) deixe o fumo, o alcool e o café – sua esposa terá que parar com alguns hábitos e adicionar outros. então que tal ter um pouco de compaixão e ainda aproveitar para fazer aquilo que você deveria ter feito a muito tempo? se for  fumante, terá que parar de fumar. pare você também. se ela tiver que abandonar o café, faça o mesmo. é uma maneira de mostrar apoio moral e o quanto você a ama.

9) mantenha-se limpo –  mulheres grávidas tornam-se hipersensíveis aos cheiros. mesmo perfumes que ela já gostou podem deixar o estômago dela revirado. então, escovar os dentes e tomar banho diariamente (é o mínimo, ok?) e usar desorante sem cheiro, senão ela pode não ser capaz de suportar você por perto.

10) diga que ela é linda e que você a ama – por mais que algumas mudanças físicas e emocionais te assustem, não deixe de dizer o que quanto você a acha linda e que a ama imensamente (especialmente quando ela ficar imensa. ahahahha!).

ps: eu não sou o marido perfeito. muitas coisas que disse acima não consegui cumprir totalmente. aprendi errando e muitas dessas coisas espero que sejam melhores na segunda gravidez.

 

* * *

 texto publicado em 2011

Related Posts with Thumbnails

67 comments

    1. Muito difícil existir um homem assim. E falo sem feminismo algum. Homens parecem que não se sentem pais quando estamos grávidas. É minha 1a gravidez e foi muito complicado por aqui… justamente por ele ser muito prático. As vezes tinha a impressão de que ele acha frescura dos meus sintomas. Nem era insensibilidade…era natural mesmo. É tão dificil.. estou na reta final, com 38 semanas e essas últimas tem sido as mais complicadas nesse aspecto. Me sinto só! Será mesmo que existe um homem/esposo/companheiro que fala isso tudo aí??? Beijos flor. Alê.

      1. Que pena você ter um pensamento desses tão global em relação aos homens, Alessandra. Tenho vários amigos que se portaram das mais variadas formas possíveis com a notícia da paternidade, porém não lembro-me de um futuro pai presente na vida da futura mãe que não se comoveu com a notícia e assim participando efetivamente da gravidez….
        Enfim, acho que um bom diálogo seria possível para trazer um HOMEM a realidade e ao amadurecimento (lembrando que responsabilidade direfe, e muito, de amadurecimento), e espero que no decorrer do tempo seu marido perceba o quanto ele é importante na estrutura familiar.
        Fique com Deus!

  1. Olha, tenho muito que agradecer a Deus (eu faço isso todos os dias) pelo homem maravilhoso que ele colocou em meu caminho. Nossa, meu marido me ajudou (e ajuda ainda) em tuuuuudo!!!!! nunca achou que meus sentimentos de grávida fossem besteiras, pelo contrário. Paricipou de todo meu pré-natal, foi comigo em praticamente todas as ultras, aliás, acho que ele era mais ancioso que eu. De todos os itens citados no texto a única coisa que ele não fez foi ler livros ou blogs pq ele diz que não tem paciência de ler, mas eu lia e falava tudo pra ele.
    Muito bom o texto e as dicas.
    Bjsssss

  2. Estou no oitavo mês de gravidez e fico feliz em dizer que é possível existir um homem assim. Meu marido procura fazer(do jeito que é possível pra ele) tudo pra me agradar e me deixar mais confortável. O período da gravidez, apesar de trazer alegrias, também traz muitas dificuldades, mudanças no corpo e no humor. Fundamental ter uma pessoa compreensiva ao nosso lado. Claro que não se pode idealizar um relacionamento, mas agradeço ao meu marido pelo carinho nesse período. Parabéns ao casal pelo filho lindo. Abraço

  3. Posso afirmar que tudo que você descreveu que é bom para a grávida o marido aqui fez, exceto o fato do ir além, rsss…Para bom entendedor poucas palavras bastam…rs
    Ah e o ciúmes do travesseiro achei que não existia além dos meus próprios lençóis…Ufa! Somos normais…rs
    Beijos

  4. adoreiiii, acabei que saber que serei papai em breve…

    então como todo homem, estou completamente perdido e buscando informação freneticamente….. Rs

    essa aqui foi minha noiva que mandou pra mim… 😀

    demais !

  5. nao é facil nao… na minha gravidez meu marido foi um super pai e continua sendo ate hoje… as dicas sao otimas para pais de primeira viagem… sem contar nas massagens nos pezinhos inchados no final do dia… era uma das coisas que eu mais gostava… minha filha mesmo dentro da barriga amava tanto o pai que quando ouvia a voz dele, ficava eletrica, mechendo para chamar a atenção dele… era muito fofo, hoje sao super apegados, um amor mais lindo entre eles… os carinhos do pai na mae sao de extrema importancia para a auto-estima dela… sao pequenos gestos que fazem com que agente se sinta mais importante ainda…

  6. meu marido ta perdidinho da silva, somos muito jovens e

    acabei de descobrir que vou ser mamae…

    agente ta muito feliz apezar da surpresa, ele ta procurando me

    entender de todas as formas possiveis , na maioria das vezes ele

    acha até engraçado ; D

    Li as dicas pra ele e ele entendeu tudinho, ( Assim espero!!)

    estamos procurando informaçoes em varios lugares, nos deseje sorte!!!

    o/

    bjao!!!!!!

  7. Olha, eu não tenho o que que reclamar. Infelizmente meu marido trabalha muito longe de casa e nos vemos somente aos finais de semana, ele tenta suprir sua ausencia com masagens no meu corpo, ajuda a fazer as terafas domêsticas, faz caminhadas ao meu lado, cuida dos cachorros, enfim ele me ajuda muito. Assim que ele chega em casa me beija e faz carinhos em minha barriga mas o unico problema é que ele me critica quando eu como demais e estou apenas de 11 semanas. Ele teme que eu engorde muito.

  8. Bom,exatamente hj estou lendo sobre o que eu posso fazer e incinscientemente eu sabia que era isso, mais concerteza acho que os 5 ou 6 blogs que eu acabei de ler vai ajudar ,principalmente por minha namorada(esposa) estapassando por essa fase da 8° semana , estou muito feliz e meu defeito é demonstrar essa felicidade a ela ,ainda não descobrir como ,mas vlw ai pelas dicas vou segui-lás apartir de já.

  9. Eetou aprendendo muito sobre como devo agir com a minha mulher nesse momento tão sencivel e de muita carência,
    quero que ela tenha uma otima gestão ,
    quero entender o que ela estar sentindo e apoia-la.

  10. minha namorada[esposa] fala q me odeia, terminou comigo e até me colocou status solteira no facebook, mas fui na casa dela
    atoa e de repente ela grudou no meu braço e agente caminhou de mãos dadas por um tempão e até além… no mesmo dia
    mas hj , 1 dia depois disso ela disse pra eu só aparecer no dia da ultrason, to desesperado , amo muito os dois mas
    por ser a primeira vez não sei oq fazer e o q nao fazer, alguns dizem q a mulher quando toma raiva do marido nem volta mais mesmo depois de o beber nascer, outros dizem q isso é só até o bebê nascer, o q eu faço?

  11. aa qse impossivel isso..os homens soh se sentem pais qnd a criança nasce…e olhe la ainda…na real soh se ligam qnd o bb ja ta falando e andando..tenso..mas eh bom sonhar as vezes.

  12. hehe, minha mulher ganhou ontem. E antes disso, eu acho que fui um bom companheiro. Segui essas dicas. Aguentei, segurei o estresse. Elogiei bastante ela, fiquei sempre do lado dela, conversando, fazendo tudo que ela manda. Foi realmente bom. Agora estou aliviado, e um pouco triste por algumas coisas. já nasceu e estamos muito bem. Ótimas dicas, me ajudou bastante.

  13. meu marido procura fingir que as coisas estão normais acho que assim é uma melhor forma dele encara a situação mas isso é bom ele tbm sabe entender quando as coisas não estão bem e surta quando fassoa lgo muito radical

  14. Eu achava q meu esposo seria assim atencioso,dedicado e amoroso mas me enganei ele axa q é frescura minha e axa q trabalhar p n faltar nada é so o q preciso.
    Parabens pela sua atitude rapaz.

  15. Fiquei sabendo sábado que fui abençoado com um filho … Vou ser o pai mais babão do mundo …. ótimas dicas … vou engravidar junto da minha mulher lindonaa rsrsrsrsrsrsrs … boa sorte a todos vocês e a mim e vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa nossos bebêssssssssss . Fê te amoooo

  16. CARA MUITO OBRIGADO EU TENHO SOMENTE QUE TRATAR A MINHA PACIENTIA! COMO SOU MUITO IMPACIENTE ISSO TA ME FAZENDO E FAZENDO MINHA AMADA MEU TRISTES #FÉ EM DEUS!

  17. kkkk … Vou na geladeira atrás de uma sobremesa …" E digo ou grito Amoooor que gelatina ? R: Há não sei … Sento-me no sofá ela vira pra mim e diz POR QUE VOCÊ NÃO TROUXE MINHA GELATINA ??????( CHAMA PELO MEU NOME E SOBRENOME … Bom podemos deduzir que é grave — É GRAVE —) Esse meu docinho de " Abroba"

  18. Pois e….eu to de 16 semanas e muito feliz pelo bb mas digo q vcs tem sorte pois, meu marido nao me ajuda em nada em casa, ta distante, eu fico mais sozinha q outra coisa e como ele ama trabalhar e bem capaz q ele va morar na empresa…..fico muito triste com isso as vezes qdo nao to bem ele acha q e frescura e fala q gravidez nao e doenca e qdo tem medico ele reclama pelo fato de ter q me levar, to mto triste pois to com toda a respinsabilidade nas costas trabalho fora e ainda tenho a casa pra cuidar fora os outros compromissos e nao tenho o apoio e atencao q preciso dele…

  19. Obrigado meu amigo pelas dicas, minha esposa esta gravida indo para quinta(5) semana meu Deus ela anda muito irritada mas sou muito paciente, até por que eu a amo e também ela não fez o filho sozinha né hahaha.

  20. Minha esposa esta gravida de 4 meses por isso decidi pesquisar porque sinto que devo ser mais atencioso do que ja sou, e gostei das dicas vou fazer de tudo para segui-las, porque a amo muito e tudo que quero e lhe ver feliz.

  21. Eu pensei que com o meu marido ia ser diferente, pensei que ele ia ser mais atencioso comigo, com a neném que esta vindo, mas tudo está sendo diferente ele já me pediu ate a separação, não sei porque ele me disse que não gosta de mim mais, e tudo desmoronou como uma bomba em cima de mim..

  22. Obrigado pelas dicas! minha esposa está muito feliz… e muito linda… e oh! não dá quase trabalho nenhum….kkkkk na verdade é muito gostoso cuidar da mãe e de minha linda filha… Graças a Deus li esse texto… estava quase me separando (hahahahahah…) Feliz Ano Novo !!!!

  23. Bom, na minha primeira gestação tudo eram flores até porque demoramos 3 anos até conseguirmos engravidar. Quando descobrimos a gravidez ficamos “bobos” tudo correu muito bem. Deixei de lado alguns vícios e tive uma gravidez bem tranquila. Sem esperarmos engravidei novamente, não fizemos tratamento muito menos planejamos. Descobri minha gestação e uma semana após (com 7 semanas de gestação) tivemos uma briga muito grave o que me fez sair de casa. Sofri muito no início, chorava e me lamentava por estar grávida. 2 semanas depois que saí, ele me procurou, chorando e implorando para eu voltar. Não voltei. Enfrentei muitas coisas sozinha. Se não fosse o apoio de minha família nem sei o que teria sido de mim. Na metade da gravidez depois de algumas ultras, descobri que se tratava de uma gestação gemelar e aí sim, tive que ceder pois o “fardo” ficou enorme. Hoje, ele “tenta me compensar” pelos erros dele. Estou na reta final de minha gestação (36 semanas) e ele tem se mostrado um pouco mais presente. Como ele está sempre trabalhando, desta vez ele não me acompanhou a nenhuma consulta do pré natal, mas faz as minhas “vontades” por perceber que realmente uma gestação de gêmeos é mais delicada. Fico inchada neste calor, não consigo mais fazer muitas coisas, muitas noites durmo sentada na cama, me mexo sem parar. E na minha opinião é obrigação dele ter paciência, primeiro porque não engravidei sozinha e depois por tudo que ele me fez passar no início.

  24. Olá, minha esposa está grávida e como eu a amo, estou pesquisando como posso ser um grande marido, amigo, companheiro, saco de pancada (caso necessário, rsrsrs) etc… Quero ter certeza de que ela está feliz em ter me ao lado dela nesta importante fase de nossas vidas. É uma pena que nem todos os futuros papais façam o mesmo, acredito que isso possa ser por muitos estatem de certo modo concentrados em uma determinada rotina e esquecidos de certos sentimentos presentes dentro de nós. Tudo isso pode ser trabalhado no relacionamento, através do diálogo e em alguns casos acredito que a mulher vai ter que bayer o pé no chão e dar uns puxão de orelha.

    Boa sorte para as futuras mamãe e torcemos para que essa nova geração façam um mundo melhor.

  25. Poxa, quer casar comigo? Minha gravidez foi desejada e planejada mas qnd aconteceu de vdd… Me sinto sozinha, nw sei se meu esposo está assustado ou se só é insensivel msm… Mas isto é bem doloroso pra mim…

  26. Estou com minha esposa no terceiro mes de gestacao , e conhecia soubre os cuidados que se deve ter ja fiz sofer muito sem saber como agier diante das situacao que se encontra muito obrigado pela orietacao.

  27. Com lágrimas nos olhos

    Agora posso me desabafar!!! Meu, eu fui pra maternidade sozinha!!!! meu marido náo foi comigo isso me deixa ate hoje muito triste. tem gente que náo serve pra nada!!!!

  28. Minha mulher ta 16 semanas ,gualquer coisa ela fica brava me fala um monte de besteira, quer separa de me ,n quer ter relações comigo .queria saber s issoo é normal na gravidez. Pq trato ela super bem n brigoo com ela ajudo ela e amo ela muito

  29. Estou vivendo o momento mais feliz da minha vida, descobrimos a pouco que estamos grávidos (eu e ela, rs). Mesmo de muletas, pois sofri um acidente grave de moto ano passado, estou me esforçando bastante para dar conta das atividades domésticas. Sempre fui atencioso, mesmo antes da gravides, mas infelizmente peco algumas pouquíssimas vezes, pois sou aficionado por tecnologia, e nao percebo que a hora passou. Mesmo sabendo que tinha que ser companheiro e tudo mais, resolvi procurar, pois sei que, tomar a iniciativa e demonstrar o interesse que eu tenho, faz muita diferença. Estou vivendo o ápice da felicidade, e realmente é triste, perceber que existem homens que não se importam com este momento. Eu me importo, e sonho com minha filha, mesmo sem saber como ela será.

  30. Olá. Minha esposa está grávida e eu estou participando de tudo. Hoje mesmo faltei ao trabalho para ir com ela no Médico.

    Obs: Nosso primeiro filho. Tenho 22 Anos e ela 21.

    1. Oi, Max! Parabéns pelo bebê, pelo suporte e pela atitude!
      Continue ao lado dela ajudando, sendo compreensivo e paciente nessa fase. Que seu carinho e cuidado continuem sempre, não apenas durante a gravidez!
      Um grande abraço!

  31. Meu nome e Beny sou casado a 3 meses, vim de um relacionamento frustado e minha esposa tambem.
    E eu acho que ela esta gravida ela nao quer fazer o texte, temos filhos de outros relacionamentos, e por isso que ela nao quer aceitar.
    Sou carinhoso, amavel, educado, ja minha esposa e descendiente de nortista agora pensa, kkkkkk
    Más tenho mostrado todo meu interece e amor por ela pois eu quero muito um filho.
    Ela tem sua atencao aos filhos dela e os meus estao no Brasil, Entao será minha compañía.
    Ja que ela nao me da atencao nosso filho vai pre encher este vazio.

  32. Oi minha namorada ta grávida nossa relação está muito difícil , nois ultimamente falando muito pouco e quando fala comigo uma ignorância só e ficá desfazendo de mim e não sei o que fazer, mim ajude por favor ?

  33. Estou desesperado.. Esperei por esse momento a vida toda.. E hoje so me sinto triste.. Minha noiva se afastou de mim.. Falo que gabhei um filho e perdi uma mulher.. Ela ta muito stressada.. Distante.. E as vezes acho que nosso amor esta morrendo.. Escrevo isso com lagrimas nos olhos pois a amo.. Me sentindo so e as vezes ate um simples pagador de contas.. Nao sei o q fazer.. Queria muito ajuda.. Sofro muito por pensar que tenho que me afastar para ve-la bem.. Muito triste..

    1. Caracas Arthur kkk, vc está passando pela mesma situação que eu cara!!! EU PRECISO DE AJUDA URGENTE, POIS ESTOU A PONTO DE LARGAR ELA, E SÓ ASSUMIR O FILHO QUANDO NASCER. To ficando lokkko com a situação. ME SINTO UM LIXO.
      Qquer coisa vamos trocando experiências por email. Valeu cara.
      [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *