quando era criança, tinha uma música de sucesso do lulu santos onde dois trechos me intrigavam demais:
“nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. tudo passa, tudo sempre passará” e “tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo. tudo muda o tempo todo no mundo”
ficava perplexa com aquilo. parava, contava um segundo, suspirava e concluía: “agora já não é igual há um segundo atrás. mudou”. mas ficava em dúvida, porque as coisas pareciam exatamente iguais.
conforme fui crescendo e estudando física e química na escola, aquilo só reforçava mais ainda meu pensamento. se as moléculas encontravam-se em constante estado de agitação, era óbvio que tudo estava diferente, mesmo que aparentemente continuasse igual.
no fim, percebi que não precisa ser assim tão literal e que lulu santos é músico, não filósofo. mesmo assim ele conseguiu lançar a semente da reflexão que nunca me abandonou: tudo muda. mas às vezes vai e volta. às vezes uma pequena mudança reflete em grandes coisas lá na frente. como uma onda mesmo.
com filhos a gente vive isso na prática. se por um lado – sob a ótica deles – o tempo parece ser longo demais, para mim – como mãe – tudo muda, mais rápido do que eu gostaria.
na infância tudo é muito veloz e intenso. no primeiro ano do bebê, então, nem se fala.
algumas coisa voltam, de um jeito diferente. aproveitei a “bebezice” do Benjamin e agora revivo de outro modo com a Constança. o momento dela vai passar também e pode ser que – se deus quiser – venha um terceiro bebê. e as mudanças continuarão acontecendo.
e mesmo assim a gente sabe que nunca será como foi. cada vez um bebê, um aprendizado diferente. cada um me ensina um pouquinho mais como ser mãe enquanto eu apresento a eles tudo que eu sei.
é uma troca eterna, um indo e vindo infinito.
eles mudam, a gente muda e só me resta aproveitar cada instante e me deixar levar por essa onda.
Emocionante, vive pensando em como tudo passa mesmo, mas sempre penso que não devo dizer que sinto saudades pq cada dia é uma surpresa e fica cada vez melhor… <3
Estou tentando aproveitar o máximo cada fase da minha pequena de 3 meses!! mas já com saudades dela miudinha com cheirinho de recem nascida!
Lulu, querida, ler seus escritos é sempre um prazer.
Lindo texto, bem escrito, simples e profundo ao mesmo tempo.
Muito bom poder lhe conhecer mais um pouquinho mais através dele, vendo o que estava na sua cabecinha e eu nunca soube.
Orgulho de ser sua mãe, a cada dia.
Beijinhos mis
ounnnnnnnnnnn ;}
Que lindo seu texto Lu! Tão verdadeiro isso!
Esse indo e vindo infinito me soa sempre tão positivo….
Beijossss e muita luz sobre essa família linda, que adoro, de verdade! <3
LIndo texto, uma verdadeira reflexão da vida…
eu sou apaixonada pelo seu blog, vc foi uma das inspirações para eu resolver entrar para a blogosfera materna..bjsss