Fralda de pano nos remete a um passado distante, associado às nossas vovós, quando era a escolha mais comum para manter os bebês limpos e confortáveis. Hoje em dia, com tantas opções de fraldas descartáveis, muitos pais de primeira viagem desconhecem os benefícios das fraldas de pano, que moldaram a experiência de cuidados infantis de muitas gerações.
Necessárias para os bebês, as fraldas de pano podem não parecer atrativas para alguns pais, uma vez que exigem mais trabalho no momento da troca e higienização. Contudo, as vantagens que elas oferecem são importantes, pois mantêm a criança confortável e são ideais para pele sensível e delicada do bebê, diminuindo os riscos de alergias e assaduras.
Além dos cuidados com a saúde do bebê, questões financeiras, praticidade e a responsabilidade com o meio ambiente são aspectos que influenciam mães e pais a buscarem por esse tipo de fralda. No entanto, várias mudanças ocorreram de antigamente para os dias atuais, e as fraldas de pano também evoluíram, tornando-as mais modernas, diversificadas e práticas.
Pensando no início dessa nova aventura que é ser pai ou mãe de primeira viagem, produzimos este guia para discutir a importância de escolher o melhor tipo de fralda para seu filho. Tópicos como os principais benefícios, as desvantagens, como usá-la e dicas para ter mais familiaridade com o produto serão explorados ao longo do conteúdo.
Fralda de pano para bebê: uma volta ao passado
Descobrir como as famílias há mais de um século lidavam com a higiene dos recém-nascidos pode ser curioso. Afinal, a necessidade de manter os bebês secos e limpos sempre foi uma preocupação dos pais e responsáveis.
Ao longo dos anos, foram desenvolvidos diferentes tipos de fraldas e cada uma foi criada de acordo com a tecnologia da época. Antigamente, não havia a tecnologia e materiais modernos que temos hoje. Por exemplo, as fraldas eram feitas de tecido, como algodão, que era dobrado e amarrado ao redor do bebê com um alfinete. Esse tecido não era tão eficiente para conter vazamentos.
Além disso, as fraldas antigas eram feitas de linho, lã e até mesmo de materiais reutilizados, como panos e lençois. Desde épocas remotas, na Europa, as crianças eram enroladas em cueiros, tipo de pano ou tecido usado para embalar o bebê, oferecendo conforto ou proteção. Antes da criação da fralda descartável, fralda de algodão era a opção padrão para a higiene dos bebês.
A Indústria Comércio Fraldas (Incomfral) criou uma linha do tempo do tempo sobre a história das fraldas. Veja a seguir!
Na antiguidade
Os cueiros eram utilizados antes do desenvolvimento das fraldas modernas.
No século 11
Os bebês inuítes, membros de povos esquimós, usavam fraldas de musgo.
Do século 13 ao 16
Os incas usavam grama, que é um material natural e que absorve umidade, dentro de uma embalagem feita de pelo de coelho. Isso ajudava a manter os bebês secos e confortáveis, funcionando como uma forma primitiva de fralda.
Ano de 1800
Fralda era feita de um pedaço de tecido em formato retangular, como linho, flanela ou tricô, dobrado. Esse tecido era posicionado entre as pernas do bebê e, para prendê-lo, utilizava-se um alfinete.
Ano de 1887
Devido à Revolução Industrial, iniciou-se a fabricação em massa de fraldas de pano nos Estados Unidos.
Ano de 1946
Foi criada uma fralda impermeável de plástico de cortina de banheiro, pela dona de casa norte-americana Marion Donovan.
Ano de 1947
Foi inventada a primeira fralda descartável de tecido TNT pelo Goerge M. Schroder.
Ano de 1949
Lançamento de fraldas descartáveis de uma peça só pela Johnson & Johnson nos EUA.
Ano de 1961
Lançamento da Pampers pela Procter & Gamble. Além disso, a produção em massa de fraldas descartáveis ganhou força e se expandiu.
Anos 70
Competição entre empresas de fraldas leva à redução dos preços. Nessa década, surgem as fitas adesivas, que substituem os alfinetes, tornando as fraldas mais fáceis de fechar. Além disso, houve inovação no design, com o formato “ampulheta”, mais enxuto e anatômico, permitindo que a fralda se ajuste melhor ao corpo da criança.
Ano de 1982
Fraldas adotam um gel absorvente, o poliacrilato de sódio. Elas ficam mais finas e leves para diminuir as assaduras e vazamentos, o que melhora de forma significativa a funcionalidade do produto.
Ano de 1986
Surge o elástico na cintura que fixa melhor a fralda. Nessa época, são realizados os primeiros protestos de ambientalistas contra a fralda descartável.
Ano de 2001
A primeira fralda biodegradável é lançada pela Absormex.
Ano de 2005
O ressurgimento das fraldas de pano no Brasil, agora em versões modernas e ecologicamente corretas.
Ano de 2008
Lançamento da primeira fralda descartável com algodão orgânico, a g-Diaper, pela norte-americana Kimberly-Clark.
Ressurgimento da fralda de pano
Preocupação com a saúde do filho, consciência ambiental e economia são motivos que explicam o retorno das fraldas de pano aos lares. Diferentemente do passado, hoje, elas estão mais modernas e ajustadas às condições atuais.
Se no fim da década de 1980 as fraldas descartáveis começaram a chegar ao Brasil e causaram aquela revolução, hoje em dia, diversos pais estão optando pela fralda de pano antiga. Se pararmos para pensar, não é tão antiga assim.
Embora a fralda descartável seja prática, os gastos podem ser elevados, uma vez que, em média, os bebês podem usar cerca 2.500 fraldas no primeiro ano de vida. Porém, esse número pode variar conforme o tamanho da criança. Além do aspecto financeiro, o impacto ambiental tem gerado preocupação, pois estudos apontam que as fraldas descartáveis levam cerca de quinhentos anos para se decompor na natureza. Além disso, essas fraldas podem ser prejudiciais à saúde, já que contêm substâncias químicas em sua composição.
Fraldas de pano para bebê atualmente
Aderindo à onda sustentável que temos visto ao redor do mundo, o mercado das fraldas inovou, especialmente por trazer novas versões das fraldas de pano. Hoje, não é necessário fazer algumas amarrações para usá-las. Pelo contrário, além da variedade de cores dos tecidos, há opções ajustáveis que se adaptam às curvas do bebê conforme ele vai crescendo. Além do mais, temos as fraldas de pano impermeáveis, que contêm menos substância químicas e protegem o pequeno contra vazamentos.
De fato, as fraldas passaram por grandes transformações que impactaram o cuidado não apenas com os bebês, mas também com o meio ambiente e o mercado.
Fralda de pano x fralda descartável
Há quem goste da fralda de pano, outros que preferem a descartável, e muitos pais escolhem por uma combinação dos dois tipos. Independentemente disso, a preferência pela melhor fralda pode variar de acordo com as necessidades individuais de cada família.
Segundo a Dra. Tatiana Cicerelli Marchini, pediatra e neonatologista, “a escolha entre fralda de pano e descartável muitas vezes depende de fatores pessoais, como estilo de vida, orçamento, preocupações ambientais e saúde do bebê”, explica.
Quando o assunto é a melhor fralda para bebês com pele sensível, a pediatra explica que as de pano podem ser uma boa alternativa, porque são feitas de materiais naturais e não contêm aditivos químicos. “Elas tendem a causar menos irritação”, enfatiza. Além do mais, a especialista explica que as condições climáticas também influenciam na escolha da fralda ideal. “Em dias quentes, as fraldas de pano tendem a ser mais adequadas, pois permitem uma ventilação melhor e evitam o superaquecimento da pele, reduzindo o risco de assaduras”.
Apesar de precisar de mais recursos, como energia e água, para sua lavagem, as fraldas de pano são reutilizáveis. Enquanto isso, as descartáveis, consideradas muito modernas, contribuem para aumento de resíduos sólidos nos aterros sanitários.
O que é a fralda de pano ecológica?
A fralda ecológica é uma opção mais sustentável, geralmente produzida de materiais orgânicos e biodegradáveis, como algodão, bambu e cânhamo.
Para auxiliar os pais de primeira viagem a entender as vantagens e desvantagens de comprar fraldas de pano, listamos alguns tópicos que você pode verificar a seguir.
Vantagens do uso de fraldas de pano
Conheças algumas vantagens de escolher a fralda de pano:
Saúde do bebê
As fraldas de pano, por serem feitas de tecido e mais arejadas, ajudam a pele do seu filho a respirar, o que diminui os riscos de surgimento de assaduras, alergias e dermatites em comparação com as fraldas descartáveis. Vale lembrar que existe a dermatite das fraldas, uma dermatite inflamatória causada pelo uso das fraldas em peles mais sensíveis. Ela é frequente no primeiro ano de vida da criança e atinge as regiões cobertas pelas fraldas, como períneo, nádegas, região púbica e face interna das coxas.
O uso de fraldas pode elevar a temperatura e a umidade na pele do bebê, tornando a área mais propensa a problemas. A irritação da pele pode ser causada pela umidade gerada pela fralda em contato com o calor, o que facilita a exposição prolongada com fezes e urina. Além disso, produtos como sabão, detergentes, amaciantes e lenços umedecidos também podem causar irritações. Por isso, pais de primeira viagem, é preciso se atentar a troca de fraldas do seu filho.
Em contrapartida, as fraldas descartáveis por serem de plástico, retêm o calor e umidade, abafando a pele do bebê. Além disso, contam com substâncias químicas que ajudam a manter a pele do pequeno menos úmida após o xixi. A junção desses dois fatores, além do fato da pele da criança ser mais delicada, pode provocar assaduras, alergias e dermatites de contato.
Segundo o pediatra e sanitarista Daniel Becker, em uma entrevista ao portal O Globo,“sempre que a criança acabou de fazer xixi e cocô e está sendo trocada, vale a pena deixá-la algum tempo sem fralda alguma para arejar”, indica.
Sustentabilidade
As fraldas descartáveis causam mais danos ao meio ambiente do que as fraldas de pano. A explicação é porque esses produtos, derivados do petróleo, levam cerca de 600 anos para se decompor sozinha na natureza, apontou um estudo realizado pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp.
Se uma criança usa, em média, três mil fraldas descartáveis por ano, a quantidade que vai parar no lixo é muito grande e se espalha pela natureza. Ao contrário, as fraldas de pano produzem um impacto ambiental menor.
Redução de gastos
As fraldas são bem caras, mas são essenciais para quem tem filhos. De acordo com uma pesquisa divulgada em 2023, a fralda é o item mais usado durante o primeiro ano de vida do bebê. Segundo o médico pediatra Marcelo Otsuka, para o portal G1, “a criança pode gastar de 5 a 6 fraldas por dia, ou até mais, totalizando quase 200 fraldas no mês. Isso seria equivalente ao consumo de cinco pacotes com 40 fraldas por mês – o que, no orçamento, se traduziria em um gasto de R$ 196,35”.
Se for pensar a longo prazo, por serem reutilizáveis, o material de pano pode sair bem mais em conta do que as descartáveis, durando cerca de três anos por ser ajustáveis. Como causam menos irritação, o gasto com produtos de higiene, como pomadas para assaduras, pode ser reduzido.
Em entrevista ao portal G1 no ano passado, o coordenador do curso de economia da Fundação Getúlio Vargas (FVG), Joelson Sampaio, explica que “o ideal é que os pais reservem pelo menos 30% do seu orçamento para a criança – e há chances desse valor ficar ainda maior”. Hoje em dia, 30% é um valor significativo e pode impactar nas finanças da família.
Analisando esse cenário, see você optar pelas fraldas de pano, imagina o quanto você pode economizar. Embora possam requerer um pouco mais de trabalho, essa escolha contribui para um país mais sustentável.
Confira mais alguns benefícios:
- Geralmente são feitas de materiais como algodão, bambu ou cânhamo;
- Não contém géis absorventes ou fragrâncias;
- Melhor ventilação, pois diminui a chance de assaduras;
- Reduzem o acúmulo de lixo no meio ambiente;
- São mais confortáveis;
- Algumas são impermeáveis;
- Podem ser lavadas e usadas repetidamente;
- Podem ser lavadas na máquina;
- Os pais podem calcular a quantidade de fraldas que precisam e fazer uma única compra;
- Possui grande variedade de estampas para escolher.
Pode ocorrer
- Pode ser mais trabalhoso na troca, pois será necessário descartar o conteúdo e lavar a fralda. Não são todos os pais que se sentirão confortáveis com isso;
- Investimento inicial. Pode ser mais elevado, já que é indicado comprar uma quantidade específica de fraldas;
- Trocar fraldas de pano na rua ou em viagens pode ser mais complicado.
Cuidados e manutenção
Para garantir a higiene do produto e evitar alergias na pele do seu filho, prefira lavar as fraldas com produtos hipoalergênicos e dermatologicamente testados.
Limpeza das fraldas
A limpeza das fraldas pode ser trabalhosa e um pouco desconfortável para alguns pais. Para não tomar tanto tempo, é possível juntar uma certa quantidade de fraldas em um balde com tampa e lavá-las todas de uma vez. Mas antes disso, descarte o excesso de fezes no vaso sanitário.
Quem preferir pode utilizar a máquina de lavar. No entanto, se escolher lavar à moda antiga, à mão, será necessário deixá-las de molho por um tempo. Após o molho, esfregá-las suavemente nas partes necessárias, evitando movimentos bruscos para não agredir o tecido.
O recomendado é que a lavagem seja feita com sabão de coco, vinagre branco ou detergente neutro, pois esse produtos ajudam a remover a sujeira sem estragar o tecido.
No caso de fraldas de pano impermeáveis, evite lavar com amaciantes, alvejantes, produtos com cloro ou água sanitária, porque esses itens deterioram a peça e retiram a impermeabilidade do tecido.
Alguns pais e mães consideram que a principal desvantagem é a falta de praticidade. Você precisará lavar as fraldas quase que diariamente, ou então, juntar uma boa quantidade e lavar, pelo menos, uma vez por semana. Já a versão descartável pode ser considerada mais prática porque deve ser jogada fora logo após o uso.
Mitos sobre as fraldas de pano
Precisa de alfinetes para prender as fraldas
Os alfinetes eram essenciais antigamente. Hoje, as fraldas foram modernizadas e contam com botões, velcro, entre outros, para prendê-las.
Não são confortáveis
Pelo contrário, são bem confortáveis, permitindo maior respiração da pele delicada do bebê. Além do conforto, ela reduz o risco de alergias.
São difíceis de limpar
Comparadas às descartáveis, que podem ser jogadas no lixo, as fraldas de pano demandam mais trabalho. No entanto, não há dificuldade em limpá-las; os pais só precisam se adaptar.
Conclusão
Seja para os pais de primeira viagem ou para os mais experientes, o nascimento de um filho requer um bom planejamento. Além de roupas, móveis, utensílios de higiene e brinquedos, o custo com fraldas pode ser muito elevado. Para quem pensa a longo prazo, a fralda de pano pode ser a opção ideal.
Nesse artigo, abordamos a rica história das fraldas, que passou por mudanças significativas ao longo do tempo. Também apresentamos os 3 pilares que as tornam uma boa opção para quem deseja oferecer bem-estar ao seu bebê.
Antes, tínhamos a fralda de algodão simples, valorizada por sua maciez e capacidade de absorção. Hoje, contamos com fraldas impermeáveis em diversas cores, tamanhos e desenhos. Alternativas têm de sobra para presentear o su bebê.
Esse tipo de fralda atende às necessidades do planeta atualmente e ajuda a proteger a pele do bebê. Seja você pai de primeira viagem ou não, o importante é que tenha responsabilidade ao escolher a fralda ideal para o seu pequeno.